:: ‘Notícias’
Chega à Câmara projeto que reajusta salários de sete carreiras do Executivo
Editado no último dia 19, o Projeto de Lei 4904/12, do Executivo, que estende o reajuste de 15,8% a sete carreiras federais, já está em análise na Câmara. O PL beneficia também bombeiros e policiais civis e militares dos antigos territórios federais, assim como pensionistas da polícia e da carreira de bombeiros militares do antigo Distrito Federal. O reajuste será parcelado ao longo dos próximos três anos.
Os cargos e carreiras abrangidos pelo projeto são:
– auditores fiscais da Receita Federal do Brasil;
– auditores fiscais do Trabalho;
– analistas tributários da Receita Federal;
– analistas e técnicos do Banco Central;
– analistas e especialistas em Infraestrutura;
– analistas e agentes executivos da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e
– carreiras e cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário.
Acordos
De acordo com o Ministério do Planejamento, 80.822 mil servidores, que decidiram aceitar a proposta de correção salarial do governo, serão contemplados pela proposta. Para possibilitar os novos reajustes, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, enviou ao Congresso correção no Anexo V do Orçamento. O ministério explica que, no final de agosto, quando o projeto de lei orçamentária para 2013 foi encaminhado ao Legislativo, o número de servidores que receberiam reajustes era de 1 milhão e 693 mil, o que representava 93,1% do total. Agora, segundo o Planejamento, o índice chega a 97,5%.
Tramitação
O projeto ainda não foi distribuído às comissões da Câmara.
Íntegra da proposta:
Jabes Ribeiro / Posse e Mutirão
POSSE
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, tomará posse, nesta terça-feira (dia 1º), em solenidade que acontecerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a partir das 16hs, logo após a posse dos vereadores e da eleição da Mesa Diretora da Câmara. Logo depois de empossado, o prefeito fará um breve pronunciamento e, em seguida, dirige-se ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura Municipal, onde será feita a transmissão do cargo e ele dará posse à equipe de secretários. Antes de subir ao salão nobre, onde se realizará a cerimônia de posse dos secretários, Jabes Ribeiro vai cumprir, ainda, a tradição de passar em revista a tropa da Guarda Municipal e ouvir a execução do Hino Nacional.
Um detalhe importante é que o prefeito, logo após dar posse aos secretários, irá assinar alguns importantes decretos emergenciais, considerados essenciais para fazer frente à situação calamitosa em que a nova administração está encontrando o município de Ilhéus.
MUTIRÃO
Como forma de dar início ao seu compromisso de reorganizar o município de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro começará a quarta-feira (dia 2), deflagrando um grande mutirão de limpeza e correção de problemas hoje existentes em quase todas as ruas da cidade. O trabalho, que não tem data para acabar, receberá o apoio de empresas privadas sediadas no município que cederão veículos e outros equipamentos necessários, uma vez que não se pode contar com a destroçada frota da Prefeitura. De acordo com o futuro secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, os trabalhos serão iniciados ainda na manhã da quarta-feira, começando pela área central da cidade e estendendo-se nos dias posteriores a todos os bairros.
Enquanto o mutirão estará acontecendo, a nova equipe, a ser empossa nesta terça-feira, vai desenvolver todos os esforços para regularizar os serviços de limpeza e manutenção básicas, para evitar que as ruas de Ilhéus voltem ficar no estado em que hoje se encontram.
EQUIPE DE TRANSIÇÃO ESTRANHA NOTA DA SOLAR AMBIENTAL
A Equipe de Transição do novo governo municipal estranhou a nota divulgada pela Solar Ambiental, empresa de coleta de lixo domiciliar contratada pela prefeitura de Ilhéus, que de maneira inusitada tenta jogar a responsabilidade da deficiência da coleta para um pretenso “cadastramento” de trabalhadores para serviços diversos a partir de janeiro. Diante disso, a Equipe de Transição informa:
1- Não há definição alguma sobre a empresa que realizará o serviço de coleta domiciliar a partir de janeiro. Quatro empresas foram solicitadas a apresentar cotação de preços, inclusive a Solar Ambiental, que já enviou sua proposta. Falta apenas a entrega de uma proposta;
2- Não tem cabimento a diminuição drástica dos serviços de coleta sob o argumento de que seus funcionários foram “cadastrados” por outra empresa. Primeiro porque cadastramento não é contratação, e ademais o que está sendo realizado não tem nenhum vínculo com serviços de coleta, mas apenas para o mutirão de limpeza que será efetivado a partir de janeiro. Se qualquer uma das quatro empresas contatadas está cadastrando trabalhadores, essa ação estaria sendo realizada por conta e risco das mesmas.
Ilhéus, 30 de dezembro de 2012
Equipe de Transição.
Posse de Vane terá celebração ecumênica
Pela programação oficial, após ser empossado o prefeito Vane do Renascer, o vice-prefeito Wenceslau Junior, os novos vereadores, autoridades e convidados, seguem para o Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, no bairro São Caetano. Às 11h30min haverá um culto ecumênico, contando com a participação do Pastor Irlande da Rocha, da Igreja Batista Getsêmani, do bispo católico Dom Ceslau Stanula e de representantes das religiões Espírita e de matriz africana.
Após a celebração religiosa, haverá a transmissão de cargo ao prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, que nomeará e dará posse aos secretários e dirigentes municipais do seu governo. A solenidade será encerrada com um pronunciamento de Vane, que anunciará as linhas básicas do novo governo, calcado na busca da excelência da gestão, austeridade e transparência para fazer frente às demandas da população por obras e serviços públicos de qualidade. Uma das medidas adotadas por Vane foi o congelamento do próprio salário, que seria de quase 31 mil reais. Vane recusou o aumento e receberá o salário atual, quase 42% menor.
Vane nasceu em Caldas do Cipó (BA), no dia 18 de setembro de 1962. Registrado Claudevane Moreira Leite é o segundo de quatro filhos de Manoel Fortunato Leite e dona Maria Dalva Moreira Leite. Ainda adolescente, mudou-se com família para Itabuna, onde vive e trabalha há mais de 35 anos.
SINDICALISTA DE ILHÉUS PARTICIPA DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE E PROTESTA EM SÃO PAULO
Na tarde de ontem (sexta, 28), ele recebeu, no Parque do Ibirapuera, o kit do corredor.
Assim como no ano passado, Fernandes, que é presidente do Sindicacau e um dos poucos representantes de Ilhéus no evento, viajou sem patrocínio, mas está confiante na conclusão dos 15 quilômetros da prova.
Neste ano, a corrida será pela manhã, a partir das 09h.
PROTESTO
Neste sábado (29), o sindicalista realizará um protesto em frente à matriz da empresa de processamento de grãos Cargil, que, no mês passado, demitiu 14 funcionários sem justa causa da unidade de Ilhéus.
PETO 70 PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES DE TURISTA NA ZONA NORTE DE ILHÉUS
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL/ ITABUNA
70ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO MILITAR/ILHÉUS
RELEASE 003/DEZEMBRO/2012
PETO 70 PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES DE TURISTA NA ZONA NORTE DE ILHÉUS
Após ser informados pelas vítimas que dois elementos armados, depois identificados como (Jaildo e Mateus) haviam invadido a casa onde estavam passando o período de festas de fim de ano, a guarnição da PETO 70 , juntamente com a ROTAM empreenderam diligencias e prenderam: Thais de Jesus Florencio,19 anos, Gutemberg Oliveira Sampaio,26anos,Edilson Rodrigues de Oliveira Filho( Vulgo Gordo-chefe do bando),23 anos, Jaildo Santos de Jesus,(Galego)18 anos e Mateus Santana Santos(CAMISA DO São Paulo),18 anos e apreendeu a menor de iniciais R.J.S. 16 anos.Com o bando foi apreendido:01 revolver calibre .38 municiado com 06 cartuchos intactos;01 revolver calibre.32;09 celulares (sendo 04 das vítimas do roubo)01 balança de precisão;10 munições calibre.38;02 relógios;32 pedras de crack ;01 papelote de cocaína,16 trouxas de maconha além de R$ 100. A 70ª CIPM conta com um e-mail para denuncias: denuncia70cipm@hotmail.com, contamos com a colaboração da comunidade. Ocorrência registrada na DELTUR.
Ferrovia Oeste Leste
Propriedades até Caetité já estão indenizadas
Mais de mil famílias de posseiros dos municípios de Ilhéus, Jequié, Brumado, Ibiassucê, Tanhaçu e Caetité, que ocupam terras no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, (Fiol), já foram indenizadas pela Valec pelas áreas desapropriadas para implantação da ferrovia. Para garantir que os posseiros fossem indenizados tanto pelas benfeitorias como pela terra, o governo estadual reconheceu o direito de posse e emitiu as escrituras. Essa solução foi encontrada depois que o assunto foi debatido com a Procuradoria Geral do Estado, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) da Secretaria da Agricultura, e com a Valec Construção, Engenharia e Ferrovia, (Valec). De acordo com a assessora da empresa pública, Cecília Cafezeiro, todo processo está sendo realizado com forte conotação social.
Na tarde desta quinta-feira, (27), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou centenas de escrituras, finalizando o processo que contempla os posseiros das terras localizadas no traçado da Fiol entre Ilhéus e Caetité. Para ele, “a desapropriação e indenização pelas áreas por onde a ferrovia vai passar é um passo fundamental para a concretização da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, cujas obras continuam no ritmo esperado”.
O ato de assinatura das escrituras contou com a presença da representante da Valec, Cecília Cafezeiro. O secretário Eduardo Salles lembrou que a faixa de domínio da Ferrovia de Integração Oeste-Leste é de 80 metros, (40 de cada lado), afirmando que o governo da Bahia olha com atenção a situação das propriedades ao longo do traçado da ferrovia
A FERROVIA
Renam Araújo vai assumir dia 1º a Secretaria de Saúde de Itabuna
O médico Renam Oliveira de Araújo, 52 anos, formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em Medicina do Trabalho, vai assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna no dia 1º. Substituirá o seu colega Ubiratan Pedrosa, também sanitarista, ex-secretário de Saúde de Itabuna (1983-1988) e ex- secretário municipal de Saúde de Juazeiro, Bahia, que por questões familiares em Maceió (AL), declinou do convite feito pelo prefeito Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer.
Na tarde desta quinta-feira, 27, Renam de Araújo se reuniu com o grupo de funcionários públicos vinculados ao setor de Saúde da Prefeitura e 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires). Foi apresentado pelo seu antecessor. Na oportunidade discutiu projetos em andamento para recuperar os serviços de atenção básica, média e alta complexidades do município, tendo considerado muito produtivo o encontro.
O novo secretário indicado para a pasta da Saúde atuou como médico da Ceplac (1984-1986), onde ingressou através de concurso público, logo após sua graduação, em 1983. Depois, assumiu a secretaria de Saúde de Floresta Azul, tendo se desligado para atuar no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde ocupou cargos de supervisor médico pericial, chefia da auditoria médica e auditor regional do órgão para Bahia, Minas Gerais e Sergipe.
Entre 2007 e 2010 integrou a equipe da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), onde foi diretor de Atenção Especializada e da Rede Própria de Hospitais. A partir de 2011 atuou como subsecretário da Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), de onde se desligou para assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna, a convite do prefeito Vane do Renascer.
RISCO DE INCÊNDIOS
A nova estação, com longos períodos de estiagem e elevadas temperaturas, tem propiciado princípios de incêndio, muitas vezes provocados pela falta de atenção e cuidados por parte da população. A grande extensão territorial, sob responsabilidade do 5º Grupamento de Bombeiros, sediado em Ilhéus-Ba, aliada a outros fatores, dificulta o atendimento às inúmeras ocorrências que chegam à Central 193, diariamente.
O mato seco, bastante predominante atualmente, é um rico combustível para a propagação dos sinistros, no que compete a todos, a conscientização para os cuidados e prevenção, evitando que os focos se espalhem, fujam do controle e provoquem prejuízos a indústrias, centros comerciais, lavouras e residências.
Basta apenas que se observem alguns cuidados, como:
ü Evitar a queima de lixos;
ü Não jogar fora pontas de cigarros acesas;
ü Não limpar terrenos com fogo;
ü Regar terrenos, se possível;
ü Não soltar balões;
ü Não queimar folhas, galhos ou material de fácil combustão;
ü Manter a higiene nos logradouros
ü Conscientizar-se do perigo.
PREVENIR é impedir o início do fogo e, consequentemente, da tragédia!
Fonte: 5º GBM/ 193 / (73)3639-2633
Nazir Maron lança livro dia 09 na Academia de Letras de Ilhéus
“Fragmentos de um Lobo Solitário” vem com apresentação da jornalista, escritora e poeta Janete Badaró, que revela toda a sensibilidade, o sentimento e a inspiração transmitida pelo autor. “Nazir Maron deixa passar nos poemas de Fragmentos de um Lobo Solitário toda a sensibilidade que possui. Nos seus versos intimistas passeiam a dor e o amor, saudades, liberdade, enfim, Nazir expressa seus dilemas existenciais em versos livres, às vezes românticos, às vezes saudosistas, descortinando no horizonte uma chama de esperança”. Janete Badaró chama a atenção ainda que a solidão presente nos versos que dão nome ao trabalho de Nazir Maron perpassa sutilmente todas as páginas do livro.
Artista plástico e poeta, Nazir Maron conta que nesse livro ele transcreve poemas que antecedem os quadros e que, vez por outra, deles se resultam. “Da solidão que mora em cada um fluem sentimentos de filósofo, sociólogo ou empresário de vida feliz. A solidão a que me refiro parece ser por contada minha total entrega, de verdade e intimidades sem igual”, revela o autor. Editado pela Scortecci Editora, “Fragmentos de um Lobo Solitário” traz um lado romântico e sonhador do autor, onde o lobo vez por outra rompe a ilusão frente à realidade, espreitando o amor com curiosidade, falando da vida de um artista a vencer sobre fracassos de amar e até de amor.































































