:: ‘Notícias’
Ilhéus está sediando a 99ª Convenção Estadual da Assembleia de Deus
A abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (26), no Centro de Convenções, com o desfile de bandeiras, mostras coreográficas e apresentação da equipe que coordenará a AGO. Em seguida o presidente das igrejas Assembleia de Deus em Ilhéus, pastor Hugo Noeval deu as boas vindas aos participantes. O presidente da AGO, pastor Valdomiro Pereira da Silva, coordenou os trabalhos falando da importância do evento que reúne tantos lideres evangélicos para pregar e anunciar a palavra. Também falou da programação e da alegria de receber tantos fiéis para esse ato de louvor. A expectativa é de receber em Ilhéus cerca de 800 pastores das mais diversas cidades da Bahia.
A deputada estadual Ângela Sousa, dirigente do círculo de oração da Assembleia de Deus em Ilhéus, fez a saudações dos participantes, destacando a importância da cidade receber fiéis dos mais variados municípios baianos para esse momento de fé, oração e louvor. Ângela Sousa, que apoia e participa do evento, destacou que além das graças e bênçãos que serão derramadas durante todo a AGO, a convenção também impulsionará o turismo da cidade, pois reúne pastores, familiares e membros da igreja Assembleia de Deus de toda a Bahia. O presidente da AGO, pastor Valdomiro Pereira, falou do trabalho desenvolvido pela deputada Ângela Sousa, do apoio que vem dando aos movimentos religiosos e da importância da continuidade desse trabalho.
A 99ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Estadual da Assembleia de Deus na Bahia (CEADEB) prossegue até a noite de sábado, com pregações e palestras dos pastores Márcio Braga, de Salvador, Edvaldo Filho, de Barra do Jacuípe, George Andrade, de Ilhéus, e Wagner Araújo, de Feira de Santana. Também estão previstas apresentações de corais, reuniões, celebrações da palavra e shows, além da prestação de serviços para os participantes.
1789 estreia na próxima terça-feira na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus
A peça conta com 20 artistas em cena, entre atores, atrizes e músicos do TPI e membros do Terreiro Matamba Tombenci Neto, remanescente dos escravos do Engenho de Santana. O local histórico é o atual povoado do Rio do Engenho, onde ocorreu a rebelião entre 1789 e 1791. A montagem começa em 2089, quando operários de uma fábrica de processamento de cacau param suas atividades reivindicando melhores condições de trabalho e o direito de produzir o próprio chocolate. A partir disso, começam os saltos no tempo e espaço, indo ao século XVIII, contextualizando os motivos do levante.
Combinando as linguagens do teatro, dança, música e audiovisual, 1789 é marcado pelo dinamismo, com todos os elementos em cena em constante transformação. “Personagens fictícios e reais se fundem num vai e vem, mostrando o curso da vida como uma grande máquina construída pelos ideais daqueles que, efetivamente, movem a sociedade”, explica o autor e diretor Romualdo Lisboa.
O espetáculo 1789 foi um dos contemplados pelo edital setorial de teatro do Fundo de Cultura da Bahia. A direção musical é assinada por Elielton Cabeça e a produção é de Pawlo Cidade, através da entidade sociocultural Associação Comunidade Tia Marita. A peça ficará em cartaz até o final do mês, de quarta-feira a sábado, sempre às 20 horas. As entradas custam R$ 20 e R$ 10 e a classificação indicativa é de 12 anos.
Cerimonial do Governo da Bahia convida o Vereador Cosme Araújo para participar de Assinatura da ordem de Serviço da nova Ponte Ilhéus – Pontal.
O ato acontece nesta 5ª feira, 27/06, e contará também com a presença de várias autoridades do estado e representantes do governo federal. Na oportunidade o Vereador Cosme Araújo, estará conversando com o governo do estado sobre a viabilidade de implantação de uma Delegacia de Proteção ao Idoso, na cidade de Ilhéus, bem como buscando saber sobre edital e o processo de desapropriação dos imóveis que, possivelmente, serão afetados com a construção da nova ponte e vias de acesso. “Como representante do povo, precisamos também ficar atento a todos os procedimentos”, afirma Cosme Araújo.
Para Cosme Araújo, a obra é necessária e importante para a demanda de toda a zona sul da cidade quem vem expandindo, seja no ramo da hotelaria, terceirização de serviços e da Construção Civil. Espera-se que com a obra da nova ponte o fluxo de veículos desobstrua e facilite toda a movimentação de automotores na Av.Lomanto Junior e todo o gargalo da Praça Cairú. “Agora resta que o governo municipal cumpra a sua parte. Reorganizando e sinalizando o trânsito e organizando os estacionamentos públicos do centro da cidade. Que, aliás, é objeto de um projeto nosso”, pontua.
Assessoria de imprensa.
Boa SORTE, Sabrina!
Querida e estimada AMIGA Sabrina,
Paz e Luz!
—
Você conquistou amigos e amigos conquistaram você que SEMPRE foi gentil, solícita e prestativa.
Além de todas essas qualidades que, resumidamente elenquei, a sua FÉ inabalável em DEUS é de suma importância porque ELE, por conta do seu merecimento, continuará iluminando os seus caminhos te enchendo de Graças e Bênçãos.
Ficarei aqui torcendo e muito para que você conquiste Camaçari como conquistou Ilhéus.
Um grande e fraternal abraço e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
ILHÉUS / POVO NA RUA / MOBILIZAÇÃO NACIONAL (II)
Veja FOTOS by Clodoaldo Ribeiro clicando AQUI e depois na SETA para AVANÇAR.
NOVO HORÁRIO PARA ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO DA NOVA PONTE
Atendendo a solicitação da equipe do cerimonial do governador da Bahia, Jaques Wagner, o horário de assinatura da ordem de serviço para o início da construção da nova ponte que fará a ligação entre o centro à região sul de ilhéus será antecipado para as 10 horas, desta quinta-feira, dia 27, no Hotel Praia do Sol, situado no km 01 da Rodovia Ilhéus-Canavieiras. Abaixo e em anexo, segue o texto com o novo horário.
Ilhéus comemora 479 anos com diversos eventos
A programação do aniversário de 479 anos de fundação de Ilhéus e de 132 anos de elevação à categoria de cidade será aberta nesta quinta-feira, dia 27 de junho, com a visita do governador da Bahia, Jaques Wagner, que, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, assina a ordem de serviço para o início da construção da nova ponte de ligação entre o centro e a zona sul da cidade, antiga reivindicação da população local. A cerimônia acontecerá, às 10 horas, no salão de convenções do Hotel Praia do Sol, situado no km 01 da Rodovia Ilhéus-Canavieiras.
Logo após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Jabes Ribeiro homenageará o governador Jaques Wagner com a outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração concedida pelo Município a personalidades que tenham prestado serviços relevantes em prol do seu desenvolvimento. A Comenda foi criada pela lei 2.191, de 21 de agosto de 1985, por iniciativa do então prefeito Jabes Ribeiro, e publicada no Jornal Oficial do Município datado de 1º de novembro do mesmo ano.
Conselhos Municipais do Desenvolvimento Sustentável são tema de videoconferência
Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada á Secretaria estadual de Agricultura, participaram na manhã desta quarta-feira (26), de uma videoconferência sobre Processo de Implantação Reestruturação dos Conselhos Municipais do Desenvolvimento Sustentável (CDMS). O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), foi transmitido através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) para 40 pontos de recepção, integrando 31 municípios baianos.
Chefes e técnicos das Gerências Regionais e Escritórios Locais da empresa tiveram a oportunidade de discutir sobre a reestruturação de Conselhos já existentes em alguns municípios, bem como, a implantação de novos. Os CMDSs são espaços de planejamento, monitoramento e gestão de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
“A videoconferência é muito importante, pois busca a integralidade das ações políticas que a gente tem desenvolvido em todo o Estado. Nós da EBDA, que operamos e executamos muitas das políticas públicas dos governos federal e estadual temos bastante interesse neste processo”, destacou o presidente da EBDA, Elionado de Faro Teles que afirmou também, que as políticas públicas precisam ter um controle maior da população.
Dentre os assuntos abordados na reunião destacaram-se: função; integrantes; composição de representantes e funcionalidades dos CMDSs. Além disso, os participantes debateram sobre o processo de discussão e planejamento das ações para o desenvolvimento sustentável e sobre a formalização dos Conselhos.
Também estiveram presentes no evento o diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos; o diretor de Agricultura da empresa, João Bosco; o superintendente de agricultura familiar da SUAF e secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Wilson Dias, o Delegado Federal do MDA, Wellington Rezende e a gerente executiva do Banco do Nordeste, Yeda Brito.
Organização social, produtiva e econômica é tema do 2º Seminário Técnico na Ceplac
O encontro abordará “temas relevantes para a sociedade regional: questão social, governança, territórios de identidade e cidadania, políticas públicas para o campo, cadeia produtiva do cacau, mercado e agro industrialização”, informou o chefe do Centro de Extensão da Ceplac-Cenex, Sérgio Murilo Menezes.
Segundo a programação, as nove horas, o pesquisador da Ceplac João Manoel Afonso fará a primeira exposição, sobre “A questão social do sistema de cultivo do cacau”. As 09h30min será a ver do economista Francisco Mendes Costa, da Universidade Estadual de Santa Cruz, fazer a segunda exposição, sobre “Reflexões sobre a organização social rural na região cacaueira da Bahia”. Às 10 horas, haverá debates sobre os temas abordados.
A terceira apresentação, sobre “Estrutura de governança nos territórios de identidade e cidadania”, está prevista para as 10h45min. Terá como expositores o engenheiro agrônomo da Ceplac Antônio Fernando Ribeiro e a representante do Pólo sindical-Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas, Coordenação Estadual dos Territórios, Maria Angélica Anunciação.
Às 14 horas, tendo como moderador o engenheiro agrônomo da Ceplac Mario Tavares a programação tem sequência. O diretor-presidente da Companhia de Ações Regionais-CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, fará a quarta apresentação, com o tema “Articulação de políticas públicas com a organização social no campo”. Em seguida, o economista da Ceplac, Antonio Zugaib, fará a quinta apresentação sobre “Ação estratégica dos agentes da cadeia produtiva do cacau”. A sexta e ultima apresentação, sobre “Mercado, Comercialização e Agro-industrialização”, ficará a cargo de um consultor do Sebrae na Bahia.
—
Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Ederivaldo Benedito
Foto: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Viva Ilhéus: shows de forró no aniversário da cidade
Ilhéus completa 479 anos de fundação e 132 de emancipação política nesta sexta-feira, 28 de junho. Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura e o Governo do Estado promovem o evento junino Viva Ilhéus, nos dias 27, 28 e 29, na Avenida Soares Lopes (Praça da Catedral), com a participação de diversas bandas de forró. Na abertura, nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, haverá apresentações das bandas Flor de Forró, Itassucy e Balaio de Gato, Daniel Vieira e Estakazero, divididas entre o palco principal e o palco auxiliar.
A festa do Viva Ilhéus foi viabilizada em virtude do patrocínio do governo estadual para a temporada junina, o que garantiu a contratação das bandas musicais. Como o município enfrenta dificuldades financeiras, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu concentrar a festa junina no período do aniversário da cidade. “Somente graças a este apoio do governador Jaques Wagner e do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, é que podemos realizar esse evento de comemoração do aniversário de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
:: LEIA MAIS »
DECLARAÇÕES SEM FUNDAMENTO
O prefeito Jabes Ribeiro estranhou muito as declarações que o presidente do Sindicato dos Servidores de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Cláudio, fez durante uma comemoração junina anunciando uma onda de demissões na Prefeitura Municipal. E o estranhamento é decorrente do fato de as declarações surgirem logo após a reunião com a sociedade civil organizada, para o qual o Sinsepi foi convidado e não apareceu, ocasião em que o prefeito deixou bem claro que um dos princípios a serem obedecidos e, portanto, uma das razões para a busca do entendimento, é justamente evitar que haja perda de postos de trabalho na Prefeitura.
Logo em seguida àquela reunião mais ampla, foi realizado o primeiro encontro da Mesa Permanente de Negociação, composta por uma comissão de representantes da Prefeitura e de lideranças sindicais, à qual o presidente do Sinsepi estava presente, quando foram entregues todos os documentos solicitados pelos sindicalistas e se reafirmou o princípio anunciado pelo prefeito, de que não há nenhum interesse nem intenção de provocar demissões. Em razão de tudo isto é difícil entender a motivação de declarações que não estão lastreadas em nenhum fundamento e, mais ainda, que elas aconteçam justamente quando está em pleno funcionamento uma mesa de negociações, cujo processo, aliás, apenas está sendo iniciado e que continuará sendo acompanhado de perto pelos observadores da sociedade civil organizada de Ilhéus.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 26.06.2013

































































