WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








No GOTAS DE PAZ

O melhor dia da nossa vida

É hoje … ânimo, alegria, coragem, paciência e perseverança ;
Caminhe firme rumo aos objetivos almejados, mesmo que eles sejam difíceis de serem alcançados;
A oportunidade está a nossa frente com a benção de mais um dia para nos prepararmos e seguirmos em frente;
Porque hoje é o melhor dia de nossa vida e esta oportunidade não se repetirá da mesma forma, pois amanhã o hoje já será passado.
Não percamos as chances que nos são dadas, faça hoje o melhor que puder para que o futuro possa ser uma colheita infinita de bênçãos em nossa vida.

www.gotasdepaz.com.br

PALESTRA – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS /TRANSPLANTES

Os principais objetivos da APEDFI é organizar, coordenar, fortalecer e promover a qualidade de vida das pessoas com Doença Falciforme, construindo um entendimento de que juntos somos mais fortes essa é a nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e PARCERIAS que tragam aos nossos associados a informação e a conscientização dos seus direitos.

PALESTRA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS / TRANSPLANTES

PALESTRA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS / TRANSPLANTES

Agradecemos a Anna Aragão pela esclarecedora palestra sobre a importância da Doação de Órgãos/Transplantes.

ALGUMAS DO DIA

Caixa vai disponibilizar R$ 1 bilhão para micro, pequenas e médias indústrias

A Caixa Econômica Federal vai disponibilizar mais de R$ 1 bilhão para micro, pequenas e médias empresas do segmento industrial. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital do banco, José Henrique Marques da Cruz, ao assinar um acordo de cooperação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (7). O acordo permite que empresas associadas à CNI encontrem soluções financeiras e serviços bancários adequados às suas necessidades. O vice-presidente lembrou que a Confederação tem 115 mil empresas do segmento industrial como clientes e, desse total, mais de 98% são micro e pequenas empresas. 

LEIA MAIS

Em um ano, FAB transporta 275 órgãos para transplante

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 275 órgãos para transplantes em 365 dias. Esse resultado foi viabilizado por meio do decreto nº 8.783, de 2016, que determina a disponibilidade integral de uma aeronave, na capital federal, para realizar o transporte de órgãos doados. A medida vale desde junho do ano passado e também permite o uso de outros aviões da Aeronáutica lotados em todo o País, a depender do trajeto a ser atendido. Foram 216 voos realizados no período. De acordo com levantamento divulgado pela FAB, os órgãos mais transportados foram fígado (130), coração (68) e rim (44).

LEIA MAIS

Brasil já registrou 143 mil novos aprendizes em 2017

Entre janeiro e abril de 2017, foram registrados mais de 143,3 mil novos contratos de aprendizagem em todo o Brasil. Desse total, 37,6 mil foram registrados somente no estado de São Paulo, recorde de contratações. Em seguida, aparecem Minas Gerais (17,7 mil), Rio Grande do Sul (12,2 mil), Santa Catarina (12,1 mil) e Rio de Janeiro (10,3 mil). De acordo com o levantamento do Ministério do Trabalho, os setores que mais contrataram foram a indústria de transformação, comércio e reparação de veículos, serviços sociais e de saúde. Juntas, as quatro áreas responderam por 103,5 mil contratações, mais de 72% do total.

LEIA MAIS

OCDE melhora projeção para crescimento do Brasil

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) melhorou as projeções de crescimento do Brasil para 2017. Em março, a estimativa era de crescimento zero e agora passou para 0,7%. “O Brasil está, enfim, emergindo de uma recessão severa e prolongada”, aponta a projeção. Para o próximo ano, a perspectiva de crescimento do País também aumentou em 0,1 ponto percentual e passou para  1,6%. A OCDE ainda afirma que a aprovação da reforma da Previdência “será crucial para sustentar as finanças públicas” e prevê que o desemprego deve começar a diminuir no final deste ano e continuar a cair gradualmente.

=

LEIA MAIS

Repasse de R$ 2,2 milhões reforça apoio a Alagoas

O Ministério da Integração Nacional vai repassar R$ 2,26 milhões à prefeitura de Maceió (AL) para ações de socorro e assistência à população do município. A previsão é de que 3.282 pessoas sejam atendidas. Ao todo, foram R$ 15,62 milhões liberados pela pasta para Alagoas desde a semana passada. O novo recurso federal será usado na aquisição de kits de ajuda humanitária. Serão 49.230 galões de água de cinco litros, 821 cestas de alimentos, 3.282 colchões e kits dormitórios, além de kits de limpeza e de higiene pessoal, lona plástica e outros itens. Os recursos também viabilizam a locação de caminhonetes, caminhões e o custeio de combustível dos veículos para auxiliar nos trabalhos de assistência.

LEIA MAIS

Governo da Bahia lança editais para construção de três centros de canoagem

Destaque nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a canoagem baiana trouxe medalhas para o estado e revelou talentos. Nesta quarta-feira (7), a modalidade ganhou reforço do Governo da Bahia com o lançamento dos editais para licitação de construção de três centros de treinamento, nas cidades de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. O evento de lançamento foi realizado na Governadoria, em Salvador.

Centro de canoagem em Itacaré_Foto_Divulgação

Foto: Paula Fróes/GOVBA

“O governador Rui Costa assumiu um compromisso com Isaquias Queiroz e com Erlon Silva depois de ver o brilho da Bahia mundialmente, nas Olimpíadas. O resultado foi muito importante e também é muito importante apoiar o esporte de base”, afirmou a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, sobre o compromisso com a formação de novos atletas.

:: LEIA MAIS »

Bahia é líder nacional na comercialização de projetos de energia solar, com participação de 31% dos leilões

Dez municípios deverão ser beneficiados com 49 novos projetos previstos para serem inaugurados em um ano

Energia solar – Carla Ornelas GOVBA

O sol que irradia no semiárido tem sido melhor aproveitado depois que a Bahia incrementou a produção de energia limpa. Na liderança do setor de comercialização de energia solar fotovoltaica, a Bahia dispara com a abertura de mais empreendimentos. Nesta semana, o maior parque de geração de energia solar do país, da empresa Enel Green Power, no município de Bom Jesus da Lapa, entrou em operação.

De acordo com a Enel, a energia é suficiente para atender por ano o consumo de mais de 166 mil lares, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

“Empresas preocupadas com o meio ambiente que agreguem valor ao estado e tragam benefícios à população são o foco da política de atração de investimentos da Bahia. No segmento de energia renovável, estamos dando o exemplo para o Brasil. Somos líderes no país comercialização de projetos de energia solar com a participação de 31% nos leilões”, explica Jaques Wagner, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Os investimentos não param por aí. A previsão é que outros 10 municípios sejam beneficiados com os 49 projetos previstos para a inauguração no estado dentro de um ano, com aportes de R$ 6,1 bilhões. Os municípios que mais possuem projetos são Tabocas do Brejo Velho, com 18 projetos, Bom Jesus da Lapa com 14 e Caetité com 7.

Energia eólica – Pedro Moraes GOVBA

Prospecção

Todo o processo de prospecção, captação e acompanhamento é realizado pela SDE. “Desde o licenciamento, regularização fundiária, logística para transporte de equipamentos, articulação com sindicatos e secretarias; prefeituras até a concessão de benefícios. Não seria possível a instalação destas empresas se não fosse o trabalho da secretaria”, explica Laís Maciel, diretora da SDE.

A agilidade das prefeituras é outro ponto fundamental para a instalação dessas empresas. “Em Bom Jesus da Lapa, a prefeitura acompanhou de perto os licenciamentos ambientais e aprovou a diminuição dos encargos para a implantação”, explicou o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

O Governo do Estado tem investido no segmento renovável pela capacidade de gerar energia não poluente e pela empregabilidade do setor. Dados da ABSOLAR mostram que a média é de 30 empregos gerados por cada megawatt instalado, em toda a cadeia produtiva (equipamentos, construção, operação e manutenção).

Entrevistado: André Curvello / Secretário de Comunicação GOVERNO DA BAHIA

Entrevista do secretario Andre Curvello pra Mario KertÉsz – Radio Metrópole desta quarta, dia 7 de junho.

Trânsito na Soares Lopes será interditado, domingo, durante o “São João dos Bairros”

Apresentação de quadrilhas juninas, concurso de rainha do milho, comidas e bebidas típicas, além de atrações musicais e brincadeiras são alguns dos principais ingredientes que fazem parte do projeto ‘São João dos Bairros’, que acontece neste domingo (11), a partir das 16 horas, avenida Soares Lopes, centro, em Ilhéus. A promoção é da TV Santa Cruz com apoio da Prefeitura Municipal.

Forró nos Bairros foto Clodoaldo Ribeiro

Este ano o projeto em Ilhéus acontece em três edições. No Iguape, o arraial foi montado pela comunidade local e contou com um grande público de todas as regiões da cidade. Agora chegou a vez dos festejos no centro, mais precisamente na Soares Lopes, neste dia 11. Encerrando o calendário, no dia 18, a festa acontece na praça Cláudio Magalhães, no bairro de Olivença.

Uma das propostas do ‘São João dos Bairros’ é resgatar e valorizar as tradições juninas e atrair visitantes. Além disso, a iniciativa serve para incentivar festas juninas em diversas comunidades.

Acesso ao local da festa – A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus informa que a circulação de veículos automotores na avenida Soares Lopes será interrompida a partir das 16 horas deste domingo (11) e o acesso será normalizado por volta das 22 horas, após término da festa.

O chefe de Operações de Trânsito, Clóvis Evangelista Júnior, ressaltou que nem mesmo os motoristas que residem nas imediações da praça Castro Alves, ponto central da festa, poderão circular a partir do Centro de Convenções. Agentes de trânsito e a Guarda Civil Municipal darão suporte a esta operação.

 

No GOTAS DE PAZ

Etapas da vida

Nossa vida é como os sinais da matemática tornando-se assim etapas que vivenciamos.
Há o tempo da soma, quando estamos ávidos por conhecimento e aprendizado ;
Passando por essa etapa vamos dividindo tudo que foi adquirido com aqueles que também necessitam ;
Quando chegarmos nesse ponto da divisão vamos multiplicar o aprendizado e o conhecimento ;
Mas haverá de chegar o dia onde teremos que subtrair dessa experiência maravilhosa tudo aquilo que não for favorável para a nossa evolução, assim é a vida como a matemática, cheia de etapas, mas exata.

www.gotasdepaz.com.br

Entre nessa e SALVE vidas!

Prefeito participa das comemorações de 30 anos da Subseção Judiciária de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou das comemorações alusivas ao 30º aniversário de instalação da Subseção Judiciária no município, ontem (5) à tarde, ao lado de autoridades da justiça baiana e advogados. O prefeito destacou a importância da instituição, considerando-a interlocutora entre o governo e o povo,”intercedendo favoravelmente em defesa da democracia e da justiça e promovendo cidadania à população de Ilhéus”. A solenidade aconteceu na sede das Justiça Federal, centro de Ilhéus.

Comemoração dos 30 anos da Justiça Federal em Ilhéus – Secom Marcelo Silveira.

O evento foi aberto com o Hino Nacional entoado pelo cantor Francisco Samuel de Santos Sousa, estudante de Direito da Faculdade de Ilhéus. Diversas personalidades que atuaram na instituição, dentre desembargadores, juízes, procuradores e servidores, também foram homenageadas. O desembargador Hilton Queiroz, presidiu a mesa e ressaltou a beleza histórica de Ilhéus, salientando a sua importância do passado no presente.

O ato comemorativo contou ainda com a presença da diretora da Seção Judiciária da Bahia, Claudia Oliveira da Costa Tourinho Scarpa; o diretor da Subseção Judiciária de Ilhéus, Lincoln Pinheiro Costa, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Antonio Ezequiel da Silva;do representante do Ministério Público Federal, Gabriel Pimenta Alves; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ilhéus, Marcos Flávio Rhem da Silva.

Capacitação de cuidadores, em Ilhéus, fortalece serviços da rede de acolhimento

Acontece nesta quarta – feira, 07, o segundo encontro da capacitação dos cuidadores da Rede de Acolhimento de Ilhéus “Sou Mais Cuidador: Cuidar para Avançar”. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social e visa qualificar a formação continuada dos profissionais que atuam na área da criança e adolescente.

Capacitação de cuidadores fortalece serviços da rede de acolhimento – Foto SDS.

O primeiro encontro foi realizado na última quarta – feira, 31, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, bairro Cidade Nova, e aberto pela Juíza da Vara da Infância, Dra. Sandra Magali, que aplicou a dinâmica pedagógica, “Escravo de Jò”, com objetivo de mostrar a importância do relacionamento interpessoal e incentivar a busca de soluções de trabalho em grupo. A juíza falou ainda sobre o papel do profissional para o bom andamento das atividades na rede de acolhimento de forma satisfatória.

Em seguida, foi realizada a palestra com o advogado da rede, Geovanni Prazeres, que falou sobre aspectos jurídicos e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Lei 8.069 de 13 de junho de 1990.

Na oportunidade, a gestora da Rede de Acolhimento, Adriana Montenegro, ressaltou que a capacitação fortalece os vínculos e as ações cotidianas dos serviços. “É um momento que serve para os cuidadores refletirem sobre seus serviços, levantando aspectos como a metodologia do trabalho, recursos humanos, gestão e a articulação da rede”, acrescentou.

Serão abordados ainda temas relacionados aos aspectos pedagógicos, como estimulo aos estudos, rendimento, frequência escolar e cursos profissionalizantes para adolescentes e crianças, reintegração social, desenvolvimento humano, fases da infância e adolescência, saúde, cuidados e limpeza, como é a vida no abrigo e o que deve fazer um cuidador.

A capacitação encerra no dia 29 de junho, ao todo, serão três módulos, com duas turmas, e encontros semanais, sempre das 08h30 às 12h. As próximas edições serão realizadas no Abrigo São Vicente, bairro Conquista.

Em evento com atletas, Rui lança edital para construção de três centros de canoagem

O governador Rui Costa lança, às 9h30 desta quarta-feira (7), o edital de licitação para construção de três centros de canoagem na Bahia, que serão implantados nas cidades de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. Os projetos dos centros serão apresentados à imprensa em solenidade no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital.

Durante o ato, o Governo do Estado e a associação Cacaueira de Canoagem, com a interveniência da Federação Baiana e Confederação Brasileira de Canoagem, assinam o termo de colaboração para funcionamento dos três núcleos. O Governo apresentará ainda os 52 barcos doados à Bahia pela confederação, que serão distribuídos entre os quatro núcleos do projeto de iniciação esportiva de Itacaré, Ubatã, Ubaitaba e Salvador, cabendo 13 embarcações para cada núcleo.

A solenidade terá a participação do medalhista olímpico Isaquias Queiroz e de outros 43 atletas, entre eles alguns classificados para o Mundial de Canoagem na África do Sul, que será realizado em setembro.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia