:: ‘Notícias’
Ilhéus: Balcão do Emprego recruta candidatos para o mercado de trabalho
Criado há duas semanas em Ilhéus, o Balcão de Emprego já está em pleno funcionamento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). O objetivo do programa é recrutar, cadastrar e selecionar candidatos às vagas de emprego oferecidas por empresas, oportunizando condições mais reais de inserção no mercado de trabalho.
O programa atua como mediador de trabalhadores e empresas. O titular da pasta, Jamil Ocké, explica que a SDS faz um trabalho de prospecção de vagas, fortalecendo o contato com os empresários locais. Além de atuar na seleção de currículos, o programa orienta sobre as noções para elaboração do currículo, apresentação pessoal e postura profissional. O candidato também é direcionado para os cursos de capacitação oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Não recrutamos apenas currículos, pois entendemos que a qualificação profissional é fundamental” ressalta.
Ocké afirma que alguns candidatos encaminhados através do Balcão do Emprego já conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. O secretário explica que são selecionados cerca de três candidatos condizentes com o perfil procurado pela empresa no processo de seleção, a qual é realizada pelo empregador.
O interessado pode realizar o cadastro na sede da SDS, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, centro, das 8 às 14 horas. No ato da inscrição, deve apresentar CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, PIS/PASEP (se tiver), título de eleitor, e o Número de Identificação Social (NIS), registro de cadastro atribuído às pessoas que são beneficiadas por algum projeto social.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 05.06.2013
Trabalhadores em educação farão paralisação de advertência de 02 dias
Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram, em assembleia da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (05), no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro), realizar uma paralisação de advertências de dois dias, nas próxima terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de junho, em sinal de protesto contra a demora do governo municipal de fechar o acordo da Campanha Salarial 2013. Os trabalhadores também decidiram realizar uma assembleia com pais e alunos, na próxima terça-feira, às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para explicar a situação e apontar os prejuízos para a educação caso o acordo da campanha salarial 2013 não seja assinado.
Outra decisão da categoria foi a da realização de uma nova assembleia dos trabalhadores em educação na próxima quarta-feira, dia 12, também às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para avaliar o movimento e decidir quais as medidas que serão adotadas caso o governo municipal não sinalize para a assinatura do acordo. Logo após a assembleia os trabalhadores em educação seguirão em passeata até a Câmara de Vereadores para explicar a situação e solicitar o apoio dos parlamentares nessa luta pela assinatura do acordo da campanha salarial.
Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus está abandonado, sucateado e sem ações, afirma o vereador Cosme Araújo.
Depois de várias denúncias, o vereador Cosme Araújo (PDT), exercendo o seu papel de legislador e fiscalizador da coisa pública, oficializou junto à mesa diretora da Câmara, na última semana, ofício, solicitando Sessão Especial para abordar o descaso do governo municipal com o Centro de Controle de Zoonoses da cidade. Para tanto, solicitou que fosse convocado o Sr. Aloísio Correia Leite, coordenador do CCZ e a Sra. Ledivia Sampaio Nogueira, secretária de saúde do município. Também estendessem os convites para funcionários demitidos e ainda não recontratados; Representantes do curso de veterinária da Uesc; líderes comunitários, Imprensa e Associações de proteção aos animais.
O CCZ tem como objetivo diminuir os riscos à saúde humana, ocasionada pela convivência homem-animal inadequada, bem como evitar que os animais sejam submetidos a abusos ou maus tratos. Hoje a cidade está proliferada de roedores. Sem falar que o inverno está próximo e, a situação pode piorar.
“O que se percebe é a falta de ação do atual governo e o descaso com a saúde veterinária. Não há nenhuma campanha de prevenção; Animais de grande porte nas ruas às soltas, a exemplo de equinos, bem como cães de todas as raças e, sem dono, que vagam pelas principais ruas da cidade. A CCZ não dispõe de caminhões apropriados e nem mesmo as “carrocinhas” funcionam. Estão todas depenadas”, afirma o parlamentar.
—
Assesssoria.
São João dos Bairros agita Barra do Itaípe neste domingo, em Ilhéus
As bandas Q´Delícia do Forró e Capricho do Forró são algumas das atrações do Projeto São João dos Bairros 2013 no próximo domingo, dia 9, a partir das 20 horas, na Barra do Itaípe, na zona norte da cidade. Também agitarão a noite, os grupos de dança Conexão, Inter Art, Space Dance e Nós Seremos Você Amanhã, além das quadrilhas juninas Dinossauro, Cia do Forró, Vem que Tem e Faísca de Fogo. O São João dos Bairros é uma realização da TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras de Ilhéus e de Itabuna.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, o São João dos Bairros é uma feliz iniciativa da TV Santa Cruz porque estimula os festejos juninos, “uma das mais caras tradições do povo baiano”. O objetivo do projeto é fortalecer as grandes festas populares e as tradições folclóricas do Sul da Bahia, contribuindo para o enriquecimento do calendário turístico-cultural.
Olivença – No próximo dia 16, acontecerá o último evento do projeto, em Olivença. Em Ilhéus, a primeira festa ocorreu no dia 19/05, na Praça São João Batista, no Pontal. O São João dos Bairros teve início no dia 12/05, na Urbis IV, em Itabuna, que contou com mais dois eventos nos bairros da Conceição (26/05) e de Fátima (09/06).
O São João dos Bairros conta com uma ampla infraestrutura, que inclui sanitários químicos, área de alimentação, barracas para a venda de comidas e bebidas típicas, ornamentação e diversos outros acessórios. O projeto, que no ano passado foi realizado nos bairros do Malhado, Teotônio Vilela e Olivença (Ilhéus) e nos bairros da Califórnia, Sarinha e Ferradas (Itabuna), inclui diversas brincadeiras, além da realização do tradicional Concurso da Rainha do Milho.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 05.06.2013
Câncer de colo uterino: considerações no contexto da prevenção em ILHÉUS
por Carlos Lira*
O câncer de colo uterino é a segunda causa em nosso país de morte em mulheres em decorrência de tumores malignos, ficando atrás apenas do câncer de mama.
Por ano, esta modalidade de câncer é responsável por 4800 vítimas fatais no Brasil e cerca de 18400 novos casos são catalogados ao ano, segundo dados do INCA(Instituto Nacional do Câncer).
A melhor arma para a redução dessa estatística é, reconhecidamente, a prevenção. Tal política, estabelecida e normatizada pelo Ministério da Saúde através de programas, normas e portarias, permite o acesso, mormente da população feminina carente, aos meios adequados de prevenção através do exame de Papanicolaou, mais conhecido em nosso meio como exame preventivo.
O exame preventivo é um procedimento simples, indolor, de baixo custo, permitindo uma triagem adequada das pacientes que necessitarão, em decorrência de seus resultados, um encaminhamento a procedimentos subsequentes para esclarecimentos adicionais, ainda em uma rede de referência e contra-referência local e com custo baixo.
Para se estabelecer medidas adequadas de prevenção, mister se faz que a rede básica de assistência à população efetivamente esteja em funcionamento. É desumano depararmo-nos com uma plêiade de pacientes em busca de assistência médica básica e ser-lhes vetado efetivamente o direito a uma simples prevenção dessa modalidade de câncer.
Não há em Ilhéus atualmente política pública efetiva e concreta para propiciar à população feminina o direito digno de prevenir-se com resolutividade da segunda causa em nosso país de morte de mulheres em decorrência de tumores malignos: o câncer de colo uterino. Materiais simples e de baixo custo para realizar tais exames estão ausentes nas unidades de atendimento. Não se consegue realizar uma simples COLPOSCOPIA, estágio seguinte para esclarecimentos de exames de Papanicolaou alterados e com a qual direcionam-se as biópsias imprescindíveis ao esclarecimento dos estágios iniciais do câncer de colo.
Sabe-se que as mulheres tratadas adequadamente têm quase 100% de cura. Não podemos permitir que as lesões precursoras do câncer de colo uterino deixem de ser diagnosticadas e tratadas a contento pela falta de política efetiva em nosso município em prol da população feminina.
Há meses esse quadro desalentador tornou-se realidade na assistência básica em nosso município. Tenta-se justificar com o reiterado argumento de que os novos gestores encontraram o ambiente de “terra arrasada”.
Perde a comunidade feminina o direito inalienável de acesso a medidas básicas e efetivas de prevenção. Acomodam-se a sociedade, o poder público, o Ministério Público, a Câmara de vereadores.
Urgem ações concretas para extirpar esta inércia! Este é apenas um excerto na miríade de programas de saúde pública a que tem direito efetivo a população e que estão negligenciados.
Quiçá sairemos do discurso para a prática. A população feminina agradece!
—
*Médico Ginecologista & Obstetra
CREMEB: 5813
Plano Agrícola valoriza médio produtor e cria a Agência Nacional de Assistência Técnica Rural
(Brasília) – A atenção dada ao pequeno e médio produtor, ao seguro rural, ao cooperativismo, à defesa agropecuária, à questão da armazenagem, à irrigação e à assistência técnica rural, foram destacadas pelo secretário estadual da Agricultura da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que participou nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014. Segundo ele, “é um plano arrojado e estruturante, que cria condições para o avanço da agropecuária brasileira”. No entanto, ele destacou que faltaram os anúncios da inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e a elevação do valor do preço mínimo do sisal, que eram esperadas pelos produtores.
Ao lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, ao lado do ministro da Agricultura, Antonio Andrade, e da presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, a presidente Dilma Rousseff anunciou que lançará, na próxima semana, o Plano Safra do Semiárido, com ações específicas para o Nordeste brasileiro. Entre as medidas que comporão esse plano específico, ela antecipou que vai autorizar a suspensão da execução das dívidas dos agropecuaristas; conceder desconto de até 85% nas renegociações de crédito rural até R$ 35 mil contratado até 2006, e criar linha de crédito para composição das dívidas contratadas até 2006, dentre outras medidas.
Para o secretário estadual da Agricultura e presidente do Conseagri, Eduardo Salles, neste plano específico para o Semiárido deveria constar o perdão das dívidas ao menos destes produtores com dívidas até 35 mil reais e os descontos escalonados para os demais pequenos e médios produtores que estão em municípios que decretaram situação de emergência. Salles considera que os descontos e o escalonamento anunciado pela presidente deveriam ser ajustados não só para o Semiárido. De acordo com ele, o ideal é que alcance toda área de atuação da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste , pois assim atenderia a todos os agropecuaristas do Nordeste, inclusive os produtores de cacau, do baixo sul e sul do Estado, bem como os produtores de laranja do recôncavo e outras atividades agropecuárias afetadas também pela seca, mesmo em regiões que não tenham sido decretadas emergência. Salles finaliza dizendo que “essa seria uma decisão justa, porque os produtores nordestinos estão sofrendo prejuízos muito significativos com a seca prolongada, e precisam de fôlego para o período pós-seca”.
Plano destina R$ 25 bilhões para armazenamento
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica nesta semana, as ações de conscientização comunitária e de combate à proliferação do mosquito da dengue, em parceria com associações de moradores e escolas das redes municipal e estadual de ensino. Nesta quarta-feira, dia 05, acontecerá uma caminhada nas principais ruas da Conquista, com a participação das comunidades escolares do Colégio Estadual Sá Pereira, da Escola Municipal Pequeno Príncipe e do Colégio Nossa Senhora da Vitória.
Já na segunda-feira, dia 3, foram realizadas palestras sobre riscos e prevenção à dengue, no Colégio Estadual Sá Pereira, no bairro da Conquista, nos turnos da tarde e noite.
A campanha é desenvolvida através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, da Coordenação de Endemias e do Grupo de Educação em Saúde da Dengue, vinculados à Secretaria da Saúde. Desde o início do ano, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de alertar aos moradores de Ilhéus, de modo geral, e em especial de algumas localidades da zona urbana, sobre medidas preventivas de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença.
Faxinaço – E mais um faxinaço contra a dengue será realizado em Ilhéus, na próxima quinta-feira, dia 6. Desta vez, o mutirão acontecerá no bairro de Banco da Vitória, a partir das 9 horas, com a participação das unidades escolares daquela localidade e da Escolinha de Futebol. A coordenação do Serviço de Vigilância Epidemiológica informou que o ponto de apoio do faxinaço será no campo de futebol do Banco da Vitória.
Durante o mutirão, os agentes de endemias e voluntários visitam os domicílios do bairro, distribuem folhetos informativos, tampas para tanques e telas, além do recolhimento de resíduos sólidos com a utilização de sacos de lixo. A ação conta com o apoio das secretarias de Serviços Urbanos (Sedur) e de Educação (Seduc). Segundo o coordenador técnico de Campo da Dengue, Rondinelli Santos, estas ações têm sido realizadas nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de planejamento estratégico para o combate à dengue.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 04.06.2013
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 36 | Ascom/CMI | Data: | 03/06/2013 |
Audiência Pública Pede da CEF- Números de Programas e Investimentos no Município |
A Câmara Municipal de Ilhéus, realiza nesta quarta –feira ( 05), às l6 horas, mais uma Audiência Pública, em cumprimento à agenda para este primeiro semestre. Essa sessão especial atende ao requerimento do vereador e primeiro-secretário da mesa diretora, Ivo Evangelista (PRB).
Segundo o autor do requerimento, “ Vejo , assim como o nosso povo, uma gama de necessidades na infraestrutura e programas sociais em nosso município. Fico, ainda, sabendo que o governo federal dispõe de recursos para tais investimentos”.
Para reais esclarecimentos e informações sobre quais são os programas e investimentos para o município, e, proporcionar à sociedade um amplo acesso aos créditos, foram convidados para participarem desta sessão os gerentes das Agências da Caixa Econômica Federal da cidade.
LEMBRANÇA DO FUTEBOL AMADOR DE ILHÉUS: REINAN, O CRAQUE DO PASSADO
por Heraldo Santana
Reinan Santa Rosa, o Reinan, habilidoso ponta direita do Vitória, de Ilhéus, onde foi companheiro de Gurita, Virgílio, Rui, Ivan, Dominguinhos, Deco, Esquerdinha, Catroca, Ronaldo e Brígido.
Filho de Uruçuca, onde nasceu em 18.07.1947, Reinan iniciou sua carreira esportiva no juvenil, do time do Arsenal de Uruçuca e passou um curto período no Grêmio, de Itabuna. Em seguida foi contratado pelo Vitória, de Ilhéus, onde ficou de 1967 a 1969. Após a extinção do Vitória, jogou no Vitória da Conquista, voltando em 1970 para atuar no time do Ilhéus, iniciando sua carreira profissional. Não ficou muito tempo no Ilhéus, pois foi contratado pelo América mineiro, onde também ficou por curto período, retornando ao Ilhéus, onde encerrou a carreira em 1972.
Dos seus companheiros do tempo do Ilhéus, ele se lembra de Urbano, Malagutti, Manequinha, Valdo, Tinho, Bel, Adilson, Padre, Parará e Esquerdinha.
Reinan, hoje, é um pequeno empresário, do ramo de materiais recicláveis e mora em Uruçuca (BA).
Prefeito de Ilhéus assina termo de adesão ao Programa Brasil Transparente
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, já assinou o Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente, que tem por objetivo auxiliar Estados e Municípios na adoção de medidas de promoção do acesso à informação. Considerada como valioso instrumento de melhoria da gestão pública, a Lei de Acesso à Informação (LAI) produz grande impacto na sociedade, ao garantir o acesso do cidadão às informações públicas.
Jabes Ribeiro enfatiza o compromisso da gestão municipal com a transparência, “até porque todas as informações referentes ao governo municipal são de caráter público”. Segundo o termo de adesão, compete à administração municipal o fornecimento de dados, elaboração de indicadores e divulgação dos resultados das demandas inseridas no programa. Também é atribuição do Município executar as ações necessárias para a realização dos seminários, cursos e treinamentos exigidos pelo programa, além da instalação do sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e- SIC) nas dependências da Prefeitura.
Sancionada em 18 de novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e trata dos procedimentos a serem observados pelos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, no sentido de viabilizar o acesso do cidadão às informações governamentais referentes ao uso dos recursos públicos.
Relatório Financeiro – O compromisso com a democracia e melhoria da gestão pública é meta prioritária do prefeito Jabes Ribeiro. Nesse sentido, o governo municipal apresentou à Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores o balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2013, em audiência pública realizada no último dia 29 de maio. O secretário da Fazenda, Marco Antônio Carmo, ressalta que além desta audiência está prevista ainda uma avaliação do cumprimento das metas fiscais de modo mais pedagógico, para ser apresentada a toda a sociedade ilheense.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 04.06.2013
Plano Safra 2013/2014 contempla reivindicações da agropecuária baiana
(Brasília) – O secretário estadual da Agricultura, engenheiro Agrônomo Eduardo Salles, participa, às 11 desta terça-feira (4), no Palácio do Planalto, do lançamento do Plano Safra 2013/2014, e retorna no começo da noite a Salvador, levando na mala importantes conquistas da agropecuária baiana e brasileira, fruto de reivindicações que vinham sendo feitas nos últimos meses. A presidente Dilma Rousseff, ao lançar o plano, vai anunciar a inclusão do cacau no Programa de Garantia de Preço Mínimo, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o novo valor do preço mínimo do Sisal.
Espera-se que ela anuncie a redução da taxa de juros nas linhas de financiamento de crédito agrícola, a construção de armazém estratégico na fronteira agrícola da Bahia, e a criação de um centro tecnológico agropecuário na Bahia, a tão desejada Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que será um grande passo para a estruturação da assistência técnica no campo, e medidas em relação às dividas dos produtores, atendendo assim à reivindicação do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), presidido pelo secretário da Agricultura da Bahia.
Por diversas vezes o Conseagri solicitou solução definitiva para a questão do endividamento dos produtores, impossibilitados de ter acesso a novos créditos para custeio e investimentos. Para Salles, que por diversas vezes esteve em Brasília, em reuniões no Ministério da Agricultura e na Conab, acompanhado pelos secretários estaduais de Agricultura e por comitivas de representantes dos produtores baianos, as medidas que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar no final da manhã de hoje vão causar importantes impactos na agropecuária do Brasil e em especial do Nordeste, que ainda sofre com a pior seca da história.
—
Ascom Seagri






























































