BAÍA DO PONTAL – Ações Educativas
Parece que nem tudo está perdido.
Ontem à tarde foi lançado mais uma edição do jornal ECO KIDS, na sua 11º edição, elaborado pela direção da Escola Municipal Barão de Macaúbas, aqui no Pontal, com a colaboração da Secretaria de Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e Condema.
Nesta edição foram abordados assuntos de suma importância para a preservação ambiental, ações educativas e valorização da nossa belíssima Baía do Pontal.
Temos insistentemente denunciado as agressões que vem sofrendo a Baía do Pontal. Pelo andar da carruagem aquela orla vai virar um novo lixão.
Enquanto os empresários investem na mudança do perfil arquitetônico da área, alguns perversos moradores e agregados estão fazendo de tudo para jogar lixo no ventilador.
Ações criminosas de pessoas com mente doente, que apenas cuidam das suas casas e apartamentos, e acham que as ruas e avenidas estão destinadas a serem depósitos de lixo, pois além de jogar o lixo doméstico, investem em desovar na orla todo tipo de entulho, aparelhos domésticos, camas, colchões, guarda-roupa e todos os bagulhos que não querem mais em suas casas.
Tudo começa pela educação, e este exemplo de cidadania da direção da Escola Municipal Barão de Macaúbas, através de seus pequenos alunos, demonstra que ainda existem pessoas preocupadas com a vida e com o meio ambiente.
Participaram deste evento pessoas responsáveis da cidade, o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Antonio Vieira, a Secretária de Educação Marlúcia Rocha, o membro do Condema Cid Edson Póvoas, o escritor e historiador José Rezende Mendonça, o ativista político José Henrique Abobreira e a Promotora Pública Dra. Karina Cherubini, por quem tenho grande admiração pelo excelente trabalho que realiza em prol da cidade de Ilhéus.
De minha parte e como morador do Pontal, vou continuar me utilizando dos meios de comunicação – R2CPress, internet, facebook, sites, para denunciar os maus tratos com a Baía do Pontal.
Acredito que um dia o poder público municipal vai adotar algumas providências visando coibir e punir estes moradores que não gostam do Pontal e nem da sua baía.
Vamos salvar a Baía do Pontal!
ZÉCARLOS JUNIOR
Tenho também uma profunda admiração pelo bairro do Pontal e um profundo respeito pela a mãe Natureza.
O Pontal, porque foi o bairro que nasci e passei os meus primeiros sete anos da minha vida nesse bairro.
A mãe Natureza, porque além de linda, representa a nossa vida, a vida do planeta.
Lendo essa matéria, me vi obrigado a emitir a minha opinião; como Ser Humano e como Cidadão.
O problema da poluição da nossa baía tem sim a sua origem. sabemos que o descarte de lixo e outros detritos por parte de alguns moradores do bairro, agrava-se sim o quadro, mas a questão é muito mais grave, se investigarem o processo como um todo.
O IBAMA, órgão responsável pelo cumprimento da Legislação ambiental e preservação do meio ambiente, com certeza sabe perfeitamente o estado de degradação em que se encontra o rio cachoeira, principalmente no trecho que banha a cidade de Itabuna.
Ora meus caros leitores, não precisamos ser nenhum especialista para concluir que qualquer agressão sofrida pelo rio cachoeira, seja em que trecho for, a baía do Pontal será fatalmente sensibilizada.
O Estado, tem a obrigação de notificar todos os responsáveis, (Municípios e cidadãos), pela degradação do rio cachoeira; o grande causador do quadro em questão.
Com a palavra, o IBAMA.