:: ‘Notícias’
Prefeitos aprovam Carta da Educação
Nesta quarta-feira (20), a União dos Municípios da Bahia (UPB) apresentou a Carta da Educação, retirada do 2º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba desde segunda-feira (18) e encerrado hoje. No documento, a entidade oficializa as reivindicações e compromissos dos gestores debatidas ao longo do encontro que durou três dias. A pauta contendo as principais necessidades dos 417 municípios baianos vai ser entregue ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, ao governador Jaques Wagner e ao Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A presidente da UPB, Maria Quitéria, assinou a Carta junto com todos os prefeitos presentes e deu por finalizados os trabalhos do encontro.
Na Carta, os prefeitos se comprometeram a fortalecer o professor através de políticas públicas de formação e capacitação, combater o trabalho infantil e a evasão escolar, e buscar a qualidade do ensino através da implementação de políticas integradas.
No texto consta ainda o compromisso assumido no primeiro dia do evento pelo Ministro Aloizio Mercadante, em buscar a melhoria no fluxo de repasses da complementação da União nos recursos do Fundeb. Mercadante se comprometeu também em apoiar os prefeitos na luta junto ao Congresso Nacional para compatibilizar a Lei de responsabilidade Fiscal – LRF, em relação ao limite com gasto de pessoal na educação.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia coube o compromisso de buscar a melhoria do gerenciamento do repasse das verbas do transporte escolar que não tem ocorrido de forma contínua, bem como elevar o seu valor por aluno. Os prefeitos irão solicitar também a unificação do calendário escolar com os municípios.
Em três dias de evento, gestores de todas as regiões do estado discutiram o planejamento, financiamento e a gestão da rede pública de ensino nos municípios baianos que no total possuem 2,3 milhões de alunos matriculados.
Segue abaixo a Carta do 2º Encontro de Prefeitos na íntegra:
Deputada cobra ao governador retomada das obras em Ilhéus
Ângela Sousa também solicitou ao governador a continuidade das obras de revitalização do bairro Nossa Senhora da Vitória, que irá beneficiar dezenas de famílias com moradias mais dignas. Outra reivindicação foi o da retomada das obras de construção das 272 casas populares no bairro Teotônio Vilela, no loteamento Bosque Verde, um Projeto do PAC II que está paralisado. A informação da Prefeitura de Ilhéus é que existe uma licitação em curso para uma nova empreiteira executar a obra. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) já teria pago 90% dos 10% que era da contrapartida do município para garantir a execução da obra. Explica a deputada que a construção dessas novas casas populares vai resolver um grande problema habitacional na cidade.
Ainda na audiência com o governador Jaques Wagner a deputada estadual solicitou a construção de passarela ligando o bairro Teotônio Vilela ao Terminal Rodoviário de Ilhéus. O projeto já foi amplamente discutido com os moradores do bairro e vais resolver um problema e acesso e melhorar a segurança no local. Outro serviço solicitado por Ângela Sousa foi o da retomada dos serviços de iluminação do Ceplus ligando o bairro à BR-251.
Ângela Sousa informou ao governador que diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município de Ilhéus, torna-se indispensável a parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a realização de obras e serviços que venham beneficiar toda a comunidade. O governador parabenizou a deputada pela luta em defesa dos municípios baianos e garantiu que cada uma das reivindicações feitas pela parlamentar será encaminhada para as secretarias competentes para que as obras solicitadas sejam retomadas e executadas.
—
ai/dep
Canavieiras-Bahia, 19 de novembro de 2013
Senhor Governador,
Apresentamos a Vossa Excelência fotos comprobatórias da real situação de trafegabilidade da rodovia BA 274, no trecho de 41 quilômetros que liga o município de Canavieiras a Santa Luzia e Camacâ.
Essa rodovia é um importante canal de tráfego de passageiros e cargas entre diversos municípios do Sul da Bahia, notadamente por interligar a BR-001, em Canavieiras com a BR-101.
Embora o Governo do Estado da Bahia, através do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), tenha realizado recentemente uma Operação Tapa-buracos, para recompor a pavimentação novas crateras surgiram nos locais recompostos, bem como em outros locais diferentes.
Os constantes rompimentos da pavimentação é uma demonstração da necessidade de que sejam executadas obras de recomposição do pavimento, serviços esses que deverão ser recomendados pelo competente corpo técnico do Derba.
Conhecedor do alto espírito público que sempre norteou as decisões de Vossa Excelência na condução dos destinos da Bahia, temos confiança na pronta solução dos graves problemas que afligem os usuários dessa importante Rodovia.
Atenciosamente,
Almir Mélo
Prefeito
Ao
Excelentíssimo Senhor. Governador do Estado da Bahia
Jaques Wagner
Salvador – Bahia
Manutenção em estação de tratamento interromperá fornecimento de água em alguns bairros de Ilhéus nesta sexta-feira (22)
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido à realização de serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) no Pontal, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros de Ilhéus a partir das 8 horas desta sexta-feira (22).
Os bairros que poderão sofrer desabastecimento são: Couto, Santo Antônio, Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus/Olivença, Ilhéus II, Pontal, Jardim Atlântico, Barreira, Hernani Sá, Mambape e Nelson Costa.
A previsão é que os serviços de manutenção sejam concluídos até a meia noite do mesmo dia (sexta-feira, 22), quando a ETA voltará a operar normalmente.
O abastecimento das localidades afetadas será gradativamente regularizado em 24 horas. Os moradores de imóveis com reservação suficiente para as necessidades diárias não sentirão os efeitos da falta de água.
—————————————
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Itabuna (USI)
Hospital Geral Luiz Viana Filho de Ilhéus
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA – SESAB
HOSPITAL GERAL LUIZ VIANA FILHO
COMUNICADO
A diretoria do Hospital Geral Luiz Viana Filho de Ilhéus, por orientação do CREMEB, convida todos os médicos prestadores de Serviços e estatutários desta Instituição, para Assembleia dia 22/11/2013, nesta sexta-feira as 17:00hs no auditório da Sexta DIRES (Avenida Canavieiras, Centro – Ilhéus).
O encontro tem como objetivo discutir a criação da Comissão de Ética Médica da Instituição e outros assuntos pertinentes ao Corpo Clínico do Hospital.
Fraternalmente.
Dr Julio Lenín Díaz Guzmán
Diretoria Geral HGLVF
Dr. Gusthavo Pereira Boniares
Diretor Técnico do HGLVF
CIPE-Cacaueira recupera carro roubado.
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito)
ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS / QUINTA-FEIRA TEM PALESTRA SOBRE SOSÍGENES COSTA
O escritor e editor da Mondrongo, Gustavo Felicíssimo, especialista em Literatura Sulbaiana, faz palestra na Academia de Letras de Ilhéus, oportunidade em que mostrará a face de um Sosígenes Costa incomum e pouco estudado no meio acadêmico.
Ilhéus receberá novos profissionais do programa Mais Médicos
Novos três profissionais vão integrar as equipes de Saúde da Família do município. Além disso, o prefeito Jabes Ribeiro já autorizou a contratação direta de 15 médicos e a Secretaria de Saúde, permanece realizando novas admissões.
O município de Ilhéus recebeu três novos profissionais do programa Mais Médicos, que começarão a atender a população a partir do próximo mês de dezembro. A informação foi concedida ao prefeito Jabes Ribeiro e ao secretario municipal de Saúde, Antônio Ocké, durante reunião na segunda-feira, dia 18, em Salvador, com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde da Bahia (Cosems-BA).
CDL DE ILHÉUS PROMOVE PALESTRA MOTIVACIONAL COM WALDEZ LUDWIG
O evento, que tem o apoio do Sebrae, marca o lançamento da Campanha de Natal deste ano, que traz como tema “Realize seu sonho neste Natal”. De acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, o objetivo é motivar os principais atores do comércio durante o período natalino. “Precisamos levar conhecimento e motivação para os empresários e seus colaboradores. Temos um comércio bom e temos que ser capazes de superar crises, como a que se instalou em nosso município recentemente, agravada pelas greves nos mais variados segmentos e movimentos sociais que, certamente, refletiram negativamente no comércio”, explicou Paulo.
Vão poder assistir à palestra lojistas que adquirirem o kit da Campanha de Natal e funcionários, além de representantes da imprensa. Durante o evento haverá entretenimento, apresentação da campanha natalina, cofee break e sorteios de brindes. “Quem participar não irá se arrepender, o Waldez é um dos mais renomados consultores em gestão empresarial do país e vai trazer conhecimentos e técnicas maravilhosos e atuais, para darmos um show de vendas neste natal. Já participei de várias palestras dele e sempre foram muito enriquecedoras, daí a escolha do nome”, disse Paulo.
A palestra motivacional será na quarta-feira (27.11), às 19h, no Centro de Convenções de Ilhéus. “Contamos com a participação de todos. Estamos inclusive solicitando transporte público com saída do Centro de Convenções, para facilitar o deslocamento dos participantes para suas casas. Engajados teremos um comércio mais forte e atuante”, concluiu.
QUEM É WALDEZ LUDWIG
Waldez Luiz Ludwig é professor, consultor em gestão empresarial e palestrante. É formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como Analista de Sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas.
Há 19 anos, como consultor independente, dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual.
Mais de 860.000 pessoas já o assistiram ao vivo em mais de 2.094 eventos nos quais participou como professor, consultor ou palestrante nos últimos 19 anos.
Ilhéus abre ciclo estadual de seminário sobre capoeira
A programação está interligada com a comemoração do Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, e busca formalizar um dos principais elementos da cultura negra que é a capoeira, discutindo o projeto de lei que pretende regulamentar a profissão de capoeirista.
Na semana em que o país comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, Ilhéus abre, no próximo sábado, dia 23, o ciclo estadual de seminários sobre capoeira, um dos maiores expoentes da afro-brasileira. Com o título ‘Salve a Capoeira: construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia’, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reunirá atletas, estudiosos e mestres na arte, que associa dança e luta, em outros três municípios baianos: Salvador, no dia 15 de dezembro, Feira de Santana (12 de janeiro de 2014) e, por fim, em Vitória da Conquista (8 de fevereiro).
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), do Centro de Culturas Populares e Identitárias e do Instituto Internacional de Capoeira e Turismo, o evento vai ocorrer no Centro de Convenções de Ilhéus, das 8 às 18 horas. Na programação estão inclusas discussão sobre políticas relacionadas à capoeira, apresentação das diretrizes para formação do Conselho Gestor de Salvaguarda de Bens Registrados e criação de Grupos de Trabalho para a realização de debates sobre o tema. Também estão previstas a votação das diretrizes elaboradas pelos GTs e a indicação de composição do Conselho Gestor. Para encerrar o seminário será promovida uma roda de capoeira.
O Ciclo de Seminários tem por finalidade articular os capoeiristas para ser protagonistas da formulação de políticas que objetivam a vanguarda do esporte, e busca formalizar um dos principais elementos da cultura negra que é a capoeira, discutindo o projeto de lei que pretende regulamentar a profissão.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Amurc e Uesc promovem curso de Gestão de Contratos
Com o objetivo de capacitar dirigentes municipais e suas equipes, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, estará oferecendo, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no campus da universidade, o Curso de Gestão de Contratos, uma extensão do Curso de Compras: Noções de Licitações, realizado no mês de abril deste ano.
A capacitação é gratuita e atende as principais demandas apresentadas nos fóruns de Administração e Procuradores do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Sul – AGIR-LS. Em funcionamento desde o início do ano, o projeto tem promovido a troca de conhecimentos entre os agentes municipais, com os profissionais acadêmicos, visando encontrar soluções sustentáveis para o melhor funcionamento dos serviços públicos.
As inscrições estão sendo feitas na sede da Amurc, localizada na Rua Almirante Tamandaré, nº 405, centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-5114.
Serviço
O que: Curso de Gestão de Contratos
Por que: Capacitar dirigentes municipais e suas equipes para o melhor funcionamento dos serviços públicos.
Quando: Quinta-feira – 21/11 e Sexta-feira – 22/11, das 8h às 17h30
Onde: Sala CDRH, Juizado Modelo – Térreo, Campus da Uesc, Ilhéus – Bahia

































































