WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2013
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  






:: 18/jun/2013 . 16:31

ILHÉUS / Loja Maçônica Elias Ocké

SESSÃO 18  06 2013

Prefeitura de Ilhéus

Secretário de Administração defende importância do Pacto por Ilhéus
Primeira reunião do Pacto por Ilhéus ocorre nesta quarta-feira
Ilhéus amplia estratégia para vacinar contra a Poliomielite
Exposição sobre Petróleo envolverá alunos da rede municipal de Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Sobe as calças, Brasil, que teus filhos não fogem à luta

por Walmir Rosário*

Walmir Rosario / Foto by Waldir Gomes

Walmir Rosario / Foto by Waldir Gomes

Na década de 1960 – ainda no século passado – a loja Grauçá Modas promovia uma interessante campanha publicitária em Ilhéus e Itabuna. Dizia a peça mais ou menos assim: “Baixamos as calças para você”. Essa campanha foi veiculada no rádio, serviços de som e peças impressas em cartazes e jornais. Foi uma das grandes sacadas de Antônio Badaró naquela época e que serve muito bem para ilustrar o Brasil de hoje.

Pois bem, com cerca de 50 anos após os brasileiros estão indo em direção contrária à promoção por demais criativa de Badaró para a loja Grauçá Modas vender mais, de forma soberana, vai às ruas para exigir: “Levanta as calças, Brasil”. É a maior manifestação pública cidadã realizada no Brasil depois de “Campanha das Diretas Já” e do “Fora Collor”, todas com a vontade de recolocar o Brasil nos trilhos. E sem vender a dignidade e a alma.

A maior lição que deveremos tirar dessas manifestações é que não queremos continuar com o atual modelo corrupto de governar, concedendo nossa autonomia à Fifa. Rasgamos a Constituição Cidadã, jogamos nossas leis na lata do lixo para que possamos participar de uma Copa do Mundo, restabelecendo o modelo ufanista para colocar o futebol, esporte maior de nossa mania em detrimento das nossas necessidades mais prementes.

O que o brasileiro mostra nas ruas é que o aumento no preço das passagens dos transportes público foi apenas o fio da meada de um sistema que opera nas trevas. Toda a transparência se limita apenas tão somente às altas esferas do poder públicos e aos donos das empresas. No meio, para referendar as ações, um conselho municipal de transporte (geralmente), que dá o aval necessário à política de aumento de preços.

:: LEIA MAIS »

Passeatas

luiz ferreira azul_artigoParece-me e temo queimar a língua, o Brasil tomou um spray de pimenta malagueta na veia e saiu da letargia. Não sei que rumo vão as passeatas e nem quem são os protagonistas e infiltrados. Mas alguma coisa tem que ser feita, pois não é possível: as mordomias dos gandolas, a corrupção generalizada, o roubo nos nossos bolsos para subsidiar vagabundos, os gastos nos estádios quando se dizia que eram das empresas privadas, as mentiras do governo, a burrice na gerência pública, etc.
Como o pais pode promover copas e olimpíadas quando não  tem saúde, transporte, segurança, educação e a seca no NE ainda é um vergonha nacional? E a pobreza clamando por um bolsa-família
distribuída para ganhar votos? E o Mantega dizendo besteiras e tomando medidas apaga-incêndios, sem dispor de programa, plano ou visão futura?
Por outro lado, passeata é assim mesmo: por mais que se organize, há tumultos. Pacífica só procissão. Pior do que um blindex da Câmara quebrado é a inanição de tantas crianças de ruas e a safadeza de muitos políticos. O fundamental é o propósito e os ganhos subsequentes. Ou, pelo menos criar uma consciência cidadã.
Eu torço para que, num dia de jogo, a turma invada o estádio impedindo a realização da partida internacional. Que repercussão pelo mundo afora? Como ficaria o Governo, o megalomaníaco  Lula, a CBF, o BNDS, a FIFA?
Ato radical? E oque eles fazem com a gente, não conta? Não são radicais em nos tapear e mal administrar ou até embolsar o nosso suado dinheirinho?
Que as passeatas sejam de bons propósitos e não tenham o dedo podre dos partidos políticos.
SDS,
Luiz Ferreira
( D E S A C E L E )
Engenheiro-Agrônomo (UFRRJ, 1962)
Ponta Verde, Maceió, Alagoas.bolsos para

LUTO, e AGRADECIMENTO!

Infelizmente Dnª Ana Rosa Mendes dos Santos, não resistiu e veio a óbito nesta madrugada na UTI do Hospital Ana Nere em Salvador!
Bem, se não fosse a demora da saúde, e em tanbem não cumprir determinação judicial com sentença expedida ela poderia ter tido uma chance maior.


Lembre AQUI.

A família de Dnª Ana Rosa agradece o apoio de todos da imprensa, que participaram desta luta, a família, aos amigos, a coci, Dr Aldemir e todos os funcionários, médicos e enfermeiros, ao Vereador Alisson, ao ministério publico, a Drª Carine Nassari em fim a todos que direta e indiretamente contribuíram.

Agora e rezar e torcer para dar tudo certo!

Depois de tanta espera em fim a UTI aérea foi liberada e ela foi encaminhada hoje as 20:00h para o hospital Ana Nere em Salvador, onde deve passar por novos exames e poder ser submetida aos procedimentos cirúrgicos


Fabio Bonfim

A vaia saiu às ruas

Clóvis Rossi*

 Aviso ao leitor: esta é apenas uma primeira aproximação ao que está acontecendo no Brasil. Sou obrigada a concordar com Ângela Randolpho Paiva, do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, que admitiu honestamente à GloboNews: “Estamos atordoados”.

Com razão. O Brasil não é um país de sair à rua, salvo em Mundiais. Que saia agora, em massa, ainda por cima para protestar também contra as obras da Copa, é de atordoar qualquer um.

Mas jornal circula todos os dias, e não consigo silenciar à espera de recolher os elementos indispensáveis a uma análise mais aprofundada. É preciso pincelar algumas ideias, apesar de os protestos do dia estarem apenas começando, por imposição dos horários de fechamento.

O que já está evidente é que a vaia ouvida no sábado no estádio Mané Garrincha saiu às ruas. Não adianta o petismo e a mídia chapa-branca tentarem dizer que a vaia partiu da elite, única em condições de pagar o preço abusivo dos ingressos.

Nas ruas do Rio ontem, havia uma vaia clara, na forma de uma faixa: “Fora Dilma/Fora Cabral”.

Tanto o Rio quanto Brasília, é sempre bom lembrar, são praças fortes do lulismo. Que apareça um cartaz como esse, ainda que isolado, é eloquente do estado de insatisfação de uma parcela importante do público.
Mas é fundamental ter em conta duas coisas:

:: LEIA MAIS »

“PRECISAMOS ACABAR COM O VOTO SECRETO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS”, é a proposta de Emenda Modificativa do Vereador Cosme Araújo (PDT).

LEGISLATIVO COM TRANSPARÊNCIA

Por simetria ao Projeto de Emenda Constitucional nº 349/2011 que tramita na Câmara Federal, o vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT), apresentará nesta semana, impreterivelmente, Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município, que estabelece o voto aberto em todas as modalidades de deliberações de votações.

Essa é uma medida defendida não apenas pelo autor desta emenda, mas, por todos os munícipes, instituições organizadas e, principalmente pela imprensa, que sempre cobrou transparência e clareza dos atos do poder legislativo ilheense. E, a Câmara de Vereadores tem autonomia administrativa e respaldo legislativo para adotar tal medida. Para Cosme Araújo, “O poder emanado e a vontade do povo deve ser exercido por meio dos seus dezenove vereadores, eleitos diretamente e democraticamente”, pontua.

Para Cosme Araújo, estabelecer o voto aberto em todas as votações do Legislativo representa um avanço na relação da Câmara para com a sociedade. “Esse é um anseio do povo que cobra transparência das ações dos seus representantes. Todos nós devemos satisfação das nossas ações ao nosso eleitor. Portanto, o voto secreto está na contramão do nosso tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente mais nada”, enfatiza o parlamentar.

Parecer. “As deliberações parlamentares regem-se, ordinariamente, pelo princípio da publicidade, que traduz dogma do regime constitucional democrático. A votação pública e ostensiva nas Casas Legislativas constitui um dos instrumentos mais significativos de controle pela Sociedade civil.” (Min. Celso de Mello).

 

 Assessoria Vereador Cosme Araújo.

C O N V I T E

A Igreja São João Batista – Bairro do Pontal – continuando com o novenário do seu padroeiro SÃO JOÃO BATISTA – convida todos os homens desta cidade para quinta feira 20/06, às 19 horas, prestigiarem com suas presenças.

A comissão.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR DE URUÇUCA

Durante, aproximadamente, três meses foi realizado o campeonato municipal de futebol amador de Uruçuca, que culminou com a equipe do Comercial sagrando-se campeã e em segundo lugar, a equipe do Banco do Pedro.

No último sábado, 15, com grande festa, foram entregues os troféus aos vencedores, inclusive com a divulgação da seleção do campeonato.

O campeonato teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, cujo diretor de esportes, Jorge Luiz Sena Gomes, o popular Bolinha, não poupou esforços no sentido de que a competição tivesse pleno êxito.

Tivemos aqui, durante todas as partidas, observadores regionais, que ficaram maravilhados com a organização do evento.

O campeonato revelou muitas promessas, sendo que os principais destaques serão utilizados pela seleção de Uruçuca, no campeonato intermunicipal. Vale lembrar que, não só atletas locais estiveram participando do campeonato, mas vários, de outras cidades da região, inclusive de Ilhéus.

O exemplo deste campeonato de Uruçuca deveria ser espelhado e criado semelhante em Ilhéus, onde tivemos no passado a descoberta de tantos craques que brilharam, tanto na capital, como no país afora. Na realidade, falta vontade e dirigentes abnegados, como foi Airton Adami, Guerrinha, dentre outros.

Como ilheense,  hoje cidadão de Uruçuca, espero que Jabes Ribeiro encontre um “Bolinha” para alavancar o futebol de Ilhéus e que o nosso Colo-Colo volte a brilhar no cenário baiano.

 —

Heraldo Santana

PONTE ILHÉUS/PONTAL:

por Edgard Siqueira

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão aas 4 setinhas (Lado direito)





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia