WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Faculdade de Ilhéus

dia-jornalista FACULDADE DE ILHÉUS_400

Agrissênior Notícias – Nº 422 – 10 de abril de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Maria Regina Canhos em: A intolerância

Venho atravessando uma fase muito difícil em minha vida e tenho repensado sobre algumas convicções que tinha, e que agora se revelam incertas. Uma delas é em relação ao amor. Amor tão decantado, mas tão pouco praticado entre nós. Tudo parece ter nome de amor. Egoísmo em nosso mundo é amor, amor próprio. Ciúme em nosso mundo é amor, amor posse. Intolerância em nosso mundo é amor, amor preconceito. Percebem? Tudo parece ser amor; mas não é! Amor é diferente. Amor escuta primeiro para depois aconselhar, avaliar a situação, orientar… Amor não despreza quem quer que seja; não exclui, não anula… Amor não julga, não sentencia, não condena… Amor acolhe!

Verifico que, mesmo dentro dos templos, os cristãos fingem um amor pelo seu semelhante que na realidade não possuem. Caluniam, falam mal por detrás, fofocam… Apedrejam outras tantas Madalenas e também homossexuais, esquecendo-se que Deus é Pai amoroso, cheio de compaixão com suas criaturas em quaisquer situações. Aliás, as pessoas hoje em dia já não sabem o que é certo ou errado; estão perdidas, desorientadas, vulneráveis em sua fé. Numa época em que tudo é possível, nunca se viu tanta intolerância. As posturas são belicosas e os ânimos beligerantes. Não se procura edificar, mas destruir. Nada de somar e sim dividir. A compreensão está descartada como forma de interagir com os pares, porque aparenta uma fragilidade que se contrapõe ao espírito guerreiro atual.

:: LEIA MAIS »

Marli Gonçalves em: Dancinha do tomate

Vou é inventar uma dancinha já já. Preciso ficar famosa. Aliás, precisamos. Mas o problema é que sempre é necessário fazer um vídeo, publicar no YouTube, cair na rede e rezar. Esperar “bombar”, uma coisa que ninguém sabe exatamente como ocorre, como é que algo se torna viral, e como se ganha algum com isso tudo – só o sucesso assim, seco, não vale. Vamos precisar marcar uma data, convocar um povo, irmos à praça pública, pensar no figurino, descolar uns brindes, umas gostosas… Quem topa?

Sou brasileira, portanto… É. Não desisto nunca. Mas não é só isso. Temos ginga, não? Somos um povo simpático, receptivo, criativo, espirituoso, rebolativo, e que sempre dá um jeitinho de passar um dia após o outro, deixar para depois até que o depois nos atropele e não preste socorro. Mas tudo bem. Otimismo! Somos maravilhosos, umas pitanguinhas.

Assim, resolvi pensar numa coreografia especial e peço a ajuda de todos. Imaginei começar algo bem para “cima”. Mãos ao alto, para lembrar como é legal ninguém mais conseguir sair tranquilo nem até ali. Elas, as mãos, ficam um bom tempo no alto, porque a gente vai fazer igual na política, e dividir nossos grupos em dois: Nós e Eles – chamemos assim. As mãos só se abaixarão quando o outro grupo recuar. E assim por diante.

Por sua vez, até que se afastem, os movimentos de mão desse grupo Eles serão bang-bang, simulando um bang-bang, com uma arminha de brinquedo, um explosivo, um rojão. É muito importante o uso das mãos nesse grupo que ataca. As mãos afanam, afagam, e tem uma líder que faz coraçãozinho toda hora com elas.

Os passos: o grupo Nós fica um bom tempo literalmente pisando no tomate – obrigatoriamente teremos de usar tomates cinematográficos porque o verdadeiro, vocês sabem, está pela hora da morte. Para entender esse passo, lembrem do Luis Vieira, do Luiz Gonzaga, daquele passinho miudinho, xaxado, atrás do tomate que foge, como se alguém o puxasse com uma cordinha, já que não dá para comprar nem ele. Sentiu o balanço? Mãos para o alto, mãos para trás.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

Fotos: Gabriel de Oliveira, Pedro Augusto e Wilson Oliveira. MONT/R2CPRESS.

Fotos: Gabriel de Oliveira, Pedro Augusto e Wilson Oliveira. MONT/R2CPRESS.

MUDANÇAS NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES
Programa Formando Constelações é incorporado ao Cidade de Paz
Vigilância Sanitária apreende 1.800 kg de produtos estragados
Volta da gestão plena da agora só depende do Ministério da Saúde
Prefeitura aguarda liberação de verba para cursos do Pronatec
Prefeitura e Pronatec abrem vagas para novo curso gratuito
Pessoas com deficiência podem se inscrever segunda-feira na seleção da Educação
SEC realizou II Encontro de Coordenadores Pedagógicos de Itabuna
Obras do Restaurante Popular seguem em ritmo acelerado

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de combate à dengue no Alto da Tapera

Um grande mutirão de mobilização e conscientização para a prevenção e combate à dengue foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na manhã desta sexta-feira, dia 5, no alto da Tapera, um dos locais de maior índice de infestação do mosquito transmissor da doença. Com apoio de trabalhadores e equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o trabalho foi coordenado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município e contou com a participação de 35 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. O primeiro mutirão aconteceu, há cerca de duas semanas, no alto do Carvalho, local que apresentou o maior risco da doença no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Lira), realizado pela secretaria, no mês de fevereiro.

Agentes de endemias orientaram as familias sobre formas de combate à dengue Foto Gidelzo Silva(Secom-Ilhéus).

Agentes de endemias orientaram as familias sobre formas de combate à dengue Foto Gidelzo Silva(Secom-Ilhéus).  MONT/R2CPRESS

Durante a ação, os agentes fizeram a entrega domiciliar de sacos de lixo para que os moradores pudessem recolher os resíduos sólidos que servem como criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a exemplo de latas, pneus, baldes e garrafas. Ao lado disso, a equipe da Secretaria de Saúde distribuiu folhetos e cartazes educativos que trazem as principais orientações sobre a adoção de medidas de prevenção e combate à dengue.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

                                                                www.camaradeilheus.com.br

20   Ascom/CMI                                                                     Data 04/ 04/2013

Ministério do Esporte recebe Carta-Consulta  para  Centro de Iniciação ao Esporte     

 

 

       O Centro de Iniciação ao Esporte, uma iniciativa do Ministério do Esporte que objetiva ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, na construção de um GINÁSIO POLIESPORTIVO em Ilhéus, já  tivera início as primeiras providências para sua concretização.

       Em audiência, na quarta-feira ( 03),no gabinete do  chefe do Executivo ilheense – o prefeito Jabes Ribeiro( PP ), garantiu ao vereador Nerival Nascimento integrante da  bancada do PC do B,  cujo parceiro é o presidente da Câmara vereador Josevaldo Machado que, naquele mesmo dia, estaria enviando à Secretaria do Ministério do Esporte a CARTA-CONSULTA, demonstrando vivo interesse  de que o município de Ilhéus, doravante, se habilitasse para receber este tão importante investimento, que será fundamental para a prática esportiva da comunidade, especialmente  dos jovens mais carentes, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. E, que a desapropriação da área, em atenção às dimensões exigidas pelo órgão federal, para edificação do empreendimento já é motivo de estudo.

       Os projetos de arquitetura e engenharia   desses  Centros Esportivos serão fornecidos pelo Ministério do Esporte que dispõe recursos na ordem de Cr$ 2,6 milhões  de Reais do Programa  de  Aceleração do Crescimento ( PAC 2).  A Prefeitura Municipal de Ilhéus teria até o dia 04 de Abril, do ano em curso, para se inscrever ao programa.

Legião da Boa Vontade (LBV)

Deus tem muitos sinônimos

Por Paiva Netto

 

Paiva Netto

Tudo que do Amor Divino nasce é verdadeiramente sublime. De certo, firmado nessa realidade, o dramaturgo e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) ensinava que “o Espírito se enriquece com aquilo que recebe, e o coração, com o que dá”. Portanto, sem o Amor, que é Deus, o ser humano vive desgovernado, longe da Verdade, que é a Palavra Dele. (Evangelho de Jesus segundo João, 17:17: “Pai, Tua Palavra é a Verdade”.)

Se você não crê na existência do Pai Celestial, não se sinta excluído pela minha afirmativa. Pense, então, em bom senso, porque quem não o exercita também vive em desgoverno.

Deus tem muitos sinônimos, tais como Fraternidade, Solidariedade, Compaixão, Clemência, Generosidade, Misericórdia, Altruísmo e tudo o mais que valoriza a criatura humana, conduzindo-a à Paz consigo mesma, extensivamente aos demais.

A FACE DIVINA

Por consequência, o Criador não apoia manifestações de ódio em Seu Santo Nome. Muito apreciada, portanto, esta admoestação de Martinho Lutero (1483-1546): “Não desejo que as pessoas lutem em favor do Evangelho pela força e pelo morticínio. O mundo tem de ser conquistado com a palavra de Deus”.

De que Deus fala o grande reformador? Evidentemente que a respeito Daquele enunciado por João Evangelista, na sua Primeira Epístola, 4:16: “E nós conhecemos e cremos no Amor que Deus tem por nós. Deus é Amor. E aquele que permanece no Amor permanece em Deus, e Deus, nele”.

E tamanha é a compreensão que Lutero tinha do magnânimo Sentimento Divino que o versículo de sua preferência na Bíblia fala por si, a quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir: “De tal maneira amou Deus ao mundo, que lhe mandou o Seu Filho Unigênito, de forma que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna”. (Evangelho do Cristo segundo João, 3:16)

O velho pregador alemão sabia que não há outro caminho, senão o do Amor, que é sinônimo de Caridade. Outro grande sábio da História, Dante Alighieri (1265-1321), em “A Divina Comédia”, escreveu: “O Amor é a energia que move os mundos”. Por isso, viver afastado Dele é sofrer a orfandade da Alma. Deus não tem bigode nem barba. A Sua Face é o Amor.

 José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

 

“Meu filho gosta de brincar de boneca. Quando devo atentar para isso?”

Por Marcelo Niel

Na difícil arte de educar, os pais muitas vezes se deparam com ciladas. Deparar-se com o seu “meninão” brincando com a bonequinha da prima, ou o que pode ser ainda pior – na visão amedrontada de muitos pais – ouvir da boca do filho que ele quer ganhar uma Barbie do Papai Noel, pode levar o “ego familiar” à falência.

Acalmem-se pais: a homossexualidade não é contagiosa. O grande temor dos pais é que ter um filho brincando com bonecas possa transformá-lo ou ser um “grave indício” de que ele é homossexual e isso não é verdade. Somos nós, enquanto pais, educadores e sociedade que construímos e determinamos, artificialmente e ao longo de gerações quais são os brinquedos próprios de meninos e meninas de acordo com as regras da sociedade. Desse modo, e infelizmente, meninas ganham bonecas, panelas e vassouras, enquanto meninos ganham carros, tijolinhos, maletas de médico e caixas registradoras.

A criança terá interesse por tudo que é novidade, colorido e faz barulho, independente se for uma Barbie ou uma bola de futebol. E não será o interesse por certos tipos de brinquedos que interferirá na orientação sexual do seu filho. Isso porque a orientação sexual, que pode ser entendida como a “preferência” por um determinado sexo é um fator geneticamente determinado, como mostram diversas pesquisas, muito antigas inclusive. No mesmo raciocínio, insistir que seu filho goste de futebol e carrinhos de ferro não o tornará heterossexual. Se ele for homossexual, ele poderá ser um homossexual que goste de carros e futebol. Se ele for um heterossexual que brincou com panelinhas, poderá ser um indivíduo não machista que aprendeu desde cedo que homem também pode “pilotar fogão” e até se tornar um grande cozinheiro. Sabe-se lá.

:: LEIA MAIS »

Criação do Comitê Estadual de Sanidade dos Equídeos auxilia setor produtivo na Bahia

O objetivo principal do grupo é elaborar o Plano Estadual de Sanidade dos Equídeos, capaz de subsidiar o retorno do status de livre de Mormo.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), coordenou a criação, na manhã da última quarta-feira (04), do Comitê Estadual de Sanidade dos Equídeos, atendendo a reivindicação dos equídeocultores para o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles. Durante a reunião realizada na sede da Agência, em Salvador, ficou acordado que o objetivo do Comitê é discutir questões relativas à sanidade dos equídeos, com foco na elaboração do Plano Estadual capaz de subsidiar o retorno do status de livre de Mormo para a Bahia.

Diante da confirmação do primeiro foco de Mormo no Estado em 2012, com o diagnóstico positivo de um animal oriundo do estado de Minas Gerais, o grupo coordenado pela Adab dará assistência imediata aos produtores, além de intensificar o controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de outras doenças infecciosas dos equídeos na Bahia.

“Após a notificação da enfermidade, todas as medidas sanitárias e de vigilância foram implementadas conforme a legislação em vigor”, informa o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que a Agência intensificou as ações de vigilância epidemiológica, impedindo a sua disseminação na região e no Estado.

:: LEIA MAIS »

Governo divulga leilão de milho com entrega em portos do Nordeste

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará um leilão de compra de 103 mil toneladas de milho no dia 17 de abril. A operação seguirá o modelo anunciado pela presidenta Dilma Rousseff e definido na Medida Provisória Nº 610, de 2 de abril de 2013. O documento estabelece que o produto deverá ser adquirido a granel e entregue pelo vendedor em cinco portos do Nordeste.

Os locais definidos para entrega são armazéns portuários dos estados da Bahia (20 mil toneladas), Ceará (30 mil t), Pernambuco (25 mil t), Paraíba (16 mil t) e Rio Grande do Norte (12 mil t). Pela medida provisória, ficou determinada a doação do milho adquirido para os governos estaduais, que ficarão responsáveis pelos custos de remoção, ensacamento, distribuição e outros necessários ao cumprimento da destinação. Até 50% dos recursos recebidos com a venda do milho doado poderá ser destinado ao pagamento dos custos de comercialização. A diferença entre a arrecadação e os custos será destinada para ações de apoio aos pequenos criadores, com insumos complementares ao milho na alimentação animal.

De acordo com os termos da medida provisória, as condições de transferência do milho para os estados e as formas de doação serão estabelecidas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos, criado pelo Decreto Nº 7.920, de 15/02/13. Também fica definido que as doações só poderão ser efetivadas após a assinatura do termo de compromisso entre o Ministério da Agricultura e o governo do estado contemplado.

Segundo o edital do leilão, o valor do preço máximo de aceitação para compra será definido sem ICMS, e será divulgado com antecedência de dois dias úteis antes da data do leilão. (Mônica Simões/Conab)

Prefeitura faz operação de limpeza nos morros de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está promovendo uma Operação de Limpeza nos Morros da cidade, desde a semana passada. Nesta sexta-feira, 05, o mutirão foi realizado nos Altos do Coqueiro e do Basílio. Ontem, quinta-feira, a operação ocorreu no alto da Avenida Itabuna. A ação, que conta com a participação de 30 trabalhadores, envolve serviços de roçagem, capinagem e limpeza de passeios e meios fios.

Fotos: Gidelzo Silva. MONT/R2PRESS.

Fotos: Gidelzo Silva. MONT/R2PRESS.


“Na próxima etapa, estaremos concentrando as nossas equipes nos altos Nerival, do Carvalho e da Esperança”, afirma o coordenador da Limpeza Pública de Ilhéus, César Benevides. “O mesmo trabalho já foi realizado em outras localidades, como alto da Conquista e Outeiro de São Sebastião”, informa.

Visando uma melhor organização dos altos da cidade, César Benevides lembra que os mutirões de limpeza possuem um caráter permanente. “Mesmo com todas as dificuldades, cumprindo uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, continuaremos trabalhando diariamente nos diversos morros de Ilhéus para melhorar a qualidade de vida dessas populações”, enfatiza.


AI/PMI





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia