WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Mamas densas exigem mais do que uma mamografia

Especialista revela cinco boas dicas para quem vai se submeter ao exame

Mulheres com mamas densas deveriam ser submetidas também ao ultrassom para fazer o diagnóstico de câncer, já que só a mamografia pode apresentar dificuldades de detecção. Apesar de ser o exame mais indicado para pacientes com mais de 40 anos, a mamografia não deveria ser o único meio diagnóstico no caso de mamas densas. A composição da mama se divide entre gordura, glândula e tecido conjuntivo (densos). Há quatro classificações do nível de densidade mamária, sendo que no nível três o tecido denso corresponde a mais de 50% da mama e é bastante comum.

De acordo com a doutora Vivian Schivartche, especialista em diagnóstico da mama do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, mamas densas – principalmente nos níveis três e quatro – podem dificultar a interpretação das imagens. “Na imagem mamográfica, o tecido denso aparece em branco, enquanto a gordura é caracterizada pelas áreas escuras. Como os tumores também aparecem em branco nessas imagens, é mais difícil diferenciar o que é tecido altamente denso de um tumor. Os avanços da mamografia nos últimos anos, quando passou de um simples exame em filme, para um exame digital e, mais recentemente, para um exame em três dimensões (tomossíntese), caminham na direção de aumentar a detecção de tumores cada vez menores. Ao lado disso, a ultrassonografia também auxilia a encontrar alterações no meio do tecido denso”.

:: LEIA MAIS »

Próximo espetáculo do TPI será uma ópera afro-rock

O próximo espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) estreia no dia 02 de julho e promete inovações ao contar a história do levante dos escravos do Engenho de Santana, no século XVIII. “1789 é uma ópera afro-rock”, define o autor e diretor, Romualdo Lisboa. O peso do rock and roll imprimido pelo diretor musical Cabeça foi misturado ao vigor dos tambores africanos do músico do Terreiro Matamba Tombenci Neto e ator, Marinho Rodrigues.

Foto by Felipe de Paula.

Foto by Felipe de Paula.

Além da forte combinação musical, 1789 mistura as linguagens do teatro, dança e audiovisual. O cenário é construído pelos atores ao decorrer de cada cena, com 60 sacos de farinha de trigo recheados com serragem. Os figurinos foram confeccionados pelas costureiras do Terreiro Matamba Tombenci Neto e a maquiagem realizada por Guto Pacheco. “Todos os equipamentos utilizados na peça foram comprados aqui em Ilhéus, exceto o de rapel. Nosso objetivo é fazer circular os investimentos em nossa região”, ressalta Romualdo.

:: LEIA MAIS »

ACilhéus e Fórum Permanente vão discutir a reforma e duplicação da Rodovia Jorge Amado

A Associação Comercial de Ilhéus (ACIlhéus) convocou os membros do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus para uma reunião na próxima quinta-feira (27), às 14 horas, em sua sede na Praça J.J. Seabra, 39 com a presença do diretor geral do Derba, Saulo Pontes. Na oportunidade será apresentado projeto da reforma e recuperação da Rodovia Jorge Amado (BR 415) no trecho entre os municípios de Ilhéus a Itabuna.

A preocupação da ACIlhéus e do Fórum é em relação a documentação ambiental. Caso a documentação ambiental necessária não seja concluída no prazo a obra de recuperação e duplicação da rodovia Jorge Amado não será incluída na relação dos recursos do PAC e BNDES.

“A duplicação da rodovia é uma antiga reivindicação da população ilheense e sulbaiana que, juntamente com a nova ponte ligando o centro da cidade ao Pontal, irá melhorar a mobilidade urbana da região. Entendemos que essas, juntamente com a construção do novo Aeroporto, são obras vitais para o desenvolvimento de Ilhéus e demais cidades do sul da Bahia”. Afirma o empresário Nilton Cruz, presidente da Associação Comercial e do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus.

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou que estará ter em Ilhéus, no dia 27 quando irá à data para o inicio da construção da ponte que liga o centro a zona sul da cidade. “O governador tem ratificado que as obras serão realidade, principalmente a duplicação da rodovia Jorge Amado, portanto, se faz urgente a celeridade nos processos relacionados a legislação ambiental. Nesse sentido, a ACIlhéus sente-se no dever de sensibilizar os setores competentes visando a agilização dos referidos processos.” conclui o presidente da Associação Comercial.

 ACIlhéus 21/06/2013

(073) 3231-6118

acilheus@veloxmail.com.br

jonildogloria@gmail.com

(73)9930 3837

 

PASSEATAS / MOBILIZAÇÕES

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

ILHÉUS / POVO NA RUA. MOBILIZAÇÃO NACIONAL.

ATENÇÃO:
SE VOCÊ FEZ FOTOS E, QUERENDO ‘ENGROSSAR’ O ÁLBUM, MANDE PRA GENTE NO r2cpress@globo.com

FOTOS BY CLODOALDO RIBEIRO E ALFREDO FILHO.

FOTOS BY CLODOALDO RIBEIRO E ALFREDO FILHO.

VEJA FOTOS CLICANDO AQUI E DEPOIS NA SETA PARA AVANÇAR.


NOVAS FOTOS ENCAMINHADAS POR LUCIANO SANJUAN JÁ ESTÃO NO ÁLBUM.

JORGE LUIZ ARAÚJO TAMBÉM ENCAMINHOU FOTOS.
NOVAS FOTOS ENCAMINHADAS POR AMANDA OLIVA E EDGARD SIQUEIRA,
MANDE AS SUAS !!!!!!

Dupla Jorge & Mateus no TicoMia 2013, em Ibicuí

A maior festa de camisa do São João da Bahia, a badalada  TicoMia, que acontece este ano no dia 23 de junho, na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, vai contar com um dos maiores sucessos da música sertaneja no País no momento, a dupla Jorge & Mateus. Os palcos do TicoMia em 2013 também terão a energia e o sucesso de Israel Novaes, Mastruz com Leite, banda Magníficos, Dorgival Dantas e Lordão, formando um grande recheio de forró e sertanejo nos 26 anos de história da festa.

2013

2013


A vila cenográfica do TicoMia será ainda mais arrojada este ano, sempre contando com espaços específicos para os serviços oferecidos pela festa, como casa de doces, de licor, sorvete de cachaça, batidas de frutas do “Ligante”, cerveja, refrigerantes, água de coco e mineral. A Praça de Alimentação, que se constitui em grande atrativo, foi ampliada para o serviço permanente de churrascaria, queijo coalho, crepe, “beijumania”, acarajé, abará, comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, doces de jenipapo e cocadas de vários sabores.

No dia 23, os portões da Fazenda Eldorado, a três quilômetros da cidade de Ibicuí, serão abertos às 11 horas e a festa deve iniciar ao meio-dia e se estender até por volta das 22 horas. A infraestrutura do TicoMia inclui ainda posto de atendimento médico, com equipe médica completa, UTI Móvel e ambulância. A área de segurança conta sempre com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e Polícia Militar, além de uma equipe de segurança particular composta por cerca de 300 homens.

“Nosso lema é cem por cento forró e servimos de referência para outros eventos juninos”, diz o criador e produtor da festa, Lourival Dourado Filho – o Douradinho – para justificar a tradição de manter o ritmo junino como principal foco da festa. O evento atrai visitantes de quase todos os estados do Brasil, mas a maioria dos participantes é formada por baianos, e contribui para aumentar ainda mais o fluxo turístico em Ibicuí, cidade símbolo da festa de São João.

Para Douradinho, a fidelidade do público, de norte a sul do País, ao TicoMia, deve levar em conta a permanente inovação na parte dos serviços, com qualidade. Ele comenta com alegria o grande interesse do público de Salvador pela festa este ano. Os pontos de venda em Itabuna são Bicho Festeiro, Central de Ingressos e Frigobom, e em Ilhéus, no Estande do Karioka e Encantur. Em Salvador, no Ticket Mix e Balcão de Ingressos. Pode-se adquirir ingressos também através do site: www.ticomia.com.

Treinador Ilheense marcará presença no Workshop Internacional de Tênis 2013

O treinador Ilheense Luís Rogério Menezes (Charinho), mais uma vez irá participar do Workshop Internacional de Tenis promovido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que conta com o apoio da Federação Internacional de Tênis (ITF) .

O evento será realizado em São Paulo nos dias 22 e 23 de junho no Clube Paineiras do Morumbi. Técnicos e especialistas do tênis mundial e brasileiro apresentarão palestras teóricas e práticas com as últimas novidades e tendências nas metodologias de ensino.

Nessa edição, o palestrante principal será o Treinador americano Gabe Jaramillo que fará 05 palestras, ele já treinou 08 jogadores nº 1 do mundo e 26 top 10, entre eles, Agassi,  Courrier, Sampras, Sharapova, Seles,  Rios, Haas, Kournikova, Massu, Jankovic  etc.

O mesmo contribuiu no desenvolvimento do System 5 – um sistema de treinamento de tênis reconhecido mundialmente.  Atuou como Diretor de Tennis da IMG-Bollettieri  Academy por 24 anos (1985 a 2009), atualmente é Diretor de Tênis do Club Med Academias – Flórida –USA.

Os temas das suas palestras serão as seguintes:  Master Coaching : 08 chaves para maximizar o treinamento, Drills de jogadores nº 1 do mundo, Princípios dos golpes modernos e como ensiná-los, Como reconhecer e desenvolver um jogador talentoso, Os mais importantes padrões de jogo do tênis moderno.

O professor Charinho é o único Treinador Nacional outorgado pela CBT no interior da Bahia,  atualmente ministra aulas para crianças, jovens e adultos em Ilhéus, Itabuna e também no Txai Resort em Itacaré.  Ele ressalta que independente do profissionalismo no esporte, o tênis possui um conteúdo educacional muito rico podendo ser utilizado como instrumento em prol do desenvolvimento humano.  Sendo assim orientado e praticado socialmente proporciona inúmeros benefícios aos adeptos.

No retorno da viagem,  Charinho promete trazer maiores informações sobre o Workshop,  ele pretende continuar investindo sempre em novos cursos com o intuito de melhorar a qualidade do ensino para os seus alunos. Contatos pelo tel. (73) 9983 6690 ou e-mail charinho@uol.com.br

Pronatec inicia cursos em parceria com o Senai

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), iniciou nesta semana cinco novas turmas dos cursos de Mecânico de Máquinas Industriais, Encanador Instalador Predial, Pedreiro de Revestimento e Argamassa, Instalador e Reparador de Rede de Computadores e Montador de Computadores. Cada curso oferece 40 vagas e tem duração média de três meses, atendendo 200 no total 200 alunos.

Os cursos serão realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, na sede do Senai, localizada na Avenida Ferroviária, 315, Iguape, no Distrito Industrial de Ilhéus. Os alunos que frequentam assiduamente as aulas recebem uma bolsa quinzenal no valor de R$ 120,00, correspondente a R$ 8,00 por dia para ajudar nas despesas com lanche e transporte.

O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 e tem como objetivo principal oferecer oito milhões de vagas para estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais, além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de seguro desemprego.

A meta desses cursos é qualificar, capacitar e requalificar jovens e adultos, ampliando e criando novas oportunidades no mercado de trabalho. A partir dessa qualificação, os alunos terão reais condições de competirem por vagas nos novos empreendimentos que serão instalados no município e também em todos os setores da indústria e do comércio.

Inscrições para o cadastro reserva continuam sendo feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, localizada à Rua Mário Alfredo, s/n, próximo à Avenida Itabuna, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.06.2013

Exames gratuitos para rastreamento de câncer de mama são realizados em Ilhéus

O mutirão de combate ao câncer de mama, em Ilhéus, está realizando atendimento e exames gratuitos para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, período de maior incidência da doença. Duas unidades móveis equipadas com mamógrafos se encontram instaladas no Centro de Atenção Especializada (CAEIII), antigo SESP (Avenida Canavieiras), funcionando no horário das 8 às 17 horas. A iniciativa é da secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus.

Campanha de rastreamento do câncer de mama - Foto Alfredo Filho - Secom.

Campanha de rastreamento do câncer de mama – Foto Alfredo Filho – Secom.


O programa de rastreamento do câncer de mama foi lançado em Ilhéus, no último sábado, pelo secretário de Saúde baiano, Jorge Solla, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, que salientou a importância dos mutirões de saúde para a prevenção de doenças. “Acho que a gente tem que avançar no sentido de promoção de programas permanentes, inclusive buscando maior flexibilidade nas leis para garantir serviços como estes”, destacou o prefeito.

A realização dos exames para o câncer de mama, em sistema de mutirão, vai acontecer em Ilhéus até o dia 28 de junho. As mulheres interessadas devem comparecer à unidade de saúde CAE III portando carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes do atendimento, é realizada uma pequena entrevista para identificar requisitos necessários ao exame, como idade e condições clínicas. Mulheres, que estão em tratamento contra câncer, por exemplo, não podem fazer o rastreamento.

Resultado – Após a triagem é feito o exame de mamografia, que será encaminhado para análise em Salvador. O resultado fica pronto em 30 dais. Caso positivo, a Secretaria Municipal de Saúde encaminha a paciente para a unidade de tratamento conveniada na Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. A secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, alerta as mulheres para a oportunidade de realizarem o exame de rastreamento. Além das alterações no organismo, a doença também interfere no estado psicológico das mulheres, que, muitas vezes, perdem a autoestima.

Campanha de rastreamento do câncer de mama - Foto Alfredo Filho - Secom.

Campanha de rastreamento do câncer de mama – Foto Alfredo Filho – Secom.


Em Ilhéus, o mutirão de rastreamento do câncer de mana contaria com uma unidade móvel para o atendimento na zona sul, mas por problemas de infraestrutura na rede de energia elétrica, esse veículo também está realizando exames no CAE III.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.06.2013

Prefeitura e PM dão apoio a manifestação

Por solicitação dos organizadores da manifestação programada para a tarde desta quinta-feira, dia 20, em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro encaminhou ofício ao comando da Polícia Militar pedindo providências que assegurem medidas de segurança para os participantes do evento, durante toda a sua duração. O prefeito reiterou seu apoio à manifestação e confia que ela será pacífica e ordeira, como tem sido informado pelos organizadores, “uma vez que atos de radicalismo, insuflados por possíveis aproveitadores políticos, apenas desservirão à democracia, objetivo que está na base de todas as manifestações públicas realizada nos últimos dias”.

Também como contribuição para a tranquilidade do evento, a Prefeitura determinou que agentes de trânsito façam o controle do tráfego nos trechos previstos para o trajeto, facilitando assim o deslocamento dos manifestantes. Os agentes também vão orientar os motoristas, indicando vias alternativas de modo a minimizar os efeitos dos bloqueios na circulação dos veículos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.06.2013

Transparência e compreensão marcam reunião do Pacto por Ilhéus

A primeira reunião do Pacto por Ilhéus, proposto pelo prefeito Jabes Ribeiro na última sexta-feira, dia 14, após demonstração do balanço financeiro municipal referente ao primeiro quadrimestre 2013, teve uma ampla participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e foi marcada por um clima de compreensão e de otimismo em relação ao futuro das negociações que irão definir as soluções para as pautas de reivindicações dos sindicatos que representam os servidores da administração municipal. Uma demonstração do espírito de compreensão foi dado pela presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), professora Enilda Mendonça, ao elogiar o posicionamento da Prefeitura pela transparência na condução dos processos de negociação e garantir que a entidade representativa dos professores estará presente a todas as discussões que se fizerem necessárias para se chegar ao consenso que se melhor para a categoria e para o município.

Salão Nobre

Salão Nobre


O encontro, na manhã desta quarta-feira, dia 19, reuniu lideranças sindicais, representantes de órgãos públicos e de entidades da classe empresarial, organizações não governamentais, associações de moradores e de pais de alunos da rede de ensino, jornalistas, radialistas e terminou com a formação de uma mesa permanente de negociações, constituída por quatro representantes do Poder Municipal – as Secretarias de Administração, Planejamento e a Procuradoria Geral e a Corregedoria – e os dirigentes das entidades sindicais ligadas aos servidores, que deverá conduzir todas as discussões a respeito das pautas de reivindicações, tanto as de caráter financeiro quanto as ligadas às melhorias das condições de trabalho e de gestão. A primeira reunião da comissão com os representantes sindicais já está marcada para esta próxima sexta-feira, dia 21, quando serão apresentados todos os documentos que comprovam a situação financeira da administração municipal, inclusive os balancetes mensais, de modo a permitir uma análise criteriosa de todo o quadro antes de se começar o processo de discussão a respeito das reivindicações salariais de cada categoria.

:: LEIA MAIS »

Professor de psicologia da FASM comenta projeto de lei sobre “Cura gay”

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) projeto de lei conhecido como “cura gay”, pelo qual psicólogos podem propor tratamento para homossexualidade. O projeto permite que psicólogos proponham tratamento da homossexualidade, eliminando as normas do Conselho Federal de Psicologia que proíbem que a homossexualidade seja vista como doença.

Para o psicólogo clínico, terapeuta sexual e professor da Faculdade Santa Marcelina – FASM, Bruno Rosostolato, esta é uma grande distorção e falta de conhecimento sobre a homossexualidade. “Não existe doença numa expressão legítima da sexualidade. A homossexualidade é uma orientação sexual, portanto, uma maneira de expressão do desejo e muito além disso, uma identidade sexual, assim como é a heterossexualidade.”

“O psicólogo deve antes de tudo respaldar e sustentar a liberdade e espontaneidade dos clientes e de maneira alguma agir em sua vida. O profissional de psicologia orienta, amplifica e clarifica, assegurando e respeitando a identidade do sujeito. É falacioso a ideia de cura e transformação de uma orientação por outra. Devemos curar sim o preconceito e combater os conceitos deturpados, a ignorância da sociedade sobre a homoafetividade. A lei é um desserviço para a sociedade e para a área de psicologia, que busca conscientização, autonomia, autoconhecimento e a emancipação dos clientes diante de suas dificuldades, angústias e anseios, cujo instrumentos são o diálogo e a liberdade de expressão e da emoção. A cura gay é mais uma das mazelas e um vírus que adoece as mentalidades que necessitam crescer. Esta lei é um retrocesso e a penúria para as pessoas”, avalia.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia