Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito visita as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe
Prefeitura segue recuperando parte do cais da Dois de Julho que desabou
Avenida Dois de Julho é interditada para obras
Cães e gatos são vacinados contra raiva em Ilhéus
***
Prefeito visita as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou nesta quarta-feira (18) as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista, que foram reiniciadas e estão em ritmo acelerado. A previsão, segundo o prefeito, é que até o final desse ano, quando conclui seu mandato, a nova e moderna escola será entregue para a população, garantindo instalações mais amplas e um ensino público de melhor qualidade. “Vamos atender a essa antiga solicitação da população, ampliando a oferta de vagas e melhorando a qualidade da educação em nosso município”, garantiu o prefeito.
Na visita, Newton Lima estava acompanhado dos secretários da Infraestrutura, Angleito Dias Filho; do Planejamento, Indústria e Comércio, Jorge Bahia (também interino do Governo); e do engenheiro Hermano Fahning, além do representante da empresa construtora. Na opinião do prefeito, a escola está sendo construída dentro dos modernos padrões de engenharia e vai atender com dignidade aos estudantes do bairro Conquista e adjacências. “Infelizmente tivemos alguns problemas durante a edificação, mas com as mudanças realizadas posso assegurar que a população ganhou em qualidade e quantidade”, ressaltou.
Equipamentos – A nova Escola Pequeno Príncipe, vai contar com 17 salas de aula – seis a mais do que o projeto preliminar –, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, rampas de acesso, tudo isso distribuído em dois pavimentos em 750 metros quadrados de área construída. Com a entrega do novo espaço, o objetivo da Secretaria da Educação é fazer com que cerca de 500 alunos da educação infantil e ciclo II (até seis anos) sejam contemplados. Atualmente, a Pequeno Príncipe funciona na sua antiga sede e em dois espaços alugados.
Newton Lima fez questão de afirmar que a educação tem sido uma das prioridades de sua administração. Além de investir em reformas de escolas, a Prefeitura de Ilhéus também implantou salas de atendimento multidisciplinar nas unidades de ensino municipais, adquiriu móveis, equipamentos e utensílios para os colégios e conseguiu, através de parceria com o Governo Federal, uma lancha e quatro ônibus escolares para o transporte dos estudantes. Outro grande avanço na rede municipal é que a Prefeitura de Ilhéus foi uma das primeiras da Bahia a garantir o aumento salarial de 22% para os professores e um reajuste acima da inflação para os demais trabalhadores da educação.
A reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe é executada pela Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios e também do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os serviços sofreram uma interrupção por motivos técnicos, mas já foram retomados e atualmente dezenas de operários trabalham na obra para garantir a construção de da escola, que deverá ser uma das maiores e mais bem equipadas da cidade. Para o vereador Paulo Carqueija, a entrega desta unidade será um dos principais presentes da atual administração pública para a população ilheense.
Além da construção da nova sede da Escola Pequeno Príncipe, diversas unidades da rede municipal de ensino passaram por uma reforma com o objetivo de preparar a estrutura física educacional do município para receber os estudantes e professores. “Apesar de todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de Ilhéus tem envidados esforços para garantir mais dignidade para os alunos e professores, investindo não somente em novas instalações, mas na valorização profissional dos educadores e demais profissionais da educação. E isso é uma marca de quem tem compromissos com a educação pública de qualidade”, complementou o prefeito.
Prefeitura segue recuperando parte do cais da Dois de Julho que desabou
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, segue executando, com recursos próprios, a obra de reconstrução de parte do cais da avenida Dois de Julho que desmoronou no último dia 30. Na semana passada, o prefeito Newton Lima se reuniu, em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e com o vice-governador e secretário estadual e Infraestrutura, Otto Alencar. Na oportunidade, uma das principais solicitações feitas pelo chefe do Executivo ilheense foi um suporte técnico para a construção de um muro de contenção em toda a avenida Dois de Julho, no centro da cidade.
Ao lado dos ofícios, o prefeito Newton Lima apresentou fotografias do local e um laudo técnico apontando os serviços que devem ser feitos no mesmo. Na avaliação dos técnicos, a obra é muito mais complexa, já que não se trata apenas de resolver o problema do local onde ocorreu a erosão e o consequente desmoronamento, mas, sim, de todo o caís, visando reforçar a contenção com a finalidade de evitar novos desabamentos. Considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, o prefeito Newton Lima resolveu solicitar o apoio da Codeba e do Governo do Estado para a realização do trabalho, porém até agora não recebeu retorno da solicitações feitas.
A contenção de encostas da avenida Dois de Julho foi construída há vários anos e, por isso, já se encontra bastante desgastada, necessitando, em decorrência dessa realidade, de uma grande intervenção. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus e fica na enseada do Pontal, próximo ao antigo Porto do Rio Cachoeira. Para o prefeito Newton Lima, é importante que não se resolva apenas o problema da área afetada pelo desmoronamento, ocorrido no último dia 30 de junho, “mas que se busque realizar um serviço mais completo em toda a avenida, evitando a ampliação dos danos ou a ocorrência de novos desabamentos nos próximos anos”.
Para não prejudicar a mobilidade urbana daquela importante área da cidade, a Prefeitura iniciou a obra de recuperação do cais de proteção, haja vista que a própria ação da maré poderia ampliar o espaço danificado pela erosão e desmoronamento. “Em virtude desse risco resolvemos iniciar a obra e dar a maior celeridade possível com a finalidade de recuperar a área danificada e não deixar que o desmoronamento avance, causando prejuízos incalculáveis para o município, os moradores e a população que utiliza essa artéria, um dos pontos turísticos de Ilhéus”, concluiu o prefeito.
Avenida Dois de Julho é interditada para obras
A Secretária da Segurança, Transportes e Trânsito da Prefeitura de Ilhéus interditou, na manhã desta quinta-feira (19), parte da avenida Dois de Julho – no centro da cidade –, no trecho compreendido entre a Escola de Enfermagem a Praia do Cristo. A interdição, segundo o secretário da Pasta, Clóvis Cunha, é por tempo indeterminado, até que sejam concluídas as obras de recuperação do cais.
Explica, Clóvis Cunha, que durante todo o tempo necessário para a execução das obras de contenção, o tráfego estará restrito aos veículos dos moradores daquele local, enquanto o restante dos veículos somente terão acesso até a Praça Dois de Julho, por um lado, e à Praia do Cristo, passado pela avenida Soares Lopes até chegar à avenida Dois de Julho.
A interdição temporária, segundo informou o secretário Clóvis Cunha, decorreu da necessidade de manter a segurança no local da obra, haja vista que a circulação de veículos de maior porte estava provocando o carreamento de materiais para a cratera. “Com existem pessoas e máquinas trabalhando na recomposição do buraco, solução foi interromper o tráfego, no sentido de salvaguardar a segurança dessas pessoas, além de facilitar a execução da obra”, explicou Clóvis Cunha.
Cães e gatos são vacinados contra raiva em Ilhéus
Os proprietários de cães e gatos de Ilhéus devem ficar atentos ao calendário de vacinação da campanha antirrábica animal. Desde o dia 9 de julho uma equipe de imunização realiza diariamente vacinação nos animais domésticos no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. Bichos de estimação que possuem mais de três meses de vida devem ser imunizados. Já os animais de três a seis meses de vida devem voltar para uma segunda dose após 30 dias. É importante ressaltar que a vacina antirrábica deve ser tomada uma vez por ano.
De acordo com a estratégia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, a meta este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Considerado o ponto alto da campanha, o “Dia D” de combate à raiva será realizado no próximo sábado (28), com mobilização das equipes em todo o estado. Neste dia, postos de vacinação fixos e diversos postos volantes estarão espalhados em todas as zonas da cidade.
A vacinação antirrábica também acontecerá na zona rural da cidade. Este mês, essas localidades serão visitadas por equipes volantes as localidades de Aritaguá, no dia 20; Sambaituba, no dia 21; e Rio do Engenho, no dia 26. O atendimento em domicílio é outro serviço oferecido neste período de campanha como estratégia para ampliar a cobertura de vacinação. Este atendimento é destinado exclusivamente aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.