Marli Gonçalves / Nossos novos medos.
Diariamente temos medos, muitos medos. Antes, eram os regulares, aqueles contra os quais nos defendíamos como podíamos, com seguros – de fogo, de vida, de acidentes. Mas agora parece que tudo mudou, e a cada dia temos mais medos e do que a gente nem sabe o quê, nem de onde vem. Mas pressente estar próximo. E não há seguro possível para se prevenir.
Duvido que exista um só brasileiro que não esteja arrasado pelo que viu, está vendo ou acompanhando uma vez que tenha sabido das tragédias devastadoras ocorridas no Rio de Janeiro e, de certa forma, também em São Paulo. É um misto de compreensão dos desígnios de Deus, para os que crêem, e de absoluto inconformismo de quem observa com vista privilegiada, e aponta a incompetência, o descaso e o escárnio de autoridades, administradores e políticos, ano após ano.
2011 começou mostrando uma cara muito feia. Mas houve beleza na cena da Dona Ilair, a mulher que conseguiu salvar-se com a ajuda de vizinhos, e o que tentou agarrada ao seu vira-lata pretinho. Nunca sairá da minha memória. E sei que também não esquecerei o cachorrinho perdido, levado pela enxurrada dos braços de sua dona, em desespero. Coisas assim a gente não esquece; acontece com todos os jornalistas que fazem essas coberturas e acabam marcados. Passa ano, vem ano, e se começa a chover forte, meu coração ainda prevê essas tragédias que já viu in loco, vistas, acompanhadas, previstas. Tragédias naturais amplificadas por uma inexplicável leniência.
Tranquilo o primeiro dia de Vestibular da UESC
Abstenção de candidatos foi acima do esperado
O primeiro dia do vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia) foi de muita tranquilidade, de acordo com a vice reitora Adélia Pinheiro. Segundo ela, as recomendações relacionadas à prevenção de atrasos foram seguidas pelos candidatos.
O índice de abstenção foi de 19,28%. Segundo o gerente da Comissão Permanente do Vestibular da Gerência de Seleção e Orientação (Geseor), professor José Reis, bem acima do esperado pela Universidade.
Neste domingo foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Geografia, Língua Estrangeira, Inglês, Francês ou Espanhol. Segunda-feira (17) será a vez de História, Biologia, Redação, e no ultimo dia, terça-feira(18), Matemática, Física, Química. Os candidatos estão disputando as 1.600 vagas distribuídas por 41 cursos (licenciatura e bacharelado) concentrados em cinco áreas do conhecimento: Agrárias, Exatas e Naturais, Saúde, Humanas e Letras e Artes.
A UESC pede que os candidatos cheguem ao local de prova às 7h15 quando. Os portões são fechados às 8horas. Não será admitida, sob qualquer hipótese, a entrada de candidatos retardatários. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder as questões. No local da prova deve portar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto, borracha e apontador.
Sobe para 611 o número de mortos na região serrana do Rio
Rio de Janeiro – Chegou a 611 o número de mortos na tragédia da região serrana do Rio, segundo o mais recente boletim divulgado às 9h10 de hoje (16) pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, com base em dados do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual.
As mortes foram causadas pelas fortes chuvas e deslizamentos de terra ocorridos na última quarta-feira (12) nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Sumidouro.
Nova Friburgo, o município mais afetado, tem o maior número de mortos: 274. Em seguida, vem Teresópolis, com 263 vitimas. Em Petrópolis, 55 corpos já foram resgatados dos escombros; enquanto em Sumidouro 19 pessoas morreram em consequência das chuvas.
Hà 1.970 desabrigados em Friburgo e 3.220 desalojados. Teresópolis tem 1.280 desabrigados e 960 desalojados. Em Petrópolis, o número de desabrigados e de desalojados chega a 2.800 e 3.600, respectivamente.
THALES FLEMING SEIXAS LINS
Rabat:
Pensamentos de luz para THALES FLEMING SEIXAS LINS que se foi para outros céus ontem, em Paris… Pensamentos de energia positiva para sua família que precisa de fé e de Deus para entender a viagem de volta dele ao seu início. Ficam as saudades, as lembranças do menino-gênio que sempre encantou a quem o conheceu pela essência meiga e amiga. Sobrevoe mais espaços, Thales, você sempre foi especial!
—
Ana Virginia
VITÓRIA: Quem se atreve a cortar a juba do Leão?
Será que esse ano vai ter algum time para tentar tirar a hegemonia do Vitória no Campeonato Baiano?
A Diretoria do Bahia está apostando na subida do time para a séria A e contratou vários jogadores jovens, mas a maioria já conhecida por atuarem em times como o Corinthians, Vasco da Gama, Santos… Resta saber se vai dar certo.
O tricolor encara o Serrano hoje à tarde no Lomanto Jr. com Rogério Lourenço no comando do time que não foi definido ainda, Lourenço está entre Camacho e Bruno Paulo para definir a meiúca e promete só tirar a dúvida momentos antes da partida que vai começar às 16hs.
O Bahia de Feira já mostrou que tem um bom time e levantou o caneco do Torneio Início, mas não passou de um empate contra o feirense na estreia do Baianão, ontem (15-01), no Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
O Colo Colo de 2006, do então técnico Ferreira, conseguiu desbancar o Leão, levantando a taça de campeão em pleno Barradão.
PROMESSAS DE CAMPANHA
A Desfaçatez dos políticos não tem limites. Senão vejamos: Durante a última campanha para deputado estadual, o candidato reeleito J. Carlos, do Partido dos Trabalhadores (PT), compareceu a Uruçuca e procurou apoio do professor Edvaldo Costa, pessoa ligada à educação e esporte no município. Entre as promessas, disse que iria bancar um curso de matemática, até 2012, para alunos carentes, e daria apoio ao esporte, nos campeonatos idealizados pelo professor. Achando as promessas verdadeiras, o professor foi à luta e matriculou 158 alunos no curso e realizou três campeonatos rurais durante a campanha.
Trinta e dois dias após as eleições, o professor foi procurado, em Uruçuca, pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, Manoel Machado, a mando do deputado J. Carlos, dizendo que ele não tinha mais interesse em continuar com o convênio, firmado antes das eleições.
A estratégia do político deixou o professor indignado, que prometeu doravante não firmar parceria com políticos enganadores.
Aqui na nossa região tivemos um candidato a deputado estadual, da nossa vizinha Itabuna, que prometeu um mar de dentaduras a seus eleitores, na época foi eleito e na reeleição os eleitores banguelos não votaram nele.
O que nos da esperança, é que esses tipos de políticos já estão em fase de extinção, porque com a compra de votos tem muitos eleitos perdendo o mandado na justiça.
—
Heraldo Santana
Uruçuca(BA)
RETALHOS
Santidade
Deus, em sua suprema bondade e sabedoria, de tempos em tempos, envia seus Anjos ao planeta Terra para ensinar e reconfortar os homens.
Esses anjos ao encarnar na Terra, recebem nomes próprios e ficam conhecidos pelas suas obras beneficentes.
A Igreja Católica Apostólica Romana os reconhece pelos seus milagres e os canonizam com nomes de Santo, numa forma de os imortalizarem.
Recentemente, temos conhecimentos de Anjos que encarnaram na Terra e que deixaram obras beneficentes de extrema importância para humanidade. São eles: Irmã Dulce; Frei Galvão; Gandi; Tereza de Calcutá; Alziro Zarur; Padre Cícero Romão; João Paulo II; Chico Xavier…e muitos outros.
Em contrapartida, Lúcifer, envia seus Anjos para promoverem o caos e a desordem no Planeta Terra.
SHOW DA FAMÍLIA NETO
Tivemos um sábado de festas em Ilhéus. Verão bombando, cidade lotada, muito sol, muita alegria.
Pela manhã revivemos a tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral São Sebastião, um momento onde o sincretismo religioso se aflora de uma maneira livre, cada um manifesta o seu sentimento de alegria, a sua crença e no final torna-se uma grande confraternização, misturando poder, classe social, o povo, as raças, as cores, as religiões.
Como é saudável ver o povo alegre, esquecendo por uns instantes as dificuldades da vida.
Viver e curtir a vida é muito gostoso, tudo com moderação.
À noite, as portas do Teatro Municipal se abriram para o show da família Neto – Edu, Daniel e Flavinha.
O repertório não poderia ser melhor, a música popular brasileira é riquíssima e deixa a nossa alma mais leve, mais receptiva.
Daniel Neto a cada dia nos surpreende com a sua virtuose músico/instrumental, deu um show à parte, acompanhado do seu amigo Mário, jovem promissor ligado à Orquestra Sinfônica da Bahia.
Conheça os dez clubes do interior da Bahia
PAGAMENTO IPTU COM DESCONTO
De: Melck Rabelo
Assunto: PAGAMENTO IPTU COM DESCONTO
Corpo da mensagem:
Senhor
Editor,
Roberto Rabat Chame
A coisa tá preta (sem preconceito racial), para o lado da PMI de Ilhéus.
Há duas semanas recebi em minha residência o boleto de pagamento IPTU ano 2011, parcela única para pagamento antecipado vencimento em 18/02/2011 com desconto de 15% no IPTU, não incluindo a taxa de serviços públicos.Como é do conhecimento de todos a situação financeira da PMI, esta na pindaiba ou é o que o Secretário de Finanças alardeia para todos os cantos que a PMI, não tem diheiro para honrar os compromisos para pagar os salários dos funcionários atrazados, saúde, educação,assistência social, um caos instalado no Palácio Paranaguá, até o cafezinho esta cortado.Se depender de minha parte os funcionários vão receber o salário deste mes em dia, antecipei o pagamento pagando o boleto dia 13/01/2011.Valor do imposto insignificante dado as divídas contraidas pela PMI em atrazo.Fiz a minha parte.
A Secretária de Fazenda Municipal Setor de Tributos, tem fome de arrecadação de dinheiro, para gosar do direito de desconto o vencimento do IPTU, caiu justamente no dia 18/02, período este que a maiorias das pessoas ainda não receberam seus vencimentos, já que recebem seus vecimentos no último dia do mes de janeiro ou até o quinto dia útil do mes subsequente.
Senhor Prefeito Newton Lima,prorrogue o período de pagamento do IPTU antecipado pelo menos até o final do mes de fevereiro ou melhor até o quinto dia útil do mes de março, data que os contribuintes recebem seus vencimentos e benefícios do INSS.Dinheiro no meio do mes para empregados assalariados é ruim, neste período a maioria dos contribuintes tem o pouco e necessário para manter alimentação, transportes,sem contar que gastaram grande parte dos vencimentos com material escolar dos filhos, inícios das aulas nas escolas públicas e particulares.Na ganância de fazer caixa antecipado no mes de fevereiro, vão dar com os burros n’água.Os contribuintes sem dinheiro vão fazer parcelamento e atrazar o pagamento.
atenciosamente,
Melck Rabelo
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
caos na saúde de ilhéus
De: joão assunção
Assunto: caos na saúde de ilhéus
Corpo da mensagem:
caro rabat, Gostaria de demonstrar minha total insatisfação para com a saúde de ilhéus, postos de saúde fechados por falta de salário dos funcionários e ontem a tarde estava no hospital regional aguardando atendimento que por sinal não o tive por falta de clínico geral, aconteceu algo que irei relatar a seguir que deixou a mim e a todos presentes totalmente abismados.
Um grupo do corpo de bombeiros esteve no referido hospital conduzindo um senhora em estado muito grave não sei o porquê dela estar naquele estado mas sei que estava muito debilitada, então para minha surpresa o hospital recusou atendimento e uma bombeiro adentrou no p.s para pegar algo, se não me engano uma maca e foi impedida de sair por um porteiro. Aquilo para mim foi um absurdo um total desrespeito com senhora em situação crítica e ainda mais com membros de uma briosa instituição como o corpo de bombeiros que todos nos conhecemos. A meu ver houve omissão de socorro por parte funcionários do hospital, inclusive soube que a srª veio a falecer em outro hospital.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
—
Espaço aberto para a direção do Hospital – querendo – se manifestar.
Coluna Carlos Brickmann / “A tragédia, verdade e mentiras”
Em todo o noticiário da tragédia das chuvas, as mortes e a destruição infelizmente são verdadeiras. As providências oficiais, caro leitor, verdadeiras não são.
* A presidente Dilma Rousseff e o governador fluminense Sérgio Cabral visitaram algumas áreas atingidas pelas chuvas. Em seguida, foram à sede do Fluminense, onde posaram sorridentes com a camiseta do time. Pareciam bem felizes. Voaram em dois helicópteros, mobilizaram seguranças e militares, usaram o serviço de quatro bombeiros que certamente fizeram falta no socorro às vítimas.
* O governador paulista Geraldo Alckmin disse que não é possível resolver o problema das enchentes em 24 horas. É verdade. Mas Geraldo Alckmin está em seu terceiro mandato como governador. Foi também vice e secretário estadual.

































































