:: ‘Notícias’
Presidente Dilma anuncia inclusão do Cacau na política de preço mínimo da Conab
Depois de sucessivas reuniões em Brasília, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (MAPA), José Gerardo Fontelles, que encaminhou os pleitos apresentados, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e os produtores de cacau comemoram a notícia mais esperada dos últimos meses. Ao lançar nesta quinta-feira (4) em Salvador o Plano Safra do Semiárido, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o cacau está incluído na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o valor de R$ 75,00 a arroba.
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, afirmou que com a inclusão do cacau neste importante instrumento de política agrícola, os produtores poderão se planejar para o futuro. Para ele, “essa decisão do governo federal corrige uma injustiça, que era não ter o cacau na PGPM, quando a maioria dos produtos, inclusive o café, está inclusa”. Salles destacou ainda que “agora se faz justiça ao cacau, que foi e é responsável pela preservação ambiental do nosso país”.
O secretário agradeceu aos produtores pela perseverança, mantendo a atividade ao longo de décadas, movimentando a economia e gerando emprego apesar das crises, à presidente Dilma pela decisão, e também ao governador Jaques Wagner. “A inclusão do cacau na PGPM estava descartada pelo Ministério da Fazenda, em função das dificuldades econômicas, mas a intervenção do governador junto à presidente e ao ministro Guido Mantega foi decisiva para essa grande vitória dos produtores”, afirmou.
SDS realiza cadastramento quantitativo de pessoas com deficiência
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realiza o cadastramento de pessoas com deficiência a partir da próxima segunda-feira, dia 8. A ação ocorre até a sexta-feira, dia 12, e o objetivo é identificar o total da população com deficiência do município para a elaboração de políticas públicas específicas, a exemplo da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Para realizar o cadastramento, é necessário o comparecimento da pessoa ou do seu representante na sede da secretaria (Rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna), no período das 8h30 às 13 horas, com original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Comprovante de Renda e de Residência e laudo médico atualizado, contendo o número da Classificação Internacional de Doenças (CID). Vale salientar que o cadastramento não gera nenhum tipo de repasse de recursos ou convênios para estas pessoas.
Conforme o secretário Jamil Ocké, o cadastramento é uma determinação da lei federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que garante a essas pessoas integração social e proteção dos seus direitos. Entre os benefícios assegurados para estes cidadãos estão a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a captação de vagas de emprego.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 03.07.2013
PETO DA 69º CIPM PRENDE TRAFICANTES NO BAIRRO NELSON COSTA
No último dia 01 (segunda-feira), por volta das 16:00 horas, a viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 69º CIPM- zona sul Ilhéus, conduziu para a Delegacia Hercules de Souza dos Santos, Marcos Nery da Silva, vulgo “BILI” e Carlos Leandro Ramos Santos, vulgo “LÉO PAPEL”.
Depois de uma denúncia anônima no Bairro Nelson Costa, o efetivo da viatura do PETO realizou a abordagem e flagraram os três citados acima, em um veiculo GOL de cor vermelha e placa policial JRQ-7165- BA, sem a documentação de porte obrigatório. Os policiais encontraram ainda dentro do veículo: 08 (oito) celulares, uma balança de precisão, 38 gramas de maconha, 11 gramas de cocaína, 05 (cinco) cartuchos picotados e 03 (três) intactos de revolver calibre 38.
Para fazer denúncias entre em contato: disque denúncia da 69ª CIPM – zona sul de Ilhéus 3632-6613. A polícia Militar conta com o apoio da população.
NOTÍCIAS DO CLUPESIL
O CLUPESIL realizará neste domingo 07/07 a 5ª etapa do Campeonato Individual de Pesca, na cabana Tó de Ferias, no Acuipe.
Os primeiros colocados do Campeonato são:
Masculino: Tiago Carvalho, Adonias Nascimento e José Ricardo.
No Master: Dr.Paulo Roberto, Roberto Miranda, Carlixto Bastos.
No Feminino: Vilma Souza, Raquel, Marinalva Rocha.
No Juvenil: Iago Nascimento, Vitor Gomes, Eros Augusto.
A Seleção Baiana de Pesca está com tudo preparado para o Brasileiro que será realizado em Fortaleza nos dias 3 a 8 Agosto.
A Seleção Baiana conta com total dos Atletas do CLUPESIL.
Curso para elaboração do PPA municipal será realizado em Salvador
Gestores de aproximadamente 200 municípios baianos já foram capacitados para a elaboração do Plano Plurianual Municipal (PPA-M). Esta semana será a vez dos representantes dos municípios que integram os Territórios de Identidade do Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Metropolitano participarem do curso promovido pela Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e União dos Municípios da Bahia (UPB).
A abertura do evento acontece amanhã (4), às 8h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Estrada da Muriçoca, s/n, São Marcos, em Salvador. Os quatro Territórios de Identidade contemplados esta semana somam 65 municípios. Entre os meses de junho e julho serão realizados oito cursos de capacitação, beneficiando os 27 Territórios de Identidade da Bahia. O curso, que tem duração de 20 horas, já foi realizado em Feira de Santana, Barreiras, Senhor do Bonfim e Itabuna.
“É preciso articular a escassez de recursos com a necessidade de atender as demandas. Essa é uma preocupação da secretaria ao elaborar este curso. É preciso que a atividade de planejamento tenha o objetivo de desenvolvimento”, destaca o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. A elaboração do PPA-M alinhado com os Planos Plurianuais (PPA) estadual e federal traz para os municípios, entre outras vantagens, a de otimizar as possibilidades de realizar convênios e contratos entre os entes federativos.
Um outro foco – Pacto pela agropecuária
Eduardo Salles (*)
O que tem acontecido nos últimos dias representa a maturidade democrática do País. Importante, autêntica e apartidária, a mobilização nacional que tem levado centenas de milhares de jovens às ruas das principais cidades brasileiras clamando contra a corrupção, exigindo saúde, educação de qualidade, melhoria nas questões de mobilidade urbana, segurança pública e, enfim, condições dignas e qualidade de vida, demonstra que a população está atenta e quer os impostos pagos retornando ao povo na forma de serviços públicos de qualidade.
Nos últimos anos, em função das facilidades para viajar para o exterior, a classe média brasileira, formadora de opinião e uma das bases dessa mobilização, tem podido observar que em diversos países os impostos pagos retornam eficientemente à sociedade. E questionam: por que no Brasil é diferente?
Somado a isto, através das redes sociais, meus filhos, assim como milhares de jovens, falam com “amigos” de toda parte do mundo, e se sintonizam com o que está acontecendo, emitem opiniões, recebem respostas e se mobilizam para questionar as ações dos legisladores e governantes. Em minha opinião, tudo isso foi o estopim do movimento.
As questões levantadas pelo movimento são relevantes, mas quero chamar a atenção para o fato de que elas são os sintomas de uma grave doença que assola o País há muitas décadas.
Este movimento tem uma característica clara e marcante: é urbano, com base nas grandes cidades. Daí, como tenho uma vida inteira dedicada ao setor agropecuário, neste momento tento colocar na mesa o que considero uma das origens desta doença.
Secretário de Agricultura participa do V Festival Internacional do Chocolate em Ilhéus
O secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa hoje (3), da cerimônia de abertura do Festival Internacional do Chocolate e Cacau no Centro de Convenções que acontece de 3 a 7 de julho no município de Ilhéus.
Considerado um dos mais importantes acontecimentos do cacau, e o festival esse ano traz novidades. Uma delas é Iª Feira do Cacau que vai mostrar através de diferentes aspectos a cultura, o turismo, a gastronomia das cidades vizinhas. A Chocolarte, uma galeria com exposições de arte, fotografias e esculturas de chocolate inspiradas nas obras de Jorge Amado, e também a exibição gratuita de clássicos do cinema e documentários abordando o tema chocolate e cacau em sessões intituladas Chococine.
A programação conta também com o Forúm da Cacauicultura e a Cozinha Show com chefs renomados, palestras, workshops, minicursos,shows, rodada de negócios e reunirá mais de 20 marcas de chocolate, além da exposição em mais de 60 estandes de produtos, indústrias e de cooperativas da agricultura familiar da região.
—
Ascom
JANE HILDA E CONCEIÇÃO PORTELA EXPÕEM EM ILHÉUS, DE 3 A 7 DE JULHO
Jane Hilda Badaró (Ilhéus) e Conceição Portela (Itabuna) integram o grupo de artistas visuais que participam do V Festival Internacional de Chocolate e Cacau, realizado de 3 a 7 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus. Ambas expõem no “Chocolarte”- espaço destinado aos artistas que retratam os tesouros da terra, o cacau e o chocolate, uma galeria de arte com fotografias, pinturas em tela e esculturas de chocolate inspiradas nas obras de Jorge Amado. O local está cheio de atrações, dentre elas, também uma série de fotos do ilheense José Nazal Pacheco Soub. O V Festival Internacional de Chocolate e Cacau promete levar seus visitantes para uma deliciosa viagem na terra de Jorge Amado, descobrir os encantos das fazendas de cacau, curtir shows musicais de grandes artistas, participar de atividades culturais, palestras e cursos sensacionais.

Na oportunidade Jane Hilda apresenta um conjunto de telas cuja temática é “Baianidades”. Retrata a colheita-dos-frutos de ouro com enfoque à pujança e à prosperidade, as baianas de acarajé, a diversidade étnica, social e religiosa com orixás, igrejas, casarios. Mostra também algumas Dos trabalhos que produziu em 2012- época das comemorações do centenário de Jorge Amado- com retrato do Casal Amado Jorge e Zélia, de Nacib e Gabriela, dos coronéis e jagunços narrados no livro “Terras-do-sem-Fim”, dentre outras. A artista ilheense- que tem participado de diversas e significativas exposições nacionais e internacionais- usa cores fortes e vibrantes. Seu trabalho transporta os apreciadores a um mundo de inspiração e fantasia. Alguns trabalhos de Jane estão expostos também na Galeria Eclettica, em Spoletto, na Itália, desde 15 de junho até 15 de julho, nesta época em que está acontecendo por lá o tradicional Festival dos Dois Mundos.
Conceição Portela nasceu em Itajuípe, e, com 10 anos de idade mudou-se para Itabuna. Formou-se no curso de Magistério no Colégio Ação Fraternal de Itabuna. Morou em Recife durante dez anos, onde fez vários cursos de artes, dentre eles, o de cerâmica. Em Recife fez as primeiras exposições, na Casa da Cultura de Recife, e, na FECIM, locais frequentados por turistas estrangeiros, que levaram trabalhos seus além mar. Há tempos voltou para terras grapiúnas. Nesta mostra apresenta telas com a temática “cacau”. No seu currículo há várias coletivas e individuais, salões de arte, e uma exposição fotográfica sobre o RIO CACHOEIRA. “Meu compromisso, em relação com a arte, é o prazer visual e emocional, sem me preocupar com aspectos críticos, teóricos ou de mercado”,diz Conceição. Vale a pena conferir!
Inscrições abertas para Oficina de Experimentação Audiovisual
Estão abertas até sábado (06) as inscrições para a Oficina Alumiar de Experimentação Audiovisual. Os interessados devem procurar a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Avenida Soares Lopes, das 14 às 18 horas. As atividades acontecerão entre os dias 08 e 11 e no dia 13, sempre pela manhã. A taxa de inscrição custa R$ 60. Há 15 vagas para o público em geral e cinco vagas gratuitas para estudantes de escolas públicas. Informações pelos telefones (73) 4102-0580, 8143-4292 e 8832-6877.
A Oficina de Experimentação Audiovisual é realizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual do TPI e Coletivo Alumiar. A parte teórica abordará coletividade e mediatização; desempenho individual na realização coletiva; a internet e o potencial da mediatização e visibilidade de propostas em vídeo. Os exercícios práticos resultarão na produção de um curta-metragem. A carga horária é de 20 horas, sendo fornecido certificado para os participantes regulares.
CDL de Ilhéus vai sortear o terceiro caminhão de prêmios esta semana
Quem compra no comércio de Ilhéus ainda tem chances de ganhar um caminhão de prêmios, uma moto zero km, além de prêmios menores. Basta depositar os cupons da Campanha Tríplice 2013, da Câmara de Dirigentes Lojistas, nas lojas participantes ou no stand da Campanha que fica na Praça Cairú, no centro da cidade, e concorrer.
Na próxima quinta-feira (04.07), a partir das 16h, vai ser realizado o sorteio do terceiro caminhão de prêmios e de prêmios menores. “O primeiro caminhão saiu para uma moradora do Basílio, o segundo para um morador do Malhado e agora a gente fica na expectativa deste terceiro: para que bairro ou cidade vai sair? É muito gratificante para nós diretores lojistas premiarmos as pessoas que tanto prestigiam nosso comércio”, disse Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus, complementando que outros 30 consumidores também foram contemplados com vales-gás.
Assim como nos outros sorteios, o grupo Firim Firim vai animar o comércio durante todo o dia e outras apresentações surpresas devem acontecer na hora do sorteio. “É sempre uma animação muito grande e vale a pena acompanhar de perto, na torcida, curtindo um forró e assistindo a apresentações – a exemplo da quadrilha que abrilhantou o sorteio passado.
O último sorteio da Campanha será realizado no dia 11 de julho e terá um dos prêmios mais esperados “vamos sortear uma moto zero quilômetro fechando essa temporada promocional do comércio de Ilhéus”, explicou Ganem alertando para que o consumidor não deixe de exigir o cupom nas lojas participantes e não se esqueça de depositar. “Ainda teremos dois sorteios e quem sabe a sorte não será sua?”, finalizou.
Prefeito de Ilhéus fará auditoria no sistema de transporte coletivo
Durante reunião, nesta quarta-feira, dia 03, com representantes do ‘Movimento Reúne Ilhéus’, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu que fará uma auditoria no sistema de transporte coletivo e autorizou a entrega de todos os documentos relativos ao serviço solicitados pelos coordenadores do movimento. A reunião ocorreu no salão nobre do Palácio Paranaguá, durou três horas e quinze minutos, e contou com a presença do vice-prefeito Carlos Machado, do Procurador Geral, Otávio Carmo, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e da sociedade civil organizada.
Diante das reivindicações do ‘Reúne Ilhéus’, o prefeito reiterou o compromisso de governar com transparência e a participação efetiva da sociedade. “Antes mesmo do movimento das ruas e em virtude da grave situação financeira da Prefeitura, já havíamos proposto o Pacto por Ilhéus, que estamos discutindo com os representantes dos sindicatos dos servidores municipais. Além disso, já assinamos o termo de adesão para implantação do Portal Transparência, em convênio com a Controladoria Geral da União (CGU)”, afirmou.
FENAJ e Sindicatos repudiam agressões a jornalistas
| FENAJ e Sindicatos repudiam agressões a jornalistas | |
As agressões contra profissionais de imprensa na cobertura das manifestações sociais que ocorrem no Brasil, tanto por parte de policiais quanto de manifestantes, foi repudiada pela FENAJ e pelos Sindicatos dos Jornalistas de 14 estados onde foram registradas ocorrências nos últimos dias. Em audiência pública realizada em São Paulo no dia 25 de junho, o Grupo de Trabalho criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República iniciou apurações sobre a violência contra profissionais da imprensa.Durante a audiência pública, que ocorreu no Ministério Público, diversos jornalistas foram ouvidos e relataram casos de perseguição e ameaças após divulgação de matérias, principalmente de cunho investigativo policial, e também casos de agressão física e de prisões ocorridas na cobertura da imprensa das manifestações lideradas pelo Movimento Passe Livre em São Paulo.
O grupo de trabalho exercerá suas atividades pelo prazo de 180 dias, que podem ser prorrogados por igual período. A intenção é receber o maior número de informações sobre violações ao trabalho da imprensa e tentar propor medidas para monitorar o uso da força policial e de proteção ao trabalho dos jornalistas. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apontou 41 casos de violência contra jornalistas em todo o país somente do início das manifestações até a manhã do dia 25. Do total, 19 ocorreram em São Paulo (com três jornalistas presos, 13 agredidos por policiais e três por manifestantes), seis no Rio de Janeiro (quatro agredidos ou feridos por policiais e dois agredidos por manifestantes), quatro na Bahia (um jornalista preso e três agredidos por policiais), um jornalista ameaçado por um segurança em Brasília, um agredido por manifestante em Porto Alegre, seis agredidos por policiais em Fortaleza, dois agredidos por manifestantes em Porto Velho, uma agressão por manifestante em Campinas e uma agressão por manifestante em Manaus. |







































As agressões contra profissionais de imprensa na cobertura das manifestações sociais que ocorrem no Brasil, tanto por parte de policiais quanto de manifestantes, foi repudiada pela 




















