:: ‘Notícias’
Atividades especiais beneficiam grupo De Bem com a Vida
O Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso de Ilhéus (CADHII) oferece atividades físicas regulares, todas as terças e quintas-feiras, das 7 às 9 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A iniciativa é desenvolvida pelo grupo De Bem com a Vida, composto por 200 pessoas, que há 13 anos realiza ações para a melhoria da qualidade de vida da melhor idade.

Projeto De bem com a vida – atividades para 3ª idade – Ginásio de Esporte – Foto Alfredo Filho – Secom.
A educadora física, Ednagila Pinheiro, ressalta a importância do exercício físico na terceira idade. “Uma das primeiras coisas que a gente defende é tirar o idoso do sedentarismo, por isso a melhoria da qualidade de vida deles é um dos objetivos do grupo”. As atividades incluem alongamento, relaxamento e exercícios lúdicos, como jogos e brincadeiras.
Agradecimento
Com muita alegria estou agradecendo, publicamente à direção do Hospital Regional (Ilhéus) pela minha nomeação para cargo de Supervisor lotado na recepção.
A minha alegria se dá pelo fato de nesses meus 30 anos ter buscado cumprir com denoto as minhas funções. Desempenho minhas atividades visando sempre o bem dos pacientes e acompanhantes.
É muito bom quando temos nossos serviços reconhecidos.
Corregedoria Nacional começa inspeção do TJ da Bahia
Por Pedro Canário
A Corregedoria Nacional de Justiça começou na segunda-feira (8/4) inspeção no Tribunal de Justiça da Bahia. O objetivo é apurar “as repetidas reclamações apresentadas na Corregedoria Nacional quanto à estrutura deficiente e à morosidade na tramitação dos processos” nos juizados especiais e nas turmas recursais da capital, conforme diz a Portaria 19 do CNJ. Também há reclamações sobre as promoções de juízes a desembargadores no TJ e sobre a contratação do sistema de informatização de processos.
Primeiro da lista
Durante a cerimônia de abertura da visita da Corregedoria do CNJ, o corregedor, ministro Francisco Falcão, disse que o TJ-BA é “o pior tribunal do Brasil”. Disse que recebeu denúncias de corrupção, improbidade administrativa e nepotismo cruzado, e por isso estava lá. “É preciso varrer a imagem de corrupção do tribunal.”
Coordenador dos trabalhos
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, será o relator das instruções para as eleições de 2014. Ele conduzirá estudos, por meio de audiências públicas, com o objetivo de elaborar as normas do processo eleitoral do ano que vem. Entre os temas, arrecadação de recursos, propaganda eleitoral e divulgação de resultados.
Sentimentos conflitantes
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e o Ministério do Desenvolvimento Agrário se dividem entre a felicidade e a tristeza com a condenação dos assassinos do casal de líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, no Pará. Comemoram a condenação dos assassinos. Mas “consideram grave” que nenhum mandante tenha sido responsabilizado até agora.
Justiça plena
Ambas as instituições elogiaram a postura do Ministério Público do Pará de entrar com recurso. “Acreditamos que a Justiça só será plena com a responsabilização igualmente firme, por parte do Poder Judiciário, dos autores intelectuais ou mandantes da execução. O casal assassinado era assentado da reforma agrária, se dedicava à produção sustentável de castanha na reserva ambiental Praialta-Piranheira, rica em madeira de lei, e defendia a exploração sem destruição da mata”, disseram, em nota à imprensa.
Adeus à toga
Editus lança “Mejigã e o contexto da escravidão”
Llivro relata a trajetória de quase dois séculos de história
O livro “Mejigã e o contexto da escravidão” organizado pelo professor Ruy do Carmo Póvoas, publicado pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, será lançado no dia 17 de abril, às 9h30min, no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira(Torre Administrativa), numa promoção da Editus e do Nucleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé.
Com 490 páginas, o livro reúne textos de André Luiz Rosa Ribeiro, Arélo Barbosa, Flávio Gonçalves dos Santos, Ivaneide Almeida da Silva, Kátia Vinhático Fontes, Maria Consuelo Oliveira Santos, Marialda Jovita Silveira, Mary Ann Mahony e Terezinha Marcis. Projeto gráfico e capa de Alencar Júnior e revisão de por Maria Luisa Nora e Genebaldo Ribeiro.
“Mejigã e o contexto da escravidão tem o objetivo de revelar uma trajetória de quase dois séculos e trazer à luz parte da história de nosso povo, de nossa gente, e de nossa terra, até hoje repassada apenas pelas vias da oralidade. Trata-se, portanto, de um resgate da história. e, sobretudo, de contar a história do ponto de vista do excluído. Com isso estaremos promovendo a divulgação do saber e do conhecimento de uma comunidade afrodescendente, contribuindo para a integração de saberes e quebra de preconceitos.” assinala o professor Ruy.
C O N V I T E
Grupo“Se Toque” promove palestra gratuita:
“Os conflitos nos relacionamentos”
Alessandro Peixoto
Psicólogo
Data: 13/04/2013
Hora: 10:00 hs
Local: Auditório do Hospital Calixto Midlej Filho
Itabuna-Ba
Pedimos a quem comparecer trazer um quilo de biscoito.
Vice-governador confirma à deputada que resultado da licitação da ponte sai no dia 23
Em audiência com o vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Alencar, na tarde desta quarta-feira (10), a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) recebeu a confirmação de que o processo de licitação para a construção da nova ponte de Ilhéus ligando o centro aos bairros da zona sul está em fase bastante adiantada e as obras serão iniciadas nos próximos dias. De acordo com o vice-governador, o edital de licitação da obra já foi lançado e no próximo dia 23 de abril sairá o resultado da empresa que ganhou o certame. A obra terá um custo aproximado entre 120 a 150 milhões de reais e inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto.
Ainda de acordo com Otto Alencar, a previsão é de que no dia 24 de abril o governador Jaques Wagner estará em Ilhéus para anunciar o resultado da licitação e lançar a pedra fundamentar para o início das obras. No dia 29 de novembro do ano passado Jaques Wagner esteve em Ilhéus, onde garantiu que as obras da nova ponte seriam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2013 e a previsão da conclusão está prevista para o segundo semestre de 2014. A deputada Ângela Sousa comemorou a notícia do início das obras, pois considera a nova ponte como um equipamento vital para o desenvolvimento do município e para a interligação do Sul e Extremo Sul da Bahia via litoral, já que a ponte atual encontra-se defasada. “A nova ponte de Ilhéus é um desejo antigo dos ilheenses que há anos sonhavam com esse momento”, destacou a deputada.
Bahia Pesca estuda melhor estilo de gestão para terminais pesqueiros
Uma equipe da Bahia Pesca – incluindo o diretor técnico, Jorge Figueiredo, e especialistas em contratos e administração pública – está em Santa Catarina para conhecer as formas de gestão dos melhores terminais pesqueiros da região. A ação faz parte do planejamento da empresa para colocar os dois terminais baianos, localizados em Ilhéus e Salvador, em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.
Os técnicos da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estão observando aspectos operacionais dos terminais de Laguna e Itajaí para estudar as formas e os procedimentos mais adequados à realidade baiana. Em uma próxima etapa serão analisados todos os pontos importantes para abertura de processo licitatório, visando o gerenciamento dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus por empresas especializadas.
“Queremos oferecer aos pescadores, associações e cooperativas o melhor modelo de gestão para administrar os terminais, garantindo emprego, renda, preço, condições de comercialização e qualidade para a atividade pesqueira na Bahia”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
Os terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus estarão aptos para pleno funcionamento até julho deste ano, mas os pescadores já podem contar com os serviços da fábrica de gelo e comercialização de óleo diesel. Inaugurados pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles e pelo Governador do Estado, Jacques Wagner no final de 2012, os Terminais Pesqueiros de Salvador e Ilhéus foram idealizados para estimular a economia local, oferecendo aos pescadores da região e visitantes uma área própria para trabalharem adequadamente.
—
Ascom/Bahia Pesca
Prefeito de Ilhéus participou de reunião com Governador Jaques Wagner sobre a Fiol
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou de uma reunião com o governador Jaques Wagner e outras autoridades, em Salvador, para tratar da intensificação dos projetos da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul. O encontro foi realizado na tarde da última segunda-feira, 8, no Gabinete da Governadoria.
Na oportunidade, foi definida a realização do Seminário sobre a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), no próximo dia 26 de abril, na cidade de Barreiras. O prefeito ilheense e o governador confirmaram presença no evento. “A reunião foi muito representativa e demonstrou o esforço que vem sendo empreendido pelo governo baiano para o andamento do projeto”, comentou o prefeito.
Participaram da reunião a deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia, senador Walter Pinheiro (PT), deputado federal João Leão (PP), deputado estadual Cacá Leão (PP), a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, além de diversos prefeitos das regiões pela qual a ferrovia passará e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-BA).
Asfalto – O prefeito Jabes Ribeiro informou ainda que reiterou ao governador a solicitação de liberação de recursos para a obra de recapeamento asfáltico de várias ruas da cidade de Ilhéus. De imediato, Jaques Wagner autorizou ao secretário de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, que adote providências para atender ao pedido do prefeito ilheense. Nesse sentido, o Derba já iniciou o levantamento necessário à definição do projeto.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.04.2013
Comissão do Senado aprova projeto de desaposentação
os últimos anos a Justiça concedeu ao escritório G Carvalho Sociedade de Advogados centenas de decisões favoráveis. Mais de 500 mil pessoas têm direito.
Uma notícia muito importante para milhares de aposentados brasileiros é que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10 de abril), o projeto que permite ao aposentado do INSS trocar o seu benefício por outro mais vantajoso – a desaposentação ou desaposentadoria.
O texto não precisa ser votado em plenário e os senadores terão cinco dias para apresentar recurso. Caso isso não ocorra, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, quem já tem aposentadoria (por idade, especial ou por tempo de contribuição) e voltou a trabalhar tem o direito de renunciar ao seu benefício e, mais tarde, pedir um novo. A vantagem é que quanto maior o tempo de contribuição, maior o benefício. O universo de aposentados beneficiados é estimado em cerca de 500 mil pessoas.
“Esses números são muito relevantes e vão de encontro com o que hoje observo na G Carvalho Sociedade de Advogados, com um crescente número de decisões favoráveis na justiça sobre o tema e também com muitos aposentados que passaram a acreditar que realmente possuem este direito, Com certeza estes receberão os valores apontado pelo Governo”, alerta o advogado previdenciário Guilherme de Carvalho, do escritório G Carvalho Sociedade de Advogados.
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 22 | ASCOM / CMI |
Data: | 10/04/2013 |
| ACSULBA VOLTA A SER PRESIDIDA POR ILHEENSE |
Fundada em 26 de Janeiro de 1999, no Município de Ilhéus, pelo ex-vereador Joabs Ribeiro, com sede e foro no mesmo logradouro a – ACSULBA – Associação das Câmaras Municipais do Sul da Bahia- é uma entidade civil com personalidade jurídica privado, sem fins lucrativos e tem por objetivos: zelar pela representação dos vereadores do Sul da Bahia, congregar e estimular o espírito associativo entre os vereadores com as demais entidades políticas, sociais, culturais e de representação popular. A ACSULBA tem, ainda, como prerrogativas- patrocinar seminários, congressos, conferências, visando o estudo de problemas locais, regionais e nacionais ao Poder Legislativo que interessem diretamente aos municípios, em especial no que tange os aspectos sociais, políticos, econômicos e financeiro.
Os vereadores que integram as Câmaras do Sul da Bahia, conscientes da importância da entidade no contexto político e numa brilhante festa no plenário da Câmara Municipal de Camacã, na última sexta-feira,( 05/04 ) quando da realização do 14° Seminário do Sulbaiano de Vereadores da Bahia onde foram discutidos temas de suma relevância para os presentes, tais como: Expertise ( capacidade de aplicar conhecimento ou habilidade por deter conhecimento adquirido com base em estudo de assunto ou de sistema de tecnologia); Organização ( constitui o fundamento primordial do sucesso da administração local, devendo primar pela descentralização e delegação de competências, devidamente estabelecidas na legislação municipal.); Planejamento, Organização, Comando, dentre outros.
Na oportunidade, foi realizada a eleição da nova diretoria onde por unanimidade, elegeram o ilheense, Ivo Evangelista, atual 1° secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Ilhéus que, ao ser aclamado, disse: “ Vou honrar essa minha eleição com muito trabalho, juntamente com os meus companheiros de diretoria, para a implantação do Pacto Federativo, discutir e buscar soluções para os inúmeros problemas que sofrem os municípios membros da Acsulba.”
A composição da nova diretoria, ficou assim constituída:
Representantes de Livramento de Nossa Senhora buscam alternativas para resolver escassez de água
O secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles recebeu na manhã desta quarta-feira (10), visita do deputado estadual, Nelson Leal (PSL) do presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic) Emerson Leal, e de representantes do município de Livramento de Nossa Senhora, que vieram expor ao secretário a situação de calamidade em que vivem os municípios de Dom Basílio, Rio de Contas e Livramento.
O município que possui uma área de12 mil hectares irrigados, passa pelo problema da escassez de água em função da seca. Salles disse que conhece a importância da região e sugeriu que os representantes da sociedade civil organizada criem um comitê capaz de relacionar as prioridades da região a curto, médio e longo prazo.
A escassez de água no pólo produtivo da região resultou na perda da safra de manga, considerada uma das principais culturas que movimentam a economia regional. Diante da situação o desemprego pode chegar, conforme o prefeito de Livramento, Paulo Azevedo, a três mil desempregados.
Rosivaldo Romão da Silva, representante da Associação dos Irrigantes do perímetro irrigado do Brumado falou da importância de os municípios de Livramento, Rio de Contas e Dom Basílio se unirem para buscar alternativas de convivência com a escassez de recursos hídricos na região, bem como sua sustentabilidade neste momento de crise.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Livramento, Antônio Roberto de Souza informou que o comércio do município já enfrenta dificuldades com o crescimento da inadimplência, e que no setor rural as demissões já chegam a 90%.
—
Ascom Seagri – 10 de abril de 2013




























































