DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 2013: ANO EM QUE SE COMEMORA O CENTENÁRIO DO TRECHO FERROVIÁRIO ILHÉUS-ITABUNA – 1ª PARTE.
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
***

A ampliação da malha Ferroviária em nossa região trouxe, além de mudanças estruturais e materiais, uma nova concepção cultural com a chegada da modernidade que vinha em velocidade nunca antes conhecida movida a vapor pelas locomotivas resfolegantes que rasgavam as matas tropicais do sul baiano.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ILHÉUS localizava-se onde atualmente estão os prédios da Justiça Federal de Ilhéus e o da CEPLAC (ao lado da PRAÇA CAIRÚ), foi o marco inicial da malha ferroviária da região cacaueira. (Foto década de 1950).

ESTAÇÃO DE ARITAGUÁ, em 1907 é inaugurado o primeiro trecho entre ILHÉUS e o distrito de ARITAGUÁ que contava com 16 km de extensão.

ESTAÇÃO DE SAMBAITUBA. Inaugurada em 1910, localizada entre o trecho de ARITAGUÁ e RIO DO BRAÇO. (Foto recente).

Entroncamento Ferroviário de RIO DO BRAÇO. Ponto de partida dos sub-ramais de ITAJUIPE e POIRÍ (AURELINO LEAL) inaugurada em 1910.
(Foto recente).

Veículo automotriz na antiga Estação Ferroviária de ILHÉUS. Veículo exclusivo para transporte urbano de passageiros no município de ILHÉUS. Circulou no final da década de 1950.
Demosthenes Berbert de Castro

Muito bonita e emocionante a Cerimônia Especial de Outorga da COMENDA DO MÉRITO DE SÃO JORGE DOS ILHÉUS “POST MORTEM” a DEMOSTHENES BERBERT DE CASTRO nas comemorações do seu centenário pelos relevantes serviços prestados ao Município. A solenidade aconteceu hoje 25-01-2013 às 9 horas no Salão Nobre do PALÁCIO PARANAGUÁ. O Prefeito JABES RIBEIRO presidiu a solenidade. A viúva VITÓRIA BERBERT DE CASTRO recebeu a COMENDA. Na foto acima DEMOSTHENES BERBERT DE CASTRO (DEMOSTINHO) na capa de um DVD contando sua linda história que guardo com muito carinho.

ATENÇÃO GALERA ANTIGA DA RUA CARNEIRO DA ROCHA:
MARCELO, VICENTE, FRANCISQUINHO, ZUGAIB E OUTROS. Quem descobrir o nome desse CARA NA FOTO ACIMA visitando a ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO em JUAZEIRO DO NORTE vai ganhar uma imagem do “PADIM”. Obs. A resposta está acima da última foto desse BAÚ.

LARGO que depois virou a PRAÇA J J SEABRA, observe que na época só existia grama com capim. O prédio maior é o da Prefeitura, hoje chamado de PALÁCIO PARANAGUÁ. (Foto: final da década de 1910).

Um grande abraço para meu sobrinho DAVIDSON BOTELHO que visitou ILHÉUS a semana passada e já retornou com a família para BELÉM DO PARÁ onde reside.

Outro grande abraço para o amigo e irmão MAÇOM, RAIMUNDO VELOSO ex. vereador e ex. Deputado Federal.

PARABÉNS para dois amigos e companheiros Rotarianos: Dr. ANTONIO NOGUEIRA que para comemorar os dois anos da sua Clínica Oftalmológica (CENOE) equipou com mais um aparelho da mais alta tecnologia, a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e para Dr. MARCOS FLÁVIO que foi empossado como Presidente da Ordem dos Advogados do BRASIL (OAB ILHÉUS).

Meu amigo “ZORRO” e mais outros clientes chegaram pela tarde e passaram a noite em branco esperando a loja abrir às 9 horas do outro dia com uma grande promoção. SERÁ QUE VALEU A PENA? JESUS ME VALEI!
É DO NOSSO AMIGO ILHEENSE PAULO MILED, HÁ MUITO TEMPO MORANDO EM SALVADOR. E PARECE QUE SE ESQUECEU DOS AMIGOS. VENHA NOS VISITAR CARA!
—
Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3634-3134
ZÉ , QUEM DO CARNEIRO DA ROCHA ANTIGO NÃO LEMBRA DE MILED ? FOMOS CRIADOS JOGANDO BOLA NA AVENIDA E HOJE EH MEU COMPADRE.
CONTINUAMOS SENTINDO SUA FALTA NAS CAMINHADAS MATINAIS NA AVENIDA.
ABRAÇO .
MARCELO
Amigo Zé Leite,
Você é realmente o cara! sua coluna está se tornando insuperável e não pode faltar nos finais de semana, quando todos se deliciam com suas fotos, lembrança dos nossos amigos que se foram, enfim, bate uma gostosa saudade.
Grande abraço,
ZÉCARLOS JUNIOR
Grande Zé leite
Mais uma vez obrigado, por nos brindar com seu arquivo de fotos antigas, desta nossa Ilhéus.
Um abraço
Rezende
Caro Zé Leite
A cada semana aumenta a minha ansiedade para saber com qual lembrança, vai nos brindar.Fui morador de Ilhéus(malhado)entre os anos de 1965 à 1968,estudei no glorioso IME onde participei da banda marcial.Gostaria de relembrar um fato que ocorreu neste período, se possível com fotos, o encalhe de um navio na entrada da baía do pontal, próximo ao obelisco.
Forte abraço
Eduardo