:: ‘Notícias’
Definida área do novo Hospital Geral do Sul do Bahia, em Ilhéus
O novo Hospital Geral de Ilhéus será construído no bairro do Banco da Vitória, numa área de 55 mil metros quadrados, viabilizada através de parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Prefeitura de Ilhéus.
O projeto do novo Hospital Geral de Ilhéus, parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, já começa a se concretizar. A área escolhida, de 55 mil metros quadrados, já está delimitada à margem esquerda da Rodovia Ilhéus-Itabuna, BR 415, no Bairro do Banco da Vitória. Detalhes sobre a programação da obra foram recentemente discutidos entre o prefeito Jabes Ribeiro e o governador do Estado, Jaques Wagner.
Do total, 45 mil m2 são de propriedade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e os outros 10 mil m2 da área do novo hospital foram desapropriados pela Prefeitura de Ilhéus, conforme o decreto 066/2013, publicado no dia 3 de julho último. O titular da secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, informa que o projeto inicial do equipamento previa uma área de apenas 35 mil m2. Contudo, a área foi ampliada para incluir a construção de um heliporto.
O projeto do Hospital Geral do Sul da Bahia segue o modelo do Hospital do Subúrbio da capital baiana, que recebeu, em Washington (EUA), o prêmio Parcerias Emergentes, do Internacional Finance Corporation – Banco Mundial, e do Infrastructure Journal, concedido aos 10 melhores projetos de parcerias público-privadas (PPP) da América Latina e do Caribe.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 09.07.2013
Prefeito lamenta paralisações durante negociação
Para o prefeito Jabes Ribeiro, é inexplicável o comportamento das lideranças sindicais do professores municipais de Ilhéus, ao promover repetidas paralisações enquanto ainda está em pleno andamento o processo de negociações em torno das reivindicações salariais apresentadas pela categoria. Ele lembra que, ao convocar a sociedade organizada para participar do Pacto por Ilhéus o fez pelo entendimento de que somente num ambiente de profunda compreensão acerca da difícil situação enfrentada pelo município será possível promover a retomada do caminho do crescimento e do desenvolvimento econômico e social.
Jabes Ribeiro lembra que tais paralisações “de advertência” estão causando sérios prejuízos aos pais dos alunos, ao deixar sem aulas milhares de estudantes, e observa que os representantes sindicais sabem perfeitamente do quadro financeiro do município uma vez que a administração municipal tem lhes fornecidos todos os dados e documentos que solicitaram. E justamente o fato de que as negociações têm sido conduzidas com toda a transparência é que torna mais forte os sentimentos de perplexidade e de surpresa com a convocação de uma nova paralisação, prevista para estes próximos dias 10, 11 e 12 de julho.
Conclamamos, mais uma vez, a todos para a importante tarefa de reconstrução do município, sem o que o que estaremos colocando em risco a prestação de serviços públicos essenciais, com graves prejuízos para a nossa população.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 09.07.2013
A importância do esporte para o turismo brasileiro
Estudo mostra que 1,6 milhão de viagens foram motivadas por eventos esportivos
Brasília (DF) – As competições esportivas são cada vez mais importantes para o turismo brasileiro. Um estudo do Ministério do Turismo sobre características e dimensões do turismo doméstico no Brasil, feito em 2012, mostra que 1,6 milhão viagens foram motivadas por eventos esportivos.
A etapa brasileira do Ironman, por exemplo, movimentou R$ 15 milhões nas imediações da praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), e atraiu cerca de 2 mil triatletas brasileiros (71%) e estrangeiros (27%) no ano passado. Os visitantes passaram de 4 a 7 dias em Florianópolis e levaram pelo menos um acompanhante, de acordo com a Latins Sports, organizadora do evento.
As provas de atletismo são as que mais atraem turistas pelo Brasil. Cerca de 22 mil atletas de todos os estados estiveram no Rio de Janeiro para a Maratona Caixa. A maioria era do próprio estado (33%) e de São Paulo (19%). Havia 1.500 estrangeiros, de países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Itália, Estados Unidos, México e Argentina. O número de participantes só não foi maior que o da Corrida Internacional de São Silvestre, prova de atletismo que ocorre na virada do ano em São Paulo e atraiu 25 mil atletas em sua última edição.
O automobilismo é outro evento importante para a economia turística do país. A realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 movimentou R$ 230 milhões durante o ano passado, entre investimentos de empresas particulares e gastos de turistas. O evento levou 69.984 visitantes para as arquibancadas de Interlagos, em São Paulo.
1789 entra na segunda semana de apresentações
A montagem 1789 não se limita a contar o fato histórico, ocorrido em Ilhéus, no final do século XVIII. Unindo as linguagens do teatro, música, dança e audiovisual, o espetáculo fala sobre a necessidade de novas revoluções de ideias e posturas. Além do elenco do TPI, a peça traz membros do Terreiro Matamba Tombenci Neto, descendente dos cativos que protagonizaram a rebelião entre 1789 e 1791. “É um reforço às nossas raízes históricas”, enfatiza o autor e diretor Romualdo Lisboa.
Adiada inauguração do Cesol de Cruz das Almas
A inauguração do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), de Cruz das Almas que estava prevista para esta quarta-feira (10) foi adiada para o o próximo mês de agosto. A nova data será definida pelas autoridades locais.
De responsabilidade da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esportes (Setre) e gestão operacional da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – Cediter, organização social selecionada através do Edital 09/2012 da Setre, o Cesol do Recôncavo deverá atender aos empreendimentos de economia solidária de vários municípios da região.
Em dois anos de contrato o Cesol do Recôncavo deverá atender a 118 empreendimentos. O objetivo do Governo do Estado é o de ampliar a oferta de assistência técnica aos empreendimentos associativos populares e solidários e as redes de economia solidária e comércio justo e solidário.
O novo espaço público integra as ações do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, executado pela Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).
—
Ascom Setre
09.07.2013
Antonio Luiz Diniz
DESCASO E INDIFERENÇA (ITABUNA)
EU QUERO SABER QUANDO É QUE A PREFEITURA VAI VER ISSO? O GOVERNADOR QUANDO VEM DE ILHÉUS, RARAMENTE PARA ITABUNA, PASSA POR AÍ? O PREFEITO DE ITABUNA E SECRETÁRIOS QUANDO VÃO À ILHÉUS, PASSAM POR AÍ? ESSA PISTA É NA RODOVIA ITABUNA-ILHÉUS EM FRENTE A FÁBRICA DE GELOS E PREVINCÊNDIO. JÁ MANDEI VÁRIAS FOTOS DESSE LUGAR. SERÁ QUE NINGUÉM ENXERGA. AVENIDA JURACY MAGALHÃES. SÃO BURACOS E ÁGUA EMPOSSADA.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
Prefeitura de Ilhéus entrega documentação sobre transporte coletivo ao Reúne Ilhéus
Conforme a determinação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, e o chefe de Gabinete, Victor da Veiga, entregaram aos coordenadores do Movimento Reúne Ilhéus, a documentação solicitada referente às normas de regulamentação do serviço de transporte coletivo do município, na tarde desta segunda-feira, dia 8. Os documentos foram solicitados pelos representantes do movimento durante reunião na quarta-feira passada (03/07), quando o prefeito Jabes Ribeiro se comprometeu a passar todas as informações que fossem necessárias para o completo entendimento da situação do transporte coletivo de Ilhéus.
Foram entregues cópias da publicação no Diário Oficial da formação do Conselho Municipal de Transporte, o termo de concessão do serviço de transporte coletivo das empresas Viametro e São Miguel, atuantes na cidade, os editais de concorrência pública números 001/001 e 003/2003 e a solicitação de revisão tarifária (processo nº5527/2013). O ato marca o compromisso do prefeito, Jabes Ribeiro, de governar com transparência e com a participação da sociedade e os documentos só não foram repassados antes em razão da dificuldade que os secretários encontraram para localizá-los nos arquivos da Prefeitura Municipal.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.07.2013
UTOPIA (ITABUNA)
Que cidade linda! Que encanto de lugar! Suas praças bonitas e agradáveis. Seus bairros organizados e bem estruturados. É um privilégio viver nesta cidade. Árvores, flores, pássaros felizes que oscilam pelo céu azul-anil. E as pessoas, nossa, as pessoas são uma bondade à parte. Pessoas tementes a Deus, que fazem apenas o bem ao seu próximo. Homens e mulheres que constroem um futuro enriquecedor para as crianças. As escolas todas de alto nível, a educação de primeira linha, jovens que passam nos vestibulares das universidades e fazem grande sucesso pelo mundo. A saúde de minha cidade é de grande valor, ninguém adoece, ninguém acorda de madrugada e ficam nas filas da humilhação, não, isso aqui não existe. Ô terra linda de morar!
A minha cidade não tem leis, pois elas jamais são descumpridas. A gente aprende no colégio o sentido do respeito e da honra. O rio é límpido, as ruas asfaltadíssimas, a iluminação de lâmpadas LED. A água mineral que jorra por todas as residências de minha cidade.
Não existe desemprego. Aqui todos trabalham, os pais têm aonde colocarem seus filhos quando não estão em casa, existem várias creches no município. O dinheiro que o governo federal e estadual repassa é administrado pelos homens e mulheres da cidade, a gente anualmente escolhe os mais velhos dos bairros para administrar o orçamento, nada vai para a prefeitura e nem para a Câmara de Vereadores, porque não existem. Nós é que gerenciamos a cidade.
Ah! A minha cidade é a melhor do mundo. Não existe crime algum, os padres e os pastores são homens que influenciam em nossa forma de viver espiritualmente. Todo o mês fazemos cultos ecumênicos na praça principal. E todos nós nos tratamos como irmãos.
As famílias são unidas. As pessoas pobres aqui não existem, pois há fábricas, indústrias e serviços que jamais acabam e geram assim emprego e mais emprego. As várias empresas geram riquezas aqui. O cacau, renovado, é o nosso ouro, todos os moradores da região estão lucrando milhões, até eu.
E finalmente o IDH de Itabuna é a mais alta do planeta….
Poxa…acordei! Era tudo um sonho! Era tudo uma UTOPIA.
Luciano Cordier Hirs – morador de Itabuna durante 38 anos. Pois nasceu aqui.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM INTENSIFICA OPERAÇÕES NO FINAL DE SEMANA, APREENDENDO ARMA, DROGAS E RECUPERA MOTO ROUBADA.
POSSE DE DROGAS
No dia 05/07/2013, por volta das 12h10min, a guarnição da viatura PETO6811, conduziu do Alto do Coqueiro- Malhado para a sede da 7ª COORPIN, JULIANA DOS SANTOS DE JESUS, 19 anos, residente em Itacaré e VARLEI SILVA DE JESUS, 21 anos, residente no Malhado. Durante a abordagem policial com os dois foi encontrado material para embalar drogas, 500gr de crack, 02 celulares, 01 relógio, 03 pulseiras de prata, 02 correntes de prata, 04 brincos, 05 anéis de prata e R$ 69,20. Na DP o Delegado plantonista, registrou o auto de prisão em flagrante por posse de drogas.
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E VEÍCULO ROUBADO
No dia 05/07/2013, por volta das 20h00min, a guarnição da viatura 6812, após denuncia anônima, conduziu da Av. Ubaitaba – Malhado para a sede da 7ª COORPIN, MARCOS BARBOSA CARVALHO, 22 anos, e RODRIGO DE JESUS SANTOS, 21 ANOS, ambos residentes no Malhado. Os acusados tentaram fugir durante a abordagem policial, porém foram alcançados e detidos abordo de uma motocicleta tipo Honda CG 150, placa policial NZP 6968, com queixa de roubo no município de Itabuna. Ao serem abordados foi encontrado um revolver calibre 38, oxidado, contendo 03 cartuchos intactos, marca Taurus. Na DP os elementos foram flagranteados pelo delegado plantonista.
As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.
Cineclube Équio Reis circula por quatro bairros de Ilhéus
O Cineclube Équio Reis sai dos limites da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e circula por quatro bairros de Ilhéus. Neste mês, serão exibidos filmes nas localidades do Nossa Senhora da Vitória, Basílio, Conquista e Nelson Costa. As projeções continuam às terças-feiras, a partir das 19 horas, com entrada franca. A iniciativa é do Núcleo de Produção do TPI com apoio das comunidades.
O bairro Nossa Senhora da Vitória será o primeiro a receber o Cineclube itinerante. Nesta terça-feira (08), será exibido o filme espanhol “Conflito das Águas”. A ficção dirigida por Iciar Bollain conta a história de cineastas que vão a Bolívia para filmar a relação entre indígenas e colonizadores espanhóis. Mas, eles acabam no meio de um conflito entre a população local e o governo por conta da privatização da água.
O Cineclube Équio Reis acontece desde 2009, exibindo filmes uma vez por semana, com entrada franca. Esta não é a primeira vez que o projeto sai do espaço cultural. Em agosto do ano passado, foi realizado o “Projetando Alto”, no Basílio. Em novembro de 2012, foi assinado convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz, passando a exibir produtos realizados ou apoiados pelo Curso de Comunicação Social.
Trabalhadores em educação de Ilhéus farão nova paralisação de advertência
Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram, em assembleia da categoria na manhã desta segunda-feira (08), no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro), realizar uma nova paralisação de advertência, dessa vez de três dias, na próxima quarta, quinta e sexta-feira, dias 10, 11 e 12 de julho, em sinal de protesto contra a demora do governo municipal de fechar o acordo da Campanha Salarial 2013. A direção da APPI/APLB-Sindicato vem participando de várias reuniões com o governo municipal na tentativa de fechar o acordo da campanha salarial, mas até agora o prefeito não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial dos trabalhadores.
A categoria também estará participando na tarde da próxima quinta-feira do Dia Nacional de Luta, protestando contra a corrupção e defendendo bandeiras em defesa dos trabalhadores. O grupo de trabalhadores em educação estará se concentrando às 14 horas de quinta-feira no auditório do IME-Centro, seguindo em passeata até a praça a Dom Eduardo, onde se juntará a outras categorias de trabalhadores e estudantes que farão parte em Ilhéus do Dia Nacional de Luta, um movimento organizado pelas oito centrais sindicais do Brasil, com o propósito de pressionar o governo e o empresariado a aprovar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
E na sexta-feira a APPI/APLB-Sindicato volta a se reunir com o prefeito Jabes Ribeiro para mais uma vez buscar o fechamento do acordo da campanha salarial 2013. A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou que em 03 de janeiro desse ano, logo após a posse do atual prefeito, o sindicato solicitou, através de ofício, uma audiência com o governo municipal para discutir a pauta da campanha salarial. Somente meses depois o governo sinalizou para iniciar as discussões, mas o acordo ainda não foi assinado. A APPI alerta ao governo que a data base da categoria dos docentes é no dia 01 de janeiro, daí a necessidade de discutir, em caráter de urgência, os itens da pauta da Campanha Salarial 2013. Já a data base dos trabalhadores em educação não docentes é no dia 1º de maio.
OPUS DEI
BOLETIM 08 de julho de 2013 |
Vídeo sobre milagre para beatificação de D. Álvaro. Prelado do Opus Dei comenta sobre beatificação do primeiro sucessor de S. Josemaria e canonização de João XXIII e João Paulo II. Postulador da causa de D. Álvaro diz que beatificação será em Roma. Primeira encíclica do Papa Francisco.
FAMA DE SANTIDADE
Oferecemos uma breve biografia, uma cronologia da sua causa de canonização, algumas declarações de personalidades, um resumo de iniciativas sociais promovidas sob seu impulso, assim como algumas perguntas ao postulador da sua causa. [+]
DO PRELADO
“Percebeis como é formosa a nossa fé católica?”, pergunta o Prelado do Opus Dei na sua carta mensal. Neste mês, entre outras considerações, aborda a realidade da Igreja Santa. [+]
NOTÍCIAS
Declaração de D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, ao conhecer a notícia da aprovação dos milagres atribuídos a João Paulo II e Álvaro del Portillo, e da decisão do santo Padre sobre a canonização de João XXIII e de outros procesos. [+]
Lumen fidei, a luz da Fé, é a primeira encíclica do Papa Francisco. Trata-se de um texto iniciado por Bento XVI com motivo do Ano da Fé, e que não pôde terminar ao renunciar o seu Pontificado. O Papa Francisco assinou-o no dia 29 de junho e introduziu algumas contribuições. [+]
O Papa Francisco assinou nesta manhã os decretos que reconhecem um milagre obtido pela intercessão do bem aventurado João Paulo II e outro atribuído à intercessão do Venerável Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaria no governo do Opus Dei. [+]
Nesta entrevista, o postulador da causa de D. Álvaro, mons. Flavio Capucci comenta alguns detalhes da personalidade e da vida exemplar do sucessor de São Josemaria. [+]
A Santa Sé atribuiu a intercessão de dom Álvaro a recuperação do menino José Ignacio Ureta Wilson após uma parada cardíaca de mais de meia hora, ocorrido em 2 de agosto de 2003. [+]



























































