TRÂNSITO DE ILHÉUS: SUPLÍCIO NOSSO DE CADA DIA!

Alan Dick Megi
De tanto reclamar da falta de uma nova ponte, esqueceram-se os nossos governantes de buscar melhorar o trânsito cada vez mais caótico e difícil, como se nada mais fosse necessário fazer além da construção da famigerada nova ponte.
Claro está que a solução definitiva passa por um novo eixo viário litorâneo que inclui uma nova ponte, mas isso não significa que devemos ficar inertes, esperando indefinidamente, sem tomar qualquer providência que possa atenuar os graves problemas que enfrentamos no nosso dia a dia.
Existem várias possibilidades de melhoria do trânsito e algumas delas são simples e sem investimentos de monta, bastando que se façam algumas alterações no sentido de algumas vias, que se eliminem semáforos desnecessários além de pequenas intervenções pontuais. Outras dependem de alguns investimentos um pouco maiores, mas nada que assuste ou que seja necessário esperar por vários anos ou depender de grandes financiamentos. Estas últimas intervenções a que me refiro são a pavimentação de algumas vias e a construção de passarelas elevadas para pedestres, entre outras.
Como sou arquiteto urbanista e funcionário da Prefeitura de Ilhéus, mesmo tendo sido deslocado de minhas funções da Secretaria de Planejamento, passando a exercer minhas funções na Secretaria de Saúde, no governo passado, (Jorge Bahia não me queria na “sua” secretaria), resolvi por minha conta fazer um estudo de tráfego visando melhorar a situação atual.
Esse estudo evidentemente não foi utilizado no governo passado, porém estou agora colocando a disposição dos novos Secretários de Planejamento e de Urbanismo, Joaquim Bastos e Antônio Vieira, para que, se julgarem útil, passem ao Sr. Prefeito Jabes Ribeiro e à Secretaria de Desenvolvimento Urbano para sua execução.
Quando afirmo que algumas soluções são simples, basta observar o que acontece na Praça Cairú: uma rótula que centraliza e canaliza o trânsito de nove vias, extremamente necessária, pois é a melhor solução para organizar o trânsito proveniente da confluência de várias ruas, porém sendo utilizada de forma equivocada!
Em qualquer lugar do mundo, a preferência de trânsito deve ser sempre dos veículos que se encontram dentro da rótula e não daqueles que estão entrando na mesma, como está acontecendo aqui. Isso faz a grande diferença, pois quando se espera que os veículos que estão dentro saiam, abre-se espaço para que novos veículos entrem. Isso é óbvio!
Da mesma forma, não são necessários semáforos, a não ser para os pedestres, já que não existem no local passarelas elevadas, que se ali fossem construídas, possibilitaria a eliminação de TODOS os semáforos daquela área. Mas mesmo sem construir as passarelas, podemos eliminar semáforos e aumentar a fluidez do trânsito no local.
Outro problema é a excessiva e desnecessária canalização de tráfego para a rótula da Cairú e Rua da Linha, pois com algumas mudanças de sentido de vias poderemos canalizar o trânsito do centro para outras vias, como por exemplo, a Av. Soares Lopes. Ademais, pode-se evitar, ou pelo menos desestimular, a penetração do trânsito de veículos nas vias do centro histórico, diminuindo o número de vias com esse sentido e aumentando o número de vias no sentido contrário, que “saem” dessa área central. Isto também porque a saída do centro se faz praticamente ao mesmo tempo, em horários pico (12,00h e 18,00h), enquanto que o acesso se faz em vários horários.
Mas não somente a área central deve ser modificada, pois o fluxo para a zona sul também encontra dificuldades e causa congestionamentos que se estendem até o centro. É necessário fazer intervenções na Avenida Lomanto Junior e outras ruas do Pontal, de forma a facilitar os fluxos no sentido centro-zona sul. Será necessário pavimentar ruas do Jardim Pontal e Sapetinga e abrir mais uma via ao fundo do Supermercado G. Barbosa, possibilitando uma interiorização do tráfego no bairro, descongestionando a via litorânea.
Outro local que já apresenta problemas sérios no trânsito é a zona do Bairro São Francisco e acesso ao Nelson Costa, bem como os acessos da rodovia Pontal Olivença no trecho compreendido entre o Aeroporto (Opaba) e o CEPLUS. Alí as soluções são relativamente simples e algumas já estão projetadas, mas necessitam alguns investimentos, dos quais alguns deles já foram iniciados com verbas do Ministério do Turismo, mas por absoluta incompetência, estão com as obras paralisadas. Chegou-se ao cúmulo da irresponsabilidade de abrir uma grande vala na rua de acesso ao Supermercado Meira mantendo a rua interditada há meses, prejudicando moradores e comerciantes da área.
Em suma, se houver planejamento adequado, de forma a fazer diversas pequenas intervenções, poderemos em breve tempo conseguir uma melhoria substancial e assim “aguentarmos” a espera até que a nova ponte seja construída.
O que não podemos é ficar esperando de braços cruzados! E isso, tenho certeza que não vai mais ocorrer, pois conhecendo o Prefeito Jabes Ribeiro com sua vontade e sua determinação, tenho convicção que as ações serão rápidas e efetivas.
Alan Dick Megi – Arquiteto Urbanista, Especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades; Conselheiro titular do CAU-BA.
Concordo com o Sr. Alan, é necessario fazer alguma coisa para melhorar o transito não sou especialista mais é preciso modificar o transito no sentido dos carros que vem da princeza Isabel não precisa ir para a praça Cairu poderia ir pela frente da delegacia e sair na Dois de Julho seguindo para avenida. Será que os responsaveis pelo transito de Ilhéus são pessoas especialista porque tem muitos leigos que fariam melhorar, fazer uma passarela perto da ceplac e eliminar aquele semaforo.Diminuir a praça cairu fazer uma rua no meio sentido av. Itabuna e outra para o centro.
pessoas como esta que a cidade precisa na sua verdadeira especialidade ;mais a inconpetencia e esperteza não permite seu aproveitamento.
Dr. Alan Dick,
É difícil engolir estas coisas. O Senhor um Arquiteto Urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano e Gestão de Cidades, funcionário da prefeitura há mais de 30 anos, com alguns projetos para melhorar o trânsito da cidade, vá parar na secretaria de saúde.
Se o velho Stanislau Ponte Preta (Sérgio Porto) estivesse ainda por aqui, com certeza colocaria a situação do Senhor no seu livro o FESTIVAL DE BESTEIRA QUE ASSOLA O PAÍS, melhor dizendo Ilhéus.
A situação do Senhor, como a do Senhor Sitta,(também arquiteto) que foi parar na Maramata, é um sinal da bagunça administrativa que estava implantada na prefeitura, sem falar nos dois engenheiros de trânsito que estão no quadro de pessoal da prefeitura.
Eu não sei se sinto ódio ou raiva desses políticos fdp. Algum dia eles vão pagar tudo o que fizeram com a nossa cidade, nem que seja ardendo os fundos nos quintos do inverno.
Como funcionário de carreira, se apresente ao novo prefeito e se coloque à sua disposição para ajudar a tirar a cidade dessa bagunça.
ZÉCARLOS JUNIOR
Realmente, há de se iniciar de imediato com algumas medidas relativamente simples para que possamos aguardar com menor impaciência a “descrente nova ponte”. Cito aqui algumas alternativas para que possam ser avalizadas. Desvio de trânsito para a Conquista na praça cairú, subindo a 7 de setembro, tornando a rua da linha mão única para quem vem da zona sul. Desviando também parte do trânsito para rua que fica o Hiper Meira (detrás do Terminal Urbano), para quem vai sentido zona sul. Implantação de uma passarela e retirada do semáforo no cruzamento próximo a Ceplac. Melhoria imediata da pavimentação da rua 13 de maio no pontal, tornando-a mão única, para quem vai sentido centro.
Uma outra solução um pouco mais cara seria a retirada do Terminal Urbano para outro local, que poderia ser colocado no Malhado, servindo aí como terminal de integração efetivamente.
Essas 2 ultimas semana ilhéus se tornou um caus. total colocarão os semáforos no amarelo e colocou uns agente de transito trabalhando neles isso causou mas congestionamento porque eles se tornou semáforos e demorando mas ainda se colocou no amarelo não tinha que tem nem um deles por perto ai podia anda um pouco melhor mas não foi isso que foi feito, os de pedestres c tava no amarelo também então de 30 e 30 minutos eles parava causando mas engarrafamento tentarão fazer feio logo no começo do governo de jabes ribeiro ainda bem que já ta todos os semáforos concertados foi 2 semanas de caus. total mas passou precisamos de mudanças de linhas enquanto a ponte não vem porque assim vou poder ir mas ao centro grato.
Mesmo leigo, vê-se como uma melhoria possível seria transformar a Rua Prado Valadares em calçadão já que ela é praticamente intransitável por conta do grande volume de carros ali estacionados todo o dia, e duplicando a rua que beira o cais até o Cristo,(onde te muma Caixa Economica) estimulando que quem usasse o sentido cairu 2 de julho não procrasse estacionar nesse trecho mas sim, avançando para um contorno em busca da soares Lopes. Aí sim, um grande estacionamento no trecho que compreende o antigo “velhos marinheiros” (inclunido aquele espaço, onde no governo passado de Jabes foram construidos alguns espaços esportivos que nã oderamem nada.)Já gostei desse papo, pois assim, a sociedade interage e opina.
Esse Alan Dick é um gato lindo!!!
Agradeço as contribuições de todos e esclareço que a matéria escrita é apenas um resumo dos estudos que fiz. Inclusive algumas coisas que aqui foram sugeridas pelos senhores estão contempladas e outras podem e devem ser analisadas para verificar a viabilidade. A isso se chama Planejamento e é onde se deve investir para poder sonhar com um futuro melhor para a cidade, pois sem planejamento adequado nada de bom acontece.
Alan
Caro Alan, parabéns pelas corajosas colocações em prol da melhoria das vias de circulação do centro da cidade, enquanto não vem uma nova ponte (será que vem?). Considero salutar que as pessoas se debrucem sobre o tema, que afeta a todos, indistintamente, mesmo os que não possuem veículos, e andam em coletivos. Já conversamos a respeito do assunto, mas volto a colocar a possibilidade de se construir uma rampa entre a ponte, e a Cesta do Povo, exclusivamente para os veículos procedentes da zona sul, demandando ao centro, permitindo-se via única, sentido sul, como acontece atualmente, até a ponte, e subida da Av. Princesa Izabel, exclusivamente para quem se dirigir ao Pontal. A citada rampa seria semi-apoiada, em grande parte do seu traçado, o que baratearia, substancialmente o seu custo, pois, me parece, aquela encosta situa-se sobre rocha. Necessitaria a inversão do trânsito na Av Almirante Linhares, em frente ao Complexo Policial, até a 2 de Julho, etc., e em sentido inverso, da paralela que passa pelo antigo ICB, e SAC, sentido Pça. Cairú. Espero que a sugestão seja analisada, e que venha somar-se às demais que estão surgindo em benefício de todos. Abraço.