:: ‘Notícias’
Legião da Boa Vontade (LBV)
A grande família Humanidade
Paiva Netto

Paiva Netto
Embora a realidade contemporânea ofereça-nos panorama de violência doméstica; de número cada vez maior de jovens envolvendo-se com drogas; da própria descoberta da sexualidade, pelas crianças, pulando etapas importantes na sua formação psicológica; na contramão desses tristes fatos, pesquisas também relatam que até mesmo “os mais modernos”, na hora em que a porca torce o rabo, vão procurar apoio na casa da mamãe ou da vovó…
Respeito a opinião dos que apontam como certa a falência da família. Todavia, questiono o raciocínio de afirmarem que o seu valor, no fortalecimento da sociedade, chegou ao fim. Ora, ela não existe sem a família. E nenhuma transformação na Terra tem sido pacífica.
No 9o Congresso da Mocidade Legionária da LBV, 1984, declarei que – num mundo constantemente ameaçado pela selvageria, convém lembrar que, pela queda das barreiras de espaço e tempo, quanto mais anunciam seu fim, a família cresce e passa a chamar-se Humanidade. Não estamos, no século da bomba de hidrogênio, a coberto de coisa alguma, mesmo que aconteça aos antípodas… Num período de profundas mutações, todos precisam de auxílio. O “bloco do eu sozinho” deixará de ter vez, apesar da globalização e das muitas análises contraditórias feitas sobre ela. Não são apenas os videntes de fim de ano que erram… Os analistas dos fatos sociais, políticos e econômicos também. A carência crescente de bom senso no mundo forçará o ser humano, por intensa necessidade, a recompor a família, família universal, a Humanidade, ainda que tendo algumas ovelhas transviadas.…
E a família? Sobrevive!
Programa de milho para forragem vai atender pequeno criador e gerar renda para pequenos irrigantes
Governo da Bahia fará doação de volumoso para pequenos criadores visando a sobrevivência dos rebanhos
(Petrolina – PE) – A Bahia inicia nos próximos dias o plantio de 100 hectares de milho precoce da variedade BRS Gorutuba, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destinado à produção de forragem para alimentação animal. Anunciou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao percorrer, em companhia do secretário de Pernambuco, Ranilson Ramos; do secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Neri Geller; do superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias, e do diretor da EBDA, Marcelo Mattos, a plantação de milho para forragem que faz parte do projeto piloto de Pernambuco, no distrito de irrigação de Bebedouro, em Petrolina.
De acordo com Salles, serão inicialmente 30 hectares irrigados no município de Sátiro Dias, 30 em Iaçu e 40 em Juazeiro/Curaçá. Ele informou que terá ainda esta semana uma reunião com o coordenador do Comitê de Convivência com o Semiárido do Estado, secretário da Casa Civil Rui Costa, para ajustar a área total que será plantada, mas a ideia inicial é que sejam plantados aproximadamente mil hectares ao longo dos próximos meses em diversos perímetros irrigados das regiões do semiárido baiano.
LIONS CLUBE ILHEUS NORTE
O LIONS CLUBE ILHEUS NORTE, fundado em 23/04/1997, em homenagem ao Santo Guerreiro, São Jorge, padroeiro de Ilhéus, completou 16 anos de sua fundação. Tem como característica, ser constituído de mulheres, escolhidas entre as senhoras da sociedade ilheense tendo como lema SERVIR, conceitos existentes no Estatuto dos Lions Clubes.Tem desenvolvido um trabalho filantrópico de qualidade,mostrando que a ascensão da mulher ao leonismo é uma conquista que nos orgulha, pela importância da instituição que é o único clube de serviço que tem assento na ONU.Recebeu a carta constitutiva na gestão do Prefeito Jabes Ribeiro.
CAMPANHA TRÍPLICE DA CDL DE ILHÉUS PROMOVE PALESTRA MOTIVACIONAL GRATUITA
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus vai promover no dia 29 de abril uma palestra motivacional com o tema: Onde estamos¿ O que queremos¿ Para onde vamos¿, que aborda assuntos como liderança, atendimento e vendas. O evento – resultado de uma parceria com o SEBRAE – marca a abertura da Campanha Tríplice 2013 e de acordo com o presidente da CDL, Paulo Ganem, será interessante tanto para comerciantes quanto para comerciários. “A Campanha Tríplice é promocional e pretende sempre fomentar as vendas no comércio da nossa cidade. Para isso, além de incentivos como as tradicionais premiações, a decoração das ruas e lojas, precisamos também elevar a auto-estima dos lojistas e funcionários e, sobretudo, capacitá-los. Daí estabelecermos esta parceria com o SEBRAE para trazer uma profissional gabaritada para falar de temas que possamos colocar em prática neste período em que comemoramos três importantes datas: Dia da Mães, dos Namorados e São João”, explicou Paulo.
A palestra será realizada pela consultora em diagnósticos empresariais do SEBRAE Marta Ayres que é bacharel em Letras pela Universidade Santa Úrsula-RJ, é especialista em Marketing pela Cândido Mendes -RJ, em Psicologia Social pela SBDG –RS, e tem diversos cursos de Coaching, como o de Equipes e o Emocional. Além disso, Marta estuda Humanidades há mais de vinte anos. “Já acompanhei palestras da Marta Ayres, é muito bacana, e sem dúvida alguma vai trazer informações valiosas, novidades que vão acrescentar e muito em termos teóricos e práticos os nossos comerciantes e comerciários. Com isso ganha o comércio, ganham os consumidores e ganha a nossa cidade.”, finalizou Ganem.
A palestra que é gratuita será realizada no auditório do escritório local da CEPLAC, na Praça Cairú, no Centro de Ilhéus, às 19h. Informações adicionais pelo telefone: 3084-4525.
Bahia Pesca e Sedir preparam edital para construção de 600 canoas no Projeto Renovar
No próximo mês de Maio a Bahia Pesca vai publicar o edital para construção de 600 embarcações do Projeto Renovar, beneficiando pescadores e marisqueiras das regiões litorânea e ribeirinha em todo o território baiano. A iniciativa é fruto do esforço conjunto entre a empresa, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portos (Seinp) também já sinalizou participação na elaboração e discussões finais do edital, assim como os segmentos ligados à pesca na Bahia.
Os barcos, construídos em fibra de vidro, atenderão às necessidades específicas dos pescadores e marisqueiras que vivem da atividade no litoral e em regiões ribeirinhas, totalizando 1800 pessoas beneficiadas inicialmente. “Temos como missão fomentar a atividade, disponibilizando ferramentas e outros braços operativos para traçar caminhos mais sólidos e competitivos para a pesca artesanal na Bahia”, enfatizou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
Outro benefício do Projeto é a renovação gradativa da frota de canoas de madeira por embarcações de fibra de vidro, promovendo conceitos como sustentabilidade e responsabilidade ambiental dentro da atividade. “Este é o primeiro passo para um grande avanço da pesca artesanal em território baiano e para melhorar as condições de renda e trabalho para milhares de pescadores e marisqueiras no Estado”, finalizou Peixoto.
—
Ascom/Bahia Pesca
Jabes participa, em Barreiras, de Seminário em defesa da Fiol

Prefeito de Ilhéus – Jabes Ribeiro Foto Alfredo Filho (Secom-PMIlhéus)
“Tenho acompanhado semanalmente a evolução dos projetos da Fiol e do Porto Sul, em freqüentes reuniões com as autoridades do Governo da Bahia e posso testemunhar o empenho do atual governo para a consolidação dessas duas obras fundamentais para a revitalização da nossa economia”, declarou Jabes Ribeiro, acrescentando que foi um dos primeiros a defender publicamente a implantação da Fiol e também do Porto Sul e que, durante o seminário, deverá usar todos os momentos possíveis para reforçar a necessidade de aceleração e do destravamento burocrático das duas obras.
Jamil Ocké debate política de assistência social em evento nacional
“A participação neste tipo de evento facilita a comunicação com órgãos importantes da esfera federal e possibilita também o debate sobre a estrutura da assistência social nos municípios, bem como a utilização das políticas públicas para a captação e utilização de recursos a fim de gerar melhorias no tocante à assistência social nas cidades”, observa Ocké.
Mais de três mil pessoas participaram do evento, que contou com a presença do presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, do senador Eduardo Suplicy, do deputado federal Rogério Carvalho, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da Secretária de Assistência Social do Município de São Paulo, Luciana Temer, entre outras autoridades.
O Congemas é uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia e duração indeterminada, com sede e foro em Brasília (DF). Dentre seus objetivos está a promoção e o incentivo à formação dos gestores municipais para que possam efetivamente contribuir para a consolidação da Assistência Social no Brasil, enquanto política pública.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.04.2013
Prefeitura de Itabuna elabora programa para atender moradores de rua
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Assistência Social está elaborando um programa para atender à população de rua. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP será uma das unidades consideradas de maior relevância para a minimização da desigualdade social no município de acordo as políticas públicas da administração do prefeito Claudevane Leite.
Um levantamento feito pela prefeitura apontou que existem cerca de 100 moradores de rua permanentes na cidade e igual número da chamada população flutuante, aquela que surge temporariamente e desaparece. Trindade explica que essas pessoas normalmente vêm à procura de familiares e em busca de emprego. Quando não encontram, ficam impossibilitados de retornar para casa ou suas cidades de origem, dia ficar perambulando pelas ruas.
O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, afirma que o fenômeno social da população de rua não pode ser ignorado pela sociedade e o poder público. “Os moradores de rua existem e tem crescido junto com a violência, daí a necessidade em promover ações efetivas como que a prefeitura vem priorizando para atender a demanda e oferecer a essa gente condições de inclusão social e reinserção familiar”, assegura.
O secretário lembra que o prefeito Claudevane Leite não tem medido esforços para priorizar ações que incentivem à socialização, à qualificação profissionalização, e, principalmente a elevação da auto-estima e dignidade dos cidadãos. São pessoas que precisam de oportunidades, inclusive para se sentirem assistidas, retornar ao convívio social e, em alguns casos, se tornarem produtivas com sua reinserção no mercado de trabalho.
O Centro Pop contará com 20 profissionais multidisciplinares treinados para o atendimento à população e oferecerá alimentação, assistência médica e terapêutica com a realização de oficinas profissionalizantes, além de atividades sociais, recreativas e educativas. O objetivo da unidade é trabalhar no sentido de devolver os moradores de rua ao seio familiar e à comunidade, além de prestar assistência ampla nas diversas áreas.
A coordenadora do Centro POP, Sibele Gava, diz que a unidade representará um importante espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento das relações de solidariedade e de respeito pelo individuo. A sede da unidade, já está sendo mobiliada e funcionará na Praça Santo Antônio, 67, no centro da cidade.
____________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Mais 20 municípios recebem retroescavadeiras para combater os efeitos da seca na Bahia
Vinte municípios do interior receberam nesta quinta-feira (25) retroescavadeiras, dentro das ações estruturantes do Estado no combate aos efeitos da seca. O evento aconteceu em Feira de Santana, no Território Portal do Sertão.
Os equipamentos contribuem para a agricultura familiar, na limpeza de barragens e aguadas e, principalmente, para aumentar a capacidade de armazenamento de água nas barragens.
Segundo a chefe-de-gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Eliana Boaventura, que representou o governador Jaques Wagner no evento, no ano passado, foram entregues 91 retroescavadeiras, e agora são 20 para as cidades que não têm orçamento para aquisição desses equipamentos e que possuem menos de 50 mil habitantes.
Os municípios beneficiados com esta nova entrega são Anagé, Andorinha, Barra, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Buritirama, Caetanos, Cansanção, Filadélfia, Iaçu, Itiúba, Macajuba, Manoel Vitorino, Mirante, Mulungu do Morro, Nordestina, Pindobaçu, Planaltino, Rafael Jambeiro e Várzea Nova.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Médicos realizam debate para falar sobre planos de saúde
O Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde vai ser marcado na Bahia com a realização de um debate, às 14 horas, no auditório da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina, aberto ao público.
O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, explica que do evento organizado pela entidade vão participar OAB, Procon, ministérios públicos Estadual e Federal, Agência Nacional de Saúde e Associação das Donas de Casa. Ele explica que existe um clima geral de indignação da classe médica com os planos de saúde na Bahia e prevê, por conta disso, uma grande adesão ao movimento, exceto nos hospitais particulares, pressionados por pacotes e acordos individuais, avalia.
Na Bahia, há 1,4 milhão de beneficiários de planos de saúde, sendo 900 mil em Salvador. A mobilização atinge todos os planos, com exceção do Planserv.
Secretário propõe que BB e CEF participem da concessão de crédito emergencial aos produtores do Nordeste
O objetivo é reforçar a atuação do Banco do Nordeste do Brasil e acelerar o acesso ao benefício a agropecuaristas nordestinos
(Petrolina – PE) – Falando em nome dos secretários de Agricultura dos estados do Nordeste, na condição de presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), o secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, propôs que o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF), sejam escalados pelo governo federal para ajudar o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na concessão do crédito emergencial aos produtores dos estados Nordestinos, afetados pela seca.
De acordo com Salles, o BNB tem realizado brilhante trabalho dentro das suas possibilidades na contratação do credito emergencial, até mesmo deslocando funcionários para as regiões de maior necessidade e realizando inclusive mutirões, mas neste momento a demanda é muito grande e o banco, por mais que se esforce, não consegue atender ao grande volume de solicitações principalmente porque o banco possui poucas agências no semiárido nordestino.































































