:: ‘Notícias’
Primeiros dias de matricula em Ilhéus tem saldo positivo
A Secretária de Educação, Marlúcia Rocha, fez um balanço positivo dos primeiros dias de matrícula da rede municipal de ensino de Ilhéus para o ano letivo de 2013. “A procura foi grande e o atendimento segue tranquilo”, informou a secretária.
As matrículas iniciaram na última segunda-feira, 07, e se estenderão até o próximo dia 25, no período das 8 às 14h00. Apenas no Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME), o processo terá início na próxima quinta-feira, 17, das 8 às 17 horas.
Esse ano, o município oferta 12.299 vagas em 51 unidades de ensino, das quais 38 estão localizadas na sede e 13 nos distritos. Para efetivar o processo, é necessário levar os documentos pessoais do aluno (certidão de nascimento ou Registro Geral) e o RG do responsável legal pelo menor.
Jornada Pedagógica – A secretária confirmou que já está programada a realização da jornada pedagógica nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Durante estes dias, os profissionais da educação vão analisar os indicadores internos e externos da unidade escolar, para o desenvolvimento de planos de ação no ano letivo de 2013.
Situação de 1.542 beneficiários do Bolsa Família em Ilhéus será fiscalizada
A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza a partir da próxima segunda-feira dia 14, um amplo processo de fiscalização do programa Bolsa Família em Ilhéus, para verificar a situação cadastral de 1.542 famílias cujos benefícios apresentam algum tipo de inconsistência, de acordo com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc).
Num cruzamento de dados, feito em 2012, entre dados constantes do Cadastro Único e da Folha de Pagamento do Programa Bolsa Família com os registrados em outros órgãos administrativos do Governo Federal, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, a Senarc identificou diversas contradições nas informações prestadas por um grupo de famílias registrado no Bolsa Família.
Entre os exemplos de inconsistências, que podem significar recebimento irregular do benefício, está a subdeclaração de renda familiar, ou seja, a renda declarada pelo beneficiário é inferior ou incompatível com a identificada em outros registros do Governo Federal. Outro motivo de incoerência encontrado nessas informações é a permanência, na base de dados do Cadastro únicos, de familiares falecidos dos beneficiários.
A partir das informações colhidas, a Secretaria de Desenvolvimento Social irá bloquear o cadastro desses 1.542 beneficiários, e, em seguida, fazer a fiscalização em cada um dos domicílios. A fiscalização vai averiguar se a família realmente pertence ao perfil do Bolsa Família para que haja transparência na transferência do recurso federal junto a esse programa e ao município de Ilhéus.
O secretário Jamil Ocké lembra ser fundamental atender a essa exigência do Ministério, “para que as pessoas que realmente precisam do programa tenham o benefício garantido”. Ele observou nos casos em que se constate que a família preenche os requisitos do programa, o benefício será imediatamente desbloqueado.
ILHÉUS / Superintendencia convoca taxistas irregulares
A Superintendência de Transporte e Trânsito, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está convocando todos os taxistas de Ilhéus que se encontram em situação irregular junto à Prefeitura Municipal para comparecer ao setor de transporte e trânsito, na sede da Sedur, a fim de regularizar os seus alvarás, num prazo máximo de 30 dias. O superintendente Valério Bomfim Ribeiro explica que o não comparecimento dos permissionários (taxistas) convocados, no prazo especificado implicara na cassação dos alvarás, conforme determina a Lei nº 063/2010.
Ao todo, 25 taxistas estão relacionados no edital publicado pela Superintendência: Manoel Terezo da Silva (alvará 1.324), David Miguel Dias dos Santos (alvará 1.904-8), Alexandre José da Silva (alvará 2.288), Janilton Alberto de Souza (alvará 2.515) João Batista Muniz dos Santos (alvará 2.800), Carlione Ramos Santana (alvará 2.829), Rita Maria Rodrigues A de Oliveira (alvará 2.925), Clarindo da Silva Filho (alvará 3.312), Marcone de Oliveira Rocha (alvará 3.769), Tarcicio Pereira da Silva Filho (alvará 4.187), José Ailton Reis Alves (alvará 6.426-9), Thiago Tavares Mucugê Santos (alvará 6.758-7), Luciano Xavier Santos (6.924), Alberto Castor Coelho (7.356), Augusto Cezar de Oliveira (alvará 7.80), Fabiano Ramos Moura (alvará 8.779), Vicente Silva Oliveira (8.857), Antonio Eduardo Santos (alvará 8.887), José dos Santos Lima (alvará 9.295), Roberto Barbosa dos Santos (alvará 9.502), Adilson Félix Guedes (alvará 9.523), Carlos Olavo de Jesus (alvará 9.562), Monica Souza Curras (alvará 9.581), Caroline Ribeiro Souza (alvará 9.604) e Francisco José Dantas da Silva (alvará 9.605).
BLOGUEIRO SOFRE RETALIAÇÃO EM ITABUNA
BLOGUEIRO SOFRE RETALIAÇÃO EM ITABUNA
Descontente com uma postagem feita no Blog do Ricky sobre o desaparecimento de três notebooks da sede da Direc 7, em Itabuna, a diretora da unidade, professora Rita Dantas resolveu jogar baixo.
Nesta quarta-feira (09), o blog conta que, após a denúncia do desaparecimento e o pedido de apuração, a diretora dispensou a servidora Deusdélia Pinto Mascarenhas.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores há mais de 20 anos, ela era servidora do estado há 6 e trabalhava no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, no bairro de Fátima.
Nada mais, nada menos, Deusdélia é mãe de Ricardo Mascarenhas, o Ricky, editor do blog que denunciou o desaparecimento dos objetos pagos com dinheiro público.
Para levar a cabo o desligamento, Rita Dantas, segundo o blog, não apresentou motivo algum ao diretor do colégio onde a servidora trabalhava. A retaliação ficou evidente.
Festival de Serra Grande reúne música alternativa e artes integradas
Música alternativa de primeira e artes integradas são as atrações do Festival de Serra Grande, que acontece nos próximos dias 19 e 20, no distrito praiano. O evento é realizado pelo Teatro Popular de Ilhéus e o Movimento Vila Aprendiz, com apoio do Instituto Arapiaú e Prefeitura de Uruçuca, e reunirá 12 bandas alternativas de Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Itabuna, além expressões artísticas como grafite, batalha de rap e cinema. O ponto de encontro será a Praça Pedro Gomes e os shows gratuitos acontecerão a partir das 17 horas.
Segundo um dos organizadores, Elielton Cabeça, o Festival de Serra Grande não ficará restrito apenas aos dois dias e, ao longo da semana, serão realizadas outras atividades. “O evento agrega parte desta grande diversidade de bandas e artistas que não têm espaço na mídia tradicional, mas desempenham um trabalho sério e de alta qualidade”, complementou. A intenção é que a iniciativa não fique restrita à primeira edição e seja realizada anualmente.
A abertura do Festival de Serra Grande contará com shows das bandas Manzuá, Ethiopia Federation, Improviso Nordestino, Maturu, Kirimurê e Serra Elétrica. No dia seguinte, será a vez de O Quadro, Dr. Imbira, Mortpifera, Rogério de Luca, Bruta Raça e Estação 39. Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: festivaldeserragrande.com.br.
Prefeitura volta a atender em dois turnos
As repartições da Prefeitura Municipal de Ilhéus já estão atendendo os cidadãos em dois turnos, e não mais em regime de turnão como ocorria até dezembro do ano passado. Os horários de funcionamento dos órgãos são de 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
A medida foi tomada pelo prefeito Jabes Ribeiro, na primeira semana do seu mandato, com a publicação do decreto número 002/2013, no Diário Oficial do Município (DOM). O objetivo foi regularizar os serviços públicos e melhor atender os munícipes.
O secretário de Administração, Ricardo Machado, explica que o artigo 2º do decreto estabelece que fica proibida a concessão de horas extras aos servidores das repartições públicas, “salvo para atender situações de emergência ou de estrito interesse do serviço público”.
Contudo, o parágrafo único da norma estabelece que a prestação do serviço extraordinário só será autorizada pelo secretário de Administração, mediante pedido documentado do titular do órgão que necessitar ampliar o horário de atendimento.
Mutirão já retirou seis mil metros cúbicos de lixo das ruas de Ilhéus
O mutirão emergencial de serviços deflagrado pela Prefeitura de Ilhéus na última quarta-feira, dia 2, já retirouseis mil metros cúbicos de lixo e entulho das ruas, praças e avenidas da cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, o mutirão incorporou mais uma importante atividade, com a recomposição de pavimentos com pedras portuguesas.
Uma das localidades beneficiadas foi a praça Dom Eduardo, espaço que abriga a Catedral de São Sebastião. Em seguida, as equipes responsáveis pela recomposição de pedras portuguesas se deslocarão para a Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus.
Albagli informa que o lixo retirado até agora equivale a cerca de 60% do material depositado em inúmeros pontos do município eagradece a parceria com a comunidade e empresas privadas, como a Bahia Mineração, a HP Terraplenagem e a Polpa de Frutas Sabiá, entre outras, que estão cedendo equipamentos e maquinários.
Além das áreas centrais, como as avenidas Dois de Julho e Soares Lopes, o mutirão emergencial atendeu praticamente todos os pontos da cidade, incluindo as zonas sul e norte. Entre os serviços prestados, destacam-se varrição, capinagem, roçagem, retirada de entulhos e raspagem e pintura de meios-fios.
Com a participação de servidores públicos e trabalhadores contratados em regime emergencial, o mutirão de serviços prioriza os eixos principais da cidade, englobando praças, jardins e rótulas. A proposta do governo municipal é remover, de forma emergencial, os detritos acumulados,visando recuperar a sensação de bem estar da população e dos turistas que visitam o município na alta estação.
Melhorias–Para Albagli, apesar do imenso volume de serviços necessários à regularização da limpeza pública, a população já está sentindo os primeiros efeitos positivos da intervenção. “Já observamos as melhorias conquistadas não só na limpeza pública, como também no sistema de coleta domiciliar de lixo”.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Visita com presente
Hoje, no final da tarde, recebí a visita do presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis. Foi um papo amistoso que girou em torno da radiofonia e jornalismo regional.
Elias participou de um congresso internacional em Salvador e trouxe, autografado (com dedicatória e tudo) o Livro AS DUAS GUERRAS DE VLADO HERZOG do autor e grande companheiro Audálio Dantas.
O livro trata da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil.


Fiquei muito feliz e agradecido ao lider dos radialista por esse presente e, mais ainda, pela lembrança já que tenho uma estreita relação com esse turbuleto período pelo qual passou o nosso País…
Valeu, Elias Reis!
Grande abraço e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
Maria Regina Canhos Vicentin em : Prestígio
Existe um delicioso chocolate que leva esse nome, entretanto não estou aqui me referindo a ele, mas a grande importância social e influência que certas pessoas exercem sobre outras quando possuem carisma e sucesso. Isso não é tão fácil de ser conseguido e, embora seja ambicionado por muitos, revela-se apenas a alguns. A maioria das pessoas tem muita inveja do sucesso de outras e algumas fazem de tudo para destruí-las ou ridicularizá-las. O simples lhes ignorar ou negar reconhecimento já serve em várias situações como um “balde de água fria” que, em alguns casos funciona, e soterra pretensões mais alvissareiras. Isso é muito triste mesmo. Puxa vida! Tem gente que se esforça tanto para estar lá em cima e, quando consegue, aparece uma centena de pessoas que querem colocá-la novamente lá embaixo. Que coisa feia, maldosa e mesquinha! Isso é muito ruim e eu sei que você não merece tal atitude indiferente, então vou lhe dar algumas dicas de como permanecer em alta quando muitos à sua volta querem vê-lo em baixa.
Em primeiro lugar, trabalhe consigo no sentido de não valorizar demais a opinião dos outros a seu respeito. Existe somente uma pessoa que pode conhecê-lo profundamente caso permita, trata-se de você mesmo. Outros podem lançar conjecturas, mas nunca terão certeza acerca do que se passa em sua mente e em seu coração. Depois, aprenda a diferenciar amigos de ervas daninhas: amigos nos prestigiam verdadeiramente, enquanto que ervas daninhas ficam ao nosso redor apenas para nos sufocar, pois têm consciência de sua limitação, sabendo que nunca irão se tornar grandes.
Pensionista que casar de novo poderá não perder pensão
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4429/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que estabelece que o pensionista que contrair novo matrimônio ou nova união estável não perderá o direito ao benefício da pensão por morte do cônjuge ou do companheiro anterior.
A proposta veda a acumulação do mesmo benefício em caso de morte do novo cônjuge ou do novo companheiro. Nesse caso, o pensionista poderá optar pela pensão de maior valor. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 8.213/91, que trata dos planos de benefício da Previdência Social.
Segundo o autor da proposta, a lei é omissa em relação à manutenção da pensão por morte de cônjuge quando o pensionista vier a contrair novo casamento ou nova união estável. “Em razão dessa omissão, milhares de cidadãos pensionistas, ao contraírem novo casamento no gozo do benefício, são forçados a buscar no Poder Judiciário a manutenção do direito anteriormente adquirido – no que obtêm êxito”, afirmou o deputado.
Tramitação
O projeto, que foi apensado ao PL 2508/11, tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Westphalem
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’
Prefeitura de Itabuna
Deputada Ângela Sousa comemora pacote de obras para o Sul da Bahia
Somente no trecho Ferradas/Ibicaraí foram recuperados 28 quilômetros de estrada por onde trafegam aproximadamente 2.320 veículos por dia. A obra vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto. Além de solicitar ao governador Jaques Wagner a realização das obras, Ângela Sousa também pediu, através de ofício, que o canteiro de obras da estrada ficasse no território de Ibicaraí, gerando mais de 200 empregos diretos para a cidade, movimentando a economia do município. Para o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, a obra contribui para a segurança das pessoas e embora a BR seja de responsabilidade do governo federal, o governo estadual alocou recursos para recuperar esse trecho.





























































