:: ‘Notícias’
Ilhéus no combate à dengue
Esta semana, entre os dias 04 a 07/06, Ilhéus intensificará as ações de prevenção da dengue, dando continuidade ao Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. O Projeto é um esforço conjunto da Secretaria da Saúde de Ilhéus, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), devido à cidade ser considerada pelo Ministério da Saúde, como prioritária no Plano Nacional de Prevenção e Controle da Dengue (PNCD).
Na terça-feira (04/06), técnicos da SESAB e da FLEM estarão reunidos com os Coordenadores Municipais do Projeto para alinhamento das ações e, no turno da tarde acontecem reuniões estratégicas com o Prefeito, Secretários e Gestores da Saúde. Na sequência, na quarta-feira, (05), no bairro Alto da Conquista, acontece uma caminhada contra a dengue envolvendo a equipae técnica, Articuladores do Projeto e comunidade. Na quinta-feira, (06), acontece o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Projeto, com os Articuladores e Parceiros municipais do Projeto e na sexta-feira (07), uma nova caminhada, agora na Avenida Central.
Após essa semana, as ações de prevenção e controle da dengue continuam a acontecer por iniciativa do município.
Atualmente 23 municípios são beneficiados por essa iniciativa: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
—
Melyssa Neves
Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia
Reflexão 9º Domingo do Tempo Comum – 2013

Entramos novamente no tempo comum, neste tempo refletimos sobre os feitos de Jesus e também damos uma maior atenção aos santos em suas festas e devoções. Nesta liturgia encontramos a abertura da revelação a todos os povos é o caso de Salomão que roga a Deus que atenda a todos os que se aproximarem do templo para clamar ao Deus Altíssimo. Assim também vemos Jesus no evangelho admirado da fé do Oficial Romano. O povo de Israel era um povo nacionalista e com muita dificuldade de se abrir a outros povos, mas por outro lado vemos muitas iniciativas neste sentido como é o caso de Salomão. Certamente que Jesus em suas pregações mostra muito bem que a salvação é universal.
Algo muito importante é o que vemos na segunda leitura, São Paulo adverte as comunidades da Galácia pela deturpação do verdadeiro evangelho, é algo que está acontecendo nesta comunidade, pessoas que andam pregando o evangelho de forma diferente e modificando o verdadeiro anúncio trazido por Jesus para simplesmente agradar as pessoas e tê-las em sua comunidade. Uma das grandes preocupações deste tempo da igreja era manter a mesma fé transmitida pelos Apóstolos e neste sentido a Igreja nascente se empenha para que a Doutrina não fosse mutilada por nenhum pregador mal formado. Isto para nós de hoje ainda é uma preocupação. Quantas pessoas em nossas comunidades que pregam a Palavra e se alvoram a dar palestras sem ter nenhuma formação, mal fizeram alguns retiros e pensam que são mestres na Palavra. Os retiros são bons, claro! Para uma experiência com Jesus e uma abertura a vida de comunidade, mas fazer da pessoa um formador, não. Para isso deve-se formar-se. Fazer curso de Doutrina, Teologia para estar apto a dar formação seja de que tipo for. Veja bem a vida de São Paulo. Depois de sua conversão Paulo tentou pregar, mas a comunidade ficou assustada e rejeitou sua pregação, Paulo se retirou e foi se formar e na oração e estudo ficou 13 anos, somente depois Barnabé, que era seu primo, o introduziu na comunidade de Antioquia, e Paulo pregou durante 13 anos, dos quais passou boa parte preso. Não podemos nos precipitar, mas não podemos não pregar, temos que nos formar, nos preparar, afinal estamos falando da Palavra de Deus.
NOTÍCIAS DA AVEP
HAROLDO GANHA DE 7 A 3
Local: Praia da Av. Soares Lopes (Imediações do Ed. Santa Clara)
Dia: 26/05/2013 – (Domingo pela manhã)
Evento: 7ª Rodada de “Babas de Praia” da Programação 2013
No Campo Martial o time do Capitão Haroldo abateu o do Capitão Djalma Peludo pelo escore de 7 a 3. Marcaram para Haroldo: Claudio Assis(2) Melgaço, Luiz Humberto(2) e Ralio(2). Fizeram para Djalma Peludo: Jatobá(2) e Paulo Sergio. O time do Cap. Haroldo jogou um bom futebol, com destaque para o meia-atacante Luis Humberto, autor de dois gols inclusive. Destacaram-se também o volante Haroldo, capitão que sabe a onde as cobras dormem, tendo mais uma vez escolhido um time pra ganhar, e o goleiro Marcelo da Receita que, como esta, vem fazendo partidas memoráveis.
No Campo Grimaldo os quadros dos Capitães Erisvan e Renatinho empataram em zero a zero. Alguns observadores acharam que o jogo foi duro e disputado, outros em razão do gol –a festa do futebol–, não ter saído pra nenhum dos lados, que foi “duro de ver”. Mas escolheram o beque-de-espera Paulo Gois, o “atacativo” Lucas(neófito na Associação) e o meia Vado como destaques. Também conferiram ao goleiro Zeca, defesas de bolas importantes que garantiram o empate de seu time. Os juízes das partidas foram os senhores Robson Luiz Miranda Pereira(Campo Grimaldo) e José da Silva Costa(Campo Martial), ambos da Liga Ilheense de Futebol com boas atuações.
Equipes Campo Grimaldo – (Capitão Erisvan): Zeca, Valmick, Lucas, Paulo Gois, Sesinha, Japonês, Dr. Souto, Erisvan, Marconi e Garrancho X (Capitão Renatinho): Rosivaldo, Prof. Jorge Reis, Vado, Torisco, Sizinio, Silva, Fred, Valdemir, Ismar e Renatinho
Equipes Campo Martial – (Capitão Haroldo): Marcelo da Receita, Lindoia, Melgaço, Haroldo (depois Ralio no intervalo da partida), Heckel, Silvio Reis, Assis, Adauto, Luis Humberto e Sena X (Capitão Djalma Peludo): Pedro Paulo Chama Gol, Galletti, Djalma Peludo, Zé Eduardo, Danilo, Mario Cabeça Branca, Jean, Tabosa, Paulo Sergio e Jatobá.
Fofocadas:

Após a partida os integrantes dos “babas” foram curtir uma “porcada” na base do “sucos de cevada” no bar de propriedade do atacante e promoter Zezinho da Baixa Fria. Comentários dão conta que alguns atletas depois de algumas doses do “suco” se revelaram, quer dizer, ‘soltaram a franga’. Por falar em Zezinho a “briguinha de compadres” entre este atacante e o presidente Jackson Lima está acabando. O seu retorno à AVEP está marcado para a próxima rodada.
Love – Dizem os observadores fofoqueiros que o centroavante Paulo Sergio não vem jogando bem em razão de estar curtindo o maior “love” com uma garota da cidade.
Cesta da Fraternidade – o lateral Torisco avisou aos sócios inadimplentes com esta cesta que a Mister Pão tem de tudo e fica pertinho da sede da AVEP. Incomodados, alguns associados estão querendo saber se o ala tem participação nos lucros.
O beque Paulo Gois – Recuperado da saúde retornou ao convívio avepiano, e conta-se que está no maior tititi com o presidente.
GALERA DO FLA

No domingo(26) à tarde estando no mesmo recinto com amigos a bebericar umas, e outras cervejas, registramos a feijoada da Galera do Fla (facção de torcedores do Flamengo carioca na cidade de Ilhéus presidida pelo atacante Crispiniano, um associado da Avep) no Bar Cia do Caranguejo. O encontro segundo este diretor foi uma espécie de avant première de outros que objetivam acompanhar a Seleção Brasileira na Copa das Confederações.
À parte como estávamos, de repente meio a muvuca rubro-negra, soou o nosso nome. Era um dos participantes flamenguista, o Wellington da Ferrari, a nos presentear com uma “taboa envidraçada de carne” pelo fato de gostar de nossos escritos no Diário de Ilhéus e R2cpress.
Claro, surpreendido ficamos! Logo um vascaíno! Seremos um estranho no ninho, ou melhor, no Ninho do Urubu! rsrsrs
Obrigado mais uma vez, Wellington. Valeu pelo incentivo. A aprendizagem continua. Agradece Heckel Januário.
Diocese de Ilhéus
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Agrissênior Notícias – Nº 430 – 5 de junho de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Sindicato dos Radialistas fará curso de formação sobre o Poder Legislativo Municipal.
O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus estará realizando no mês de julho próximo, Curso de formação sobre o Poder Legislativo Municipal, que acontece no Plenário Teodolindo Ferreira, na Câmara de Ilhéus. O curso visa trazer informações objetivas para a imprensa, especialmente radialistas; e integrantes do poder legislativo (vereadores e assessores), com noções-básicas gerais de Direito que os capacitam para o trabalho jornalístico, assessoria parlamentar e legislativo. Para o presidente do sindicato, Elias Reis, “este curso é oportuno não apenas para a imprensa, mas, para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos, a exemplo dos discentes do curso de Direito”, destaca.
Programa Funções e técnicas legislativas (estrutura, proposições, tramitação, prazos, sanção e veto); Regularidade e ocupação de cargos públicos; Lei de Responsabilidade Fiscal (exercício da cidadania); Controle; Como preparar material jornalístico, como assessorar um vereador e ser um vereador atuante.
O curso acontece em um dia de sábado e as inscrições devem ser antecipadas com investimento de R$ 50,00. (Radialistas sindicalizados que estejam em dia com suas contribuições, fica isento de qualquer taxa). As vagas serão limitadas e data de inscrição e dia do curso, será divulgado ainda neste mês de junho.
Este evento tem o apoio da imprensa regional, Força Sindical, Câmara de Vereadores e FACULDADE DE ILHÉUS.
Rita de Cássia Carvalho, assessora de imprensa STERT-Ilhéus. (01/06/13).
Informações: sindicato.radio.tv.ilheus@gmai.com > 73 8832-9502
ILHÉUS ESTEVE PRESENTE NA VII EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS DO JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO COM TELA DE JANE HILDA
Jane Hilda Badaró fez presente a cidade de Ilhéus na VII Exposição de Artes Plásticas realizada no Jockey club de São Paulo, nos dias 25 a 27 de maio p.p. O evento foi promovido pela Academia Latino Americana de Artes Plásticas, sob a curadoria de seu Diretor, Fábio Porchat. Estiveram presentes a nata da sociedade paulistana, artistas plásticos participantes como a escultora Vania Vergamini, artistas plásticos convidados à exemplo de Alexandre Segrégio, além da imprensa. Também estiveram presentes alguns dos conselheiros da Academia, dentre os quais o renomado escultor Caciporé Torres e a festejada curadora de arte Maria dos Anjos de Oliveira, galerista nas cidade de São Paulo e de Lisboa, recém chegada de Nova Iorque num dos muitos cursos que faz pelos grandes museus do mundo.

Em próximos dias Jane Hilda terá também trabalhos seus expostos na Itália, na Galleria Eclettica, cidade de Spoleto, durante a “Esposizione “Connexion Art Brasile-Italia”, sob curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo. Seis (6) artistas brasileiros – Beth Sant’anna, Erica Colen, João de Oliveira, Heloiza Azevedo, e Luiz C. Andrade e Lima- participam da mostra que será aberta em 15 de junho e encerra em 15 de julho do ano em curso. Spoleto é especialmente conhecida pela realização do Festival dei Due Mondi (Festival dos Dois Mundos), evento anual realizado todo mês de junho e início de julho, desde a sua fundação pelo compositor Gian Carlo Menotti, em 1958. Possui um vasto leque de concertos, ópera, dança, teatro, artes visuais e mesas-redondas sobre a ciência.
A artista ilheense – que possui seu ateliê na Avenida Soares Lopes, em frente à tenda do Teatro Popular de Ilhéus- terá ainda três de seus trabalhos participando de mais um evento internacional no mês de setembro vindouro, durante a exposição coletiva “Connexion Art Brésil-France, pour la lutte contre le cancer”, em Paris, no Carrousel Du Louvre. A renda será revertida para o Hospital do Câncer Aristides Maltês em Salvador-Bahia-Brasil. Sob a curadoria de Heloíza de Aquino Azevedo, cerca de quarenta (40) artistas brasileiros participam, dentre eles Catarina de Sene, Cibele Pilla, Deise Luci, Denise Berbert, Denise Pitagoras, Denise Loureiro, Dina Garcia, Giovani Ottaviani, Gustavo Rosa, Heloiza Azevedo, João de Oliveira, Julia Dijkstra, Lima Junior, Paulo Byron , Renato Araujo, Rodolphe Viragh ,Rose Schauerte, Tania Leal e Valéria Diaz.
Novidades na programação de junho da Tenda do TPI
A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) traz mais novidades no seu terceiro mês de atividades. O espaço recebe dois convidados de Vitória da Conquista: Grupo de Teatro Finos Trapos e a Cia. Dançart. E o TPI intensifica a finalização de sua próxima montagem: 1789 – Engenho de Santana – Uma Revolução História com ensaios abertos. A abertura da programação de junho será neste sábado (1º) com o musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada, da Cia. Boi da Cara Preta. A sessão começa às 19 horas e as entradas custam R$ 10 e R$ 5. O espetáculo volta no dia 08, no mesmo horário.
O Grupo Finos Trapos finaliza o seu “Oficinão” com uma mostra dos resultados das capacitações em artes cênicas, no dia 09, às 19 horas. E a Cia. Dançart chega convidada pelo Núcleo de Dança do TPI para apresentar o espetáculo “Chover – As Fases do Sertão”, e ministrar a oficina de Dança Popular, no dia 15 às 14 horas. A companhia abre a série de intercâmbios e debates sobre o panorama da dança na Bahia, no dia 16 às 18 horas. As entradas custarão R$ 12 e R$ 6.
O elenco do Teatro Popular de Ilhéus afina os últimos detalhes para a estreia em 02 de julho do espetáculo 1789 – Engenho de Santana – Uma Revolução História. Neste mês, o grupo realizará ensaios abertos para o público sentir o clima da produção. O processo de montagem incluiu pesquisas sobre o período histórico em que ocorreu o levante dos escravos que originou uma carta de reivindicações entre 1789 e 1791. Para isso, contou com a assessoria do historiador Marcelo Henrique Dias e colaboração do Terreiro Matamba Tombenci Neto. A peça foi uma das contempladas pelo edital setorial de teatro do Fundo de Cultura da Bahia.
Entre as ações regulares da Tenda do TPI, o Cineclube Équio Reis continua exibindo vídeos produzidos pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. As projeções acontecem todas as terças-feiras às 19 horas com entrada franca. Também seguem abertas inscrições para ativa para as oficinas de Bateria e Percussão, Dança Afro, Violão e Guitarra e Dança Criativa para crianças.
Inaugurações e shows na abertura do Festival do Caranguejo em Canavieiras
Milhares de pessoas tomaram conta das ruas do centro histórico de Canavieiras na noite desta quinta-feira (30) na abertura do XI Festival Nacional do Caranguejo – As pernas mais gostosas do Brasil, um evento que atraiu para a cidade turistas de várias partes do mundo e que recoloca o município na rota do turismo internacional. A abertura do festival contou com inaugurações de ruas, avenidas, posto de saúde, desfile de bandas, fanfarras e filarmônicas, apresentações teatrais e shows com as bandas Toa Toa, Filhos de Jorge e Trivelada.

Com a avenida totalmente reformada, o centro histórico de Canavieiras ganhou um colorido especial que realçou ainda mais as fachadas dos imóveis, uma iniciativa bastante elogiada por comerciantes, moradores e turistas. O novo espaço agora se transformou em um agradável ambiente de lazer, com uma praça de alimentação e entretenimento. O bairro Pedro Menezes também ganhou um novo visual com a pavimentação das ruas, uma antiga reivindicação dos moradores. O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, informou que a proposta da sua administração é de fazer de fato um governo da reconstrução, investindo na cidade e trazendo de voltas os grandes eventos que projetaram o município a nível internacional.
Almir Melo explicou que nesse momento é preciso melhorar o aspecto visual da cidade, oferecer os serviços para a comunidade e investir no turismo como um importante segmento de geração de emprego e renda. Participaram da abertura do Festival Nacional do Caranguejo o deputado federal Lúcio Vieira Lima, o ex-ministro Gedel Vieira Lima, o deputado estadual Leur Lomanto Júnior, a prefeita de Una, Diane Rusciolelli, representantes da deputada estadual Ângela Sousa, vereadores, secretários municipais e várias autoridades regionais. A festa, que vai até domingo, conta ainda com festival gastronômico e exposição de projetos e programas públicos e privados.
ATRAÇÕES – Na noite desta sexta-feira (31) se apresenta no palco principal do centro histórico de Canavieiras as bandas Harmonia do Samba, Maria Breteira e a cantora Amanda Santiago. No sábado a festa será comandada pelas bandas Ara Ketu, Axé Pop e Dado Brasaville. E no domingo, último do XI Festival Nacional do Caranguejo, se apresentarão as bandas Lordão, Love Beat e Karro do Patrão.
Ilhéus acelera definição da política municipal de resíduos sólidos
A prorrogação da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foi um dos temas da reunião realizada na semana passada para definir a implantação da política de resíduos sólidos no Município. Participaram do encontro o supeintendente do Ibam, Alexandre Albuquerque, acompanhado da técnica Andrea d’Barros e da interlocutora da instituição na cidade, Cecília Naiana; os secretários de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos e de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira; o superintende de Obras e Serviços Públicos, Ednaldo Azevedo; o gerente de Gestão Ambiental, Alex Assis; o gerente de Sócio-Economia, Carlos Mascarenhas e a assistente social, Emanuela Spinola.

Reunião para a definição da política municipal de resíduos sólidos – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.
Segundo Joaquim Bastos, o governo de Ilhéus deve cumprir a meta estabelecida pela Lei 12.305/2010, que define 2014 como o prazo final para a implantação da política de resíduos sólidos pelos municípios. Além da correta instalação do aterro sanitário, o plano inclui a inclusão socioprodutiva dos catadores e a consolidação da coleta seletiva, que já está em andamento na cidade desde junho de 2012 junto aos grandes geradores de resíduos (pousadas, estabelecimentos comerciais, hotéis, instituições governamentais etc.). O secretário ressalta que o governo municipal planeja também captar recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), para dar continuidade às ações já desenvolvidas concernente à política municipal de resíduos sólidos.































































