:: ‘Notícias’
Ilhéus bem representada no surf internacional.

Em especial aos ilheenses Marcelo Alves, Jojó de Olivença e também a carioca Andrea Lopes levaram o Brasil ao pódio.
No domingo cedo pela manhã, em ondas excelentes de até 1 metro na série, o ilheense Marcelinho,
como é conhecido pelos amigos, fez bonito na final e conseguiu a medalha de prata na categoria
Gran Master. Após ter caido para repescagem na 2a fase, teve que fazer todo um campeonato de
recuperação, disputando 8 baterias até a grande final. Nessa categoria o havaiano Sunny Garcia
ex-top e campeão mundial foi o medalha de ouro.
Na outra final na categoria Kahuna, o nosso bicampeão brasileiro de surf e ex-top mundial Jojó de Olivença, ficou
em terceiro com a medalha de bronze. Jojó teve dificuldade para encontrar as ondas na final e mais
uma vez adiou o ouro no mundial máster, pois também foi para a final dos mundiais do Peru e El Salvador.
A brasileira Andrea Lopes também levou o bronze na categoria feminino, ficando atrás da grande
campeã mundial Layne Beachkley e a sul-africana Heather Clark.
O Brasil ainda levou a medalha de bronze na competição por revezamento, perdendo o ouro nos minutos
finais da bateria.
A equipe brasileira também teve a participação de mais dois ilheenses, o presidente da CBS Adalvo Argolo e
o experiente e competente técnico Gabriel Macedo.
Mais uma vez Ilhéus sendo bem representado no surf internacional. Parabéns a toda equipe.
Resultados ISA Mundial Master 2013
Hans Schaeppi / H O T E L A R I A E T U R I S M O
Por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
O DIA “D” DA PONTE – 2
Anteriormente anunciada a abertura das propostas para construção da Ponte Ilhéus-Pontal, para o dia 15 passado, uma nova data, 23 de abril, foi fixada para o ato, sendo esperado o resultado para o mesmo dia, se não houver impugnações. Também a informação que nos foi fornecida pelo Diretor Geral de Derba, de que a pedra fundamental seria lançada no aniversário da cidade, 28 de junho, pelo governador Jaques Wagner, também foi agora divulgado que será no dia 24 de abril. A ponte, com um custo previsto em cerca de R$ 150 milhões, deverá, segundo o governador, ser inaugurada nos últimos meses de 2014, possivelmente em setembro ou outubro; antes de sua saída do governo.
IMOBILISMO DIMINUI
Já comentamos nesta coluna, o imobilismo que tomara conta da região, com relação às obras previstas para Ilhéus, como o Complexo Intermodal do Porto Sul (Ferrovia Oeste-Leste, Terminal da Bamin, Porto Sul, Aeroporto Internacional); o Porto Internacional de Ilhéus (Malhado), e a ponte Ilhéus-Pontal. Recentemente, tomamos conhecimento de comissões que se formaram na Câmara de Deputados para ajudar o andamento dessas obras o que é uma boa notícia. A deputada Ângela Sousa tem sido incansável em vários setores; e o deputado estadual Pedro Tavares tenta agora acelerar as obras de dragagem do Porto de Ilhéus. Um bom sinal, essa queda no imobilismo regional.
OBRAS PARA ILHÉUS
Bobô se coloca à disposição para fomentar o esporte em Itabuna
Uma das urgências apontadas para Itabuna é o Estádio Luís Viana Filho, estádio pelo qual o ex-jogador disse ter grande carinho. O dirigente da Sudesb demonstrou preocupação em ver que o Itabunão ainda é o mesmo da época em que jogava e disse que o estádio precisa ser melhorado e modernizado.
“Não tenham dúvida que nós vamos nos colocar a disposição para colaborar com essa reforma do Estádio e quem sabe até mesmo de outros equipamentos do esporte” afirmou Bobô. O dirigente da Sudesb destaca que é preciso priorizar o que é melhor para a modernização e que somente o Município pode apontar o que é realmente necessário, para que o Estado possa ver a condição de fazer um convênio.
Bobô se lembrou dos tempos em que enfrentava o Itabuna Esporte Clube e disse que quando jogava aqui não podia prever o resultado, pois era sempre um jogo difícil. “Precisamos resgatar isso”, convocou. Para ele o Itabuna é um grande clube e não pode ficar na 2ª divisão. “É uma equipe tradicional e a cidade tem grande força econômica. Só precisa alinhar isso tudo” articulou.
O ex-craque analisou a situação dos clubes baianos de futebol dizendo que a melhoria passa por uma boa gestão. Para ele algumas equipes precisam de reciclagem e outras manter as equipes com as quais obtiveram sucesso. Bobô defendeu a eleição direta nos clubes e a democratização para uma oxigenação nas equipes com a alternância de poder.
O dirigente da Sudesb explicou que entidades, associações e representações sociais podem também buscar o apoio do órgão. “Estamos nos colocando à disposição da cidade. Temos que estimular também as outras atividades esportivas. Sei que Itabuna tem grandes atletas em outras áreas, além do futebol” afirmou.
Para os jovens, o astro do futebol e ex-craque do Bahia e outros grandes clubes nacionais deixou o recado de que o esporte educa e que “a juventude precisa se espelhar em pessoas que conseguem vencer mesmo com alto grau de dificuldade na vida” concluiu.
______________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Agrissênior Notícias – Nº 424 – 24 de abril de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Ilhéus faz mobilização para vacina contra a gripe neste sábado
Neste sábado, 20, dia de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe (influenza), em Ilhéus, os postos de vacinação na zona urbana funcionarão das 8 às 17 horas. Além disso, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) vai instalar dois postos extras de atendimento, um na Central de Abastecimento do Malhado (feira livre) e outro no Banco da Vitória (posto de gasolina).
A campanha de vacinação pretende imunizar mais de 34 mil pessoas em todo o município. Na zona urbana, as equipes de vacinadores vão trabalhar até o dia 30 de maio. A vacina contra a gripe influenza é dirigida às crianças na faixa etária de seis meses a dois anos de idade, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puerperas (até seis meses após o parto), doentes crônicos e indígenas. As categorias de doenças crônicas são respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica.
Zona Rural – A população da zona rural de Ilhéus está sendo atendida através de duas equipes em unidades móveis. No próximo dia 22, segunda-feira, serão atendidas as comunidades de Castelo Novo e Rio de Engenho. No dia 23, os vacinadores irão às localidades de Ponta da Tulha e Ponta do Ramo, no litoral norte. Já no dia 24, quarta-feira, as equipes estarão no Japu e Maria Jape. No dia 25, quinta-feira, será a vez de Pimenteira e Inema. E no dia 26, Rio do Braço e São José.
Zona urbana – As salas de vacina na zona urbana estão funcionando nos seguintes postos de saúde: na zona central, no CAE III (antigo Sesp), Almiro Vinhaes (Princesa Isabel), Programa de Saúde da Família (PSF/Conquista) e Policlínica Municipal da Conquista. Na zona sul, no Centro de Saúde do Hernani Sá (Urbis), Centro de Saúde de Olivença, e nos PSFs dos bairros Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
Na zona oeste, as salas de vacina funcionam nos postos de saúde I, II e IV do bairro Tetônio Vilela, no centro de saúde de Vila Cahoeira e nos PSFs I e II (juntos)do Salobrinho. Na zona norte da cidade, a campanha de vacinação acontece no centro de saúde Sarah Kubitschek, no Malhado, no Centro Social Urbano (CSU) da Barra e no centro de saúde do Iguape.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.04.2013
Prefeitura de Itabuna conclui licitação da propaganda do IPTU
A agência RCM vai atender a conta da campanha publicitária da Prefeitura de Itabuna nos próximos dois meses. A empresa venceu a Tomada de Preços 001/2013, no valor de R$ 330.000,00, tipo Técnica e Preço, que teve como objeto principal a campanha publicitária referente do IPTU Premiado, criado pela Secretaria da Fazenda, depois de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores.

A publicitária Rose Castro, sócia da Castro Publicidade, segunda colocada no certame, afirmou que há 17 anos no mercado publicitário regional como agência, pode participar de um processo transparente o que comprova o compromisso da atual gestão. “Estou satisfeita com o processo e pela classificação obtida”, afirmou.
Já Cristiane Ataíde Souza, representante da agência Mangalô, que tem escritórios em Vitória da Conquista e Itabuna, disse que o processo merece ser parabenizado pelo nível técnico das agências participantes, campanhas apresentadas e a lisura. “Desejo cumprimentar a RCM pelo seu sucesso”, frisou.
O publicitário Rui Carvalho disse, que se sentia honrado em participar de um processo licitatório que demonstrou transparência e profissionalismo em todas as etapas, o que pode ser comprovado à unanimidade pelos demais licitantes. “Isto aumenta a responsabilidade da RCM perante o Município e a sociedade”, declarou.
Apesar de se classificar em todas as etapas, a agência Visão Propaganda acabou desclassificada por apresentar guia de FGTS desatualizada na fase de habilitação. “Fiquei triste, embora tivesse vencido na parte técnica, mas a falha me tornou inabilitado”, disse o publicitário Silvio Roberto Sousa Oliveira, dono da Visão, para quem a vitória da RCM fortalece o mercado local e estimula os profissionais da publicidade e do marketing a participar de licitações na Prefeitura diferente do que ocorria no passado. “Agora vou me preparar para a próxima”, sentenciou.
______________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
TIRIRICA CONVIDA AO FUTEBOL SOLIDÁRIO
Trata-se de um projeto social que alguns deputados federais vêm realizando em todo país e que conta com as participações do campeão mundial de boxe, o baiano Popó, do super campeão mundial Romário e do artista Tiririca, que estarão presentes em Itabuna, com outros parlamentares, como Paulo Delgado e Bala Rocha, e convidados, a exemplo do ex-jogador e craque Washington Coração Leão, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, e um dos maiores atacantes do futebol brasileiro, tendo sido artilheiro da Série A em 2004 e 2008, sendo que em 2004 bateu o recorde de gols marcados em uma mesmo edição do Brasileirão, jogando pelo Atlético Paranaense.
Os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos não-perecíveis, já a partir de segunda-feira, 14 horas, no estádio Luiz Viana Filho. Foram impressos 10 mil ingressos e se todos forem trocados, serão 20 toneladas de alimentos, que serão distribuídos entre entidades que prestam serviço social em Itabuna, como a Apae e o GACC.
O lançamento oficial do evento ocorrerá na segunda-feira, à tarde, em horário e local a serem confirmados, em razão de detalhes que ainda aguardam finalização. Na oportunidade será divulgada a lista com os jogadores locais “convocados” para a partida.
Imperdível.
Escola de Aviação de Ilhéus está com matrículas abertas para o curso de Piloto
A Escola de Aviação de Ilhéus está com matrículas abertas para o curso de Piloto. As aulas começam no dia 04 de Maio, às 9h00, na sede da escola, localizada no aeroporto Jorge Amado. O curso tem duração de 4 meses e as aulas serão realizadas sempre aos sábados e domingos das 8h00 às 17h00. Para participar do curso, a idade mínima é de 17 anos, sendo que o aluno dessa idade precisa estar cursando o ensino médio.
A primeira aula será gratuita e visa esclarecer aspectos da carreira de piloto. A escola oferece desconto para os alunos desta turma: os interessados investem 05 parcelas de R$ 299,99. Para as mulheres, a facilidade é ainda maior: as 05 primeiras que se matricularem ganham 1 mensalidade.
O aumento da procura por pilotos comerciais e por pilotos de linha aérea, decorrente das necessidades crescentes do mercado da aviação, faz da profissão uma das mais promissoras. Em Ilhéus, a escola, vinculada ao Aeroclube, funciona desde 1942 e já formou centenas de pilotos ao longo desses mais de 70 anos. A estrutura da instituição, que é equipada adequadamente e localizada estrategicamente, faz dela uma das mais procuradas da Bahia.
Para quem imaginava que ser piloto era impossível, a Escola de Aviação de Ilhéus oferece facilidades para os interessados e se consolida como uma opção de carreira dentre as oferecidas na região. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones: (73) 3234-4041 / 3086-3860 / 9191-1955.
Seplan participa de audiência sobre a ponte Salvador – Ilha de Itaparica
A convite da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, o diretor da Secretaria do Planejamento (Seplan), Paulo Henrique de Almeida, participou nesta sexta-feira de uma audiência pública a fim de esclarecer a população sobre os projetos e impactos da ponte Salvador – Ilha de Itaparica.
Após explicar cada edital e apresentar o projeto baseado ainda em estudos iniciais resultantes do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com estimativas de fluxo, traçado da ponte e vias complementares para veículos nas principais cidades, o diretor ouviu e respondeu as perguntas dos que estavam presentes, entre vereadores e membros da sociedade.
Os principais assuntos abordados foram voltados à infraestrutura dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, que hoje contam com aproximadamente 60 mil pessoas, sendo que no verão, este número triplica.
Paulo Henrique esclareceu que problemas como a falta de água e energia, rede de esgoto precária, serviço de internet limitado e problemas nas áreas de saúde e educação não serão resolvidos em semanas ou poucos meses, contudo “Itaparica e Vera Cruz são tratadas hoje pelo Governo do Estado como prioridade máxima, mobilizando, inclusive, outros órgãos nas ações, tendo em vista que nunca, qualquer governo deu atenção à região”, afirmou.
Ilhéus / Projeto São João nos Bairros vai ocorrer no Pontal, Barra e Olivença
Os bairros do Pontal, Barra e Olivença serão contemplados com o projeto São João dos Bairros, uma promoção da TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. As festas vão ocorrer no dia 19/05 e nos dias 2 e 16 de junho, com o tema Paz e Tradição. O projeto foi apresentado aos representantes das respectivas localidades pela supervisora de marketing da emissora, Lacivane Xavier, pelo vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, e pelo secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, na manhã desta sexta-feira, 19, em reunião na Casa de Cultura Jorge Amado.

Alcides Kruschewsky, secretário de Turismo e Lacivane Xavier, supervisora de marketing da TV Santa Cruz – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.
A realização dos festejos juninos nos bairros do Pontal e da Barra vai contemplar moradores de diferentes regiões da cidade. Olivença será beneficiada com mais uma edição do projeto, por ter recebido o troféu São João dos Bairros 2012, como a localidade mais animada. Comidas típicas, brincadeiras, apresentações de quadrilhas, concurso da rainha do milho, música e muita dança fazem parte da programação do projeto. A organização da festa entregará o troféu São João dos Bairros para a comunidade que se destacar nos quesitos participação e organização.




























































