Prefeitura de Itabuna

Assistência Social visita áreas de risco em Itabuna
Prefeito recebe reivindicações de comunidades rurais
SEC assegura atendimento a alunos com necessidades especiais
Comércio ambulante da Praça Camacã receberá melhorias
***
Assistência Social visita áreas de risco em Itabuna
O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, visitou na manhã desta segunda-feira, 21, algumas áreas consideradas de risco no período chuvoso. O primeiro local foi o bairro Novo São Caetano, onde os fortes ventos e as chuvas de domingo arrancaram o telhado de uma casa. A moradora Jocileide Silvestre da Silva relatou que os danos não foram maiores porque contou com a ajuda de vizinhos para tentar salvar parte dos móveis durante a tempestade. Trindade informou que vai aguardar um laudo do Departamento de Defesa Civil para saber se há necessidade de incluir a família atingida no programa de auxílio à moradia. O valor do beneficio é de R$150,00.
Já na Rua de Palha, a enxurrada não chegou a invadir casas, mas deixou um rastro de lama e destruição em toda área e muitas queixas dos moradores. Alguns alegam que há anos foram abandonados à própria sorte pela administração municipal. O morador Lindenilson de Jesus dos Santos, disse ficou surpreso com a presença do secretário, acompanhado de técnicos da Assistência Social e do vereador Francisco Edes, porque, segundo ele, “os políticos só costumam aparecer aqui em época de campanha eleitoral”.
Além da falta de infraestrutura, o morador contou que um dos principais problemas enfrentados na localidade é a água, que é salobra e só cai a cada 15 dias. Ele contou ainda que as famílias que moram ali se utilizam da água do rio para atender as necessidades domésticas, como tomar banho, por exemplo.
O secretário José Carlos Trindade também quis saber porque muitas famílias da Rua de Palha estão fora de programas sociais como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Para ele, as famílias enfrentam uma realidade triste, mas que será mudada com as ações que serão realizadas pelo governo municipal. Trindade determinou à Divisão de Proteção Social Básica o levantamento de todos os moradores excluídos dos programas sociais. “Sei que estão desacreditados, depois de tantas promessas não cumpridas de governos anteriores, mas vamos provar que é possível mudar esse quadro desolador que vemos hoje na periferia de Itabuna pela determinação do prefeito Vane”.
Prefeito recebe reivindicações de comunidades rurais
O prefeito Claudevane Leite recebeu na sexta-feira, 18, lideranças do movimento de agricultura familiar de Itabuna para ouvir as principais necessidades da categoria. A reunião do prefeito, com as participações do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia Wenceslau Junior, do secretário de Agricultura Lanns Almeida Filho, dos vereadores Aldenes Meira, presidente da Câmara de Vereadores, e Antônio Cavalcante e da diretoria do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Itabuna (STR).
Representando as comunidades rurais estavam os líderes da Roça do Povo, Serrado, Morumbi, Manoel Chinês, Alemita, Asebi, Agrofan, Feira do Produtor, Minha Terra, Minha Vida e Associação de Produtores Familiares de Itabuna. No encontro os produtores entregaram a Vane um documento com as reivindicações de todas as comunidades. Entre os pedidos estão o agendamento de encontros com os presidentes de todas as associações, melhorias nas escolas rurais, criação de projetos na área de esportes, infraestrutura para armazenamento e distribuição de água, cascalhamento completo das estradas e bom funcionamento dos postos de saúde.
O vice-prefeito e secretário Wenceslau Junior pediu paciência para os projetos que precisam de planejamento e prometeu agilidade para os emergenciais. Uma questão enfatizada por Aldenes Meira, presidente da Câmara de Vereadores, foi situação das estradas. “É por elas que escoa a produção e numa região como a nossa em que chove muito, não é barato manter a estrada em bom estado” disse.
“A agricultura é uma via para o crescimento, precisamos fortalecer as cooperativas e as associações que já existem” afirmou o secretário de Agricultura Lanns Almeida Filho. O secretário informou que está em fase de elaboração um plano completo para as feiras livres, projeto que envolve diversas secretarias e que vai melhorar as condições de trabalho dos produtores.
O prefeito Claudevane Leite deixou claro que pretende melhorar todo o serviço público, beneficiando tanto a cidade como a zona rural. Vane apontou conquistas que já estão consolidadas, como a ponte para a localidade de Itamaracá, a patrulha mecânica para as estradas vicinais e o Sistema de Abastecimento de Água para a localidade do Morumbi. Vane determinou aos secretários presentes à reunião o máximo de empenho para resolver as reivindicações dos pequenos produtores. “Queremos apoiar a agricultura familiar porque assim estaremos fortalecendo a economia, para a médio ou longo prazo ver o crescimento das comunidades, para que tenhamos emprego, renda e bem-estar para todos” disse Vane.
SEC assegura atendimento a alunos com necessidades especiais
Além de assegurar o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, através da matrícula regular na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, a Secretaria da Educação manterá em pleno funcionamento o Centro Psicossocial de Educação Inclusiva (Cepei) e anuncia a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em mais cinco unidades escolares.
O objetivo é garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial, com transtornos globais de desenvolvimento neuropsicomotor, bem como alunos com comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras e com altas habilidades/superdotação.
Segundo a assessora psicopedagógica da Educação Inclusiva da SEC, professora Márcia Peixinho, todo o trabalho de inclusão social para alunos com necessidades educacionais especiais será pautado nos princípios de respeito à diversidade, às diferenças e ao direito à igualdade de oportunidades.
Ela ressalta que, neste sentido, a Secretaria da Educação irá impulsionar as políticas públicas implementadas no setor com o fortalecimento do Cepei e a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas Ciso, Lourival Oliveira Soares, São Paulo da Cruz, Everaldo Cardoso e Educandário Isa Brito. Com isso, a Rede Municipal de Ensino passará a contar com 18 SRM, espaços destinados ao atendimento aos alunos com deficiência (física, intelectual ou sensorial), com transtornos globais de desenvolvimento e alunos com altas habilidades.
A assessora da Educação Inclusiva acrescenta que no Cepei são realizados atendimentos psicopedagógico, psicológico e fonoaudiológico, além de aulas de musicoterapia, dança e movimento com profissionais especializados nestas áreas. “No centro também é feito o trabalho de acolhimento familiar, através de aulas educativas, palestras, sessões de filmes, oficinas de bordado, pintura, brechós e canto-coral”, argumentou.
Márcia Peixinho diz ainda que as políticas públicas da Educação Inclusiva em Itabuna serão focadas ainda na formação continuada de professores para que possam ter conhecimentos e habilidades necessárias para atender estudantes nas áreas das deficiências visual, auditiva, intelectual e dificuldades de aprendizagem.
Comércio ambulante da Praça Camacã receberá melhorias
A Prefeitura e ambulantes que comercializam alimentos na Praça Octávio Mangabeira (Praça Camacã), no centro de Itabuna, trataram sobre questões de organização, revitalização e segurança do local em reunião nesta segunda-feira, 21, no auditório do Escritório Local da Ceplac. Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Finanças, Desenvolvimento Urbano e da Procuradoria Geral do Município, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Sebrae.
O poder público municipal tomou a iniciativa do encontro devido à situação encontrada durante a fiscalização das barracas na semana passada. Algumas medidas serão tomadas para no curto prazo melhorar a condição dos comerciantes, mas em médio prazo as barracas serão padronizadas e toda a estrutura passará por melhorias para atendimento ao público.
Os pontos decididos durante o encontro no auditório da Ceplac foram: instalação adequada da rede elétrica, formalização de cada ambulante como empreendedor individual, organização associativista e formação de uma comissão para legalização da atividade perante a prefeitura. A Vigilância Sanitária atuará nas orientações para cuidados básicos no manuseio de alimentos enquanto o Sebrae se encarregou da aplicação de cursos de qualificação da mão de obra.
Ficou estabelecido que o horário de funcionamento será entre as 17h e 23h, diariamente. A após esse horário, as barracas serão retiradas e os comerciantes farão a limpeza e o acondicionamento do lixo para coleta até à meia-noite. Com isso, aquele espaço público ficará liberado para estacionamento de veículos durante todo o dia. As decisões facilitaram o entendimento entre os comerciantes e o Município e garantiram suporte para o melhor funcionamento das atividades dos ambulantes no local.
_________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Gabriel de Oliveira e Pedro Augusto























































