:: ‘Notícias’
Jabes define com Otto Alencar prioridades para a infraestrutura de Ilhéus
O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), cumpriu na semana passada mais uma etapa da agenda de encontros com dirigentes de órgãos estatais, fortalecendo a articulação política necessária à retomada do desenvolvimento do município. Um importante encontro foi com o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, com quem discutiu as providências para a licitação da obra de construção da nova ponte da zona sul e a duplicação da BR-415.
Jabes defendeu também a intervenção do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para garantir a recuperação das estradas vicinais de acesso às vilas, distritos e povoados de Ilhéus, ação que o prefeito eleito considera prioritária. Outro tema relevante do encontro com o vice-governador Otto Alencar foram os serviços de recapeamento asfáltico imediato das principais ruas e avenidas de Ilhéus.
GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Sul da Bahia
Nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, às 17:00 hs, atendendo a convite da Diretoria do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Sul da Bahia, o Prefeito Vane e membros de sua equipe de governo visitarão a Casa de Apoio do GACC, localizado na Vila Zara em Itabuna, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. Além do Prefeito Eleito, ao menos o acompanharão o Vice-Prefeito eleito Wenceslau, a Secretaria de Saúde – Dinalva Melo, o Secretário de Bem Estar Social – José Carlos Trindade e um representante da Secretaria de Saúde. O GACC, mensalmente, sob variadas formas, presta assistência à cerca de 110 crianças.
Fundação Cultural de Ilhéus lança edital de fomento à cultura
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) publicou o Edital nº 002/2012 de Fomento Setorial para Inscrição em Editais da Secretaria Estadual de Cultura por artistas e grupos do município de Ilhéus. O objeto da seleção, segundo o presidente da Fundaci, Maurício Corso, é selecionar de uma forma transparente e democrática propostas que desenvolvam atividades artísticas a serem realizadas em 2013 na cidade de Ilhéus, contemplando artistas e produtores locais, sem tema específico e nas diversas áreas de expressão artística, sendo priorizadas aquelas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural. Poderão ser inscritas propostas em todas as Câmaras Temáticas e serão selecionadas até vinte inscrições nesta chamada.
Os interessados devem se apressar, pois as inscrições desta chamada estarão abertas até esta quarta-feira (19), data que será iniciada a consultoria em Elaboração de Projetos Culturais e será realizada a oficina prática. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na sede da Fundação Cultural de Ilhéus, situada na rua Jorge Amado, 21 – Centro – Ilhéus. O cronograma de ações dos projetos deve se iniciar a partir de 31 de maio de 2013. As propostas devem ser apresentadas em forma de pré-projeto, com uma ideia pré-concebida do que se deseja realizar. As pessoas que buscam um crescimento pessoal e profissional devem se inscrever, ampliando assim a vida cultural da cidade.
MMA “O Gladiador” reuniu em Ilhéus atletas de várias cidades do Brasil
Um grande show de técnica, organização, alto nível dos competidores e muita coragem. Assim foi o MMA “O Gladiador II – Coragem à Prova”, realizado na noite do último sábado (15) no Ginásio de Esportes Herval Soledade, em Ilhéus. Participaram da competição vinte atletas de várias cidades do Brasil, reconhecidos a nível nacional internacional, que levaram o público ao delírio com a habilidade, a técnica e a rivalidade dentro do ringue. Para os organizadores da prova, O Gladiador II já se consolida no calendário de eventos da cidade e mais uma vez cumpriu seu objetivo maior de divulgar o MMA para um grande público e também descobrir novos talentos da modalidade que cada vez mais ganha novos praticantes nas academias da cidade.
E o evento foi aberto com muita arte e sensibilidade com bailarinas guerreiras subindo correndo até o octógono sob o som de “We Will Rock You”, do grupo Queen, em uma coreografia forte e ousada produzida pela bailarina e coreógrafa Virgínia Moura. Depois o clima foi de duelo e rivalidade. Logo na primeira luta o público percebeu que o nível dos atletas seria excelente. Os estreantes Sidarta (Eunápolis) e Axealan (Canavieiras) ofereceram à plateia um show de chutes altos, esquivas e técnica. Apesar dos esforços de Axealan, a decisão dos juízes foi pela vitória de Sidarta, que dominou os três rounds com vantagem.
Última semana da programação 2012 do Teatro Popular de Ilhéus
O encontro de jornalismo na cobertura de artes cênicas pretende trocar informações sobre o exercício do jornalismo na cobertura de artes cênicas nos veículos impressos ou virtuais. A turma foi fechada com os 25 primeiros inscritos, cuja lista está disponível no endereço: http://migre.me/cq1J9. Os participantes aproveitarão a apresentação do Auto do Boi da Cara Preta para colocarem em prática o conteúdo trabalhado nas palestras. As críticas deverão ser entregues até às 15 horas do dia seguinte.
O Cineclube Équio Reis desde outubro vem acontecendo através da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do TPI e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. Semanalmente, são exibidos materiais produzidos por alunos ou ex-alunos da instituição. Na semana passada, foram exibidos os vídeos Do goleiro ao ponta esquerda, de Leandro Guimarães, e Do 50 ao Centenário, de Ana Luísa Coimbra, Leonardo Bião e Poliana Alves. Após as projeções, há sempre debates sobre os temas dos filmes. No último encontro, além dos envolvidos no projeto, estiveram presentes o professor André Rosa Ribeiro e a ex-aluna Júlia Virgínia. A entrada é franca.
A Cia. Boi da Cara Preta despede-se de 2012 com o retorno de sucesso do musical Auto do Boi da Cara Preta. Depois de ficar mais de um ano fora de cartaz, o espetáculo voltou repaginado, com novos integrantes, canções e elementos cênicos. Mas, mantendo o espírito de festa popular, que encanta públicos de diferentes idades. Além da apresentação desta terça-feira, a peça retorna na quinta-feira (20), também às 18 horas, na porta da Casa dos Artistas. Para maior comodidade do público, o grupo disponibiliza um número reduzido de cadeiras, destinadas prioritariamente a idosos, gestantes, deficientes e pessoas com crianças de colo.
Maria Regina Canhos Vicentin em: Preparai o caminho…
Hoje acordei cantando aquela música: “Preparai o caminho, preparai o caminho, preparai o caminho do Senhor…”. E fiquei pensando como já estamos nos preparando para mais um Natal. Presentes, comidas gostosas, toalhas de mesa e guardanapos decorados, bebidas… Mas, será que estamos lembrando de preparar a nós mesmos também? Em Isaías 40, 3-5 encontramos: Uma voz grita: “Abri no deserto um caminho para Javé; na região da terra seca, aplanai uma estrada para o nosso Deus. Que todo o vale seja aterrado, e todo o monte e colina sejam nivelados; que o terreno acidentado se transforme em planície, e as elevações em lugar plano. Então se revelará a glória de Javé, e todos a verão, pois assim falou a boca de Javé”. Agora lhe pergunto: Que terra seca é essa? A que deserto Isaías se refere? Será que não é ao deserto do nosso coração, impróprio ao cultivo das boas sementes do Senhor?
Estamos nos aproximando do momento do novo nascimento de Jesus. Todo ano Deus espera encontrar nosso terreno preparado para a semeadura, mas parece que nos preocupamos mais com futilidades que com o verdadeiro presente do céu. Nosso coração continua pedregoso, desnivelado, acidentado. As sementes não brotam. Elas secam e morrem por falta de preparo do solo. A falta de atenção e cuidado com esse momento de preparação tão especial tem desperdiçado muitas sementes do Senhor. É no terreno plano que se revela a glória de Javé, pois as sementes brotam e produzem maravilhas visíveis a todos. Frutos de amor e bondade.
Novamente, muitos deixarão de ouvir o apelo de Deus. E Ele tornará a se esquentar junto aos animais da estrebaria. Mas, aqueles que ouvirem e se prepararem terão aquecidos seus corações e a oportunidade de seguirem uma nova vida, repleta de significado e propósito. O nascimento de Jesus nunca é em vão, pois para aqueles aos quais nasce: transforma, vivifica, plenifica a existência. Presente maior não há que a doação de uma nova visão, um sentido para a vida, onde todos se sentem amados e acolhidos como filhos. Quantos se queixam da solidão? Junto de Deus a solidão não existe!
Preparemos nossa morada para a vinda de Jesus. Aplainemos as elevações, aterremos os vales, transformando em planícies nossos corações. Terrenos propícios à semeadura do Senhor. Somente assim nosso Natal será completo, provido de essência. O Menino-Deus está quase surgindo e procura um local para nascer. Será que vamos disponibilizar um lugar para Ele em nossas vidas? Natal é isso! Jesus nascendo em nossos corações! Feliz Natal para todos!
Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.
Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br.
Matando a saudade
Este fim de semana foi marcante para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Depois de muitos anos, ele retornou a Viçosa, (MG), para participar da festa dos ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde formou-se em Agronomia, fez mestrado e parte do doutorado.
Durante as solenidades, Salles fez parte da mesa, ao lado do colega de turma e reitor em exercício da UFV, Demétrius David, e foi convidado para pronunciar-se em nome dos milhares de ex-alunos que participaram do encontro. No final da solenidade, assim como os demais ex-alunos, Salles recebeu das mãos do reitor um diploma comemorativo, em reconhecimento pelo trabalho em prol da sociedade brasileira.
A programação do encontro dos ex-alunos foi marcada por uma missa, assembléia, solenidade de diplomação e bailes.
—
Josalto Alves
Embasa garante qualidade da água distribuída em Canavieiras
Padrões de potabilidade seguem o estabelecido em portaria do Ministério da Saúde
A água fornecida pela Embasa à população de Canavieiras, no mês de novembro, atendeu aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos estabelecidos pela Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde. A qualidade da água distribuída pela empresa passa regularmente por controle de qualidade em seus laboratórios. No entanto, por determinação de medida liminar referente a ação civil pública no Juízo da Vara Cível da Comarca de Canavieiras, a Embasa contratou um laboratório externo para analisar mensalmente a água que ela distribui na cidade. De acordo com a Empresa de Consultoria Ambiental (Ecam), a água da Embasa está dentro dos padrões de potabilidade.
Até que o processo judicial chegue ao fim, a Embasa irá divulgar, mês a mês, o resultado das análises no site, através do endereço http://www.embasa.ba.gov.br/content/analise-da-agua, no escritório local da Embasa, em Canavieiras, ou na unidade regional da empresa, em Itabuna.
—
Assessoria de Comunicação da Embasa
Vane anuncia cortes de até 52% nos gastos públicos de Itabuna
Vane disse que o atual prefeito tem colaborado com a equipe de transição por ser homem democrático e pessoa que tem responsabilidade. Mas, criticou o fato de em março, a atual gestão ter assinado contrato no valor de R$ 10,5 milhões com Banco Santander, com vigência até 2016. “Porque não o fizeram antes?”, questionou. O prefeito eleito falou à imprensa apenas de três graves problemas, tendo condenado o contrato de confissão de suposta dívida com a Torre, no valor de R$ 7 milhões, que o município começaria a pagar em janeiro, e ainda a assinatura de contrato com a empresa para a Zona Azul por dez anos..
“Todos sabem que Itabuna tem mais cargos de confiança que Feira de Santana, com população três vezes maior que a nossa. Parece-me que juntando Ilhéus e Vitória da Conquista, Itabuna ainda consegue superar em cargos comissionados. A Emasa paga mais cargos comissionados que a Coelba paga na Bahia toda. A situação da Prefeitura é realmente difícil. Sabemos que o governo federal fez boa política para o País de redução do IPI, mas as prefeituras estão sofrendo e vão sofrer mais. A situação é desafiadora, temos que tomar algumas medidas”, comentou Vane.
DENGUE
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Reunião Técnica do Cacau analisa ações contra Monilíase do Cacaueiro
Será encerrada nesta sexta-feira, (14), em Ilhéus, a II Reunião Técnica do Cacau com vistas a elaborar as diretrizes do Programa Internacional de Pesquisa para Prevenção e Controle da Monilíase. Ao final do encontro a expectativa dos participantes é consolidar a colaboração internacional entre Brasil, Equador, Colômbia, Costa Rica e Peru no controle e combate à doença, desenvolvendo uma rede interdisciplinar de pesquisa no Brasil. Todos os esforços pretendem subsidiar a execução de um programa de pesquisas para disseminar conhecimentos e aperfeiçoar métodos de controle da Monilíase.
Representando o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, participa do encontro que acontece no Auditório Hélio Reis, Centro de Pesquisas do Cacau-Cepec, Km22 Rodovia Ilhéus-Itabuna, reunindo pesquisadores, professores, técnicos e demais componentes da cadeia produtiva do cacau indicados pela sua relação com a geração de pesquisa, difusão e inovação tecnológica. A doença, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, ataca exclusivamente os frutos, danificando as sementes, com reflexos diretos na produção o que a torna uma das mais graves doenças da cacauicultura mundial.
Chega de angústia
* por Tom Coelho
“Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.” (Roberto Crema)
Eu poderia desejar-lhe um tradicional “Feliz Natal”, mas isso garantiria não mais do que dois dias de felicidade. Já votos protocolares de “Boas Festas” se estenderiam por apenas uma semana. Por isso, quero desejar a você algo capaz de perdurar por todo um ano: chega de angústia!
Ansiedade e angústia tornaram-se companheiros indesejados. A ansiedade representa um estado de impaciência, de inquietação, um desejo recôndito de antecipar uma decisão, de abreviar uma resposta, de aplacar expectativas.
A angústia é uma sensação de desconforto, um mal-estar físico que oprime a garganta, comprime o diafragma, acelera o pulso, e um mal-estar psíquico que aflige, agoniza, atormenta.
A ansiedade é um tempo que não chega; a angústia, um tempo que não vai embora.
Amantes que aguardam pelo encontro é ansiedade; relacionamentos desgastados que não terminam é angústia. O prenúncio do final de semana para um pai divorciado é ansiedade; a despedida dos filhos no domingo é angústia. A espera pelo resultado de um concurso é ansiedade; ter seu nome classificado em uma lista de espera é angústia. A expectativa do primeiro dia de trabalho é ansiedade; o fim do expediente que demora é angústia.
Ficamos angustiados por opção, por força de nossas próprias escolhas, por causa de coisas e pessoas. Assumimos compromissos financeiros que não podemos saldar, adquirimos bens pelos quais não podemos pagar. Tudo em busca de status. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar a quem não gostamos uma pessoa que não somos. O ato da compra é sublime e fugaz. A obrigação decorrente é amarga e duradoura. E angustiante.


























































