WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Animação e documentário no Cineclube Équio Reis desta terça

O Cineclube Équio Reis desta terça-feira (25) traz os vídeos De pés Descalços, de Sheylla Tomás, e Acalanto, dirigido por Ana Paula Neves, Igor Jandiroba e Luele Vésper. O primeiro é uma animação sobre as aventuras de uma garotinha que entra no aparelho de televisão. Já o segundo é um documentário a respeito da luta dos pais de filhos com câncer. As exibições são gratuitas e começam às 19 horas, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes.

O Cineclube Équio Reis é um projeto do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. Desde novembro do ano passado, vem sendo realizado em parceria com o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz, exibindo trabalhos dos acadêmicos.

Assistência Materno-Infantil em ILHÉUS

por  Carlos Lira*

Carlos Lira

Dentro do conceito de hierarquização e regionalização do SUS, constitui a assistência hospitalar a ATENÇÃO TERCIÁRIA em saúde. Precedem-na a ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE(APS) e a ATENÇÃO SECUNDÁRIA ou ATENÇÃO ESPECIALIZADA.

A qualidade da prestação de saúde à comunidade pelo SUS está vinculada primordialmente à eficiência do funcionamento da cadeia simples: atenção primária, secundária e terciária.

A adequada integração desse sistema – sem exclusão de nenhum deles – propicia o bem-estar mínimo necessário. Para tanto, necessária se faz a aplicação adequada e em quantitativo justo dos recursos financeiros.

No item Atenção Terciária ou Hospitalar, no quesito específico de assistência materno-infantil em ILHÉUS, deparamo-nos com uma progressiva e inexorável deterioração na qualidade da assistência às gestantes e recém-nascidos, não obstante os esforços das equipes médicas e de enfermagem disponíveis para tanto.

A deficiência notória da assistência pré-natal no município (atenção primária em saúde – APS) sobrecarrega a única maternidade em Ilhéus, transferindo para esta também a missão de prestar assistência em atenção básica, responsabilidade que é dos postos de saúde, se efetivamente estivessem com equipe multiprofissional preparada e instalações funcionando a contento. A cadeia é rompida e a qualidade de assistência à saúde da comunidade é comprometida.

:: LEIA MAIS »

São João

São João Batista
24 de Junho

são joão história“O Precursor do Messias”

“E tu, menino serás chamado de Profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos.” (Lucas 1,76)

No alto das montanhas da Judéia, em Hebron, distante oito milhas de Jesuralém, vivia um casal santo, e que diante de Deus eram justos – Zacarias e Isabel.
Apesar de estarem avançados na idade, nutriam em seus corações o desejo de gerar um filho, um descendente. Eram considerados malditos, pois não tinham filhos.
O Sacerdote Zacarias, num certo dia em que estava desempenhando as funções de seu ministério, no templo de Jerusalém, entrou no Santuário para queimar incenso, enquanto o povo orava. De repente apareceu-lhe, então à direita do altar dos perfumes, um anjo.
Ao perceber o espanto de Zacarias, o anjo lhe disse: “Não temas, Zacarias, por que Deus ouviu tua oração. Tua mulher dar-te-á um filho, a quem darás o nome de João.
Muitas coisas falou o anjo a respeito do menino, inclusive que ele seria cheio Espírito Santo, e que iria adiante do Messias.
Zacarias questionou o anjo e argumentou a idade avançada dele e da sua esposa Isabel. O anjo respondeu: “Eu sou Gabriel e meu lugar é diante de Deus; e é dele que trago tal mensagem. Porém como não acreditaste em minhas palavras, ficarás mudo, até o dia em que tudo isso se cumprir.”
Em cumprimento do que fora predito, Zacarias sai do templo sem conseguir pronunciar nenhuma palavra. Retornando para casa depois de alguns dia, pode confirmar a gravidez de sua esposa, pois para Deus nada é impossível.
Em Nazaré, Maria é visitada também por Gabriel, e tão logo ouve a saudação do anjo, profere o sim da redenção da humanidade, por Cristo Jesus.
O anjo comunica sobre a gravidez de sua parenta Isabel em seu 6º mês. Maria vai as pressas até o Hebron.
Eis que um encontro memorável estava para acontecer, o encontro do precursor e do Messias, cada qual no ventre de sua mãe.

:: LEIA MAIS »

Sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhéus na próxima 4ª feira, será antecipada para as 10h.

O horário da última sessão ordinária deste primeiro período legislativo da Câmara Municipal de Ilhéus será antecipado para às 10h da manhã na 4ª feira, 26/06, devido ao jogo da semifinal da Copa das Confederações 2013, entre a Seleção Brasileira contra a equipe do Uruguai, prevista para as 16h, na capital mineira.
Para o Vereador Cosme Araújo, a exemplo da mudança de horário da 4ª feira passada, o requerimento, com fulcro no Regimento Interno, será apresentado na sessão do dia anterior, 25/06 e, espera aprovação unânime. “Dessa forma não atrasa e nem retarda os trabalhos legislativos, bem como contempla todos aqueles que queiram assistir o jogo. O Futebol faz parte da cultura do brasileiro”, pontua Cosme.

Agrissênior Notícias – Nº 433 – 26 de junho de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

 VINTE CENTAVOS OU “A GOTA D’ÁGUA”?

     O aumento da tarifa de ônibus no valor de 20 centavos em São Paulo, que  deu início a uma série de manifestações em 12 capitais e algumas cidades, foi a gota d’água que faltava para transbordar o copo… Logo em seguida, muitos manifestantes passaram a lembrar de problemas maiores que assolam o país, como a insegurança e a impunidade gerando aumento do número de assassinatos, assaltos a lojas, restaurantes e Bancos. A Saúde, necessitando de hospitais, enquanto fabulosas quantias foram gastas na construção das “arenas” de futebol. A falta de ética  na política, também foi lembrada. Muitas manifestações foram pacíficas, mas na maioria, os baderneiros aproveitaram para bagunçar as manifestações, incendiando veículos e saqueando lojas; e houve confronto com a polícia. Ao encerramos esta coluna, as capitais já haviam reduzido o preços das passagens de ônibus, mas as manifestações continuavam, principalmente em São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

CADÊ A PONTE?

      É esperada ansiosamente, a presença do governador Jaques Wagner em Ilhéus, no próximo dia 27 (era 29), tendo como principal ação esperada, a assinatura de Ordem de Serviço para o início da construção da primeira ponte estaiada da Bahia, ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal. Esperamos que realmente assim seja, pois enquanto a mesma estiver sendo construída, os problemas viários em discussão, que são muitos, principalmente referentes às desapropriações, possam ser resolvidos. Seria bom que se aproveitasse a presença do Governador, para serem apresentadas outras reivindicações, algumas já prometidas, como o asfaltamento da cidade; os melhoramentos no Porto Internacional de Ilhéus (Malhado); a liberação para construção do Porto Sul; a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e a “via de contorno” da cidade Serão necessárias faixas e cartazes, ou apenas uma reunião com as lideranças da cidade, para se conseguir o prometido?

 DUPLICAÇÃO

:: LEIA MAIS »

SÃO JOÃO NA BARRA

São João da Barra em Ilhéus Gilmar Sodré

69ª CIPM – FOTOS DA MANIFESTAÇÃO

Bom dia Rabat, venho, mais uma vez, incomodá-lo com o envio de um material para a sua análise e, se achar conveniente, publicação no seu site de tão grande acesso.
Me senti na obrigação de, com base em fotos publicadas no seu site, copiar algumas, ligadas à ação da PMBA durante o movimento popular ocorrido no dia 20jun13, mais especificamente, da ação dos policiais militares da 69ª CIPM/Zona Sul de Ilhéus, e colocar alguns textos explicativos, para que seus seletos leitores pudessem entender melhor o que se passou.
Obrigado.
Estamos à disposição!

Major PMBA Gustavo Rebouças – Cmt da 69ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Prefeitura de Ilhéus mantém serviços essenciais durante o feriadão

Durante este final de semana (22 e 23) e o feriado de São João (24), a Prefeitura de Ilhéus manterá o funcionamento de serviços considerados essenciais. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por exemplo, realizará normalmente a coleta de lixo domiciliar neste sábado (22) e na segunda-feira (24).

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também executa pequenas melhorias em alguns locais que abrigarão eventos juninos promovidos pelas próprias comunidades, a exemplo da Avenida Princesa Isabel, da Praça Santo Antônio, na Conquista, e da rua Luiz Gama, na avenida Itabuna.

Por sua vez, a Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) informa que manterá um esquema de fiscalização nas principais ruas da cidade com o objetivo de promover um melhor ordenamento nos logradouros públicos e de prevenir a ocorrência de possíveis acidentes durante o período junino deste ano.

Neste final de semana prolongado, a população poderá contar, ainda, com o funcionamento regular do Transporte Público e com o serviço de emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado no alto da Conquista, Zona Central de Ilhéus.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.06.2013

Maria Regina Canhos em: Mude o Brasil, mas comece por você!

Manifestações pipocam pelo país num misto de revolta, indignação, desespero e pancadaria. Será que o povo brasileiro acordou ou está sendo mais uma vez manipulado por pessoas sagazes que sabem se aproveitar das fragilidades humanas? Coisa pra se pensar, não é mesmo?! Penso que o país pode mudar, sim; mas creio que a mudança deve começar por cada um, afinal, o Brasil somos nós! A passividade com a qual aceitamos a corrupção nada mais é do que a tolerância que exercitamos diante de nossas próprias mazelas pessoais. Que me desculpem os cidadãos honestos, pois sei que existem; mas a maioria dos brasileiros traz a corrupção nas entranhas, resquícios da formação do nosso povo com pessoas da pior linhagem (os historiadores bem sabem).

Lutar contra a própria natureza é tarefa das mais árduas e, nesse sentido, parabenizo o povo sofrido por se insurgir contra os desmandos e a exploração vigentes. No entanto, lamento a forma como alguns protestam, voltando-se contra outros pares (imersos em igual sofrimento), projetando-lhes toda a ira que deveriam canalizar de modo construtivo para despertar a consciência de tantos adormecidos.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura entrega balancetes a sindicatos e sana divergências sobre números

Conforme decidido no primeiro encontro do Pacto por Ilhéus, na última quarta-feira, dia 19, a comissão de negociação permanente da Prefeitura Municipal entregou, nesta sexta-feira, dia 21, a folha de pagamento e o balancete de despesas e receitas do primeiro quadrimestre, aos líderes da Associação de Profissionais Professores de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça, e dos sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (Sindiacs/ACE), Zilar Portela, e dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Cláudio Machado. O objetivo foi, além de atender ao princípio de total transparência determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro, permitir aos servidores uma análise criteriosa de todo o quadro financeiro da administração municipal antes de se começar o processo de discussão a respeito das reivindicações salariais de cada categoria.

Durante o encontro, realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá, os sindicalistas e representantes das secretarias municipais de Administração e de Planejamento, da Procuradoria Geral e da Corregedoria, que formam a comissão permanente de negociação, sanaram as divergências em relação aos números do balanço financeiro apresentados na reunião da quarta-feira, dia 19. “Os números apresentados como discrepantes na primeira reunião foram devidamente esclarecidos e ficou clara a veracidade dos mesmos” explicou o assessor de Orçamento Público da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan), Gilvan Tavares. “O que aconteceu é que a APPI não incluiu em seus cálculos o 13º dos servidores”, ressaltou, observando que esta não inclusão é que gerou as divergências entre os dados mostrados pela Prefeitura e os da entidade sindical.

:: LEIA MAIS »

Governador está aberto ao diálogo e determina apuração de possíveis abusos

O governador Jaques Wagner disse, em coletiva nesta sexta-feira (21), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que está à disposição das lideranças das manifestações que acontecem na Bahia para discutir as reivindicações. Além de se colocar aberto ao diálogo, ele também assegurou que todas as denúncias de possíveis abusos cometidos pela Polícia Militar serão apuradas.

Segundo o governador, o exercício da cidadania deve ter um objetivo e não pode servir de guarda-chuva para aqueles que não querem a democracia.

Copa das Confederações segue como planejada

Sobre os boatos de suspensão da Copa das Confederações, o governador disse que esteve no jogo entre Uruguai e Nigéria e não recebeu nenhum tipo de solicitação dos representantes da FIFA.

Em comunicado oficial, divulgado nesta sexta-feira (21), a FIFA afirmou que “até o momento, nem a FIFA, nem o Comitê Organizador Local discutiram essa possibilidade”.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia