ZÉCARLOS JUNIOR em: SOB CUIDADOS MÉDICOS
A admiração, respeito e amizade que tenho por meu amigo e colega ROBERTO RABAT CHAME, transcende a algum tempo, precisamente das primeiras iniciativas no jornal do grande Jota, o NT.
O Rabat atrás da velha e temível máquina Remington (emprestada), com um cigarro atrás do outro, bolando suas matérias e arubumbas da vida.
Como eu gostava de escrever memorandos e ofícios, veja quanto tempo, ficava a observar o seu trabalho e dar alguns pitacos, daí que ele me incentivou a escrever algumas letras, que sairiam sob a forma de “foguetinhos”.
Tenho até hoje algumas edições do jornal NT e lá se encontram os nossos foguetinhos, sem nenhuma pretensão de um jornalismo formal, apenas o desabafo de um cidadão, nada mais do que isso, palavras para o povo ler e entender rapidamente.
Agradeço ao amigo Rabat, a maneira como me ensinou a mostrar a cara e escrever o que penso, numa forma leve e fácil de perceber.
Estou acompanhando as campanhas movidas pela comunidade local em prol do Hospital São José, aí estendidas à sua maternidade e pronto socorro.
Presidente do Abrigo de Ilhéus faz relato dos 90 dias da nova gestão
A atual presidente do Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus, Marileide Souza, primeira mulher a presidir a instituição, reuniu a diretoria, esta semana, para apresentar o relatório de atividades relativo aos primeiros 90 dias de gestão, em que diversas ações foram empreendidas para garantir a qualidade de assistência aos quase 100 idosos acolhidos na casa. Segundo disse, essas reuniões serão mantidas a fim de garantir a transparência das ações na entidade, que tem enfrentado sérias dificuldades financeiras, mas vem obtendo o apoio da comunidade no encaminhamento das soluções.
RESPOSTA AO GOVERNO E AOS JORNAIS (Record News)
A Constituição Federal Brasileira estabelece em seu artigo 207 que “as universidades gozam de AUTONOMIA didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (…)”. Entretanto, o Decreto 12.583, assim como a Portaria 001, ambos de fevereiro de 2011, direcionados a todas as instituições e empresas públicas, inclusive as autarquias – conforme dispõe o artigo 1º do referido decreto – impõem não apenas a restrição orçamentária das universidades como, sobremodo, ditam onde e como devem ocorrer esses cortes, estrangulando a autonomia das universidades assegurada em lei, e ferindo seus respectivos estatutos. Nesse sentido, a afirmação do governo de que o Decreto 12.583 e Portaria 001 não afetam as universidades estaduais é uma inverdade. Como se vê, ambos são inconstitucionais, e as atuais propostas e ações que o governo está fazendo são de que as administrações das universidades mantenham-se subordinadas ao Conselho de Políticas de Recursos Humanos (COPE) – o poder de aprovação dos processos de solicitação de promoção de carreira, alteração de regime de trabalho e concurso público serão feitos sempre nas instâncias da administração do governo, e não no âmbito das universidades. Assim, a UESC, a UESB e a UEFS estão em greve em defesa da autonomia universitária e pelo cumprimento do acordo salarial feito com o governo, que quer congelar o salário dos docentes por quatro anos e retirar o seu direito de reivindicação. Diante disso, perguntamos então: cadê a AUTONOMIA das universidades estaduais da Bahia, governador?!
COMANDO DE GREVE DA UESC
Ângela defende projeto para o Parque da Boa Esperança
A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) participou nesta quinta-feira (14) de uma audiência com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, na qual também estava o secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Harildon Machado. No encontro, Machado apresentou um projeto de recuperação, reestruturação física e proteção do Parque Municipal da Boa Esperança, situado no município.
O parque tem 473 hectares e fica situado entre os bairros do Banco da Vitória e Iguape, onde funciona o Distrito Industrial de Ilhéus. É considerado a segunda maior floresta em área urbana do Brasil, atrás somente da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma área que precisa de uma intervenção do poder público, no sentido de assegurar sua preservação.
“Fizemos esse pleito ao secretário, que se mostrou bastante receptivo”, comentou a parlamentar, que também tratou de outros temas, como o Porto Sul e a tramitação, no Instituto do Meio Ambiente (IMA), de processos relativos ao programa Luz Para Todos. A deputada vem se empenhando para que a energia chegue a áreas na zona rural de Ilhéus, Itacaré, Ibirapitanga, Valença, Condeúba e Boa Nova.
A PREFEITURA E O CRIME DAS FRUTAS.
De: Prepúcio Batráquio dos Anjos
Assunto: A PREFEITURA E O CRIME DAS FRUTAS.
Corpo da mensagem:
Que me permitam aquele que lerem este post, pelo emprego duma palavra pouco usual e, ate desrespeitosa: Será que os nossos representantes políticos na Prefeitura, que nada fizeram nem o farão por Ilhéus, associaram-se à contravenção que impera em nossa cidade? Eles por acaso sabem que Contravenção é crime previsto em lei.
Explico: De repente resolveram retirar sem aviso prévio e com o emprego da truculência, os vendedores de frutas e seus carrinhos do ganha-pão das ruas! Na tora!
Entendo que muitos desses vendedores de produtos perecíveis, frutas, adquiridas com sacrifício e ate em consignação com os atravessadores. Devam ser devidamente realocados para pontos urbanos e administrados para que não interfiram nem obstaculizem o livre acesso e movimentação dos pedestres e automóveis nas ruas de nossa cidade; e muito menos, que se agrupem formando mini-feiras a exemplo daquelas existentes à porta do Banco do Brasil; na Rua D. Pedro II e Almirante Barroso, Etc.
RODOVIÁRIAS
De: Gustavo
Assunto: RODOVIÁRIAS
Corpo da mensagem:
RODOVIÁRIAS
Gostaria de chamar à atenção a população da região para um problema que se instalou alguns anos nas cidades tanto de Ilhéus quanto em Itabuna, e a falta de estacionamento para EMBARQUE e DESEMBARQUE nas rodoviárias das duas maiores cidades da nossa região. Senhores vereadores, secretários municipais e demais autoridades, até mesmo o Ministério Público, verifiquem até que ponto é legal o uso e abuso dessas empresas responsáveis pela administração das rodoviárias. Os estacionamentos hoje são privatizados (áreas públicas), a pessoa que vai embarcar ou desembarcar alguém nas rodoviárias são obrigados a pagarem os estacionamentos por falta de local destinado para EMBRAQUE X DESEMBARQUE, aliás só existem a placa informando tais locais, por que espaço físico não existe nem para motocicletas quanto mais veículos, ou então para quem estar “desprovido financeiramente” tem mesmo que cometer infração de trânsito e parar em local proibido. Aqui em Ilhéus ainda é pior, porque temos o ponto de ônibus ao lado desta referida área ou placa de embarque e desembarque se alguém conseguir para lá, o ônibus não passa, seria interessante que essa autoridades vereadores, secretários municipais e Ministério Público constatassem “in loco” essa situação o mais breve possível, a população agradece. Lá além dos estacionamentos pagos só existem vagas para taxi, e a população COMO É QUE FICA?
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
litorânea Sul
De: Neide
Assunto: litorânea Sul
Corpo da mensagem:
Rabat,
Boa tarde
Que o nosso Pontal está entregue as baratas, todos nós já sabemos, mas que muita gente não sabe é que a avenida litorãnea Sul(Praia do Miache – Mar Aberto)está sendo invadida pela areia da praia, este local é bastante usado por pessoas que fazem caminhadas e perigoso para os idosos, porque a areia dificulta a caminhada. A parte da avenida que fica atras do Colégio padre Luis Palmeiras, onde tem um quiosque que vende sanduíches, a areia já cobriu as escadas, o cais, parte da avenida, canteiro e agora está chegando no asfalto. Tem também um poste neste ponto que a lâmpada não acende tem mais de 01 ano.
A Prefeitura poderia fazer uma visita…
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
DÚVIDAS PASCAIS
LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
– Papai, o que é Páscoa?
– Ora, Páscoa é …… bem …… é uma festa religiosa!
– Igual Natal?
– É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
– Ressurreição?
– É, ressurreição. Marta, vem cá!
– Sim?
– Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
– Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
– Mais ou menos ……. . Mamãe, Jesus era um coelho?
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ilhéus terá serviços públicos gerenciados através de software
Deputado baiano quer criar a Região Metropolitana do Cacau
Salários dos professores e servidores da educação são reajustados após acordo
Saúde realiza faxinaço no Alto do Carvalho em Ilhéus
Superintendência de Esportes define últimos detalhes da Taça Professor Manoel Renato
Policia Militar – Assaltos na orla do Pontal
De: g
Assunto: Policia Militar – Assaltos na orla do Pontal
Corpo da mensagem:
Policia militar deveria fazer abordagens em pessoas próximos a pontos de onibus e também na porta de estabelecimentos como pizzarias …bandidos com armas estão passeando livres pela orla do bairro pontal, geralmente são jovens de 15 a 25 anos…no periodo da noite…depois das 19hs….ontem suspeito colocou a mão dentro da blusa e veio atrás de me….qd. percebi corrir…e tive sorte de me livrar de um assalto
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar terá um dia dedicado ao público infantil
Segundo a programação, o NAU – Núcleo de Artes da UESC – apresentará o espetáculo “Os Saltimbancos”, tendo no elenco um grupo formado por crianças participantes do projeto de teatro e coral da instituição. Em seguida, DJ Arthur promete agitar a garotada com um baile especial ao som de hits infantis e concurso de dança com premiação. A loja “Mulekada” fará sorteio de roupas e acessórios entre os participantes. No espaço, também terão profissionais especializados que farão pintura artística para face (com tintas especiais para pele), além da confecção de esculturas em balão.
Homem discute com cachorro na base do latido
Eles estavam latindo um para o outro. Eles quem? Timber, o cachorro da polícia, e Ryan Stephens, um doidão de 25 anos.
Quando a própria polícia interferiu e pôs fim à “discussão” dos dois animais, Ryan alegou “que foi o cachorro quem começou”.
É, acredite. Foi isso mesmo que ele disse. Mas vale contar que as autoridades perceberam que ele estava bem chapado no momento.
Segundo o tabloide Metro, o policial Bradley Walker escreveu em seu relatório que o incidente, que aconteceu em Cincinnati, nos Estados Unidos, o que aconteceu.
– Timber respondeu como foi treinado e começou a latir.
Bradley tentou confrontar o doidão Ryan, mas o cara saiu andando. Mas eles pegaram o cara e deram a dica: atiçar faz o cachorro responder agressivamente.
O “animal” só foi solto quando um funcionário de um bar prometeu dar uma carona de carro e levá-lo para casa. Agora, ele tem que aparecer no tribunal no dia 21 de abril.
—
R7
No Tribuna da Bahia


































































