Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prédio da Biblioteca e Arquivo Públicos é reformado com recursos do Município
Estádio Mário Pessoa vai ganhar obra de reforma e ampliação de vestiários e banheiros
Jovens assistidos por programas da Sast comemoram o centenário de Jorge Amado
Prefeitura de Ilhéus convoca novo grupo de salva-vidas
“Lápis na Mão” 2012 será lançado em Ilhéus na próxima segunda-feira
***
Prédio da Biblioteca e Arquivo Públicos é reformado com recursos do Município
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, inspecionou esta semana as obras de reforma do prédio onde funcionam a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho e o Arquivo Público Municipal. Durante a visita, no prédio em que funcionou por muitos anos e o Grupo Escolar General Osório, o prefeito foi informado pelos técnicos do município que o imóvel não corre mais o risco de desabar, pois as infiltrações estão sendo corrigidas e sua estrutura permanece intacta.
Durante a visita, que também contou com a participação dos secretários da Infraestrutura, Angelito Dias Filho; e da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia; o engenheiro Hermano Fahning informou sobre o andamento dos serviços de restauração. Segundo ele, a maior causa das infiltrações teria origem no vazamento das águas da chuva pelo telhado (de 415 metros quadrados), que está sendo totalmente recomposto.
Outros serviços importantes para a recuperação do prédio também estão sendo executados, a exemplo do tratamento aplicado nas fissuras nas colunas e rachaduras nas paredes, através do preenchimento com concreto e massa de cimento; cobertura e/ou troca da armadura (ferragens); troca de peça de madeira, dentre outros serviços. “Como o vigamento do prédio foi feito com trilhos utilizados em estrada de ferro, o trabalho de recuperação estrutural não causou tantos obstáculos”, explicou o engenheiro Hermano.
A reforma da primeira etapa do prédio foi iniciada em maio deste ano pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, e consistiu na limpeza geral do local, com retirada de lixo e entulhos e na detecção das áreas que terão sua estrutura física reparada. Em seguida, começou a recuperação do telhado, reforço das colunas de sustentação. Logo após essa etapa, serão feitos os reparos no sistema elétrico e hidráulico, recuperação de portas e janelas, troca de portões, pintura interna e externa dentre outros serviços.
A obra, que vem sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Ilhéus, necessita do apoio do Governo do Estado, tanto na parte de pessoal especializado para a restauração, como de recursos financeiros. “Estamos tocando a obra com dificuldades, pois, além de termos carência de pessoal qualificado, sofremos com a escassez de recursos orçamentários e financeiros para realizar uma reforma adequada para este importante prédio”, ressalta o prefeito Newton Lima.
Importância histórica – Inaugurado em 31 de dezembro de 1915, foi o prédio foi a primeira escola pública municipal, se constituindo, portanto, num prédio de relevância para o patrimônio histórico do município. Sua construção retrata a arquitetura e estilo da Belle Époque francesa. “A recuperação do prédio depende de uma grande soma de recursos, além do trabalho de técnicos especializados nesse tipo de restauração, o que estamos ainda aguardando”, diz o prefeito, numa referência à promessa feita pelo governador Jaques Wagner em enviar os técnicos o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho possui cadastrados cerca de 35 mil títulos, incluindo neste acervo uma quantidade significativa de obras raras da literatura brasileira. Só em Braile, o acervo é composto de pelo menos seis mil exemplares. Cerca de 600 estudantes passavam mensalmente pelo espaço, que atende para pesquisa, além de estudantes secundaristas, muitos universitários da região que estudam no eixo Ilhéus-Itabuna.
Estádio Mário Pessoa vai ganhar obra de reforma e ampliação de vestiários e banheiros
Os técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento concluíram o projeto arquitetônico das obras de reforma e ampliação dos vestiários e banheiros públicos do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. De acordo com o superintendente de Esportes, Carlos Augusto Faria, a proposta é melhorar as acomodações disponíveis para os atletas, garantindo, também, mais comodidade para o público. Além de prever a reforma dos vestiários existentes, o projeto inclui ainda a construção de dois vestiários femininos e o surgimento de dois blocos de banheiros para os torcedores.
“Além de atender a algumas particularidades, a construção de vestiários femininos no Estádio Mário Pessoa vem para estimular, ainda mais, a difusão do futebol feminino em nossa cidade”, comenta o superintendente Carlos Augusto Faria, chamando atenção para o sucesso da II Copa Gabriela, encerrada no último domingo (14). Promovido pela Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desporto, com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento teve como grande campeão o time do Atlântico, que bateu, na grande final, a representação do Palmeiras pelo placar de 5 a 1.
Segundo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que esteve no estádio esta semana para verificar o local das obras, o Mário Pessoa vem passando por uma série de intervenções, o que o mantém como um dos equipamentos esportivos mais importantes do interior da Bahia. Atualmente, o Estádio conta com novas arquibancadas na ala da Geral, cadeiras numeradas na arquibancada coberta, tribuna de honra, cabines para imprensa, amplos vestiários, quadra poliesportiva, escritório administrativo, refletores novos e um gramado de boa qualidade. A capacidade de público é de cerca de sete mil pessoas.
O Estádio Mário Pessoa, que recebe os jogos do Colo Colo de Futebol e Regatas, tem a possibilidade de ser um dos centros de treinamento de seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014. O estádio, que leva o nome do prefeito que o construiu, só passou a se chamar assim em 1952. Antes, era conhecido apenas como Estádio Municipal de Ilhéus. A inauguração ocorreu em 1940, último ano de governo do então prefeito Mário Pessoa. Na partida inaugural, disputada no dia 28 de junho, o Esporte Clube Bahia derrotou o Esporte Clube Ypiranga pelo placar de 4 a 2.
Jovens assistidos por programas da Sast comemoram o centenário de Jorge Amado
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast) da Prefeitura de Ilhéus está planejando suas atividades a serem realizadas no próximo mês, que compreendem desde a entrega de materiais, capacitação de funcionários, até apresentações culturais das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) em comemoração ao centenário do escritor baiano Jorge Amado.
Segundo o secretário Ari Santos, no próximo mês, os jovens que fazem parte do Peti irão realizar atividades ligadas à música, teatro, jogral e artes do Projeto Cultural “Vida e Obra de Jorge Amado”. Dentre as atividades, está programada a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, inspirada na obra do autor, que será apresentada pelos alunos dos espaços socioculturais da zona sul da cidade no dia 23 de agosto, no Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 14 horas.
Em comemoração também ao centenário de Jorge amado, a equipe está preparando atividades esportivas, a exemplo de uma corrida rústica, em homenagem à data. Além dessas atividades, todos os programas, projetos e atendimentos fornecidos pela secretaria estão sendo desenvolvidos normalmente e todos que estão inscritos em programas desenvolvidos pela secretaria, podem procurar normalmente os serviços prestados.
O Peti é um programa do Governo Federal que atende crianças e adolescentes entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho, risco e vulnerabilidade social. As crianças e adolescentes que dele participam recebem atividades lúdicas, esportivas, culturais e de cidadania, sempre no turno oposto ao escolar. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente) irá, no próximo dia 1º de agosto, receber o fardamento utilizado para ser utilizados pelos adolescentes que frequentam o programa. O Projovem Adolescente integra o Projovem como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens.
Prefeitura de Ilhéus convoca novo grupo de salva-vidas
A Secretária da Administração da Prefeitura de Ilhéus está convocando mais um grupo de candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2011, para ocupar os cargos de Salva-vidas. Os convocados devem comparecerem no prazo de 30 dias, à Seção de Recrutamento da Prefeitura, situada no Anexo de Secretarias, 3º andar, no horário das 13 às 17 horas, para entrega dos documentos necessários à admissão conforme especificado no edital.
Segundo informa o secretário municipal da Administração, Mozart Aragão, assim que entreguem os documentos e seja completado o processo de contratação, os aprovados deverão entrar, de logo, no exercício do cargo. No mesmo prazo, os candidatos também deverão apresentar os resultados dos exames solicitados no edital. Os candidatos convocados para a contratação obrigam-se a declarar por escrito, no ato da apresentação, se aceita ou não assumir o cargo para o qual foi concursado. Entretanto, o secretário alerta que o não comparecimento dos candidatos no prazo de 30 dias serão considerado desistentes.
RELAÇÃO DOS CONVOCADOS POR CLASSIFICAÇÃO:
16º – JARDEL BOMFIM SOUZA REIS;
51º – SERGIO SANTOS PONTES;
52º – ALEXANDRE MIDLEJ ROCHA DE OLIVEIRA;
53º – GERENALDO OLIVEIRA SANTOS JUNIOR.
“Lápis na Mão” 2012 será lançado em Ilhéus na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (23), a partir das 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a TV Santa Cruz estará fazendo o lançamento do Projeto “Lápis na Mão” 2012. Criado há dois anos, o projeto tem a finalidade de articular ações efetivas e contínuas de incentivo à leitura no sul e no extremo-sul da Bahia. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Para a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos, trata-se de um trabalho extremamente interessante. “O Concurso de Redação e Desenho Lápis na Mão, que este ano trabalha o tema ‘idéias viram projetos, que se tornam atitudes e transformam o mundo’, nasceu para incentivar a utilização da escrita e do desenho como formas de comunicação dos nossos estudantes. Tudo isso sem esquecer a valorização do professor, que forma o cidadão no dia-a-dia”, comenta.