:: ‘Notícias’
Cras de Olivença promove hidroginástica para idosos
Funcionando no município em cinco bairros, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desenvolve diariamente várias atividades para idosos, crianças e gestantes, com a criação de grupos de convivência.
Continuamente, as equipes dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ilhéus promovem atividades inovadoras para os seus usuários. Na próxima quinta-feira, dia 21, o Cras da Estância Hidromineral de Olivença incrementa a prática de exercícios, incluindo a hidroginástica para um grupo de idosos. Na última semana, o Bairro Teotônio Vilela foi beneficiado com a realização do Dia da Beleza, com a oferta de serviços estéticos variados, entre os quais, manicura e cabeleireiro para as moradoras do local.
Além dessas atividades práticas e de exercícios, algumas outras também estão inseridas no calendário de ações, como palestras sobre nutrição, informações sobre diversos órgãos, a exemplo da Defensoria Pública e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), oficinas de artes e esportes. Com estas iniciativas, os centros de referências dinamizam, criam e resgatam a autoestima das pessoas que participam dos grupos, possibilitando oportunidades de trabalho, bem como a construção e reafirmação dos laços comunitários.
Santa Casa de Itabuna engajada na XI Jornada de Cardiologia do Sul da Bahi
Será realizada em Itabuna na próxima sexta e sábado, dias 22 e 23 de novembro, a XI Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia. O tema central do evento que conta com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna será “Todos batendo em um só coração”. De acordo com a médica Ana Paula Scher, coordenadora do evento, a Jornada contará com a participação de médicos cardiologistas de Salvador e Itabuna. Eles ministrarão palestras e promoverão debates sobre o assunto.
“Esta jornada já é a XI da Região Sul da Bahia que realizamos junto com a Sociedade Baiana de Cardiologia, que tem como presidente Dr. Augusto José Gonçalves de Almeida. Ela possibilitará discussões sobre os principais assuntos que englobam a cardiologia, envolvendo cardiologista da região sul, estudantes e residentes de clínicas e emergencistas”, comentou a médica Ana Paula Scher.
A intenção dos organizadores do evento é de que a Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia que este ano será realizada no Sest/Senat se torne um dos principais eventos do estado, fazendo com que em 2014 sejam envolvidos um número ainda maior de profissionais.
“Todos nós sabemos que para a realização de grandes eventos, necessitamos de grandes parceiros e a Santa Casa de Itabuna tem desempenhado papel fundamental nesta parceria para a realização dos eventos médicos. Esperamos por todos vocês da área médica, Itabuna merece apoio científico”, finalizou a médica Ana Paula Scher.
Programa de Regularização Fiscal de Ilhéus atende por dia cerca de 60 contribuintes
Ilheenses estão aproveitando a oportunidade do Programa de Regularização Fiscal para quitar dívidas com o município, com descontos de até 100% em juros e multas. O programa teve início no dia 5 de novembro e se estende até o final de dezembro.

O corretor de imóveis, Paulo Galo, é um dos contribuintes que está regularizando sua situação fiscal junto ao município – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 18.11.13.
Contribuintes de Ilhéus estão aderindo ao Programa de Regularização Fiscal do município. Desde o último dia 5 de novembro, quando foram iniciadas as atividades, a Gerência de Tributos, da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), vem atendendo em média 60 cidadãos por dia que estão aproveitando os incentivos e oportunidades para regularizar sua situação fiscal. Há várias possibilidades de negociação das dívidas, o que evitará possíveis protestos e execuções judiciais futuras.
Segundo o corretor de imóveis, Paulo Galo, 52 anos, não há dificuldades no atendimento. “O setor de tributos é muito ágil na resolução dos problemas e pagar impostos em dia é sinal de benfeitorias para a cidade”, afirma o corretor. Para o contribuinte, os descontos e as opções de parcelamento são boas oportunidades para quem precisa quitar as dívidas e ficar em dias com o município.
Interessados devem procurar o setor de Tributos no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. É preciso comparecer ao local, munidos de documentos pessoais (pessoa física/ jurídica). Caso seja representante legal, o mesmo deverá ter em posse também uma procuração pública.
Descontos e parcelamentos
Vasco usa bicho de até R$ 45 mil e ‘casa cheia’ em cartada final contra queda
Incentivo financeiro de até R$ 45 mil e apoio da torcida. O Vasco tenta a sua cartada final para impedir o rebaixamento com a combinação nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Pressionado a vencer, o clube reafirmou recentemente o tradicional bicho acordado com os jogadores e manteve os ingressos promocionais para lotar o Maracanã na partida contra o Cruzeiro, sábado, às 19h30 (de Brasília).
Com 38 pontos, o Cruzmaltino está em 18º lugar e trabalha com três triunfos nas últimas rodadas para evitar a segunda queda em cinco anos. O bicho foi tratado com os atletas ainda no mês de outubro. Cada vitória vale R$ 10 mil por jogador. No entanto, caso o time permaneça na elite, os três pontos conquistados podem render até R$ 15 mil para cada atleta.
Desta forma, os jogadores podem sair da batalha com R$ 45 mil em caso de três triunfos e sequência na primeira divisão. A diretoria ainda estuda alternativas envolvendo a tradicional premiação em momentos decisivos e evita falar sobre o assunto. O presidente Roberto Dinamite já afirmou em algumas ocasiões que os valores não serão divulgados pela administração.
Prefeitura de Canavieiras
Canavieiras recebe equipamentos doados pela Previdência Social
A Prefeitura de Canavieiras recebeu nesta segunda-feira (18) três caminhões carregados com equipamentos de escritórios e materiais de expediente doados pela Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. A doação aconteceu após convênio firmado pelo prefeito Almir Melo com a Previdência Social, por maio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os equipamentos recebidos são seminovos, alguns equipamentos poder ter avarias, mas serão recuperados pelos técnicos da Prefeitura de Canavieiras e colocados nas diversas unidades de serviços do Município. Fazem parte da doação, equipamentos e mobiliários (mesas de escritório, poltronas, cadeiras agrupadas, estantes, computadores, dentre outros).
Segundo o prefeito Almir Melo, os equipamentos terão como destinos, sobretudo, as diversas unidades das secretarias da Saúde e da Educação do Município. Explica o prefeito, que a doação desses equipamentos representa uma grande economia para as finanças públicas, principalmente neste primeiro ano de governo, devido às inúmeras dificuldades vividas pelo Município.
Outros convênios – No sentido de transpor os obstáculos, o prefeito Almir Melo tem mantido contato permanente com autoridades dos governos Federal e do Estado da Bahia, para firmar convênios e realizar obras e serviços em Canavieiras. Outras ações empreendidas pelo prefeito são a indicação de emendas ao Orçamento da União, a exemplo do que vem sendo feito pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima.
Entre os convênios firmados com o Governo Federal estão a ampliação da urbanização do Projeto Orla, na Ilha da Atalaia, com recursos oriundos do Ministério do Turismo, já contratado junto à Caixa Econômica Federal. Também merecem destaque a reforma e construção de unidades habitacionais populares, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
ILHÉUS VIVE SUA SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA
Ilhéus em festa, de 18 a 20 estará festejando a “Semana da Consciência Negra” apresentando o Projeto Afro Cultural. Cortejo com blocos afro, terreiros de candomblé, grupos de capoeira e afoxés desfilarão dia 20 na Av. Soares Lopes, embalados pelo som das baterias dos blocos afro e acompanhados por 01 (um) mini-trio elétrico, culminando em um grande encontro na Praça da Catedral. O cortejo afro contará com a participação de 13 grupos, sendo, uma levada de capoeira, um afoxé, um grupo de maculelê e 10 blocos afro. A ação terá como proposito traçar o percurso histórico da trajetória de luta do Movimento Negro de Ilhéus, com uma temática que irá abordar a importância da resistência cultural como forma de manter viva a identidade étnica e suas tradições. O projeto prevê também nos dias 18 e 19/11/2013 a realização do 3º Encontro de Dirigentes de Grupos Afro de Ilhéus e do litoral sul da Bahia, um encontro cultural na estrutura de mesa-redonda com professores, estudantes, gestores e dirigentes de blocos afros do Litoral Sul. O encontro será realizado no espaço cultural do Grupo Dilazenze, no bairro da Conquista em Ilhéus. O Projeto Afro Cultural Envolverá todos os participantes do CEACI (Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus), representantes de diversas comunidades (bairros) do nosso município, dirigentes e gestores culturais que encontram nas manifestações afro uma identidade étnica-cultural, utilizada como filosofia de vida a fim de manter viva suas tradições difundindo a cultura afro, em suas diversas manifestações. Mostrando a contribuição das culturas de matriz africana para a formação da identidade cultural em nosso território.
Cronograma de atividades: De 18 a 20/11/2013 em Ilhéus-Ba
3º Encontro cultural de dirigentes de blocos afro de Ilhéus e do litoral sul da Bahia
Dia: 18 e 19/11 (segunda e terça-feira)
Local: Espaço Cultural Dilazenze
Horário: seg – 19:00h/ ter – 8:00h
Cortejo Afro (desfile de blocos afros, grupos de capoeira e afoxés)
Dia: 20/11 (quarta-feira)
Local: Av. Soares Lopes/ Ilhéus-Ba
Horário: 16:00h
—
Ariel Figueroa
73-9131.3070
Assessoria de relacionamento com o mercado
Prefeitura de Ilhéus recupera malha viária com Operação Tapa-Buracos
O objetivo da operação é melhorar as condições de trafegabilidade e reparar os pontos críticos da cidade. Já foram contemplados locais como o entorno das praças Cairu e do Cacau e as avenidas Antônio Carlos Magalhães, Petrobrás, Itacanoeira, Princesa Isabel e Ubaitaba, entre outros.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), continua realizando os serviços de recuperação asfáltica nas principais ruas e avenidas da cidade através da Operação Tapa-Buracos. O objetivo da ação é proporcionar melhores condições de trafegabilidade, reparando os pontos críticos na malha viária do município. Além disso, a atual administração pleiteia junto ao Governo do Estado a formação de parceria para efetuar o recapeamento asfáltico, potencializando as condições de trafegabilidade.
O superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, informou que nesta atual etapa de trabalho os serviços contemplaram todo o entorno das praças Cairu e do Cacau e as avenidas Antônio Carlos Magalhães, Petrobrás, Itacanoeira, Princesa Isabel e Ubaitaba, assim como os bairros do Savóia e Barra, Parque Infantil, Vila Lídia, e as ruas Tiradentes e da Linha. A Rua Rotary e as avenidas Soares Lopes e 2 de Julho estão no cronograma de serviços da secretaria e serão as próximas beneficiadas com a operação.
Ainda de acordo com Ednaldo Azevedo, a ação faz parte do serviço de recuperação para melhoria das condições gerais das ruas e avenidas, determinada pelo prefeito Jabes Ribeiro. “A atual gestão vem fazendo um esforço concentrado para assegurar à população serviços de manutenção da cidade, e no caso da operação tapa-buracos, temos enfrentado problemas referentes às muitas chuvas, que impedem a continuidade dos serviços, pois o material não adere ao solo, e temos que aguardar o retorno do sol”, ressaltou.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
AGENDA BAHIA
No Fórum Agenda Bahia, realizado na semana passada, com o tema “Desenvolvimento Regional – Novos Centros”, o Sul da Bahia, principalmente Ilhéus e Itabuna foi citado pela quase totalidade dos palestrantes, principalmente o governador Jaques Wagner, que citou a nova Universidade (UFSB), o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste, obras do Sul da Bahia que ajudarão o seu desenvolvimento. Também o presidente da FIEB, José Mascarenhas falou de nossa região como um centro a desenvolver. O secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, preferiu falar da ponte Salvador-Itaparica e do anel rodoviário envolvendo o Recôncavo e o Baixo Sul, até Valença. Falou de vários outros municípios mas esqueceu da gente…
O LUCRO DA VALE
A empresa Vale do Rio Doce, que poderia ser hoje a segunda maior estatal brasileira, ao lado da Petrobrás, mas foi vendida pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, apresentou só no último trimestre, o lucro de R$ 8 bilhões. Note-se que quando foi vendida, a Vale dava lucro ao país, embora pequeno…
ACADEMIA DE LETRAS
Unidade de Saúde Euler Ázaro no Teotônio Vilela é reaberta nesta terça
A unidade funciona no período das 7 as 13 horas, oferecendo atendimentos pré-natal, planejamento familiar, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do homem e saúde da criança além de exames preventivos, consultas, palestras e atendimentos médicos.
A partir desta terça-feira, dia 19, moradores do Bairro do Teotônio Vilela e adjacências voltarão a contar com o atendimento normal no Posto de Saúde Euler Ázaro. A unidade ficou impossibilitada de atender à comunidade depois que um acidente interrompeu o fornecimento de energia elétrica, na última sexta-feira, mas a Coelba garantiu à Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) que o serviço estaria normalizado na tarde desta segunda-feira, possibilitando, assim, a reabertura do posto.
C O N V I T E
A CÂMARA MUNICIPAL DE COARACI E O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA DA CIDADE DE COARACI – BA
Ao ensejo de cumprimentá-los, a Direção do Conselho Comunitário de Segurança Publica, e a Presidência da Câmara Municipal Coaraci, serve-se do presente para convida-los para Audiência Publica sobre “Segurança Publica”, que acontecerá no dia 19 de Novembro de 2013, (Terça feira), as 19:00 hs, no AUDITÓRIO DA CÂMARA DE VEREADORES do Município de Coaraci.
Participarão do encontro, Lideranças de diversas Comunidades do Município, Comerciantes, Estudantes, Órgãos Públicos, Membros da Sociedade em geral interessados nos aspectos da Segurança Publica no Município.
Gostaria de contar com a sua presença a fim de interagimos em prol da paz em nossa Cidade.
A população precisa de sua colaboração. Não deixe de ir! Sua presença é muito importante.
Afinal, Segurança Publica é responsabilidade de todos.
Palestra: Segurança Publica dever do Estado, Obrigação e Direito de Todos.
Palestrante: Prof. MsC. Dr. Fabio Santos
Falar sobre assuntos relacionados com Segurança Publica do nosso Município com a presença de Autoridades da Policia Civil, Policia Militar, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Coaraci, Câmara Municipal de Coaraci. Apresentação do Dr. Izaqueu Lourenço da Silva Junior (novo Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Coaraci e da Drª. Ana Cristina Soares Cabral (nova Delegada de Policia de Coaraci)
Apos ouvir a população as Autoridades presentes irão manifestar as providencias que estão sendo tomadas para resolver a falta de Segurança em nosso Município
“A segurança que queremos, tem que ter a participação de todos!”
Aproveitamos a oportunidade para elevar protestos de estima e distinta consideração
Atenciosamente
CONSEG/COA
José Carlos Silva Santana
Presidente
Câmara Municipal de Coaraci
Rosival Carvalho Cerqueira
Presidente
Operação Verão Limpo contempla mais três bairros em Ilhéus
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está reunindo nesta semana serviços de manutenção na Barra de Itaípe, na Praça da Avenida Canavieiras e na entrada do São Miguel. Estão no cronograma do órgão os bairros de Teotônio Viela e Nelson Costa.
Após contemplar diversos locais de Ilhéus com a Operação Verão Limpo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) segue, nesta segunda-feira, dia 18, no Bairro da Barra de Itaípe, entre o II Batalhão da Polícia Militar e o Parque infantil, na Praça da Avenida Canavieiras e na entrada do Bairro São Miguel. A operação vem trazendo à sociedade serviços como poda de árvores, limpeza de canteiros, corte de grama, roçagem, pinturas nos meios-fios, desobstrução de bueiros e bocas de lobo. Os próximos destinos são os bairros Teotônio Vilela e o Nelson Costa.
Desde o inicio deste mês de novembro, a operação já contemplou as avenidas Litorânea Norte, Severino Vieira e Antônio Carlos Magalhães, no Bairro do Malhado, promovendo mais conforto aos ilheenses e turistas e colaborando também com a preservação ambiental. As ações também já ocorreram na Avenida Dois de Julho, nas encostas do Viaduto Catalão e do Alto da Conquista, na Rua Teresópolis, nas avenidas Soares Lopes e Canavieiras e nas Praças J.J.Seabra, Guadalajara e do Hospital São José, bem como nas praças Barão do Rio Branco, Misael Tavares e Cacau, no Bairro da Cidade Nova.
Para o diretor de Operações da Sedur, César Benevides, a concentração dos serviços de uma só vez em um único local, possibilita a melhor manutenção da cidade, que fica mais atrativa para os moradores e para os turistas. “A Operação Verão Limpo se estenderá a todas as áreas. A nossa previsão é contemplar os principais pontos de fluxo de pessoas até o final deste mês de novembro”, informa.
O diretor de Operações ressalta que estes serviços de manutenção são realizados de forma contínua durante todo o ano. Todavia, no verão, é fundamental uma maior agilidade, uma vez que a cidade recebe um considerável aumento na população. Benevides destaca que os moradores podem colaborar com a operação, descartando o lixo doméstico no horário de fluxo do caminhão coletor. Informações sobre os horários das coletas estão disponíveis no Espaço do Cidadão no site da Prefeitura Municipal. (www.ilheus.ba.gov.br).
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Prefeitura de Canavieiras
Católicos de Canavieiras comemoram Ano da Fé
A Paróquia de São Boaventura, em Canavieiras, comemorou neste domingo (17), o Encerramento do Ano da Fé, com a participação de católicos das comunidades das áreas urbana e rural. O Ano da Fé iniciou-se na Igreja Católica em 11 de outubro de 2012, e foi encerrado com a celebração da Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo.
Coordenado pelo pároco Padre Euvaldo Santana, a programação teve início às 8 horas, com uma concentração na praça da Igreja de São Boaventura, seguida de uma grande caminhada rumo à quadra Julia Thompson e acolhida de boas-vindas. Em seguida, foi feita a apresentação do espetáculo “No Caminho da Fé”, pela Escola de Balett Plié, e a palestra “Fé”, ministrada pelo diácono Trajano Oswaldo.
Diversas atrações foram apresentadas, a exemplo da Dança Rítmica “Nossa Fé, pela professora Sheyla Athaly, o slide “E Assim foi o nosso Ano da Fé”, o louvou “Bota Fé”, e os “Testemunhos da Fé”. Também foi encenado a peça teatral “A Vida em Cristo”, apresentação de banda e o encerramento com uma Missa Solene.
A Fé – O Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual iniciou o Ano da Fé, manifestava o desejo de que este ano suscitasse “em cada fiel o desejo de confessar a fé em sua plenitude e com renovada convicção, confiança e esperança”. Desejava ainda, com o Ano da Fé, levar os fiéis a refletirem sobre o testemunho de vida. Que pudessem realmente “redescobrir os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e pregada, e refletir naquilo em que se crê”.
Para a Igreja Católica, a fé é uma escolha livre e voluntária, que, quando professada a partir do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, dá um novo sentido à vida. Através da fé, as pessoas se sentem parte de uma família, de uma comunidade de irmãos que buscam viver os valores do Evangelho e trabalham juntos na construção do Reino de Deus.
































































