:: ‘Notícias’
Projeto Mirante abre inscrições!
Já estão abertas as inscrições para as oficinas de fotografia do projeto “Mirante: História Memória e um Novo Olhar”, em Ilhéus. O público-alvo são crianças entre 8 e 12 anos, as vagas são limitadas e gratuitas . A iniciativa é da Associação Filtro dos Sonhos e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O “Projeto Mirante” tem como objetivo explorar a fotografia como expressão artística e instrumento de aproximação entre a memória de um bairro e sua nova geração . O trabalho consiste em oficinas de fotografia para crianças, que serão iniciadas nesse universo artístisco e também motivadas a conhecer os personagens e história do Outeiro de São Sebastião, primeiro bairro fundado em Ilhéus. A intenção das responsáveis pelas oficinas, as fotógrafas Ana Sales e Júlia Guedes e da historiadora, Dra Idalina Estevam, é que os alunos construam , além da capacitação técnica, uma melhor compreensão sobre sua comunidade, suas trajetórias e novas percepções acerca de suas próprias identidades.
O resultado dessas oficinas será uma exposição fotográfica do material produzido pelos alunos. O projeto será realizado no Espaço Cultural Casa Aberta , e terá 12 encontros, totalizando 48 horas/aula. Com início das aulas em 1º de Dezembro.
As inscrições podem ser realizadas no Espaço Cultural Casa Aberta localizado à Rua Dr. Muniz Sodré , nº40 Outeiro-Ilhéus/Bahia ou pelo e-mail projetomirante@gmail.com .
Mais informações em: www.projetomirante.org .
Conserto de adutora pode causar falta de água em alguns locais de Ilhéus
Para consertar um vazamento numa adutora de água bruta, no bairro Malhado, a Embasa comunica a interrupção do fornecimento de água em algumas áreas de Ilhéus nesta quarta-feira (28), a partir do meio-dia.
Os bairros que podem apresentar desabastecimento são Centro, Conquista, Basílio, Pacheco, Outeiro de São Sebastião, Avenida Esperança, Avenida Princesa Isabel, Moradas do Bosque, Parque do Fundão, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho. Para minimizar os efeitos da paralisação do abastecimento, a Embasa estendeu o horário de operação nos dois últimos dias.
O fornecimento de água nesses bairros será retomado já a partir das 21 horas desta quarta-feira (28). As residências que dispõem de reservatório com boa capacidade certamente não terão problemas de falta de água.
———————————————
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Itabuna (USI)
Legião da Boa Vontade (LBV).
Doe sangue
por Paiva Netto

Paiva Netto
Desde tempos imemoriais, o sangue apresenta várias simbologias. Entre elas, a da honra, da luta e principalmente da vida. Instituído pelo decreto presidencial no 53.988, de 30 de junho de 1964, 25 de novembro passou a ser o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A partir de 2003, temos a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada sempre no fim do mesmo mês.
Apesar de todos os esforços de conscientização da importância de ser doador, o brasileiro, que é solidário, ainda não fez desse gesto um hábito.
Hoje, com a internet, pode-se tirar qualquer dúvida que possa inibir o cidadão. Oriente-se quanto aos benefícios e restrições. Você pode acessar, por exemplo, uma das páginas do Ministério da Saúde nas redes sociais, www.facebook.com/DoeSangueMS, e o portal www.boavontade.com.
Segundo o coordenador-geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, “a data é importante para que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias. Precisamos manter o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros”.
Dedico aos que se juntarão a esse time da solidariedade o que escrevi em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987): Assim como o sangue, circulando pelo corpo, oxigeniza e alimenta as células humanas, o Amor, percorrendo os mais recônditos pontos de nosso Espírito, fertiliza-o e o torna pleno de vida. (…) Ao final de tudo, ele — que se expressa das mais surpreendentes formas na grande tarefa de conduzir os homens à sobrevivência — vencerá! Continuamos acreditando na vitória final do ser humano e de seu Espírito Eterno, a obra máxima do Criador.
PROGRAMA SORRISO FELIZ
CONVITE
A deputada estadual Ângela Sousa, por meio do presente instrumento, vem a público convidar a imprensa e a sociedade ilheense a prestigiar a inauguração do departamento de polícia técnica em Ilhéus, que ocorrerá ás 17h00min horas do dia 29, quinta feira. A deputada, que desde o início de seu primeiro mandato lutou a favor da implantação do DPT em Ilhéus, lembra a todos que o governador do estado estará presente ao evento e que a inauguração do DPT representa um sinal do prestígio que Ilhéus possui no estado da Bahia, sendo o departamento o mais moderno da Bahia e representando um instrumento vital para a nossa sociedade. Contamos com a presença de todos, e reiteramos votos de estima e consideração.
—
ai/dep
Câmara Setorial do Cacau se reúne na Fenagro
A câmara setorial do cacau reuniu, nesta sexta-feira (27), durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), para discutir os problemas da cacauicultura do estado. O encontro contou com a presença do secretário da Agricultura, engenheiro Eduardo Salles, do presidente da Câmara Setorial Estadual, Isidoro Gesteira, do presidente da Associação de Produtores de Cacau (APC), Guilherme Galvão e de diversos produtores.
Entre os assuntos abordados na pauta da reunião, merecem destaque o modelo sustentável do Cacau Cabruca, o controle de pragas, o FNE Verde e o acordo de cooperação com os estados do Norte. Segundo o secretário Eduardo Salles, “a Câmara Setorial do Cacau tem um papel fundamental para a estruturação do setor, e os membros devem aproveitar a reunião estadual para discutir as principais demandas a serem apresentadas na reunião da Câmara Setorial Nacional do Cacau, que ocorre no dia 06 de dezembro”.
DECRETO SOBRE CONCESSÃO DE INDULGÊNCIAS
Dispõe sobre a aplicação na Diocese de Ilhéus do
Decreto da Penitenciária Apostólica de 14 de
setembro de 2012, com o qual se enriquecem,
com o dom de Sagradas Indulgências, práticas
especiais de piedade, durante o Ano da Fé.
No dia 14 de setembro de 2012, a Penitenciária Apostólica publicou um Decreto, com validade para o Ano da Fé (11 de outubro de 2012 – 24 de novembro de 2013), determinando dias, lugares e ocasiões para se alcançar a Indulgência Plenária, em vista da busca da santidade de vida e para se alcançar, em grau mais alto, a pureza da alma. Para a obtenção de uma “Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos”, há a necessidade de um sincero arrependimento, da confissão dos pecados, da comunhão sacramental e de orações nas intenções do Papa.
Além das ocasiões definidas pelo referido Decreto (por exemplo: participação em pelo menos três momentos de pregações sobre o Concílio Vaticano II e sobre o Catecismo da Igreja Católica; visita ao batistério ou à igreja onde se recebeu o Batismo), o próprio Bispo Diocesano pode definir igrejas ou ocasiões para se obter essa indulgência.
Na Diocese de Ilhéus ficam definidos os seguintes locais e as seguintes ocasiões para se conseguir a Indulgência Plenária, observadas as condições prescritas:
A) LOCAIS:
Hospital São José em greve AMANHÃ
Informações dão conta que os funcionários decidiram, em assembleia, parar as atividades nesta quarta-feira (28) em função de atraso salarial. São, segundo informaram, 3 meses sem receber.
Mais informações serão enviadas para o site.
A Estrada Comprida
por Cyro de Mattos
Em oito de dezembro deste ano completo cinqüenta anos de formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Nessa estrada de ganhos e poucas perdas caminhei olhando para a direita e para a esquerda. Às vezes parei e olhei para trás. Como faço agora quando procuro achar no fumo do tempo aquele período de cinco anos em que cursei a faculdade, em Salvador de Bahia.
A fotografia que tenho em mãos está amarelecida. Registra a despedida de nossa turma ao professor Mário Barros, depois de encerrada a última aula de Direito Comercial. O ilustre professor mostra-se descontraído ao lado da sorridente aluna Marietinha. As moças Inessa, Lícia, Rute Bendochi, Isaurinha, Ebe e Lucy estão à direita do nosso simpático professor. Rapazes e moças mostram na expressão tranqüila de cada rosto que se sentem aliviados com o fim da jornada pelos campos universitários. Todos eles estão convencidos do dever cumprido como acadêmicos de direito. Vários desses colegas já se foram desse mundo. José Aguiar, Otávio Vilas-Boas, Artur Caria, Teopisto, Jair Sampaio, João Berbert, Davi, Ronald, Durval, Cid, Ildásio Tavares e Rute Pondé. Lembro de mais dois, Edvaldo, apelidado de Vadinho Turgulê, meu primo, e Seu Barbosa, um taxista sexagenário, o mais idoso da turma.
O mais jovem da turma é Antonio Luís. Parece pensativo, logo atrás do magrelo João Pedro, de temperamento irrequieto, um dos mais inteligentes da turma. Usava constantes óculos escuros. Mais na frente, Álvaro Perez, o filosofo existencialista, de sangue espanhol. Dizia-se que Rute Bendochi nutria lá suas fortes afeições pelo discípulo de Sartre. Bem na frente de todos, olha lá, o pequeno admirável Cícero Brito de Magalhães. Seria também meu colega de serviço militar, que prestamos no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), cujo quartel ficava em Água de Meninos. Raul Ferraz, o mais alto da turma, colocou a mão esquerda com os dedos abertos acima da cabeça do Vadinho. Ele está sorrindo de contente, certo de que a vítima, alheia à brincadeira, só irá descobri-la e revidar com lambança depois que a fotografia for revelada.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
‘Onda de violência’ foi tema preferido no Vestibular da Faculdade de Ilhéus
Os candidatos a uma vaga nos cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, que fizeram vestibular no último domingo, optaram, em sua maioria, pelo tema “Onda de violência” para desenvolverem a prova de redação. Dois outros temas foram enunciados, a condenação do núcleo político do chamado “Mensalão” e a Ética nas relações interpessoais.
A prova do vestibular foi realizada das 8 horas ao meio-dia, na sede própria da Faculdade, na rodovia Ilhéus-Olivença, km 2,5, bairro São Francisco, na zona sul da cidade, com a participação de centenas de candidatos, e transcorreu em clima de total tranquilidade. Estiveram presentes candidatos de várias cidades, inclusive de outras regiões, como Alagoinhas, Itanhém, Itamaraju, Vitória da Conquista e Itapetinga, entre outras.

A estudante Suzana Cardoso, 28 anos, fez vestibular para Enfermagem e escolheu o tema violência porque é um assunto que está em foco atualmente. “Isso é a chave de tudo hoje. Foi bom falar sobre o assunto”, afirmou. O vereador eleito Ivo Evangelista é aluno do curso de Administração e prestou vestibular para Direito. Ele também optou pelo mesmo tema para a redação. “Precisamos dar um basta na questão da violência em nosso país e em nossa região”, disse.
Para João Gabriel de Souza, 18 anos, a violência “é um tema que influencia a gente, são coisas que afetam o ser humano. Como em São Paulo, onde policiais têm sido mortos, e se espalha pelo País. É um tema que tem a ver com nossa realidade”, afirmou o estudante que pretende cursar Direito. O mesmo tema foi escolhido por Marcius Vinicius Dantas de Melo, 39 anos, que também quer o curso de Direito. Maxwell Antunes, de 18 anos, disse ter escolhido o tema “Onda de violência” para redação porque o estudou.
Ética – A candidata Edileusa Santos Souza, 17 anos, escolheu como tema de redação “Ética nas relações interpessoais”. Ela concorre a uma vaga no curso de Direito e afirmou que a ética “é um tema interessante porque está na ordem do dia e nós não sabemos aplicar”.
ENEM – O resultado do processo seletivo deve ser divulgado nos próximos dias, através do site www.faculdadedeilheus.com.br. Vale ressaltar que no item 8.2, do respectivo Edital do Vestibular 2013.1, a Instituição se reserva ao direito de utilizar os resultados do ENEM 2012, para efeito de preenchimento das vagas remanescentes, caso todas as vagas não sejam preenchidas, assim como realizar novo processo seletivo vestibular, caso necessário.





























































