:: ‘Notícias’
Fiscalização nas estradas apreende mais de 11 toneladas de produtos clandestinos
Mais de mil veículos fiscalizados e 11,59 toneladas de produtos de origem animal e vegetal apreendidos. Esse foi o balanço das ações realizadas nas barreiras sanitárias fixas e móveis em todo o Estado no mês de dezembro pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura. Citros, pescados, banana, carne e produtos lácteos que seriam comercializados em cinco municípios baianos foram interceptados, evitando que produtos sem condições de consumo chegassem às mesas dos baianos.
A Agência tem realizado mensalmente ações de fiscalização nas barreiras sanitárias nas estradas baianas. Neste mês de dezembro as atividades ocorreram nas rodovias estaduais 030, 202, 262, 263, 407, 415, 430, 439, envolvendo as coordenadorias de Santa Maria da Vitória, Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga e Itabuna. Além de 27 médicos veterinários, 14 engenheiros agrônomos e 50 auxiliares de fiscalização da Adab, a operação contou com a participação de 55 policiais militares, oito balanceiros e 27 veículos.
Marli Gonçalves em: Lufa-lufa, corre-corre, olé! E que venha 2013!
Desde 1987 não acontecia de um ano ter quatro números diferentes, não repetidos. A Serpente de Água regerá 2013, pelo horóscopo chinês. O planeta é Saturno, o senhor dos anéis. Orixá regente? Há controvérsias, mas tendem a ser reconhecidos entre alguns dos mais velhos e sábios, Xangô, Obaluayê, Nanã. E o que tudo isso tem a ver com você? Sei lá!
Não vai ser bissexto. Então, prepare-se para comemorar 364 desaniversários. O seu aniversário será o de menos no agitado ano que se prenuncia ali na linha do horizonte. Mas resolvi parar, colocar um turbante, me concentrar, fortemente, para dizer algumas coisas que prevejo como certas. Claro, além de todas as boas coisas que já estou vendo que acontecerão em sua vida.
Para começar, você vai ouvir muito falar de água, de quinua e de Matemática. Um monte de artigos, reportagens, festejos, medidas (se forem no Brasil, serão provisórias, como tudo o que parece que instalam nesse país) serão publicadas e anunciadas aos quatro cantos do planeta. A ONU pode não mandar muito para acabar com as guerras mas, para estabelecer datas, estou para ver instituição melhor do que ela. 2013 será o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, com tudo o que isso quiser dizer, e resumindo: tamos secos e mal pagos!
Pela FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, decidiram finalmente prestigiar a quinua – alguém precisava fazer isso. Sabia que a quinua é um alimento completo, com tudo que é essencial, aminoácidos, microminerais e vitaminas, além de não conter glúten? E que a bichinha floresce e se multiplica, mesmo em situações adversas, como em solos pobres, na seca e em diferentes alturas? Pois, então, viva a Quinua! Palminhas para a quinua!Três hurras! Alimentação é coisa séria¸ e toda redenção é positiva.
Aí, a Unesco, que não gosta de ficar atrás, instituiu 2013 como Ano Internacional da Matemática no Planeta Terra. Tomara que aprendam logo a calcular com quantos paus se faz uma canoa, com quantos políticos se faz um Congresso sério, qual a probabilidade de esse país dar certo, com tanta gente metendo a mão.
Peraí, que agora estou vendo que vamos receber aqui no Brasil muita gente de fora. Prevejo que muitos novos casamentos advirão disso porque quem há de resistir ao povo brasileiro, à brasileira? Será que esses estrangeiros entenderão que não temos culpa por eles sempre terem uns perrengues por aqui, porque a gente ainda não se acostumou à globalização?
NOTA DE FALECIMENTO
É com grande pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) decreta luto oficial de três dias devido ao falecimento do ciclista paralímpico João Alberto Schwindt Filho, 35 anos. Um acidente de moto na manhã desta quinta-feira, 27, em Corumbá (GO), interrompeu a vida do atleta que representou o Brasil em Mundiais, nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 e nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
“João era um atleta bastante comprometido com o esporte, esforçado e uma grande esperança de medalhas na modalidade. Estamos bastante tristes com esta fatalidade”, disse o diretor técnico do CPB, Edilson Alves Tubiba.
Nascido em Brasília, João sofreu um atropelamento aos 14 anos, que lesionou parte da medula espinhal e prejudicou os movimentos do seu braço direito. Em 2007 começou a competir no Ciclismo na classe C5 e conquistou diversos títulos para o País, entre eles uma medalha de ouro e uma de bronze no Parapan de Guadalajara e, por último, o quarto lugar nas Paralimpíadas de Londres. No último dia 19, no Rio de Janeiro, foi eleito o Melhor Atleta na modalidade em 2012, pelo Prêmio Paralímpicos, promovido pelo CPB.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
Bahia Pesca realizará pesquisa com o peixe panga
A Bahia Pesca contratou o pesquisador Fernando Kubitza, PhD em aquicultura e especialista em Nutrição e Produção de Peixes, para realizar estudo preliminar sobre a criação do peixe panga (pangasius) no brasil. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção desta espécie, criada em vários países, principalmente no Vietnã.
O assessor técnico da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, informa que “no Brasil as importações de Pangasius começaram em 2009 e aumentam a taxas superiores a 200% ao ano”. Segundo avaliações, 2012 teve volume de importação superior a 35 mil toneladas de filé, o equivalente a 80 mil toneladas de peixe inteiro.
O preço baixo do filé do Panga (que pode ter valoração muito distinta dependendo da qualidade do filé e do nível de inclusão de água no produto, que pode chegar a 40%) foi um fator decisivo para o sucesso do produto junto aos consumidores no Brasil, a exemplo do que tem ocorrido em outros países.
Eduardo Rodrigues disse que com relação à viabilidade técnica devem ser observados os insumos investidos na produção, custos da mão de obra e produtividade da espécie em tanques-redes e tanques-escavados.
Na área econômica, será analisado se o custo da produção do panga fica inferior ao preço do peixe importado. Já na área ambiental, a avaliação será o impacto provocado pela introdução de uma espécie exótica no nosso ecossistema.
“O Brasil está importando do Vietnã, mas, a tendência é que num futuro próximo este peixe chegue aqui oriundo também de outros países,” prevê Eduardo Rodrigues. Ele diz que um ponto positivo com relação ao estudo do panga no Brasil, “é que dará maior segurança ao consumidor com relação à qualidade do produto ”.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, afirma que “este estudo é um passo muito importante para novas estratégias em busca do fortalecimento da aquicultura no estado. Entretanto, devemos levar em consideração os aspectos positivos da produção e comercialização e o contraponto ambiental”.
—
Marival Guedes
Assessoria de Comunicação
ALERTA AOS BANHISTAS
Verão, sem dúvida, é a estação mais esperada do ano. Sol, férias, diversão e mar, mas é preciso conhecer a sua dinâmica e tomar alguns cuidados, a fim de evitar acidentes e afogamentos.
Todo o vasto litoral, de Norte a Sul de Ilhéus, dispõe de belas e atraentes praias que escondem buracos e valas, responsáveis por grande número de acidentes, muitas vezes fatais.
A informação não é para assustar, mas para alertar. Portanto, seguem algumas dicas:
- Informe-se dos locais apropriados para banho;
- Não superestime sua capacidade de nadar;
- Não mergulhe onde não conhece;
- Afaste-se das pedras;
- Não entre na água após longa exposição ao sol ou uso de bebidas alcoólicas;
- Não tente salvar um afogado, se não tiver técnica; não induza a vítima de afogamento ao vômito
- Não deixe as crianças sozinhas na água, mesmo no raso;
- Cuidado com água-viva e caravelas, afaste-se!
- Bóia e colchão inflável podem tornar-se em tragédia;
- Observe atentamente o mar antes de adentrá-lo;
- Ao pescar em pedra, observar se as ondas podem alcançá-lo;
- Fique próximo a um salva-vidas;
- Em caso de afogamento, mantenha a calma, flutue (boiar), deixe-se levar pelo mar e acene por socorro;
- Jamais simule afogamento ou situação de perigo
- Evite os trotes.
Prevenir ainda é a melhor solução. Siga essas orientações e aproveite as delícias da estação!
Fonte: 5º Grupamento de Bombeiros Militar/Ilhéus-Ba
193
3639-2633
Assembleia aprova o projeto que define limites entre Ilhéus e Itabuna
A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia aprovou, na tarde desta quarta-feira (26), o projeto de lei que versa sobre a redefinição dos limites dos municípios baianos. Com isso, fica definido que as áreas onde estão os empreendimentos Makro e Atacadão Carrefour estão no território de Ilhéus e não em Itabuna. A informação foi transmitida, em primeira mão, pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que não somente votou favorável à lei, como orientavam os estudos da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como também acompanhou todas as reuniões, encontros e debates realizados pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa para tratar do assunto.

De acordo com a deputada estadual Ângela Sousa, o objetivo dos estudos realizados pela SEI e pelo IBGE e o trabalho desenvolvido pela Comissão da Assembleia Legislativa foi dirimir controvérsias e a polêmica sobre uma área onde estão localizadas as unidades do Atacadão e do Macro, cuja região está em amplo desenvolvimento, com a instalação de empresas e o surgimento de conglomerados habitacionais. A proposta foi evitar perdas territoriais e financeiras para os dois municípios, corrigindo possíveis erros e distorções. A aprovação do projeto, segundo explicou Ângela Sousa, não teve como finalidade beneficiar qualquer dos municípios, mas sim definir as áreas, o território e as responsabilidades de cada uma das duas cidades. Mesmo porque, explica a deputada, Ilhéus e Itabuna são cidades irmãs e terão uma posição importante na formação da região metropolitana do Sul da Bahia.
:: LEIA MAIS »
Maria Regina Canhos Vicentin em: Feliz Natal!
Todos os que chegavam eram recepcionados com um aperto de mão, um sorriso e um abraço; depois podiam escolher seus lugares e ir sentando onde lhes parecesse melhor. A noite estava quente e convidava para uma cervejinha gelada. O papo rolava solto e as pessoas foram, pouco a pouco, entrando num clima festivo e descontraído. O anfitrião fez questão de tirar fotos em todas as mesas, abraçando as pessoas, sorrindo, demonstrando sua satisfação e alegria. Puxa vida, eu me senti em casa. Foi uma comemoração como poucas, pois teve um toque a mais, contou com a ternura, o respeito e o contentamento do anfitrião. Para quem é pouco reconhecido no dia a dia de trabalho, uma atenção sempre aquece a alma e faz bem ao coração. Sei que todos os que lá estavam partilham a mesma opinião, pois não é sempre que se ganha um carinho. Aos que deixaram de ir, apenas a constatação de que perderam mais que um jantar, uma verdadeira confraternização entre amigos queridos.
Como você pode perceber, esse deveria ser o verdadeiro clima de Natal. Pessoas que se gostam reunindo-se para celebrar a vida, o ano que está prestes a findar, as conquistas e alegrias presentes nos últimos 358 dias do ano (contei até o dia 24 de dezembro). É certo que também temos dissabores e tristezas, mas relembrá-los é sofrer duas vezes e acho isso completamente desnecessário. Se podemos optar em rechear a nossa mente com bons pensamentos, para que nos deixar contaminar com o amargor de dias difíceis e tristes? A vida é para ser comemorada, pois a cada dia vivido travamos uma batalha na qual saímos vencedores. Sobrevivemos mais um dia. Precisamos expressar nosso afeto pelas pessoas, aprender a dividir nossa alegria e também as nossas posses pois, em última instância, se temos demais é porque alguém tem de menos, e todos têm o direito de celebrar e viver.
Agrissênior Notícias – Nº 411 – 26 de dezembro de 2012
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
ACM Neto: “Salvador deixou de ser uma cidade que encanta”
No escritório político de Ondina – que foi de seu avô, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães -, a movimentação é grande. Dali a nove dias, ACM Neto, o herdeiro do belo casarão branco, assume o Palácio Thomé de Souza, sede da Prefeitura Municipal de Salvador. Funcionários, lideranças e correligionários correm contra o tempo para organizar a mudança para o centro da cidade, enquanto o prefeito eleito faz ginástica na agenda para cumprir todos os compromissos do dia. Antes mesmo de colocar a mão na massa, ele se adianta em resolver questões de interesse da cidade, como a requalificação da orla marítima de Salvador. Parte da nossa entrevista foi feita no escritório de Ondina, a outra, no trajeto dele até Sussuarana, onde tinha uma audiência na Justiça Federal com o juiz que está acompanhando o caso da ocupação das praias. Revelando um profundo conhecimento sobre os problemas de Salvador, não titubeou em nenhuma nas perguntas enviadas por especialistas das mais diversas áreas, elaboradas a pedido da Muito. Apesar da aparência austera, denunciada pelo traje formal que usa, há momentos em que parece esquecer da sua posição de autoridade, chega a ser despojado na postura. Dobra a perna esquerda sobre a poltrona como se estivesse em casa. Mas em momento algum deixa de olhar firme no olho do interlocutor. Tampouco perde o foco com o que tem pela frente. “A segunda parte teremos que fazer no carro enquanto me dirijo até a Justiça Federal, pode ser?”. Assim seguiu a conversa.
Aninha Franco (dramaturga) – O Centro Histórico precisa de um subprefeito, que centralize o poder na área, repleta de demandas urgentes e fundamentais para a preservação do patrimônio baiano. Esse cargo já está previsto na estrutura orçamentária do município?
Obra danifica adutora e causa falta de água em bairros de Ilhéus
Para reparar os danos em uma adutora causados por uma obra da Coelba, a Embasa precisou interromper temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros de Ilhéus às 15h30 de hoje (21). O serviço deve ser concluído na noite de hoje, quando o abastecimento de água começará a ser regularizado gradativamente.
Os imóveis com reservação suficiente para o atendimento das necessidades diárias de seus moradores não serão afetados pela interrupção.
Os bairros atingidos são: Centro, Pacheco, Conquista, Oiteiro de São Sebastião, Basílio, Moradas do Bosque, Parque do Fundão, Malhado, Alto do Amparo, Alto da Legião, Alto do Coqueiro, Alto da Esperança, Tapera, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho.
Brasileiro quer viajar pelo Brasil e de avião
Sondagem realizada em 12 capitais mostra o Nordeste como destino preferido dos entrevistados
Brasília (DF) – Se depender da disposição do brasileiro de viajar, os aeroportos vão continuar movimentados nos próximos meses. É o que revela a edição de novembro da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, que mostra que metade dos entrevistados que pretendem viajar nos próximos seis meses irão usar como meio de transporte o avião.
A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas em 12 capitais apurou que 31,9% dos entrevistados pretendem viajar até maio de 2013. Ela mostra também que a preferência de 75% são os destinos nacionais. Somente 17,2% responderam que pretendem viajar para o exterior.
Os estados do Nordeste são o objetivo de 42,6% dos entrevistados, seguidos dos destinos do Sudeste, com 26,5%. Já a região Sul foi a escolhida por 17,8% deste contingente. A sondagem aponta o automóvel, com 31,7% das indicações, como o segundo meio de transporte mais visado, seguido do ônibus, com 8,6%.
A preferência por hospedagem em hotéis e pousadas, com 52,5%, cresceu em relação a novembro do ano passado, quando a marca ficou em 51,4%. A disposição do viajante de ficar em casa de parentes e amigos também aumentou, de 32% para 35,7%.

























































