:: ‘Notícias’
MENORES INFRATORES (TRAFICANTES)
Foram os policiais da 68ª CIPM que realizaram a operação.
Com os menores (protegidos severamente pela LEI) foram encontrado: Revólveres, balança de precisão, pedras de crack, cocaina, celulares, notebook e dinheiro em espécie.
Nem vou colocar as iniciais porque não ficam gravadas na testa deles para quando identificados corrermos e isso se der tempo. Assim vamos cumprir a lei que exige tarja preta, mas não proibe outros “meios” de preservação. A lei manda preservar e assim faremos para ficarmos “legalmente legal” no quesito preservação da integridade dos menores, meninos queridos.


Por questões técnicas, Saúde paga dezembro até esta quarta-feira
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explica que por questões técnicas no processo de transferência da Caixa Econômica para o Banco do Brasil, os salários referentes ao mês de dezembro estarão depositados na conta dos servidores até esta quarta-feira, dia 1º de maio.
A folha de pagamento é elaborada conforme convênios, dando prioridade aos servidores efetivos. Desse modo, a secretaria elaborou 18 planilhas para o pagamento dos salários que não foram quitados pela gestão passada, conforme acordo com representantes sindicais da classe.
A prefeitura honrou o compromisso, agendando o pagamento da primeira planilha para esta segunda-feira, 29, mas teve que contar com o imprevisto gerado pela transferência entre bancos.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 30.04.2013
Vacinação contra a gripe prossegue em Ilhéus até 30 de maio
Além de atender recomendação do Ministério da Saúde, a secretaria de Saúde já planejava estender o prazo da campanha no município. A meta do MS é vacinar 80% do público-alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, detentos e profissionais de saúde. Portadores de doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados também devem se vacinar.
Na zona urbana, a vacina contra a gripe pode ser aplicada nos seguintes postos de saúde: na zona central, no CAE III (antigo Sesp), Almiro Vinhaes (Princesa Isabel), Programa de Saúde da Família (PSF/Conquista) e Policlínica Municipal da Conquista. Na zona sul, no Centro de Saúde do Hernani Sá (Urbis), Centro de Saúde de Olivença, e nos PSFs dos bairros Nelson Costa e do Nossa Senhora da Vitória.
Na zona oeste, as salas de vacina funcionam nos postos de saúde I, II e IV do bairro Teotônio Vilela, no centro de saúde de Vila Cachoeira e nos PSFs I e II do Salobrinho. Na zona norte da cidade, a campanha de vacinação acontece no centro de saúde Sarah Kubitschek, no Malhado, no Centro Social Urbano (CSU) da Barra e no centro de saúde do Iguape.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 30.04.2013
ITABUNA / Centro de Controle de Zoonoses prepara nova Feira de Animais
Depois do sucesso da Feira de Adoção de Animais no sábado, 27, na Praça Olyntho Leone, no centro de Itabuna, que assegurou um novo lar para 45 cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ já prepara outra feira de animais em data a ser confirmada. No dia de sua realização, o evento recebeu a visita do prefeito Claudevane Leite e reuniu dezenas de criadores e pessoas que sonhavam em ter um bichinho de estimação em casa.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, o médico veterinário Waldemar Oliveira da Fonseca, classificou a feira como muito positiva. Foram adotados 27 gatos e 18 cães, que tinham sido abandonados. “Eram animais que estavam no Centro de Zoonoses, eram muito bem tratados, mas que precisavam de uma família que pudesse oferecer carinho e atenção”, explica.
A diretora da Associação Ambiental e de Proteção Animal – ABRAPA, a advogada Kátia Lira, informou que ficaram apenas cinco gatinhos sem adoção, mas algumas pessoas se comprometeram em ir ao CCZ para retirar os pequeninos animais, já que muitas delas estavam em horário de trabalho e não tinha levá-los para casa após adotá-los. A ambientalista afirma que a presença do prefeito Vane foi impactante e algumas pessoas comentaram “que nunca pensaram que um prefeito iria ter um olhar para os pobres animais”, relatou.
Para ela, a sociedade civil finalmente encontra apoio e está vendo a construção de políticas públicas sérias em relação à posse responsável, ao controle populacional de gatos e cães e ao olhar técnico do CCZ na saúde pública. Já o diretor Waldemar Fonseca afirma que para assegurar que os bichinhos sejam bem cuidados pelas pessoas que os adotaram, médicos veterinários orientaram os novos proprietários sobre suas responsabilidades, como consulta regulares em clínicas veterinárias e manutenção da vacina em dia.
Waldemar da Fonseca pede aos donos que não abandonem os seus animais e adotem medidas para evitar que fiquem soltos nas ruas, principalmente se forem cães mais agressivos. Ele apela ainda para os criadores que mantenham em dia a vacina dos bichinhos como cuidados essenciais para a saúde deles e das próprias pessoas. A Feira de Animais da ABRAPA, Pedigree e Pet Shop Reino Animal.
______________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
SAC suspende atendimento para obras de manutenção
Tem início nesta quinta-feira, dia 2, as obras de manutenção na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Ilhéus. Por conta das intervenções, o órgão interromperá o atendimento ao público na quinta-feira e sexta-feira, dias 2 e 3, retornando na próxima segunda-feira, dia 6.
A gerente do SAC, Sayonara Machado, informa que a reforma se estenderá por cerca de 30 dias. Neste período, serão implantadas estruturas de acessibilidade, a exemplo de sanitários especiais, e intervenções nos setores elétricos e hidráulicos, pisos, pintura, dentre outras ações. “Esta é a primeira grande reforma no SAC de Ilhéus, assim pedimos a colaboração dos usuários, por causa dos possíveis transtornos que possam acontecer durante a obra”, resssalta.
O SAC de Ilhéus emite carteiras de habilitação, do trabalho e de identidade, CPF, passaporte, certificado de serviço militar, certidão negativa de antecedentes criminais e seguro-desemprego, entre outros serviços. Sayonara Machado ressalta que, além disso, a unidade indica vagas disponíveis no mercado de trabalho, por meio do Sinebahia, e oferece cursos ministrados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Fundado em março de 2001, o Ponto Cidadão em Ilhéus funciona na Rua Eustáquio Bastos, 308, centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 30.04.2013
1ª Etapa de vacinação contra febre aftosa começa amanhã em toda Bahia
Adab define nova estratégia de imunização para os criadores dos municípios atingidos pela seca na Bahia
Do dia 1º até 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estrategicamente localizados nos municípios baianos. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos – jovens e adultos – do Estado.
Os rebanhos localizados nos municípios que decretaram estado de emergência devido à longa seca, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca.
“A equipe da Agência irá analisar as solicitações dos produtores nestas áreas, orientando-os sobre a necessidade de vacinar os animais assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do Estado ou para eventos pecuários”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que a nova estratégia de vacinação foi definida para esta 1ª etapa de imunização de 2013, por meio da Instrução de Serviço DDSA 03/2013 da Agência.
Diocese de Ilhéus realizou a 3ª Semana Social
Com o tema “Estado para que e para quem?”, foi realizada a 3ª Semana Social da Diocese de Ilhéus, nos últimos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado no km 01 da rodovia Ilhéus- Itabuna, com a participação de representantes de Pastorais e movimentos Católicos. O evento teve início, na manhã do sábado, com palestra da socióloga Katia Cardoso, assessora da Cáritas Estadual, que lembrou a trajetória da Semana Social e os temas que foram abordados ao longo desses anos, como o Mundo do Trabalho, Brasil Alternativas e Protagonistas e Resgate das Dívidas Sociais.
Durante a tarde, o assessor da FASE – organismo que trabalha com educação popular, Paulo Demetter, debateu o tema central da Semana e o real papel do Estado moderno e os desvios de sua finalidade ao longo do processo histórico. No domingo (28), a plenária final foi coordenada pelo presidente do Conselho Diocesano de Leigos, Makrisi Angelli, que orientou o trabalho dos grupos que discutiram propostas da Diocese para o evento regional da Semana Social, que acontece nos próximos dias 4 e 5 de maio, em Feira de Santana, reunindo representantes das Dioceses da Bahia e Sergipe.
Para o bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli, a realização da 3ª Semana Social foi importante neste ano em que a Diocese celebra seu centenário em sintonia com as diretrizes de evangelização da Igreja no Brasil. Desde 1991, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza as Semanas Sociais pautando temas relevantes à vida dos brasileiros, na compreensão de que significam a presença pública da Igreja na perspectiva do diálogo com todas as forças sociais em prol do bem comum.
POLICIAIS DA 69ª CIPM PRENDEM CASAL COM ARMA E DROGAS
Foram conduzidos hoje (29), por uma guarnição da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar-Ilhéus para a Delegacia de Polícia Civil, Nildes Celestina Dos Santos de 32 anos e um menor de iniciais S.B.C. de 17 anos.
A guarnição realizava rondas em Olivença, por causa de uma denuncia do roubo de uma moto Honda CG 150 Fan, de cor vermelha e placa NYN6246, quando abordou Nildes Celestina e o menor. Foi encontrado com os mesmos um revolver Rossi calibre 38, de numeração D583131 com 05 munições intactas, 27 pedras de crack, 21 trouxas de maconha e R$306,00 em espécie.
Foi lavrado o auto de prisão em flagrante para Nildes e em face do menor, um boletim de ocorrência de ato infracional correspondente ao crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Esportes, shows e sorteios para celebrar o Dia do Trabalhador em Ilhéus
A comemoração pelo Dia do Trabalho, nesta quarta-feira, 1º de maio, vai reunir diversas categorias de profissionais em Ilhéus, que vão participar de um evento com torneios de futebol masculino e feminino, futebol society e campeonato de judô, na Avenida Litorânea Norte, no Malhado, a partir das 8 horas. Esta é a nona edição da festa, promovida pela Força Sindical Bahia – Regional Sul, com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Social.
No espaço será montado um palco, com 100 metros quadrados, para apresentação de shows artistas regionais durante todo dia. Nos intervalos das apresentações musicais serão sorteados vários prêmios como motocicleta, geladeira, fogão, lavadora de roupa, bicicletas, ventiladores, ferros elétricos, batedeiras, chuveiros elétricos, escovas modeladoras e 300 cestas básicas, entre outros.
Além dos campeonatos e shows, os trabalhadores também vão contar com os serviços da Caravana da Saúde. Serão realizados atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame preventivo de câncer do colo do útero, vacinação contra a gripe H1N1, exames de HIV, além de palestras do Centro de Referência DST/Aids, do grupo de emergência do SAMU e aula de higiene bucal.
RECORDANDO 1º DE MAIO – TORNEIO DO TRABALHADOR
Querido mano Tinho
Com esta turma boa fui campeão pela extinta VASP em 1º de Maio de 1974 no estádio Mario Pessoa em Ilhéus. Fiquei muito feliz com a iniciativa da AVEP em promover um torneio para homenagear os trabalhadores neste ano de 2013. Parabéns aos organizadores.
Beijo grande e lembranças a todos daí
Seu irmão
José Rabat Chame
Vitória da Conquista – Ba
Estádio Mário Pessoa pronto para jogos do Campeonato Baiano 2013
Depois das obras de recuperação e manutenção no Estádio Mário Pessoa, realizadas pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, o Corpo de Bombeiro deu parecer favorável ao uso do espaço. A primeira partida entre o Colo Colo e o Itabuna está prevista para a próxima quarta-feira, 1° de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
O Mário Pessoa já tinha sido aprovado nas vistorias técnicas da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. As obras de recuperação, realizadas neste mês de abril incluíram consertos nos portões de ferro, substituição do alambrado das arquibancadas cobertas, troca de corrimãos danificados, revitalização do gramado, reparos no assentamento das cadeiras numeradas, pintura e serviços de revisão geral das redes elétrica, hidráulica e de instalação de fios telefônicos nas cabines de rádio e TV.
Além da reforma, funcionários do estádio participaram do treinamento da brigada de incêndio, aprendendo técnicas de combate a incêndios, prestação de primeiros socorros, controle do pânico, operação de sistemas e manuseio de equipamentos de proteção instalados na própria edificação. A capacitação, dividida em aulas teóricas e prática, foi realizada em dois dias.
Show beneficente – No dia 18 de maio, músicos de Ilhéus realizarão um show beneficente em prol do Colo Colo, na Tenda Popular, localizada na Avenida Soares Lopes às 17 horas.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.04.2013
Atendimento odontológico é restabelecido em Ilhéus
O agendamento para o serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Na Zona Sul, a população pode utilizar o atendimento odontológico nas unidades do Programa de Saúde da
Família (PSF) dos bairros Nelson Costa e de Olivença, Centro Educacional Darcy Ribeiro (CAIC), Centro de Saúde do Hernani Sá, Centro Social de Saúde Oral do Lions Clube de Ilhéus, além da unidade de referência, a Clínica Odontológica Napoleão Marques, localizada na Proa.






























































