:: ‘Notícias’
Wagner visita o Paranaguá e apoia seu uso como museu
Na sua primeira visita ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura de Ilhéus, o governador Jaques Wagner deu total apoio à intenção do prefeito Jabes Ribeiro de transformar aquele tradicional e histórico prédio em um museu e transferir a sede do Executivo para um Centro Administrativo. O prefeito revelou este seu projeto no dia 3 de julho, quando o governador, acompanhado pelos secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Eduardo Salles (Agricultura) e do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia Legislativa, satisfez seu antigo desejo de conhecer as instalações do Paranaguá, tendo percorrido as mesmas e dito ter ficado impressionado com a imponência de áreas como o Salão Nobre, onde estão expostas as fotos de todos os prefeitos ilheenses.

Governador Jaques Wagner e o Prefeito Jabes Ribeiro no Salão Nobre do Palácio Paranaguá – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).
Em companhia da primeira dama Adryana Ribeiro, o prefeito guiou o grupo visitante, dando explicações sobre as origens e contando detalhes da história do Palácio Paranaguá. Projeto antigo de Jabes Ribeiro, a construção de um Centro Administrativo, para abrigar a sede do Poder Executivo e as secretarias municipais, tem como objetivo desafogar um pouco o Centro Histórico de Ilhéus, reduzindo também a movimentação diária no prédio, fato que põe em risco a integridade do mesmo, especialmente do assoalho, portas e paredes.
“Além disso, nada mais natural que um prédio da importância do Paranaguá seja transformado em museu, uma vez que, além de abrigar o acervo cultural e histórico de Ilhéus e da região, ele próprio é um elemento de atração, pela riqueza da sua arquitetura e de sua representatividade na história do município”, explicou o prefeito. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. O nome Palácio Paranaguá, é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, João Lustosa da Cunha Paranaguá, o Marques de Paranaguá, que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.07.2013
Estudantes da rede municipal de Ilhéus fazem uma viagem pelo universo do petróleo
A partir desta terça-feira, dia 9, estudantes de seis escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus, com idade entre sete e 14 anos, terão acesso ao universo do petróleo, com visitas orientadas à exposição educacional sobre a indústria petrolífera denominada ‘Uma Viagem pelo universo do petróleo’. A mostra, promovida pela empresa multinacional BP, que atua com a exploração do recurso natural, é aberta ao público a partir desta segunda-feira, dia 8, e ocorre até o próximo domingo (14/07), no Hotel Praia do Sol, na Rodovia Ilhéus-Olivença, sempre entre 8 e 17 horas.
Serão contempladas as escolas municipais Barão de Macaúbas, do Banco da Vitória e do Salobrinho, além das Nucleadas do Santo Antônio, Sambaituba e de Aritaguá II. Os alunos vão receber informações sobre a origem e a importância do petróleo, as energias alternativas a ele, o ciclo do petróleo, entre outras, e terão a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas à cadeia produtiva. Além da exposição, professores e estudantes receberão livros ilustrados, com teoria e propostas de exercícios.
Ainda, o projeto vai oferecer uma tarde de formação para os professores do Ciclo 3 – Fase II, e de Ciências, para os professores dos anos finais, o que vai possibilitar o enriquecimento da abordagem da temática Energia na programação de ensino. O projeto garante o transporte e, ainda oferece aos alunos um Kit lanche e um cubo mágico, de brinde.
POLÍCIA MILITAR PRENDE QUADRILHA ARMADA EM ILHÉUS
Policiais Militares da 69ª CIPM e 70ª CIPM de Ilhéus prenderam hoje (08), por volta da 04 horas da manhã Pedro Cesar Santos Batista de 21 anos, Ronaldo Xavier de Angnelo Junior, “Vulgo Pacote” de 22 anos, Marcos Cesar dos Santos Batista de 18 anos, Alexandro Ramos dos Santos, “Vulgo Nem” de 30 anos, Rafael Roberto de Brito Santos de 23 anos, Luane Silva Nascimento de 21 anos, duas menores de iniciais TCM de 15 anos e JSS de 17 anos.
Pelo levantamento feito pela Polícia o grupo tem envolvimento com vários crimes, inclusive são suspeitos de serem os autores da chacina na localidade do Couto em 2012, da explosão de um caixa eletrônico na cidade de Una, bem como vários assaltos na cidade de Ilhéus.
Eles estavam reunidos na Rua E do Loteamento Tropical, com a intenção de cometerem tráfico de drogas, roubos e homicídios.
Chegando próximo ao local a ser abordado, os policiais foram recebidos com tiros, disparados pelo segurança da boca de fumo que evadiu do local. Quando a polícia entrou no barraco, que servia de abrigo para o grupo e de onde saiu os disparos da arma de fogo, foi encontrado 01 revolver calibre 32 Taurus de nº 549699, com 01 cartucho intacto e outro picotado, 01 revolver Taurus calibre 32 de numeração raspada, com 01 cartucho intacto, 01 espingarda marca Boito calibre 12 sem numeração, com 01 cartucho intacto, 01 revolver Taurus calibre 38 de nº 948062, com 05 cartuchos sendo 02 picotados, 41,4 gramas de cocaína, 10,5 gramas de crack, 69 pedras de crack, 10 celulares de marcas diversas, 01 balança de precisão e R$ 74,55 (setenta e quatro reais e cinquenta e cinco centavos).
Todos foram apresentados na delegacia de Polícia.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
PAVILHÃO DE FEIRAS
Por ocasião da solenidade da assinatura da Ordem de Serviço para construção da ponte Ilhéus-Pontal, tivemos a oportunidade de conversar com o Secretário Estadual do Turismo, Domingos Leonelli. Perguntei-lhe pelo projeto do Pavilhão de Feiras e Exposições, que será construído anexo ao Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e que já está aprovado pelo Ministério de Turismo e com parte da verba já garantida (o custo estimado é de R$ 4 milhões). Para satisfação nossa, e que repasso aos empresários de turismo, , ele nos informou que o projeto está andando, havendo perspectiva de que a obra possa ser iniciada ainda neste ano. O Turismo de Eventos é um dos segmentos que mais contribuem para aumentar o fluxo de visitantes, principalmente na baixa temporada.
VIVA ILHÉUS
Parabéns à Prefeitura/Setur, pelo sucesso do evento “Viva Ilhéus”, que comemorou conjuntamente o aniversário da cidade, o São João, e o São Pedro. O evento teve grande sucesso de público e animação, durante os dias 27 a 29 do mês passado, com Bandas locais e nacionais animando a festa.
CARYBÉ E JORGE
Maria Regina Canhos em: A onda de violência
Preocupa-me a forma como as pessoas estão optando por resolver seus conflitos. Vivenciamos um período de violência generalizada, gratuita. O ser humano padece com a falta de compaixão ao próximo. Pessoas trabalham para ganhar o pão de cada dia e se não dispõem de dinheiro para alimentar os criminosos, esses parasitas sociais, são incendiadas, violentadas, mortas sem a menor piedade. Até onde vamos chegar? Quando iremos acordar? Quando vamos perceber que a nossa omissão está fazendo mais e mais vítimas? A sociedade precisa se posicionar urgentemente frente a essa onda de violência.
Aproveitemos o momento de indignação coletiva que o país enfrenta para canalizarmos essa energia de forma positiva e construtiva. Não adianta querer colocar os “bichos” para fora sem qualquer controle, quebrando tudo, saqueando, aterrorizando… pois assim, o cidadão de bem se confunde com o vândalo, o marginal, o bandido. Tenho acompanhado cenas cotidianas de barbárie, como a do menino boliviano assassinado com um tiro na cabeça no colo de sua mãe na zona leste da capital paulista após já terem entregado todo o dinheiro que havia na casa; ou a do juiz da partida de futebol em Pio XII, no Maranhão, que foi brutalmente esquartejado e decapitado após ter sido amarrado e espancado em resposta a ato de violência que teve contra jogador que o agrediu em campo. Será que essa é a melhor forma de resolvermos nossos problemas?
Agrissênior Notícias – Nº 435 – 10 de Julho de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
RECESSO AVEPIANO MOTIVA BANDA PODRE

Aproveitando o recesso forçado da AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano), duas equipes da Banda Podre desta entidade em evento idealizado pelo promoter Zezinho da Baixa Fria, jogaram dia 30 do mês passado. O encontro encontrou motivação no cancelamento da rodada da Avep do dia 23 de junho, dia de São João somado às comemorações de aniversário do ponta-esquerda Junior Jatobá.
O evento seria realizado na praia pela manhã, mas como a maré estava alta, fora transferido para o campo defronte ao Ed. Santa Clara na Av. Soares Lopes. O placar foi de 3 a 1 para o time de Carqueija em cima do de Zezinho. Uma nota meio inusitada se deu com os partícipes que, apesar da presença, se recusaram a jogar alegando a má condição do gramado, quer dizer, da grama e areia. O lateral-esquerdo Eduardo Japonês fora incisivo: “Neste campo cheio de mondrongos eu não jogo”. O beque Gallette embora tenha jogado, corroborou: “Não, Japonês, é monte mesmo!”. E tinham razões os veteranos avepianos, pois cinco atletas saíram da partida com torções motivadas pelo campo, inclusive com um engessamento de pé. Vixe! O campinho é realmente feio, e o pior: concorre para enfear a Avenida.
O juiz da partida foi Zeca, árbitro free-lance de Ilhéus, com boa atuação.
—
Heckel Januário
UMA GERÊNCIA INCOMPENTENTE – Itabuna
Está me dando raiva dessa administração vergonhosa e covarde de Itabuna.
A gente tenta ir para casa e quase é atropelado. Eu e minha esposa grávida de nove meses estávamos tentando passar pela pista cheia de buracos e água e os carros vindo de Ilhéus passando bem ao nosso lado, porque esse governo de Judas nada faz para melhorar a situação.
Sou membro da Assembleia de Deus assim como minha esposa, e o prefeitinho também o é. Tenho vergonha desse pseudo-prefeito.
Aqui na travessa parece que não é Itabuna, que eles não vê, é perto da Tv Santa Cruz e da Tv Cabrália, é de se sentir péssimo quanto itabunense.

É injusto, muito injusto.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
Prefeitura de Ilhéus avança com sindicatos e quita mais um lote salarial de dezembro
As discussões sobre os aspectos financeiros da Prefeitura de Ilhéus para se chegar a um consenso sobre reajustes salariais continuam avançando, entre a comissão permanente de negociação e os sindicatos dos trabalhadores. Conforme o secretário de Administração, Ricardo Machado, na próxima segunda-feira, dia 8, serão apresentadas as análises finais das partes para se chegar a uma proposta de acordo, sobre o índice de despesa com pessoal. “Na reunião de ontem (quinta-feira, dia 4), a Associação de Profissionais Professores de Ilhéus (APPI/Sindicato) apresentou argumentos que diminuiriam despesas com pessoal. Ponto que será analisado pela Procuradoria e Corregedoria”, afirma o secretário.
Os estudos conjuntos com os sindicatos e a formação da comissão permanente de negociação foram uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, após a primeira reunião do Pacto por Ilhéus (19/06), formado durando a apresentação à sociedade do balancete financeiro do primeiro quadrimestre de 2013, mostrando total transparência administrativa e respeito aos direitos dos servidores. Nesta sexta-feira, dia 5, o prefeito autorizou o pagamento do quarto lote dos salários não pagos na gestão passada referente ao mês de dezembro/2012 a servidores efetivos da administração, com vencimentos que variam entre R$ 1.480,01 e R$ 2.100,00, cumprindo desse modo, o acordo firmado com os sindicatos. Além disso, a prefeitura completou, no mesmo dia, o pagamento do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) referente ao mês de junho/2013, considerando valores acima de R$ 2.409,00.
Agricultores de Ilhéus revindicam liberação de fazendas invadidas
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 3, em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, uma comissão de agricultores, liderados pela Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, que estão protestando contra o processo de demarcações de terras indígenas e, principalmente, reivindicando que as autoridades federais e estaduais atuem para liberar as fazendas que já foram invadidas na região. Mesmo não sendo demanda municipal, o prefeito ouviu os manifestantes e prometeu encaminhar ao governo do Estado todas as solicitações. Jabes Ribeiro deixou claro aos agricultores que é favorável a uma solução pacífica para a questão, de modo que sejam assegurados os direitos de todos, conforme as determinações legais, e que não haja prejuízos para as partes. O grupo representa 4 mil famílias e aproximadamente 22 mil pessoas do sul da Bahia. Também receberam os agricultores, ao lado do prefeito, os secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, de Turismo, Alcides Kruschewsky, e de Relações Institucionais, Jailson Nascimento, além do Procurador Geral do Município, Otávio Augusto do Carmo.



























































