WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








OI O CACETE, ADEUS

Sarita, livre leve e solta.

O FAQUEIRO DE DR. PINHEIRO

Por Guilherme Albagli de Almeida

DOUTOR PINHEIRO FOI UM MÉDICO QUE ATUOU POR DÉCADAS EM MARAÚ, NA VIRADA DO XIX AO XX, GANHANDO MUITO DINHEIRO E ALI COMPRANDO CASAS, JÓIAS E PRATARIAS.

MORRENDO ELE E SUA ESPOSA, PASSARAM A HERANÇA PARA DUAS FILHAS. LEOLINDA, QUE RECEBEU CASAS, ANTIGAS JÓIAS DA MÃE E UM FAQUEIRO COM 12 FACAS E GARFOS DE PRATA DE LEI, E AO MORRER, DEIXOU O FAQUEIRO PARA UMA SOBRINHA QUE, FICANDO VELHINHA, ME PASSOU AS 24 PEÇAS.

IGNORANTE, LEVEI AS PEÇAS AO PORTUGA CARLOS PEREIRA, PRATEIRO NO TORORÓ, PARA Q AS DERRETESSE, FICANDO EU COM A PRATA BRUTA.

VENDO AS PEÇAS, ME FALOU O MEU AMIGO: “NÃO, ISSO NÃO SE DERRETE, Ô GUILHERME! SÃO PEÇAS DE QUALIDADE”…

GUARDEI E, QUANDO FUI PASSAR UM SEMESTRE ESTUDANDO EM ISRAEL, EM 1977, ENTOQUEI O MEU PRECIOSO FAQUEIRO DE PRATA NO FUNDO DE UM ARMÁRIO BEM BAIXO, NO QUARTO QUE ENTÃO OCUPAVA, EM SAVADOR. SOQUEI MUITA QUINQUILHARIA NA FRENTE DO MEU PEQUENO TESOURO, MAS O ARMÁRIO NÃO TINHA CHAVE. CONFIEI NOS MEUS.

VOLTANDO, FUI DIRETO AO TAL ARMÁRIO E NECAS DO FAQUEIRO.

RECENTEMENTE, QUARENTA ANOS DEPOIS, EXATAMENTE, UMA PESSOA MUITO, MUITO QUERIDA, QUE ME DÁ MIMOS CARINHOSOS A TODA HORA, APARECEU COM UM PEQUENO PACOTE E ME DISSE:

“GUIGA, ACHEI ESTAS QUATRO FACAS DE PRATA NA MINHA CASA… NÃO SEI DE ONDE VIERAM…”

ERAM QUATRO DOS DOZE ANTIGOS TALHERES DO DR. PINHEIRO Q, FELIZMENTE, VOLTARAM ÀS MINHAS MÃOS.

TALVEZ O DITO INGLÊS “LEAST BUT NOT LAST” SE APLIQUE A ESTE BREVE CONTO COM FINAL 33% FELIZ.

QUEM QUIZER CONHECER AS DITAS FACAS, MARQUE UM ALMOÇO NUM DOMINGO, AQUI EM CASA, QUE AS CONHECERÁ – EMBORA JÁ DESCASADAS DOS SEUS GARFOS ORIGIINAIS.

QUEM TIVER ALGUNS DOS TALHERES FALTANTES E, SE AINDA NÃO TIVER SE APEGADO MUITO A ELES – “CRIADO AMOR”, COMO SE DIZ,  ME AVISE E ME DEVOLVA, POIS ELES NÃO DEVER TER IDO PARAR NA CHECHÊNIA OU EM SINGAPURA.

No GOTAS DE PAZ

NÃO ESTAMOS SOZINHOS

Ás vezes passamos por situações muito difíceis na vida. Nesses momentos nos sentimos desesperados e sozinhos. Não conseguimos sequer fazer uma prece para aliviar a nossa dor. Nossa fé se esvai em pouco tempo e passamos a não acreditar em nada. Junto com a fé vai se a esperança. Choramos amargamente e nos sentimos prisioneiros da dor e do sofrimento. Nos momentos mais difíceis é que devemos reforçar a nossa fé, pois jamais estamos sozinhos. A invisibilidade não significa ausência. Quando a dor do desespero nos faz chorar sem esperança, Jesus está ao nosso lado, secando as nossas lágrimas. Ele está nos ouvindo e dizendo com todo amor e ternura: “acalma-te…estou ao teu lado…tudo passa…confie…”.  Só que não conseguimos perceber, porque fechamos os olhos e os ouvidos, tão envolvidos que estamos pela dor. Irmãos, não percamos a fé, a alegria e a esperança. Deus nos ampara em todos os momentos e Ele é maior que toda e qualquer dor. Tudo passa, basta acreditar e confiar. Deus nos criou para sermos felizes, por isso confiemos, porque Ele sempre deseja e faz o melhor para nós.

https://www.gotasdepaz.com.br/45597-2/

SUA MÁQUINA EM BOAS MÃOS

BANNER PARA R2CPRESS 600 DE LARGURA

Leonardo Garcia Diniz em: MEDO

Mas eu, quando estiver com medo,
confiarei em ti.
(Salmo 56:3).

___

Leonardo Garcia Diniz

Livre!,.. de bons costumes!,.. assim exigiam meus iir.’. que eu fosse!

Como ser livre sem possuir, de inteiro teor, ciência do significado da palavra “LIVRE”?

Quem tem medo jamais será livre!

Prisioneiro de ensinamentos familiares e sociais enxergo, apenas, sombras nas paredes.

Platão, explicou bem, dentro do livro “A REPÚBLICA”, o significado de só se conseguir enxergar sombras, “O MITO DA CAVERNA”, assim aconteceu comigo, assim acontece com a maioria da população mundial, eu, igual a todos, somos treinados para ver e entender apenas imagens obscuras e sentimentos de menor intensidade; por milênios, somente aqueles que conseguem escapar deste aprisionamento conseguem enxergar a realidade em “3D” e em “CORES”.

Iniciando, ainda era prisioneiro do “MEDO”, medo que atormenta a todo profano; sons e sombras me perseguiram, cubículo, viagens, doce e amargo, fogo, selado, São João e por fim, iniciado, LUZ e compreensão, fraternidade, estudo, sabedoria, ascensão e igualdade.

A Maçonaria nos entrega “TALENTOS”, temos milhares de Templos espalhados pelo mundo, “TALENTOS” são distribuídos a seus obreiros, que unidos por sua universalidade usam – os da maneira que melhor lhes aprouver; uns os multiplicam, outros os contabilizam, alguns os jogam fora; os que talentos receberam e os jogam fora, nada entenderam, continuam prisioneiros de seus MEDOS.

Uso meus “TALENTOS”, dissemino, ensino, perdi o MEDO!

Leonardo Garcia Diniz
Aug.’. e Resp.’. Loj.’. Simb.’. Vigilância e Resistencia N° 70 – Ilhéus (BA)⁠⁠⁠⁠

MEDULA ÓSSEA / ILHÉUS ABRAÇA CAMPANHA DE DOAÇÃO

MARÇO LARANJA

O BRASIL DAS CUCARACHAS?

Luiz Ferreira da Silva, Eng. Agrônomo e Escritor.

luizferreira1937@gmail.com

Quando de meu curso em Bogotá (CIAF/Colômbia – ITC/Holanda), um colega argentino, arrogante e que gostava de confrontar seu país com o nosso, enchendo o meu saco, perguntou num intervalo de aula/cafezinho, ao nosso Professor Sombroek (Holandês/ITC), que passara uma temporada na Amazônia pela FAO, o que ele achava do Brasil? Simplesmente respondeu: – “daqui uns anos tosos vocês vão ter que aprender português”. Em poucas palavras, referia-se a pujança do Brasil, no final da década de 60 (Governo Médici).

Hoje, acabo de conhecer o Chile. Nós é que vamos ter que aprender urgentemente o espanhol.

A Cidade de Santiago não tem rival no Brasil. Moderna, limpa, arborizada e sistema viário eficaz. Povo educado que sabe tratar o turista. Emprego para todo o mundo. Custo de vida baixo. Não tem motoqueiros, que é para países, como o nosso, de alto nível de desemprego.

Visitei Cidades limítrofes, logicamente em passant, mas não constatei miséria e dotadas de boa estrutura de estradas.

No meu campo profissional, meu interesse em visitar uma vinícola. Fui à Concha Y Toro. Nunca vi em toda minha vida profissional um sistema de agricultura tão integrado e com efeitos agregados: plantio com alta tecnologia; transformação em vinho de alta qualidade; comercialização e estrutura de divulgação através do turismo in situ.

Para se ter uma ideia, o visitante que paga para conhecer um “dx” da vinícola, defronta-se com uma infraestrutura acolhedora e instrutiva, recebendo informações sobre a qualidade do produto e os cultivares de uva de origem.

A CYT implantou uma área de 68 hectares com 26 tipos de uvas, sob sistema de irrigação por gotejamento, exclusivamente para o turista poder experimentar o sabor de cada uma delas, retirando dos pés. Um show! Eu pensei numa fazenda de cacau e tão logo tirei da cabeça.

Finalizando, quando estudante da ENA (UFRRJ) que abrigava muitos sul-americanos, debochadamente a gente os chamava de “cucarachas”. Vejo agora, que baratas somos nós, invertebrados e sem sangue. No entanto, continuamos arrogantes e sem ver o seu arredor.

Aspecto da moderna Capital do Chile _ Santiago

No GOTAS DE PAZ

A FIGUEIRA SECA

Há pessoas que são como árvores que dão bons frutos e outras que são como a figueira seca. No primeiro caso a árvore além de dar bons frutos e saciar a fome dos que a procuram, purifica o ar que respiramos e ainda faz sombra para aqueles que procuram abrigo depois de muito caminhar sob o sol escaldante. A figueira seca, ao contrário, embora tenha sido preparada para dar figos, nada produz, torna-se seca e não serve a ninguém. Torna-se inútil para si e para os que a procuram. Por tudo isso, sejamos como a árvore boa que produz bons frutos e está sempre pronta a servir quem a procura e dela necessita. Procuremos praticar o bem sempre, buscando auxiliar os desafortunados,  seja com palavras de conforto, seja com um alimento, seja com um sorriso ou qualquer ajuda que possa amenizar a dor de alguém. Estamos aqui para isso, ou seja, para servir e trabalhar com Jesus. Ele conta com cada um de nós na difícil tarefa de tornar o mundo melhor!
 https://www.gotasdepaz.com.br/a-figueira-seca/
 

TADEU BAHIA / MAIS UM LIVRO

Caríssimo Ir.’. ROBERTO RABAT,
 
 
Boa Noite,
 
 
Através do presente, estou lhe encaminhando o CONVITE OFICIAL para o lançamento do meu livro “GREGÓRIO DE MATOS E VOLTAIRE O BARROCO E O ILUMINISMO NA BAHIA”, solicitando, ainda, do prezado e querido Ir.’. da possibilidade de divulgá-lo, para o conhecimento dos demais Iir.’.
 
Aguardo o seu gentil retorno, entretanto, antecipadamente o agradeço. 

Atenciosa e Respeitosamente,
 TADEU BAHIA.’.
 
 Foto
JUIZ
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAÇÔNICO
GOEB
 
Whats’App: (71) 99909.1067

 

LIVRO TADEU BAHIA

PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 92ª PARTE

Diante de tantos acontecimentos bons ou ruins que a vida desse mundo nos apresenta, figuramos a existência humana diante de um teste da força de confiar e ter robusta fé na existência de Deus, pois são nos momentos de angustia que surge essa busca, e devia ser em todos os momentos e espaços da vida! Quantos sofrimentos surgem nesse universo cheio de prantos de seres humanos, os esquecimentos de pessoas fazem parte; e as que foram protegidas por gente que a vida lhes trouxe o envelhecimento, é ignorado em importantes instantes da sua existência.

Nunca foi tão importante à necessidade de oferecer um abraço ao nosso semelhante, principalmente, aqueles que às vezes fraquejam e duvidam da existência de um Ser Supremo e Onipotente no meio de todos nós. Os nossos queridos idosos estão nesse contexto e merece uma prioritária atenção como seres humanos. Quantos são colocados em asilos perecendo em angústia de amor. Olhando bem em outra panorâmica da vida, não são tão somente das prioridades criadas para as participações nas inusitadas filas beneficentes em nosso mundo moderno.

Todos os dias cabem as grandes reflexões quando ligamos a juventude que caminha chegando à idade da experiência e conhecida por terceira idade. Nessa imaginação ligando o passado ao futuro, assistimos grandes documentários ligados ao desamor entre as pessoas que envelheceram no decorrer da sua vida! Ao tomar uma condução, quem nunca presenciou ao entrar num transporte coletivo os enormes desenlaces e ausências de desvelos com os idosos, mesmo num simples gesto de ceder um lugar para ele sentar.

:: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.


1) PROCURA-SE UM HERÓI.
2) AS REUNIÕES DE ANTIGAMENTE.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia