Recebido pelo secretário Álvaro Gomes, o dirigente discorreu sobre a ação que desenvolve com outras pessoas para capacitar trabalhadores.By Reinaldp AlcântaraEm busca de parceria para alocar bombeiros civis profissionais no mercado de trabalho e apoio para desenvolver um projeto social paralelo, existente desde 2010, esteve nesta quinta-feira 8, na Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), o diretor/coordenador da Peace Treinamentos e Assessoria e Consultoria, Ricardo Nascimento.

Recebido pelo secretário Álvaro Gomes, o dirigente discorreu sobre a ação que desenvolve– de forma gratuita – com outras pessoas para capacitar trabalhadores e convidou o titular da Setre para a formatura de uma nova turma no próximo dia 24, às 9 horas, no Ginásio de Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos.

PREPARAÇÃO

Com duração de 240 horas, sendo 70% de aulas práticas, o curso para bombeiros civis prepara profissionais para atuar em eventos diversos e empresas. Em média o curso tem duração de três a cinco meses e a participação de trabalhadores maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo.

“Treinamos, capacitamos e profissionalizamos pessoas que buscam uma oportunidade de transformação social e melhoria de vida. E todo este trabalho é realizado com parceiros e pessoas voluntárias”, discorre Ricardo Nascimento.

São mais de seis mil pessoas – a maioria mulheres – capacitadas e dos já certificados, 70% trabalham informalmente. “Queremos que os nossos bombeiros civis tenham uma ocupação formal no mercado de trabalho”, declara. A profissão de bombeiro civil é regulamentada de acordo com a Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009.

Aproveitando a audiência, Ricardo Nascimento solicitou apoio ao trabalho social desenvolvido e realizado em paralelo aos treinamentos de capacitação.

“Pedimos ao secretário Álvaro Gomes que nos conceda, através da Sudesb, os tatames e outros materiais esportivos para a prática do Morganti Ju Jitsu que junto com a capoeira auxilia no melhor desenvolvimento das nossas atividades”, finaliza.