WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Definida data do sorteio das unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus
Ilhéus vai implantar programa de saúde Melhor em Casa
Conselho Municipal aprova contas do Fundo de Cultura de Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Nova Sião comemora 15 anos em Ilhéus.

O Pastor Alfredo Gusmão convida a você e sua família para um grandioso evento em homenagem aos 15 anos do Ministério Batista Nova Sião em Ilhéus. Os dois dias de festa acontecerão neste final de semana dias 24 e 25/11, na Av. Lotus, 72 no bairro Nelson Costa a partir das 19:00hs. A Igreja, que é filiada a CBN (Convenção Batista Nacional), receberá como convidado o Pr. Célio Bezerra da cidade de Vitória da Conquista, o grupo NHL (Não Há Limites) liderado por Paulo Farias, considerado por muitos um dos melhores bateristas da Bahia, além de peça teatral, coral, e o ministério de louvor Nova Sião.

Vereadora Carmelita discute projeto de regulamentação dos motoboys

A vereadora Professora Carmelita (PT) se reuniu na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Ilhéus, com os motoboys e mototaxistas da cidade com o objetivo de discutir com a categoria sobre o projeto de lei que estará apresentando no legislativo que regulamenta o exercício das atividades profissionais em transportes de passageiros (mototaxista), em entrega de mercadorias (motoboy), em serviço comunitário de rua e em moto-frete. O objetivo desse projeto, segundo destacou a vereadora, é oferecer mais dignidade e respeito a esses profissionais, assegurando direitos sociais, acessos a linhas de crédito e vários benefícios, além de garantir muito mais segurança para a cidade.

O projeto garante um serviço mais organizado, padronizado, com profissionais habilitados e capacitados, veículos mais seguros e com os necessários equipamentos de proteção. Os profissionais dessa área passarão a atuar com cadastros e licenças da Prefeitura, trabalharão com crachás de identificação, terão nos capacetes números das praças à qual pertencem, os veículos serão de cores padronizadas e ficarão sujeitos às normas de segurança previstas na legislação. Em contra-partida terão direito a uma série de garantias, como o INSS e linhas de crédito para os profissionais que se inscreverem do Programa de Micro-Empreendedor Individual.

:: LEIA MAIS »

NOMEAÇÕES, ESPECULAÇÕES E EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO.

Como é natural, na entressafra política, entre a eleição e a posse, as especulações são o sal das discussões.

O Prefeito Eleito Jabes Ribeiro, prudentemente, anda fechado igual a uma ostra. Não vaza nada, nem uma pista e nem uma dica.

Hoje, uma figura que me merece credibilidade, afirmou peremptoriamente que o Secretário de Saúde seria Isaac Albagli, calei-me, não discuti, cheguei em casa liguei para Isaac. Ele negou de pronto, e disse mais:

– Pretendo continuar na Bahia Pesca, onde meu trabalho está sendo reconhecido, e estou sendo prestigiado e valorizado tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Governo Federal, porém sou um homem de grupo.


O SARRAFO.

Presidente do conselho solicita desbloqueio das verbas do Fundeb

O presidente do Conselho Municipal de Fiscalização do Fundo de Educação Básica (Fundeb) em Ilhéus, professor Osman Nogueira, representante da APPI-APLB/Sindicato no conselho, protocolou junto ao juiz da 3ª Vara do Trabalho da Comarca de Ilhéus, Dr. José Cairo Júnior, um pedido de liberação dos recursos bloqueados em consequência de uma ação judicial protocolada pelo Sinsepi para garantir o pagamento do salário de setembro dos servidores municipais. O pedido foi feito após visita do presidente do Conselho ao Banco do Brasil para confirmar o bloqueio existente dos recursos do Fundeb.

No ofício protocolado na Vara do Trabalho, Osman Nogueira reafirmou ao juiz que os recursos da conta vinculada somente podem ser utilizados com a manutenção e desenvolvimento da educação básica e somente os profissionais da educação podem ser remunerados com este recurso. A medida vida garantir o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação referentes ao mês de outubro, que está atraso, e também para que a folha de pagamento de novembro seja quitada até o quinto dia útil do mês de dezembro, como determina a lei.

O objetivo do presidente do presidente do Conselho do Fundeb e também da diretoria da APPI é que a situação seja regularizada, evitando a deflagração de uma greve por tempo indeterminado na rede municipal de educação de Ilhéus. Em assembléia realizada na tarde da última terça-feira (20), no auditório do IME-Centro, os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino decidiram realizar uma nova paralisação de advertência nos dias 27 e 28 de novembro. Também ficou decidido pela categoria que acontecerá uma nova assembléia no próximo dia 28, às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para discutir os rumos do movimento e avaliar se novos protestos serão realizados pelos trabalhadores em educação como forma de sensibilizar o prefeito Newton Lima para a necessidade de quitar os salários dos servidores.

APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau

Bahia Pesca apresenta cadeia da pesca e aquicultura na Fenagro

Durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) que começa neste sábado (24) e segue até o dia 2 de dezembro próximo, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a Bahia Pesca mostrará aos visitantes como funciona a cadeia produtiva da pesca e aquicultura, além de projetos desenvolvidos para o setor.

Entre as atrações a serem apresentadas pela Bahia Pesca, está uma unidade domiciliar (cozinha) de beneficiamento de mariscos. Além disso, o público poderá observar o funcionamento de uma estação de piscicultura, inclusive a reprodução dos peixes. No estande da empresa, haverá também uma homenagem aos pescadores artesanais do estado, com exposição de uma jangada e uma casa de taipa.


SECOM

Serviços de manutenção podem causar falta de água em algumas áreas de Ilhéus

Para a realização de serviços de manutenção na captação de Rio de Engenho, a Embasa vai interromper o fornecimento de água em algumas áreas de Ilhéus nesta sexta-feira (23), a partir das 10 horas. Os bairros que podem apresentar desabastecimento são Pontal, Sapetinga, Jardim Atlântico, Ceplus, Nelson Costa, Hernani Sá, NS da Vitória, Mambape, litoral sul e os distritos de Couto e Santo Antônio.
O gerente da Embasa de Ilhéus, José Lavigne, informa que a recuperação do sistema será rápida e já a partir das 21 horas desta sexta-feira (23). As residências que dispõem de reservatório com boa capacidade certamente não terão problemas de falta de água.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

COMUNICAÇÃO

DIREITO E JUSTIÇA

ECONOMIA

EDUCAÇÃO E CULTURA

SAÚDE

TRANSPORTE E TRÂNSITO

TERMINAL PESQUEIRO

O governo do Estado através da Bahia Pesca/Seagri inaugura os Terminais Pesqueiros Públicos de Salvador e Ilhéus no dia 29 deste mês (quinta-feira).
Em Salvador, a solenidade ocorrerá às 14:00 horas na Enseada dos Tainheiros, Bairro da Ribeira.
Em Ilhéus, às 17:00 horas na Avenida Cel.Misael Tavares -Centro (antigo porto do município). Participarão, o governador Jaques Wagner e o ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella.


Marival Guedes-Assessor de comunicação da Bahia Pesca

Na UESC: V SEMACISOC – Seminário Anual de Ciências Sociais

Teve início na noite desta quarta (21) e segue até a manhã de sábado (24) o V SEMACISOC – Seminário Anual de Ciências Sociais promovido pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Sob a Coordenação da Profa. Dra. Anatércia Ramos Lopes e do Prof. Ms. Fábio Bila, o V SEMASOCIC tem como tema “O Pensar e o Fazer nas Ciências Sociais: perspectivas contemporâneas na América Latina” e a conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Clóvis Zimmermann (FFCH-PPGCS/UFBA). O público alvo do evento é, inicialmente, alunos do Curso de Ciências Sociais, profissionais da área e interessados no assunto, mas está aberto ao público em geral e tem entrada franca.

Segundo a Coordenação do Seminário, a intenção é discutir o que vem se pensando sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo presente, sem desconsiderar a necessidade de se interrogar o passado, para pensar o presente e projetar o futuro.

Durante os dias 22 e 23 as manhãs serão preenchidas com Grupos de Trabalho e as tardes com Minicursos, enquanto às noites acontecerão Mesas Redondas e palestras com professores convidados, como segue:

Dia 22 de novembro (5ª feira) – NOITE

19h00 às 22h – Mesa redonda 1
Local: Auditório Paulo Souto
Tema – Ciências Sociais Aplicadas: abordagens da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política

Palestrantes:
Prof Dr Antonio Carlos Luz Costa (UESC)
Prof Dr Estélio Gomberg (UESC) Prof.
Drª Maria Salete De Souza Amorim (UFBA)
Profª Drª Mónica Dantas Freitas (Lisboa-Portugal)

Dia 23 de novembro (6ª feira) – NOITE

19h às 21h – Mesa Redonda 2
Local: Auditório Paulo Souto
Tema: As Ciências Sociais Brasileiras: Desafios frente às crises, rupturas e emergências contemporâneas.
Palestrantes – Prof. Dr. Roque Pinto da Silva Santos – UESC
Prof. Dr. Antonio Câmara – UFBA
Profa. Dra. Adélia M. Ribeiro – UFES

A programação completa pode ser encontrada no site da UESC (www.uesc.br).

Anabel Silveira Mascarenhas

DRT 6725

Prefeito Vane anuncia secretariado e reafirma sua proposta de governo


O prefeito eleito Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer, anunciou na manhã desta quinta-feira, 22, no Tarik Fontes Plaza Hotel, os nomes dos secretários e de dirigentes municipais de seu governo. Na oportunidade, em breve discurso, Vane reafirmou a proposta de uma gestão eficiente e austera, diante das graves dificuldades que Itabuna enfrenta, principalmente em referência à saúde e segurança pública.

O prefeito eleito disse que “os nomes escolhidos são aqueles que estão antenados com o espírito de renovação, mudança e esperança. Sentimentos que se fizeram presentes durante a campanha eleitoral e também depois da confirmação da vitória”. Vane esteve acompanhado do vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior, durante a cerimônia que contou com a participação da imprensa, vereadores eleitos e em exercício, dirigentes empresariais, amigos e familiares.

Vane foi bastante aplaudido quando disse que não se esquece de que vai administrar uma cidade de evangélicos, católicos e pessoas de todos os credos e religiões. “Independente de crenças, orem pela cidade, orem pela nova equipe porque o desejo de todos nós é dar novos rumos a Itabuna, uma cidade complexa e muito grande e que necessita de paz e prosperidade para atender parcela de sua gente tão sofrida”, discursou.

O prefeito eleito disse que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa é a “menina dos seus olhos”. Vane pediu ao presidente indicado, Ricardo Campos Pereira que tenha muita atenção para que a empresa dê soluções para o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários.

Segundo o prefeito, “nenhuma instituição vinculada à prefeitura tem mais comissionados do que a Emasa, embora o município tenha mais cargos que os municípios de Ilhéus e Vitória da Conquista, juntos”, tendo anunciado cortes para redução de despesas. “A pessoa que vai assumir a Emasa talvez seja aquela que mais vai sofrer, porque nós não vamos permitir que uma empresa pública de Itabuna sirva somente aos comissionados. Vamos fazer um corte no número de comissionados da empresa e vamos colocá-la no lugar que merece para fazer frente aos inúmeros desafios”, disse o prefeito eleito.

A seguir, os indicados e um breve currículo:

:: LEIA MAIS »

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Unidades do “Minha Casa” serão entregues dias 19 e 20 de dezembro
Escola Heitor Dias apresentará Projeto Cantando Natal com Jesus
Grand Celebration chega neste sábado a Ilhéus

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia