Prefeitura de Itabuna

Barragem do Rio Colônia deve estar em operação dentro de ano
Wagner assegura cooperação para saneamento de Itabuna
Wagner diz a Vane que apoia a volta do comando único da Saúde a Itabuna
Vane nomeia veterinário para o CCZ de Itabuna
***
Barragem do Rio Colônia deve estar em operação dentro de ano
A barragem do Rio Colônia, cuja ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira, 8, em Itabuna, pelo governador Jaques Wagner deve entrar em operação, em janeiro do próximo ano, com o início do represamento das águas. Foi o que assegurou o secretário da Casa Civil, Rui Costa, ao falar dos investimentos dos governos federal e estadual na obra, que tem custo previsto de R$ 70,9 milhões para resolver os problemas abastecimento de água do município pelos próximos 50 anos e das inundações.
O governador e sua comitiva foram recebidos no 15º Batalhão de Polícia Militar pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer, que esteve acompanhado de secretários municipais, depois de vir de Ibicaraí, onde inaugurou a recuperação de 25 km da rodovia BR-415. Logo depois, a comitiva seguiu para o Centro de Cultura Adonias Filho, onde se deu a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da barragem e os pronunciamentos das autoridades
No seu discurso de saudação ao governador, o prefeito Vane agradeceu pela cidade receber uma das obras mais essenciais e necessárias ao seu desenvolvimento. “Governador, quero dizer da nossa gratidão. Hoje é dia alegre e abençoado, que vai ficar na história de Itabuna. A barragem foi sonho de muitas gerações e de lideranças políticas”, disse Vane, que recordou somente ter sido possível elevar a capacidade de captação de água de 600 litros/segundo para 900 litros/segundo, nos últimos cinco anos, com recursos federais.
O prefeito afirmou que com a barragem a cidade passará a contar com a oferta de 1.400 litros/segundo no seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Vane disse ao governador que obras de saneamento com recursos do PAC em cinco bairros da zona oeste, já iniciadas, vão reduzir em 30% o volume de esgotos sanitários despejados no Rio Cachoeira. “A questão do Rio Cachoeira nos preocupa muito e essa obra da barragem é importante por controlar o fluxo, melhorar a qualidade do espelho d’água e a terrível situação de poluição do nosso rio”, discursou.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse aos prefeitos que assumiram mandatos e aos reeleitos e que ainda arrumam as finanças municipais, que somente com parcerias poderão fazer obras essenciais aos municípios. No caso de Itabuna se dirigiu ao prefeito Vane para garantir que, além do abastecimento de água com a barragem, há recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para saneamento básico. “Vamos dar apoio à reestruturação da cidade”, declarou, que foi antecedido pelos deputados federais Geraldo Simões e Josias Gomes, ambos do PT.
Pinheiro destacou que o governo do Estado está promovendo investimentos que mexem na economia regional, mas respeita as potencialidades locais dos municípios. Para o senador é preciso criatividade e inovação para superar a crise da economia cacaueira e do pólo calçadista do sudoeste, ampliar as possibilidades do Porto de Ilhéus e criar um centro de logística em Itabuna para dar suporte à ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e ao novo aeroporto. “Itabuna precisa assumir a liderança em relação a outros municípios por sua localização estratégica”, resumiu.
Wagner assegura cooperação para saneamento de Itabuna
O governador Jaques Wagner se disse alegre por trazer para Itabuna as obras da barragem do Rio Colônia, depois de ter destacado a execução em outras regiões da Bahia do programa Água para Todos inspirado no modelo Luz para Todos do governo Lula. Para o governador baiano, é inadmissível que o Brasil bata no peito e diga que quer ser pais desenvolvido se pessoas ainda continuem bebendo água barrenta, salobra e que lhe causam doenças.
Wagner disse que conversou com o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, e garantiu todo o apoio necessário para resolver problemas de água e saneamento da cidade. “Essa barragem, que vamos fazer em parceria com o governo federal, dá a tranqüilidade definitiva para Itabuna poder crescer”, declarou o governador da Bahia, que criticou a gestão anterior da cidade por ter desativado as estações elevatórias e de tratamento de esgoto sanitário.
“Não quero fazer critica a ninguém, mas não dá para entender. Itabuna tem estações de tratamento de efluentes. Não me perguntem o porquê de o governo anterior nada ter feito, além de desligado e jogado o esgoto no rio aumentando a poluição. Não me perguntem o por que. Recebi todos os prefeitos e quero recebê-los para resgatar a cidade. É lamentável que uma cidade-pólo do porte de Itabuna não tenha entre 60% e 80% do saneamento pronto e tratado”, condenou.
O governador assegurou que quer trabalhar com o prefeito para ajudá-lo a sanear a cidade, já que saneamento é o que mais ter feito em todo o estado. “Nunca se faz tanto saneamento no País. Vane, quero estar com você para ajudá-lo no saneamento, o que mais temos feito na Bahia, com o apoio do governo federal”, disse Wagner, sob aplausos das pessoas que lotaram o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.
Wagner diz a Vane que apoia a volta do comando único da Saúde a Itabuna
O governador Jaques Wagner disse ao prefeito Vane, na manhã desta terça-feira que o interesse do governo do Estado é retornar o comando único da Saúde para o Município de Itabuna. Segundo ele, a decisão de fazer uma intervenção e alterar a situação na gestão passada, foi somente em razão do má administração de recursos que houve em administrações passadas. Jaques Wagner assegurou que o interesse e a meta do Estado é municipalizar a saúde em todas os municípios onde for possível, e disse que agora, com o governo de Vane, o Município de Itabuna tem toda condição de gerir ele mesmo o sistema.
Wagner garantiu apoio para que o mais depressa possível o comando único de saúde retorne à gestão da prefeitura. Existem negociações entre a Secretaria Municipal e o secretário estadual Jorge Sola. O prefeito Vane determinou todo esforço para que o processo tenha sucesso, pois essa é uma questão prioritária do novo governo. A municipalização da saúde vai favorecer a todas as ações necessárias para implantar melhorias no atendimento realizado.
Sobre a barragem do Rio Colônia, cuja ordem de serviço foi assinada nesta terça, o governador Jaquues Wagner disse que é a tranquilidade definitiva para a questão do abastecimento de água para Itabuna e outras duas cidades da região (Ibicaraí e Itapé). As obras da barragem e de uma nova estrada que ligará Itapé a Itajú do Colônia começarão imediatamente.
Além dessa conquista, o governador lembrou que Itabuna se beneficiará com a duplicação da BR 415 – que será preferencialmente do outro lado do rio Cachoeira -, com a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), com reitoria em Itabuna, do novo aeroporto que será construído às margens da BR 415, próximo à Ceplac, do porto Sul e com a chegada da ferrovia Oeste-Leste.
“Você prepara a cidade para ela receber novos investimentos, as cidades estão crescendo e precisam de maior estrutura na área de energia, água e saneamento” disse o governador, lembrando que o jeito de agradecer o carinho do povo é trabalhando por ele.
Vane nomeia veterinário para o CCZ de Itabuna
O Prefeito Claudevane Leite nomeou esta semana o novo diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna (CCZ), o veterinário Waldemar Oliveira. Em solenidade simples, Vane frisou que o diretor terá um grande desafio pela frente, a começar pela reestruturação do prédio em função do sucateamento em que se encontra a unidade.
“Não tenho dúvida de que Dr. Waldemar conseguirá transformar o CCZ em uma referência para o trato e controle dos animais domésticos, muitos dos quais são abandonados nas ruas de Itabuna”.
O vice-presidente da Organização Não-Governamental Associação Ambiental e de Proteção Animal (AAPA), Silvio Maia, elogiou a iniciativa do prefeito Vane ao colocar um técnico com experiência nas questões sociais e que, segundo ele, entende de cuidado, prevenção as zoonoses e promoção à saúde pública animal para dirigir o CCZ.
Maia disse que nos últimos anos, o Centro de Zoonoses havia se transformado em tudo; desde um cemitério de animais, a um cabide de empregos, menos em um órgão de proteção aos animais para cuja finalidade foi criado.
“O prefeito mostrou sensibilidade e respeito em direcionar um olhar especial ao Centro de Zoonoses, que tem dentre outras funções promover o controle da população de cães e gatos, para evitar uma superpopulação de animais abandonados nas ruas e praças de nossa cidade”.
______________________________________________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira