Infelizmente este assunto parece ser o mais importante para a nossa cidade.
É um grande desafio para o novo governo e ao compromisso assumido pelo nosso alcaide.
Por unanimidade e levando em consideração que uma cidade do tamanho de Ilhéus tem milhares de exceções, o quesito lixo é o que mais inquieta a população, principalmente quando as chuvas de verão aparecem (sexta-feira e sábado).
Os pontos de lixões na cidade podem ser catalogados pelo setor de limpeza pública e estão à vista de todos.
Vamos dar aqui um exemplo que deve ser seguido.
A área disponibilizada pela CEPLAC e que fica ao lado do Shopping Popular, recebeu o nome de Praça dos Radialistas, está lá toda arrumada e sem a presença do lixo.
Se essa área não fosse ocupada pelo sindicato, com certeza estaria formado mais um ponto de lixo no centro da cidade.
Portanto, insistimos com a presença do governo municipal nas ruas usando das suas prerrogativas, aplicando a legislação do Código de Postura, do Código de Obras e outras leis e regulamentos de que dispõe a prefeitura.
Insistimos também numa campanha educacional, envolvendo os segmentos do comércio, sindicatos, associações de bairro no sentido de se levar à população o real sentido do que deve ser um povo educado e do valor de se exercer a cidadania.
Sem educação e cidadania o poder público sozinho não consegue realizar nada. Precisamos transformar as atitudes do cidadão.

Aqui perto da Sapetinga existia um grande e nojento lixão. Depois de muitas cobranças a prefeitura acabou com o ponto, fez o calçamento da rua e passeios, a INFRAERO fez o muro do aeroporto e o colégio militar instalou a sua porta principal no espaço onde existia o lixão, hoje está tudo arrumado e livre da porcaria.
Como nada que é bom dura para sempre, alguns metros adiante, eis que alguns moradores já estão criando um novo lixão, desta vez na porta de um atual secretário municipal (ele inclusive pagou a uma caçamba para retirar o lixo).
Esta Rua Brigadeiro Eduardo Gomes faz a ligação Sapetinga/Centro do Pontal/Aeroporto, possui muitas árvores e como sugestão seria oportuno que a prefeitura instalasse bancos, mesas de dominó e/ou outro equipamento do lado do muro do aeroporto, com a finalidade de tentar coibir a ação dessas pessoas mal educadas e que não conhecem o que é cidadania.
Este exemplo foi dado por um morador dessa rua (Gérson da Vassoura, falecido recentemente), que em frente da sua casa fez a sua pracinha, com bancos e que ele cuidava com todo cuidado, conservando-a sempre limpa.
Acreditamos que pequenas ações nos locais onde estão “implantados” os lixões com certeza iriam coibir a ação das pessoas mal educadas que têm o prazer de jogar o lixo nas ruas e avenidas.
Queremos a presença do governo nas ruas, mostrando a cara e aplicando suas ações legais para deixar a cidade livre do lixo e suas mazelas.
Limpou + arrumou + retirou = serviço perfeito e completo.
E aqui começa a história da frase:
“ Foi um compromisso de campanha, é um compromisso de governo e é um compromisso com a minha vida. “– Jabes Souza Ribeiro.

ZÉCARLOS JUNIOR