PSICOMUNDO – PASSEANDO NA CIDADE DE ILHÉUS – O TRÂNSITO E A SEGURANÇA
A nossa cidade se encontra muito cheia e a quantidade de visitantes nos preocupa quanto à segurança e lazer desses turistas que anualmente estão aqui, e nos fazem tantos e maravilhosos elogios de bela Terra. Mas, atualmente às coisas que deveriam refletir para tornar a todos um passeio muito bom, realmente não está bem programado para um final feliz, ou mesmo, sem deixar vexames, evitando acontecimentos desastrosos e penosos, que não sobrevenham a contrariar um projeto em curso normal das coisas que todos os seus habitantes desejam, sem dúvida, a paz e a liberdade de ir e vir sem serem molestadas.
Muito maluco a situação da circulação de veículos em todas as ruas e bairros, principalmente, centro da cidade de Ilhéus. Verificando o que muitos condutores de motos fazem, demonstra uma falta de responsabilidade e pouca sensibilidade ao perigo. São provocados sérios acidentes causando vítimas, e pasmem, assistimos a presença de policiais do trânsito impotente, e nada podem fazer porque os indivíduos pilotando esses tipos de transportes fogem deixando suas vítimas no chão esperando a chegada do SAMU e policiais. Existe uma grande e urgente necessidade de efetivação de abordagens dos condutores de veículos automotores, mormente, os que pilotam motos, porque segundo informações de populares, tem maus elementos pilotando, assaltando e praticando crimes, e na verificação com certeza terão surpresas desagradáveis!
A Ação policial não se faz de forma rigorosa, devendo ser com pessoal experiente e que olhar atento e sintam as ações de elementos perigosos, repreendo-os com e solicitando a apresentação de seus documentos originais, vez que tem muitos que estão usando cópias xerox, na cara da pau. Aliás, em todo o nosso país a fiscalização tem deixando os pedestres apavorados, diante da enorme quantidade de veículos circulando, muitas vezes sem a devida documentação e quitação junto aos Órgãos responsáveis. Os locais mais preocupantes são o centro de cidade e os deslocamentos para o Bairro do Pontal e o seu retorno. Tem casos em que a desorganização do trânsito preocupa tanto os turistas e até não conseguem chegar a tempo normal para embarcar no avião e seguirem para suas cidades.
Finalizando, queremos pedir, sem nenhuma crítica que venha a tornar o valoroso trabalho dos policiais dos serviços do trânsito de veículos em Ilhéus. Achamos que não estão trazendo bons benefícios os semáforos piscando, pois existem alguns motoqueiros e motoristas desrespeitando essa liberdade de ação e provocando intranquilidade a todos os nossos transeuntes. E devemos lembrar que Ilhéus não é igual à cidade de Gramado, Porto Alegre (RS), por exemplo, lá não tem semáforo e ninguém jamais é atropelado e desrespeitado nas ruas ao atravessá-las. Muito ao contrário daqui da Bahia, os motoristas param e sentem-se felizes pedindo que as pessoas passem!
Apelamos e clamamos aos responsáveis pelo trânsito de veículos em Ilhéus que reflitam sobre esses acontecimentos. Então, seria bom rever essa ação do semáforo piscando, oferecer maior orientação aos prepostos do Detran e dando-lhes condições para a execução dessas atividades, tirando do castigo do sol escaldante, enquanto os semáforos estão piscando, quem sabem, pedindo socorro em nome desses nobres e valorosos policiais! PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia