:: ‘Notícias’
MAIS UM TRAFICANTE PRESO PELO PETO DA 69ª CIPM
Hoje (16), por volta das 08 horas, policiais militares da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar- zona sul de Ilhéus prendeu Alexandre Oliveira Santos, vulgo “Betão”, no bairro Nossa Senhora da Vitória.
Os policiais receberam informações de populares que um homem de vulgo “Betão” estava traficando drogas no beco da Rua de Palha, próximo ao supermercado Meira.
Alexandre Oliveira Santos estava acompanhado de sua prima Thamiles Santos. Todos foram apresentados na 7ª COORPIN.
Feira de Saúde realiza mais de 1200 procedimentos na zona sul
Em um dia, foram realizados exames como ultrassonografia, aferição de glicemia e de pressão arterial, além de consultas de pediatria, ginecologia e clínica geral.
Cerca de 600 ilheenses realizaram nesta segunda-feira, dia 15, mais de 1200 procedimentos médicos e laboratoriais na Feira de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em pareceria com a Fundação José Silveira. A ação ocorreu no Centro Integrado de Atenção a Criança (Caic), no Bairro do Hernani Sá, na zona sul, onde foram instaladas três unidades móveis, equipadas com seis consultórios médicos.
Os atendimentos à população que estavam programados para ocorrer entre as 8 e 17 horas, prorrogou-se até às 21 horas, para atender a demanda. “Além de uma maior demanda, a feira na zona sul atingiu todas as metas de atendimento médico e de realização dos exames, como ultrassonografia, aferição de glicemia e de pressão arterial”, destacou a coordenadora da Fundação José Silveira, Edna Ramos.
TRIATHLON
Segundo Alberto Kruschewsky, que além de árbitro é atleta da modalidade, a Uesc vem dando todo o apoio para que seus alunos tenham acesso a uma formação ampliada e a oportunidade de se credenciar à participação na Olimpíada de 2016. “Estamos no caminho para colocar alguns árbitros no Triathlon e Paratriathlon em 2016 no Rio, e a sensibilidade da Reitoria possibilitou esta parceria com a CBtri. Fomos a Vila Velha com o ônibus da Uesc, hospedagem e alimentação dos alunos por conta da Confederação e Federação Capixaba. Os alunos já são conhecidos de atletas e diretores do Triathlon e Paratriathlon brasileiro e agora temos outra etapa, que é tentar uma parceria com o Curso de Lingua Estrangeira da Uesc que possibilite estender a capacitação dos nossos alunos com objetivo de atuação na Olimpíada”, disse Alberto.
Festival Amar Amado homenageia centenário de Vinicius de Morais
O evento vai ocorrer entre os meses de setembro e outubro, em diversos pontos da cidade, com shows, feira de literatura e concursos de artes para estudantes.
O festival Amar Amado deste ano de 2013 fará uma homenagem ao poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos de vida no próximo dia 19 de outubro. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult), em pareceria com as empresas Maná Produções, Comunicações e Eventos e com o apoio de João Amado Filho, neto de Jorge Amado, vai ocorrer entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, em diversos pontos da cidade, com a promoção de shows, feira de literatura e concursos de artes nas categorias audiovisual, texto e gravura para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Segundo o secretário de cultura do município, Paulo Atto, o período estabelecido para a realização do evento permite uma inserção de maior peso no contexto do Centenário de Vinicius, em nível nacional. Também possibilita que os pacotes turísticos voltados ao evento disponham de maior prazo de comercialização, incrementando o negócio do turismo em Ilhéus e região em período de baixa temporada e agindo como agente de desenvolvimento econômico da região.
Vinicius de Moraes – Nasceu em meio a forte temporal, na madrugada de 19 de outubro de 1913, Rio de Janeiro. Ainda estudante, conhece e se torna amigo dos irmãos Paulo e Haroldo Tapajoz, com os quais começa a compor. Com eles, e alguns colegas do Colégio Santo Inácio, onde estudava, forma um pequeno conjunto musical que atuava em festinhas, nas casas de famílias conhecidas.
O autor do famoso Soneto da Fidelidade e um dos criadores da Bossa Nova formou-se em Letras e em Direito, atuou como jornalista e colunista de periódicos nacionais e internacionais e ganhou vários prêmios por suas produções. Vinicius deu grande contribuição para a produção literária e artística brasileira ao lado de grandes nomes como Edu Lobo, Pixinguinha, Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, Elizete Cardoso, Pablo Neruda, João Cabral de Melo Neto e Mário de Andrade.
Mais detalhes sobre a obra e vida do artista estão disponíveis nos site http://www.viniciusdemoraes.com.br/.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 16.05.2013
Professores de Ilhéus participam de curso de formação em Educação Especial
O conteúdo pedagógico do curso, que tem 60 horas/aula, inclui questões relacionadas às deficiências intelectual, visual, auditiva/surdez e aos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
O Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie), da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (Seduc), promove o curso de Formação Continuada em Educação Especial para cerca de 40 professores, maioria da rede municipal. A abertura do curso aconteceu, nesta segunda-feira, dia 15, na sala de informática da Escola Municipal Heitor Dias, com palestra da diretora do Crie, Jorsinai de Argolo Souza, sobre o tema “O educador e a inclusão – possibilidades e desafios.”
Segundo a coordenadora do curso, professora Alessandra Midley Café, a iniciativa tem como finalidade instrumentalizar os professores para a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, experimentando um novo fazer pedagógico. Com carga de 60 horas, o curso estende-se até dezembro próximo e será ministrado pela equipe do Crie e profissionais convidados. As aulas são semanais, sempre às segundas-feiras, no período das 17 às 19 horas, com direito a certificado.
Resultado Campeonato Brasileiro Juvenil
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Aluno da Faculdade de Ilhéus aprovado para curso de Direito Internacional em Haia
O bacharelando do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Vivaldo Pereira da Silva Neto, foi aprovado para o curso de verão em Direito Internacional Público e Privado na Académie International de La Haye. Ele já se encontra na capital jurídica do mundo, Haia, na Holanda, desde o dia 8 de julho, e permanecerá no país até 16 de agosto, quando termina o curso. Aluno do nono semestre, ele concorreu com a apresentação de um artigo sobre o Direito Internacional no Mercosul, orientado pelo professor Artur Andrade Moreira, e mereceu destaque pela temática abordada, “Tratados Internacionais e sua utilidade para resolução e intermediação de conflitos no Mercosul”, conforme informação da secretaria geral da Academia.
Fundada em 1923, a Academia de Direito Internacional de Haia é um centro de pesquisa e ensino do direito internacional público e privado, com o objetivo de realizar estudos avançados dos aspectos legais das relações internacionais. Anualmente, a instituição oferece cursos de verão em francês e em inglês a centenas de estudantes interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em Haia. Vivaldo foi o único aprovado da Bahia. Filho de Glivaldo Silva e Francis Carneiro (funcionária do Banco do Brasil), ele estudou o fundamental e o nível médio no Colégio Vitória e fala bem a língua inglesa.
Desde a sua criação em 1923, a Academia de Direito Internacional de Haia está instalada no Palácio da Paz. Próximo ao prédio do Palácio da Paz as instalações da Academia incluem o Salão Acadêmico construído para conferências internacionais, a Biblioteca do Palácio da Paz, bem como outras acomodações administrativas. Ao lado da Academia de Direito Internacional de Haia situam-se as mais altas instituições judiciais, como o Tribunal Internacional de Justiça e a Corte Permanente de Arbitragem.
Feira de Saúde realizou consultas médicas e exames no bairro da Conquista
Além de consultas, foram realizados exames como ultrassonagrafia, verificação de pressão arterial, glicemia e vacinação.
Cerca de 800 procedimentos médicos e laboratoriais foram realizados durante a Feira de Saúde promovida no último sábado, 13, no bairro da Conquista, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação José Silveira. O evento aconteceu na Avenida Brasil, a principal do bairro, ao lado da quadra poliesportiva, das 8 às 17 horas, e contou com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro, deputado federal Antonio Brito, coordenadora da Fundação José Silveira, Edna Ramos, diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Magalhães, superintendente do Fundo Municipal de Saúde, José Antonio Ocké e do vereador Luiz Carlos Escuta, entre outros.
A Feira de Saúde proporcionou atendimento médico em clínica geral, pediatria, cardiologia, ginecologia e nutrição, além de exames como ultrassonagrafia, verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação, entre outros. Na avaliação da coordenadora da Fundação José Silveira, Edna Ramos, o atendimento à comunidade da Conquista foi muito bom, em todas as demandas das especialidades médicas. “Teve gente que conseguiu fazer quatro exames no mesmo dia”, destacou.
Professores de Ilhéus aprendem novas técnicas de alfabetização
Corrigir a defasagem no processo de alfabetização dos cerca de 1300 estudantes da rede municipal de ensino de Ilhéus na faixa etária a partir dos nove anos que ainda não sabem ler é objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que iniciou nesta segunda-feira, dia 15, na Faculdade de Ilhéus, um curso teórico-prático para professores, apresentando novas técnicas de alfabetização. O curso faz parte do Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação e Metodologia de Pesquisa (Geempa).
Durante a solenidade de abertura, que contou com apresentação cultural de estudantes da Escola Pinóquio, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, considerou que a atividade vai oportunizar novas abordagens pedagógicas que vão potencializar o processo de ensino aprendizagem da rede. “Esse curso será realizado por um grupo de estudos formado há mais de 30 anos, portanto, trata-se de um momento muito importante para nossos educadores e educandos que conhecerão nova metodologia”, destacou. Na ocasião, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Victor da Veiga, representando o prefeito Jabes Ribeiro, ressaltou a importância da educação para a promoção das mudanças sociais. “A educação pública de qualidade pode mudar vidas, e este é o momento da mudança da educação no nosso município”, atestou.
Começa nesta quinta novenário de Nossa Senhora de Santana
A novena faz parte das atividades de comemoração pelo dia da santa, padroeira do distrito do Rio de Engenho, que inclui também missas, procissão e festas de largo.
Fieis e devotos da paróquia de Nossa Senhora de Santana, no distrito de Rio de Engenho, iniciam na próxima quinta-feira, dia 18, o novenário em adoração à santa padroeira da comunidade. A atividade faz parte da programação de comemoração pelo dia de Santana, 28/07, que também inclui procissão, missa solene e festas de largo.
Cineclube Équio Reis vai ao Basílio nesta terça-feira
Depois de visitar o Nossa Senhora da Vitória, o Cineclube Équio Reis itinerante segue para o bairro do Basílio, na noite desta terça-feira (16). A partir das 19 horas, será exibido o filme Narradores de Javé, no Colégio Estadual. A iniciativa é do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus com apoio da comunidade local. A entrada é franca.
Esta não será a primeira vez que o Basílio recebe o Cineclube Équio Reis. Em agosto do ano passado, foi realizado o “Projetando Alto”, no Terreiro de Pedro Farias. O filme que será exibido nesta terça-feira conta a história do vilarejo de Javé, ameaçado pela construção de uma usina hidrelétrica. Como protesto, os moradores decidem escrever um documento contando os grandes acontecimentos históricos da comunidade. O longa-metragem é dirigido por Eliane Caffé.
O Cineclube Équio Reis acontece desde 2009, exibindo filmes uma vez por semana, com entrada franca. Em novembro de 2012, foi assinado convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz, passando a exibir produtos realizados ou apoiados pelo Curso de Comunicação Social. Nas próximas terças-feiras, o projeto itinerante segue para os bairros da Conquista e Nelson Costa.
Agrissênior Notícias – N° 436 – 20 de julho de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).






























































