WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Faculdade de Ilhéus oferece cursos reconhecidos pelo MEC

Dos seis cursos oferecidos pela Faculdade de Ilhéus, cinco já são reconhecidos pelo Ministério da Educação – Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Apenas o curso de Psicologia não possui reconhecimento porque foi recentemente instalado. A instituição está oferecendo vagas para todos os cursos no vestibular que será realizado no próximo domingo, dia 25 de novembro.

As inscrições ficam abertas até terça-feira, dia 20, mas poderão ser prorrogadas até dia 21, embora essa informação ainda necessite de confirmação oficial da diretoria da Faculdade. Podem ser realizadas na sede própria da instituição, construída na rodovia BA-001, km 1,5, zona sul da cidade, das 8 às 21 horas, ou diretamente no site www.faculdadedeilheus.com.br. O valor da taxa é 50 reais, com direito a um exemplar do Manual do Candidato.

Os cursos que já obtiveram o reconhecimento do MEC já possuem alunos graduados. Os de Administração e de Ciências Contábeis foram instalados há 10 anos, desde a fundação da Faculdade. Os cursos de Direito, Enfermagem e Nutrição formaram as primeiras turmas nos últimos meses de agosto e setembro, marcando os eventos comemorativos da primeira década de existência da maior instituição privada de ensino superior do município.

A Faculdade de Ilhéus tem uma equipe de professores capacitados e quase uma dezena de laboratórios que auxiliam na busca pelo conhecimento, além de biblioteca e um auditório com capacidade para 450 pessoas. As salas de aula são climatizadas e há estacionamento próprio.

Vestibular – As provas do vestibular serão aplicadas dia 25, a partir das 8 horas. Qualquer candidato pode solicitar visita às instalações da Faculdade, a fim de conhecer os laboratórios, biblioteca e outros departamentos da instituição. O acesso ao local das provas será feito mediante a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade do candidato.

Ilhéus sediou 2º Conselho Distrital do Lions Clube da Bahia

Leões de diversas partes da Bahia estiveram reunidos em Ilhéus no último sábado, 17, no auditório do Opaba Praia Hotel.  O objetivo do encontro foi realizar o 2º Conselho do Distrito LA2, que engloba todos os Lions Clubes da Bahia. O evento teve como orador o Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA, CC Laércio Palha de Mattos Pereira, de Belém do Pará, e como patrono escolhido pelo clube, o companheiro leão, Eduardo Chalhoub (em memória).

Presidente Conselho dos Governadores do Lions Laercio Palha

Durante o encontro, foram apresentadas as atividades em desenvolvimento por cada clube da Bahia, como arrecadações de alimentos, agasalhos, ações de inclusão digital, de apoio ao desenvolvimento da mulher, de promoção à saúde, apoio aos idosos e crianças, atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, dentre outras atividades. Cada assessor da governadoria e presidentes de divisões apresentaram um balanço de suas atividades e foi reforçada a importância de envolver as famílias nas atividades dos clubes.

Em comemoração ao mês de combate ao Diabetes, os participantes receberam bolas azuis e foram convocados a disseminar as informações sobre a prevenção à doença em seus clubes. Também foi apresentada a proposta de organizar e publicar um material contando a história de cada clube de Lions da Bahia, a fim de que suas importantes ações não fiquem perdidas no tempo.

Laércio Palha entrega homenagem a filho de Valdomiro Borges

Durante o encontro foram feitas duas homenagens a companheiros leões que dedicaram boa parte de suas vidas ao leonismo e faleceram recentemente. Um deles foi Valdomiro Borges de Souza, pai do ex-governador César Borges, que se ainda estivesse vivo, seria o mais antigo membro do Lions Clube da Bahia e fundador da sede do distrito LA2 no Pelourinho, em Salvador. Seus dois filhos são membros do Lions e continuam desenvolvendo as atividades às quais o pai tanto se dedicou. O presidente do Conselho dos Governadores, Laércio Palha, contou que os amigos de Valdomiro Borges que acompanharam toda a sua trajetória costumam dizer que “sua vida é um livro a ser lido e um terço a ser rezado”.

Outra homenagem foi ao companheiro Eduardo Chalhoub, escolhido para ser o patrono do evento, em memória. Eduardo completou nesse ano seus 30 anos dedicados a servir no Lions Clube Ilhéus Centro, onde foi presidente por duas gestões e sua esposa Celeste Chalhoub também foi uma das poucas mulheres a ocupar a presidência do mais antigo clube de Lions de Ilhéus. Eduardo foi um dos mais atuantes companheiros do clube, e se envolveu com muito amor e dedicação em todas as atividades que pudessem beneficiar as pessoas com maiores necessidades. Sua família recebeu a homenagem feita pelo Lions Internacional durante o evento.

Governador do Distrito LA2 Jehovah Cardoso Moura

O governador do Distrito LA2, Jehovah Cardoso Moura, aproveitou para solicitar que todos os clubes mantivessem suas atividades permanentes e reforçou um pedido feito pelo presidente internacional do Lions, de lutar contra o analfabetismo. “Peço que sejam criativos e empenhados no atendimento a esta importante solicitação, engajem seus clubes nesta luta pelo bem de todos”, afirmou. Ele elogiou o crescimento do número de associados nos clubes e anunciou que em abril de 2013, todos deverão retornar à cidade de Ilhéus para a grande convenção do Lions Clube, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril.

 

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Comissão de transição realiza nova reunião
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Ilhéus
Inscrições para Corrida da Gabriela podem ser realizadas até o próximo dia 4 de dezembro

:: LEIA MAIS »

I Encontro dos Centros Estaduais de Educação Profissional de Ilhéus

Será realizado no próximo dia 23 de novembro às 13h30min, no Centro de Convenções de Ilhéus, o I Encontro dos Centros Estaduais de Educação Profissional de Ilhéus, este encontro abre a II Semana Tecnológica dos Cursos Profissionais do CEEP de Logística, Transporte e Processos Industriais e o III Seminário de Integração Profissional do CEEP Álvaro Melo Vieira. O evento, cujo tema será “Desafios e perspectivas do mundo do trabalho”, terão apresentações culturais, exposições, mesas-redondas e uma palestra, intitulada “O jovem no mercado de trabalho”. Ao longo da semana, serão realizados ainda minicursos, palestras e apresentações diversas aos estudantes e professores de ambos os Centros contando com a presença de convidados do CIEE, SEBRAE, SINE, Faculdade de Ilhéus, Faculdade Madre Thais e Joanes Industrial.

Grupo Negra Raiz de Capoeira realiza batizados no final de semana

Na semana em que se comemora o dia da consciência negra, o Grupo Negra Raiz fomentará a cultura da Capoeira em Ilhéus com batizados, aulão e palestra com o mestre Zé Pequeno. Confira a programação.

Por Anna Karenina 4085/BA

No dia 24 de novembro, sábado, o Grupo de Capoeira Negra Raiz, sobre a coordenação do Professor Rafael Gomes, realizará o primeiro batizado na Fundação Fé e Alegria, que promove o 3º Batizado e troca de graduação, no bairro Nossa Senhora da Vitória, das 8hs às 12 hs.

No mesmo dia, à tarde, acontece a prévia do 1º Batizado do Grupo Negra Raiz, sobre a organização do Estagiário Neguinho, com um aulão do mestre do grupo, Zé Pequeno, às 15hs, na Creche Nossa Senhora da Conceição, espaço cultural no bairro Nelson Costa. Às 16:30h o mestre Zé Pequeno inicia a palestra com o tema “Papoeira: A capoeiragem da Bahia”. No mesmo dia, às 18hs, começará a roda aberta no mesmo espaço, no Nelson Costa.

No domingo, 25, a programação continua na Creche Nossa Senhora da Conceição, com a realização do 1º Batizado sobre a coordenação do Estagiário Neguinho.

O grupo sempre tem marcado presença em eventos de capoeira na Bahia. Recentemente cinco alunos do Negra Raiz competiram a modalidade nos jogos estudantis de Ilhéus e venceram na 1ª, 2ª e 3ª colocações.

Cineclube exibe dois curtas no dia da Consciência Negra

Nesta terça-feira (20), dia da Consciência Negra, o Cineclube Équio Reis exibe dois curtas-metragens sobre a luta afrodescendente no Brasil. A partir das 19 horas na Casa dos Artistas de Ilhéus, serão projetados “O grito dos cativos”, de Telmo Figueiredo e Heuger Campos e “Cada Negro é uma Negritude”, de Murilo Campos. A entrada é gratuita.

Os dois vídeos desta semana foram produzidos pelo curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). E, após a exibição dos curtas, haverá um debate com os convidados Heuger Campos, Eduardo França, Edson Vieira e Iajima Silena.

A exibição dos produtos audiovisuais dos acadêmicos é fruto da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e Uesc. Até fevereiro de 2013, durante todas as terças-feiras às 19 horas, serão projetados vídeos produzidos pelos alunos ou que tiveram apoio da Universidade.

Na semana passada, foi exibido o documentário “Memórias do Rio Cachoeira”, dirigido por Victor Aziz. O filme patrocinado através do edital de apoio à produção de conteúdo em música no Estado da Bahia conta a história do rio que faz parte da cultura grapiúna, misturando poesia, música e audiovisual. O público ainda bateu papo com o diretor e os membros da equipe da produção Mither Amorim e Cristiane Santana.

Vale conferir

Vaga de emprego

Bom dia,

Gostaria de solicitar a divulgação de uma vaga de emprego na empresa LOGIN informática em seu site.

 Cargo: Operador de empilhadeira

Área: Estoque

Experiência: 6 meses

Escolaridade: Ensino médio completo

Conhecimento especifico: Técnica de Estocagem, 5S,Segurança, Primeiros Socorros e Evacuação

 Cargo: Técnico em eletrônica

Área: Eletrônica

Experiência: 6 meses

Conhecimento técnico: Operação de Equipamentos de SMD, Identificação de Componentes, Programação do equipamento ICT

Interessados devem mandar o currículo para o email: celiacarvalho.ilh@login.com.br

Att

Célia Serafim

Vixe! Assuntaí essa entrevista. Ele DETONA o PT

Entrevista com Fernando Chiarelli sobre a posição do Brasil com relação ao narcotráfico.

Dia do Samba em Ilhéus é no Clube

Por Anna Karenina 4085/BA

Na data de 2 de dezembro, dia nacional do samba, acontecerá em Ilhéus, uma comemoração no Clube do Samba, na Rua Aliança, n. 51, bairro da Conquista. A casa de confraria que memora o cantor e intérprete ilheense, Joãozinho Alfaitate, será palco de grandes shows. O presidente do Clube do Samba, Jorge Ivan, filho de Joãozinho Alfaiate, convida a todos apreciadores para essa grande festa, a partir das 13hs, impreterivelmente. Na ocasião, músicos como Herval Lemos, Cláudio Vieira, Sérgio Nogueira, entre outros, participarão do show que se seguirá até às 18 horas. A entrada é de dez reais.

Há mais de cinco anos músicos, sambistas, cantores, compositores e intérpretes de Ilhéus têm se reunido na casa para fazer música elevada de alta qualidade sonora. O samba, raiz da Música Popular Brasileira, é o grande atrativo de admiradores, entre artistas, agentes culturais, poetas e adeptos.

Podemos citar canções como “As Meninas de Batom”, composição de Herval Lemos, “Dias de Samba” e “Salve Salvador”, de Sérgio Nogueira, “Bang bang” de Gil Lucas, “Mandinga”, de Cláudio Vieira, como obras que resultaram dos encontros sambistas, e que, aos seus modos narram, traduzem e guardam a memória das pessoas, emoções e sentimentos despertados durante as inspirações poéticas musicadas.

O Clube do Samba é assim, um acontecimento onde você sente a identidade cultural brasileira, onde você se sente bem.

Um pouco de História

O Clube do Samba é uma casa de confraria formada no ano de 2007, em homenagem ao ilustre cantor e intérprete ilheense, Joãozinho Alfaiate (in memoriam), natural de Ilhéus e nascido em 8 de marco de 1929. Joãozinho era músico de rua e costumava tocar bolero e samba nos bares da cidade, geralmente no Bar de Treita da Avenida Itabuna, no Bar Capixabinha do bairro da Conquista e na Maré Mansa, da Cachoeira do Roça. Casou-se com Lélia Rodriguez Araújo, com quem teve sete filhos, e, junto com seus contemporâneos, formou um grupo de seresta marcando a história do samba na cidade.

A “Velha Guarda” pode ser lembrada em Ilhéus por nomes de músicos como os de Seu Gordura (in memoriam), considerado o mestre de todos os cantores, e Odraude, personalidade que vivenciou a época em que o bolero, a seresta e o samba se misturavam nas cantorias e salões da década de 1950 em diante. Assim acontecia o samba mesclado com outros ritmos nos bailes dançantes do antigo “Berro D’água”, onde é hoje Hotel Opaba, no Pontal, em Ilhéus.

Músicos como Mão Branca, Antônio Muniz, Clovis Farias e Assis, eram contemporâneos de Joãozinho Alfaiate.

Onde vamos parar?

por Augusto Junior

Augusto Júnior


Gente onde vamos parar com esse estado caótico da nossa saúde? Uma pessoa me ligou agora desesperada porque o seu sobrinho está internando em estado grave no Hospital de Base em Itabuna, detalhe o menino depende um equipamento chamado respirador para sobreviver e o referido hospital não dispõe de tal equipamento, liguei agora para o HGLVF em Ilhéus para tentar uma vaga na UTI daqui, falei com a senhora Lilian e infelizmente segundo ela não há vagas. O que esses caras da política estão fazendo com as nossas vidas. Isso é um absurdo o que fazer? Não sou parente ou amigo da pessoa que precisa de ajuda, mas a cada ligação o desespero aumenta, o que fazer nesses casos, só nos resta desabafar aqui e partilhar esse sofrimento, espero que nada de mal ocorra e que eu não precise mais falar do descaso do Estado com a nossa saúde em relação a esse caso especificamente.


No face.

Agrissênior Notícias – Nº 406 – 21 de Novembro de 2012.


Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia