WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Educadores participam do lançamento do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Ilhéus

Professores, diretores, supervisores e orientadores da rede municipal de ensino de Ilhéus participaram nesta segunda-feira, 1º de abril, no auditório da Faculdade de Ilhéus, do lançamento do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município, que contou com a palestra do Presidente do Conselho Municipal de Educação, o professor Reinaldo Soares. Estiveram presentes no lançamento do programa, 394 profissionais da educação, que vão alfabetizar crianças de até oito anos de idade.

Presidente do Conselho Municipal de Educação, Reinaldo Soares, profere palestra de lançamento do programa - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Presidente do Conselho Municipal de Educação, Reinaldo Soares, profere palestra de lançamento do programa – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).


A coordenadora municipal do programa, Fabiana Leitão Bezerra Santos, destacou a necessidade de melhorar a qualidade da educação formal. Durante o ano letivo, o professor irá trabalhar para que o aluno tenha base alfabética para o bom desempenho escolar, sobretudo em língua portuguesa e matemática.

Desenvolvido em Ilhéus desde 2011, uma das prioridades do programa é a extinção do analfabetismo, oferecendo acompanhamento aos professores e sensibilizando os gestores. “Com o objetivo de avaliar a atuação do aluno, faremos encontros mensais de capacitação e formação com os professores. O primeiro de uma série está previsto para ocorrer entre os dias 15 e 19 deste mês, em local a ser divulgado posteriormente pela secretária de Educação, Marlúcia Rocha”, disse Fabiana Leitão.

De acordo com o programa, cabe ao município garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar o reforço escolar e montar espaços para a leitura. “No momento, estamos aguardando que o Ministério da Educação envie os kits de materiais que serão entregues aos alunos e aos professores”, ressaltou a coordenadora. O programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado entre o governo Federal, estados e municípios.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 02.04.2013

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.camaradeilheus.com.br

18    Ascom/CMI                                                           Data: 27/03/2013

 

 Sessão Especial da Câmara pelo Dia do Cacau, acima da expectativa

 

 

IVO EVANGELISTA_ Foto_ Clodoaldo Ribeiro.

IVO EVANGELISTA_ Foto_ Clodoaldo Ribeiro.

Acima da expectativa à sessão especial alusiva as comemorações pelo Dia do Cacau, realizada pela Câmara Municipal de Ilhéus, na quarta-feira ( 27/03.)  Com um plenário rico de personalidades e autoridades ligadas à nossa cacauicultura, além de pessoas interessadas e atentas ao importante evento.

     Os presentes ouviram os mais diversos oradores que teceram  comentários, abalizadores, sobre a nossa cacauicultura e, evidentemente, sobre a importância do cacau brasileiro, em especial, o da região sul, no contexto econômico local, regional, nacional e mundial. A exemplo de :   José Vivaldo Mendonça- Diretor da Companhia de Ação Regional –CAR ), representando o governo do estado; Milton Andrade ( Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus);  Jorge Carilo Pinto( Vice-presidente da Associação dos Produtores de Cacau);  Sebastião Vivas (Secretário de Agricultura e Pesca do Município de Ilhéus); Agdo Muniz ( Presidente do IPC-Instituto Pensar Ilhéus): do vereador e cacauicultor Alisson Mendonça: do vereador Gedeon Farias- o popular Dero ( PT) representando a Coofasulba, – primeira cooperativa no sul da Bahia que fabrica e comercializa achocolatado de ótima qualidade e, do propositor do  evento, vereador Ivo Evangelista(PRB ), que agradeceu a presença de todos os convidados e pessoas presentes. Externou  sua , imensa, preocupação quanto a falta do “ ISO”, isto é, do selo de qualidade do cacau baiano. “ É, inexplicável,  que outros produtos da nossa terra tenha selo de qualidade . Cito,  aquí:  o café, o leite, o queijo, mamão, laranja, e tantos outros, mas, o nosso cacau, não. Vou  cobrar sempre das nossas autoridades que corrijam  essa terrível injustiça – enfatizou.    

              Não deixou de preocupar, os presentes, quando um dos palestrantes, lembrou o que aponta a Organização Internacional do Cacau ( ICCO ) de que haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos em função de pragas, doenças e envelhecimento das plantações e, evidentemente, dos cacauicultores  e jovens que não querem assumir as plantações.

        Contudo, algumas autoridades, elogiavelmente,  otimistas, acreditam que o cacau produzido no País e, por ser, de excelente qualidade, continuará por décadas, referência mundial. O Brasil vai continuar desenvolvendo grãos de cacau mais resistentes e melhores, graças ao valor, extraordinário, do mercado de chocolate.  

          A sessão especial em comemoração ao Dia do Cacau, pelo que demonstraram os presentes, “o cacau terá  muito e muito o que se comemorar “ frisou José Carlos Maltez ( Presidente do APC-Cooperativa ).

Pronto Atendimento da Dengue já funciona em Ilhéus

O Pronto Atendimento (PA) da Dengue já está em pleno funcionamento em Ilhéus, no anexo do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, visitou nesta terça-feira, dia 2, a estrutura montada para o atendimento emergencial dos casos ou suspeitas de dengue e conversou com a equipe técnica que coordena o trabalho no local.

Durante a visita ao PA secretária, Ledívia Espinheira, afirma que mutirões de limpeza continuarão - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Durante a visita ao PA secretária, Ledívia Espinheira, afirma que mutirões de limpeza continuarão – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).


A implantação do pronto atendimento – desde a semana passada – era uma das metas da Secretaria de Saúde no mutirão de combate à dengue no município, que enfrenta alta incidência da doença nesse período do ano. No local há salas de recepção, de coleta de sangue, de observação do paciente, inclusive para crianças, e de atendimento médico. Com uma equipe de nove pessoas, o PA da Dengue funciona diariamente das 7 às 19 horas, com plantão médico.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus retira ocupações irregulares de Área de Preservação Permanente

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), promoveu uma grande operação na manhã desta terça-feira, dia 2, com o objetivo de derrubar nove barracos que foram construídos irregularmente numa área conhecida como Bambuzal, localizada nas proximidades da entrada do Bairro Teotônio Vilela. Além de agentes da Semau, a ação contou com a participação do Departamento de Polícia Ambiental (DPA) e da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (CIPA). Os barracos, cujos moradores receberam notificação há 12 dias, foram construídos nas margens de um mangue, que segundo a Lei Federal 9.605/98 é Área de Preservação Permanente (APP).

Prefeitura de Ilhéus retira ocupações irregulares de Área de Preservação Permanente - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus retira ocupações irregulares de Área de Preservação Permanente – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


Coordenada pelo chefe de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Fonseca, a operação desmontou apenas quatro barracos desocupados. “Com relação às demais construções, onde encontramos gestantes e idosos, preferimos fazer uma nova notificação, concedendo prazo de dez dias para que essas pessoas procurem outros locais para viver”, informa. Essas famílias serão cadastradas nos programas habitacionais disponíveis no município, como o Minha Casa, Minha Vida.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Festa de São Jorge

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Prefeitura de Ilhéus inicia programa de Coleta Seletiva Solidária nesta quinta

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), inicia na próxima quinta-feira, 4, o programa de Coleta Seletiva Solidária, em pareceria com a Cooperativa de Catadores de Lixo de Ilhéus (Colimpa). A ação vai ocorrer todas as quintas e terças-feiras, sempre a partir das 7 horas, com a supervisão da Coordenadoria de Coleta Seletiva.

Coleta Seletiva - Imagem Internet

Coleta Seletiva – Imagem Internet


Segundo a coordenadora Maria Luiza Heine, o projeto terá inicio pelos grandes geradores de resíduos sólidos da zona sul. Os agentes da Colimpa visitarão os hotéis, bares, restaurantes, condomínios e pousadas da região. “Os catadores vão atuar não apenas realizando a coleta, mas também levando informações sobre o processo, inclusive distribuindo materiais informativos, orientado sobre as formas de armazenamento e aproveitamento dos resíduos sólidos”, informa ela, destacando que o próximo local de atuação do programa será o centro da cidade.

Coleta seletiva – Coleta seletiva é o processo de recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais, estão diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados no município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 02.04.2013

TPI inicia programação de abril em novo espaço

Após a experiência exitosa durante o Aleluia Ilhéus Festival, a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus dá início à programação do mês de abril, mudando para alguns metros adiante, na Avenida Soares Lopes. O novo espaço será montado ao lado do campo da ADEB, oferecendo atrações de teatro, dança, música, além de cursos e oficinas. A estreia das atividades será com o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta, Lendas da Lagoa Encantada, às 20 horas deste sábado.

Lendas da Lagoa Encantada na Tenda do TPI 29.03.13 - foto Felipe de Paula.

Lendas da Lagoa Encantada na Tenda do TPI 29.03.13 – foto Felipe de Paula.

A Tenda do TPI é patrocinada pelo Sebrae, que arcará com os custos do aluguel pelos próximos três meses. O espaço pertence ao Circo Show Brasil, que garante todo apoio logístico para a manutenção, além de proporcionar a troca de experiências sobre o universo circense. O Show Brasil pertence ao palhaço Funhanha, que tem quase 60 anos de carreira, e Nelian Reis, o palhaço Shampoo, também com mais de 20 anos de estrada.

:: LEIA MAIS »

Entidades debatem plano de desenvolvimento da pesca e da agroindústria

Unificar o trabalho dos diversos órgãos ligados à agricultura e à pesca do município, com vistas à formatação de um plano conjunto de desenvolvimento, capaz de evitar a sobreposição de ações e, com isso, maximizar os futuros resultados. Esta é a principal proposta das reuniões mensais que a Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) da Prefeitura de Ilhéus vem coordenando desde janeiro, com a participação de diversas entidades e instituições.

Participaram da reunião representantes de diversos órgãos - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Participaram da reunião representantes de diversos órgãos – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


A reunião de abril ocorreu na segunda-feira, dia 1º, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Estiveram presentes representantes de diversos órgãos: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Agencia Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). Também participaram membros da Bahia Pesca, Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura (Coofasulba), Sindicatos Rural de Ilhéus e dos Trabalhadores Rurais de Ilhéus, além dos Institutos Cabruca e Nossa Ilhéus e do Ibama.

:: LEIA MAIS »

PEDIDO DE AJUDA

Prezado Rabat

Entendemos que todos possuem sonhos que são almejados através de trabalho árduo, caminhando honestamente dia após dia. É notório as dificuldades enfrentadas pela classe média brasileira, principalmente a dos pequenos e micro empresários, sufocados por uma carga tributária absurda existente em nosso país.

Para MANTER REGULARIDADE com as obrigações fiscais, faz-se necessário abdicação de muita coisa, visando economia de recursos para honrar com todos os compromissos (Sejam eles impostos ou fornecedores).

Muitas vezes, o sonho de ser empresário nesse país pode tornar-se PESADELO, haja visto que podemos ser vítimas de empresas e/ou órgão públicos que por “má – fé” ou até mesmo por “descaso” são capazes deixar as empresas em situações difíceis, simplesmente por não realizarem os devidos pagamentos.
Confiando na seriedade e imparcialidade desse blogueiro, nós prestadores de saúde REGULARES, de forma anônima (por medo de represálias) viemos expor uma situação alarmante que esta acontecendo no município de Ilhéus:

É fato notório o atual “CAOS” que vive a saúde no nosso município! Sabe-se que uma parcela de culpa recai sobre o ex-gestor Newton Lima, porém, estamos no 4º mês de administração Jabes Ribeiro e o que vemos é um TOTAL DESCASO para com os prestadores de saúde.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS, através da SECRETARIA DE SAÚDE, desde o mês de NOVEMBRO/2012 não vem regularmente efetuando os pagamentos (repasses) para os prestadores. O prefeito Jabes Ribeiro tem alegado que existem prestadores em situação IRREGULAR, não estando em dias com suas obrigacoes fiscais, o que impede (por força de lei) o pagamento.

Gostaria de destacar ao NOBRE BLOGUEIRO que estamos pedindo sua ajuda para a regularização do pagamento das EMPRESAS REGULARES, as quais a lei nada impede o pagamento.

Esses atrasos causam enormes dificuldades econômicas, comprometendo a saúde financeira das empresas, bem como a continuidade da regularidade fiscal e tributária, haja visto que foram emitidas NOTAS FISCAIS as quais sao gerados impostos a serem pagos de um recurso que ate o presente momento nao foi pago.

Destaco 2 pontos

1- Com relação ao mês de NOVEMBRO/2012, alega-se falta de pagamento pela necessidade da camara municipal de vereadores aprovar tal pagamento (segundo eles, é oriunda do gestão anterior). Acontece que ate o presente momento, temos total desinformação, e ja estamos comecando a perceber que este valor nao será pago! Vale destacar que nao trabalhamos para NEWTON ou JABES, mas sim para a PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS. Prestamos servicos e emitimos a NOTA FSICAL mas o pagamento nao foi feito, porém os impostos relativos a essa nota fiscal emitida ja tiveram de ser quitados visando a regularidade fiscal das empresas.

2- Com relação aos demais meses, alega-se falta de funcionários, e quando procuramos infromações somos TRATADOS COM DESCASO! Nunca nos sentimos tão humilhados em ter de “mendigar” para receber nossos pagamentos, pois dependemos da Secretária de Saúde que mora em salvador e em geral vai embora na quinta feira… Dependemos do auditor que tambem mora em salvador e esta de mudanca pra Ilheus… Enfim.. Dependemos de tudo e de todos para receber nossos pagamentos. Será que a SECRETÁRIA DE SAÚDE e demais cargos de confiança estão com suas remunerações atrasadas?? E se estivessem, estariam trabalhando normalmente? 

Geramos empregos e impostos e não podemos ser penalizados simplesmente por falta de estrutura da gestão. Certamente a combinação de uma TABELA SUS que não é reajustada a mais de 20 anos e associada ao pagamento de juros de empréstimos/cheque especial certamente causa danos irreversíveis as empresas.

Como nossa atual situação é de DESESPERO, fizemos uma denuncia ANÔNIMA ao MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL E FEDERAL visando uma possivel intervenção para regularização antes que o pior aconteça a nossas empresas, pois em breve, nao teremos recursos para quitar com nosso fornecedores e consequentemente SERÁ SUSPENSO TODO E QUALQUER ATENDIMENTO SUS gerando imenso prejuízo a nossa tão sofrida população.

RATIFICAMOS que somos EMPRESAS REGULARES que nada impede de realizar nossos pagamentos. O único impedimento esta na má vontade, descaso e arrogancia da atual dos gestores da pasta da Saúde!

Gostaria que isso fosse levado a público para que a população tome conhecimento que a qualquer momento ela terá seus atendimentos suspensos!

Esses pagamentos sao realizaos atraves da VERBA MAC (Média e Alta Complexidade) esta sendo repassada regularemente pelo governo federal a prefeitura, ou seja O DINHEIRO ESTA DISPONÍVEL EM CONTA e nós estamos pagando juros desnecessariamente.

Certos de que o esse nobre blogueiro não medirá esforços para nos ajudar, agradecemos sua atenção.

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

ESPAÇO ABERTO PARA OS CITADOS – QUERENDO – SE MANIFESTAR.

Aleluia Ilhéus Festival foi em paz

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito)

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito)

Intercâmbio criado pelo Aleluia Ilhéus abriu oportunidades de negócios

Os expositores aproveitaram os quatro dias do Aleluia Ilhéus Festival não somente para vender ou dar visibilidade às suas marcas, mas também para manter contato com compradores e consumidores, visando a realização de futuros negócios, através da troca de contatos e experiências. Um bom exemplo disto é o da proprietária do Chocolate Itacaré, Diva Fátima Pol Landenberger, que, ao participar da Feira da Economia Criativa, tomou conhecimento de produtos que ajudaram a agregar valor aos seus e fechou a compra de quantidades significativas dos mesmos, inclusive já projetando para outras datas festivas, como o Dia das Mães.

Fotos: Alfredo Filho. MONT/R2CPRESS.

Fotos: Alfredo Filho. MONT/R2CPRESS.


Ela observou que não sabia, até instalar o seu estande, da existência das cestas feitas pela ex-empregada doméstica Maria Aparecida a partir de folhas de revistas, mas que tão logo viu os produtos em exposição, também na Feira de Economia Criativa, percebeu que eles seriam boas embalagens para o seu chocolate. “Assim, nós compramos todas as unidades pequenas que estavam em exposição e as usamos para embalar nossos ovos de Páscoa e outros produtos. Deu tão certo que vendemos rapidamente os conjuntos, agregando valor aos nossos produtos”. Ela fez o mesmo com coelhinhos de pelúcia produzidos por outra expositora e garante que também teve o mesmo sucesso de vendas.

:: LEIA MAIS »

Diálogos Territoriais acontecem em Barreiras

Apresentar as ações do Estado num diálogo com a sociedade organizada, de forma franca, democrática e participativa. Este é o objetivo dos Diálogos Territoriais II, que acontece nesta quinta-feira (4), no município de Barreiras (850 km distante da capital), no Território Bacia do Rio Grande.

O encontro, que tem início às 8h, no Centro Territorial de Educação Profissional, contará com a presença do secretário estadual José Sergio Gabrielli (Planejamento), além de prefeitos, vereadores e representantes dos 14 municípios do território, bem como a sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário, este é o terceiro de 27 encontros territoriais. “Os eventos ocorrerão até julho desse ano e a partir das discussões será elaborado um relatório, o qual servirá como ponto de partida para que o Governo do Estado reoriente e ajuste suas políticas públicas, readequando-as às necessidades de cada Território”, destaca Gabrielli.

Histórico
A primeira edição dos Diálogos Territoriais ocorreu em 2010 e houve um reconhecimento por parte da sociedade de que o Governo da Bahia tem um compromisso com o seu projeto de participação social e, por isso, retornou aos Territórios de Identidade para responder à sociedade sobre suas demandas.

_______________________________________
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia