:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Centenário da Associação Comercial de Ilhéus une passado, presente e futuro
A Associação Comercial de Ilhéus viveu uma noite histórica na quinta-feira (29) na comemoração de seu primeiro centenário. O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Paiva, secretários estaduais, deputados federais e estaduais e dirigentes empresariais, e das áreas de educação, saúde e cultura do Sul da Bahia. As comemorações do centenário da ACI foram abertas com o descerramento da placa comemorativa na entrada do prédio da entidade.

A solenidade, realizada no Salão Nobre, foi aberta pelo presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cardoso da Cruz. “Esse é um momento histórico para Ilhéus e a região, porque neste primeiro centenário da ACI, podemos presenciar o início de um novo ciclo e desenvolvimento, com a Ferrovia Oeste, o Porto Sul, o novo aeroporto de Ilhéus”, disse Nilton. Ele citou o empenho do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e do governador Jaques Wagner, “que estão promovendo grandes transformações sócioeconomicas no Brasil, da Bahia e na nossa região”.
HOMENAGENS
Wagner inaugura obras e anuncia construção da ponte Ilhéus-Pontal
O município de Ilhéus, um dos mais importantes do sul da Bahia, recebeu um Departamento de Polícia Técnica (DPT), com estrutura para os serviços de perícias criminais e médicas legais, vistoria em veículos, engenharia legal, balística, além de um moderno laboratório para análise de drogas. O governador também inaugurou o Terminal Pesqueiro construído pela Bahia Pesca na área do antigo porto, que vai atender colônias de pescadores, com toda a infraestrutura para a comercialização da produção.
O equipamento foi entregue na tarde desta quinta-feira (29), juntamente com 48 viaturas para as polícias Técnica, Civil e Militar, pelo governador Jaques Wagner, que autorizou as licitações para a construção da ponte que vai ligar Ilhéus-Pontal e para a pavimentação de cinco trechos de rodovias, totalizando 104,2 quilômetros.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou das solenidades e das comemorações pelos 100 anos da Associação Comercial de Ilhéus, onde o governador foi homenageado.
Eficácia
“Queremos a profissionalização e a capacitação da nossa polícia com as melhores técnicas de investigação do Brasil”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Para o diretor-geral do DPT do Estado, Elson Jefferson, o novo equipamento, que fica no centro da cidade, na Rua Ministro José Candido, torna mais rápido o trabalho da instituição. “Toda a droga apreendida na região vai ser analisada aqui e os laudos também sairão do departamento, aumentando a eficácia”.
Ponte de 497 metros vai ligar Ilhéus-Pontal
Durante a solenidade de comemoração aos 100 anos da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), onde o governador foi homenageado com o título de sócio benemérito, Wagner autorizou a licitação de recuperação das estradas e de construção da ponte ligando Ilhéus a Pontal. A ponte terá 497 metros de extensão, conectada a um sistema viário de acesso entre o Aeroporto e a Avenida Dois de Julho.
A primeira ponte estaiada da Bahia vai melhorar o trânsito de Ilhéus, facilitando o acesso à orla, desafogando o centro e embelezando a região. O investimento previsto é de R$ 120 milhões e inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto. “A ponte fica pronta entre setembro e outubro de 2014 e as estradas têm um período máximo de 10 meses para a construção”, anunciou Wagner.
O ministro Passos adianta que o projeto prevê a duplicação da estrada entre Ilhéus e Itabuna, por meio de parceria entre os governos federal e estadual. “Estamos concluindo o projeto executivo de engenharia, assim como os trâmites para o licenciamento ambiental”, completou. A expectativa é que, após o estágio atual, seja aberto o processo de licitação com o início da obras previsto para o segundo semestre de 2013.
Rodovias
A recuperação das rodovias vai beneficiar os trechos da BA-647 que ligam Aiquara ao entroncamento da BR-330, e Barro Preto ao entroncamento da BR-415 (Itapé); da BA-120, que ligam Itaju do Colônia a Itapé, e Gongoji ao entroncamento da BR-330, passando por Ubatã; e ainda da BA-654, que liga Itacaré a Taboquinhas. Outra rodovia que deve ser recuperada é a BR-415, que liga o sudoeste do estado à Costa do Cacau.
Inaugurados Terminais Pesqueiros Públicos de Salvador e Ilhéus
O Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus foi inaugurado hoje (29) pelos governos federal e estadual. O TPPI tem uma unidade de beneficiamento dotado de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados, sala de higienização, expedição com pátios para caminhões, vestiários, sanitários e casa de máquinas.
Na unidade de apoio, os pescadores terão combustível subsidiado, fábrica de gelo, central de fornecimento de energia, boxes de vendas, oficina, carreira com guincho e central de higienização de caixas, lanchonete e estacionamento. O governador Jaques Wagner destacou “a importância do terminal para a comunidade pesqueira e para a economia regional.”



Representando o Governo Federal, o ministro da pesca e aquicultura Marcelo Crivella disse que “os pescadores tinham que vender o peixe a preços baixos porque não havia local para refrigeração, congelamento e estocagem. Agora, eles poderão esperar e vender seu produto por um preço justo.”
O secretário de agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Sales, destaca que o terminal é de alto nível tecnológico com estrutura de última geração. “Já visitei vários e este não deixa a desejar a nenhum do mundo.”
Já o presidente da Bahia Pesca, Issac Albagli, lembrou que os pescadores esperaram 30 anos para ter esta reivindicação atendida. Disse ainda que o TPPI vai mudar a história da pesca na região
Também foi inaugurado hoje o Terminal de Salvador localizado na Ribeira, na Enseada dos Tainheiros. O de Ilhéus fica na Av. Misael Tavares, antigo porto. O investimento dos dois terminais foi de 20 milhões de reais, recursos dos governos federal e estadual, valor abaixo do aplicado na construção de outros terminais no país, porque foram aproveitadas partes das antigas estruturas. O terceiro Terminal será instalado em Alcobaça, no extremo sul do Estado.
—
Marival Guedes
Assessor de comunicação da Bahia Pesca
Deputada Ângela Sousa prestigia inaugurações em Ilhéus
A deputada estadual Ângela Sousa, do PSD, prestigiou, durante a tarde e a noite dessa quinta feira, a inauguração do terminal pesqueiro e do departamento de polícia técnica de Ilhéus (DPT). Durante a ocasião, a parlamentar comemorou, ao lado do governador Jaques Wagner, do vice-governador Otto Alencar e de dezenas de autoridades, o fato da cidade de Ilhéus contar com o DPT mais moderno da Bahia, constituindo um moderno elemento que fortalece a infraestrutura local e beneficia a sociedade.
Ângela ressaltou ainda que a entrega de dezenas de viaturas para a polícia militar e para as unidades do DPT de diversos municípios baianos é um sinal de respeito pelo povo e da competência que é preciso ter para desenvolver políticas públicas que possam combater a criminalidade e produzir ações efetivas de prevenção ao crime organizado. Emocionada, a parlamentar lembrou ainda que o terminal pesqueiro solucionará o problema de pescadores que até hoje não contavam com uma estrutura para pescar, estocar peixes, agregar valor ao pescado e comercializar de forma adequada seus produtos.
Centenas de Ilheenses e membros da sociedade de outros municípios aplaudiram fortemente a deputada Ângela no ato de inauguração do DPT, e também durante o anúncio da autorização para a licitação da nova ponte, pleito que integra há muito a agenda da sociedade local. Ângela Sousa, que desde o início de seu primeiro mandato vinha lutando pelo DPT, participou ainda da solenidade que festejou o centenário da associação comercial, e lembrou que o dia 29 de novembro de 2012 foi histórico para os ilheenses e para toda a região sul do estado. A parlamentar agradeceu ás diversas manifestações de carinho do povo e o cumprimento de diversas autoridades, e ressaltou que, a exemplo da vitória que obteve conseguindo o DPT para Ilhéus, permanecerá lutando por novas obras que melhorem a qualidade de vida da população e fomentem a economia e os indicadores socioeconômicos e socioculturais.
—
ai/dep.
Legião da Boa Vontade (LBV).
por Paiva Netto
Aids — não esmorecer a luta

Paiva Netto
“Apesar da tendência à estabilidade, a epidemia de HIV/aids afeta de maneira diferenciada as diversas regiões do mundo. De acordo com o Relatório Global 2011, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids), existem 34 milhões de pessoas com o vírus. No Brasil, são cerca de 630 mil. A organização reconheceu que novas infecções e mortes relacionadas à aids caíram para os níveis mais baixos desde o pico da epidemia, na década de 1990.
“Ao portal Boa Vontade, o dr. Pedro Chequer, coordenador-geral do Unaids no Brasil, ressaltou os avanços brasileiros para coibir a doença. ‘Desde os anos 1990, o país adotou a política de acesso ao antirretroviral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, graças a ele, foi possível a manutenção dessa política nos dias de hoje.’ O Brasil foi um dos pioneiros a distribuir, gratuitamente, toda a medicação necessária para o combate ao vírus.
Aprovado projeto que democratiza acesso à Justiça
A adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101, de 2000 – LRF) à autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública dos Estados e do Distrito Federal foi aprovada nesta quarta-feira (21/11) no plenário da Câmara dos Deputados. Conhecido como PLP 114/2011, o projeto viabiliza a efetivação da autonomia constitucional estabelecida pela Reforma do Judiciário na Emenda Constitucional nº 45.
De acordo com o titular da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), Flávio Caetano, o projeto é uma grande conquista para a Defensoria Pública e o seus assistidos. A delimitação de um percentual específico para a Defensoria Pública na LRF vai possibilitar a abertura de concursos públicos para novos Defensores e quadro de apoio. O nosso objetivo é que a Defensoria esteja em 100% das comarcas do país”, avalia.
Entre as alterações estabelecidas pelo texto está a criação de um percentual de até 2% da receita corrente líquida dos estados, exclusivamente, destinado ao investimento nas despesas de pessoal da Defensoria Pública.
De acordo som o secretário Flavio, o PLP 114/2011 é decisivo para a democratização do acesso à justiça, já que possibilitará a expansão dos serviços da Defensoria Pública. “Atualmente apenas 42% das comarcas do país são atendidas pela Defensoria, de acordo com o III Diagnóstico da Defensoria Pública, estudo elaborado pela SRJ”, ressalta.
O projeto segue agora para sanção presidencial.
Linha de financiamento – Outra medida de fortalecimento da Defensoria Pública foi anunciada este ano pela Secretaria de Reforma do Judiciário. Foi viabilizada uma linha de financiamento do BNDES no valor de R$ 300 milhões para a modernização da gestão da Defensoria dos estados.
—
Assessoria de Comunicação
Ministério da Justiça
Bahia ganha seus primeiros terminais pesqueiros
Os primeiros terminais pesqueiros da Bahia foram inaugurados nesta quinta-feira (29), em Salvador e em Ilhéus. Foram investidos R$ 20 milhões nos espaços que atenderão a aproximadamente 50 mil pescadores, que passam a ter locais apropriados para realizar a descarga, recepção, manuseio, armazenagem, classificação, pesagem e estatística do pescado; fabricar e armazenar gelo; fazer reparos e manutenções de embarcações; além de ter acesso a combustível subsidiado. Participaram da cerimônia de inauguração em Salvador, o ministro da Pesca, Marcelo Crivela, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário da Agricultura Eduardo Sales e o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, dentre outras autoridades. Duas horas depois de inaugurado o terminal da capital baiana, outra solenidade foi realizada em Ilhéus, para entregar à população o terminal daquele município.


“Estamos trazendo para a Bahia um equipamento de alto nível para melhorar as condições de trabalho do pescador e reduzir o custo do pescado. Vamos fazer nossos pescadores prosperarem e aumentaremos a produção do estado”, afirmou o governador Jaques Wagner.
De acordo com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o governo baiano tem estruturado toda a pecuária, tanto a empresarial, com Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) e Porto Sul, como a agricultura familiar, com o Seguro Garantia Safra e assistência técnica, dentre outras políticas públicas fundamentais. Na pesca, a Bahia, que tem o maior litoral do Brasil, com 1.200 quilômetros de costa, ganha agora os dois primeiros terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus.
Destacando que esses equipamentos representam grande avanço para a pesca no Estado, Eduardo Salles ressaltou a importância do governador Jaques Wagner, do ministro da Pesca, Marcelo Trivela e de todos os funcionários da Bahia Pesca na concretização deste sonho de todos pescadores da Bahia
Até então, o pescado baiano era levado para Santa Catarina e Pará, mas agora, com esses equipamentos, os pescadores têm onde beneficiar o peixe, agregando valor ao produto. Além dos terminais, estão sendo construídos quatro barcos para pesca oceânica.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, complementou que o terminal é público, que pode ser utilizado por qualquer pescador. “Aqui será fornecido tudo que o pescador precisa para fazer seu trabalho. Damos especial atenção ao pescador artesanal. O Terminal tem um píer flutuante para atender melhor as embarcações de pequeno porte”, disse.
O terminal de Salvador fica localizado na Ribeira, na Enseada dos Tainheiros e sua área de abrangência inclui, além de Salvador, seis municípios do Litoral Norte, nove municípios da Região Metropolitana e sete municípios do Recôncavo Baiano. A Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, com produção estimada em 115 mil toneladas por ano. O estado tem a meta de chegar às 140 mil toneladas de pescado e à liderança do ranking nacional. Além do terminal de Salvador, foi inaugurado também nesta quinta-feira (29) o Terminal Pesqueiro de Ilhéus.
—
ASCOM BAHIA PESCA
Jan Penalva / Marival Guedes
X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia
X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia é realizada com grande sucesso

Nos últimos dias 23 e 24, de novembro, foi realizada com grande sucesso a X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, na Faculdade de Ilhéus. O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem do eixo Ilhéus – Itabuna e teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento científico, além de difundir informações em cardiologia clínica, entre os mesmos.
P A R A B É N S !!!!
Querido Major PM Marcelo Antonio Pereira Barreto. Mais um degrau na sua carreira e, daqui, fica seu amigo torcendo para que seus passos, nesse novo desafio, sejam dados com segurança e – o mais importante: – que Deus ilumine essa sua caminhada.
Grande e fraternal abraço,
Rabat.





























































