DEMARCAÇÃO: UMA BOMBA RELÓGIO QUANDO EXPLODIR TERÁ UM EFEITO DEVASTADOR.
por Edgard Siqueira
Há certas coisas que só acontecem em Ilhéus. É impressionante o entusiasmo com a nova administração só porque começou a recolher o lixo da nossa Cidade. Parece que estamos diante de um NOVO MILAGRE ECONOMICO. Na esteira deste entusiasmo temos presenciado um “toró” de projetos, alguns mirabolantes e utópicos. Já perceberam que o Ilheense se contenta com só com PROJETOS não sendo necessário executa-los. Estamos satisfeitos com o projeto da Ponte, estamos satisfeito com o projeto da ZPE, estamos satisfeitos com o projeto da duplicação Ilhéus/Itabuna, estamos satisfeitos com o projeto do asfaltamento Pontal/Buerarema, com o novo aeroporto, com a ferrovia e com os novos portos. O novo ambicioso projeto para satisfazer é a RODOVIA DO CHOCOLATE, não entendi, mas parece que vão substituir o asfalto. Fantástico, não tem como não ficar uma delicia. De projetos estamos muito bem, somos imbatíveis. Sem duvida “ILHÉUS É A CIDADE DO FUTURO”, eu disse que é não será. Esquecemos o passado, desconsideramos o presente e demos um salto virtual para o futuro.
Na enxurrada de projetos ninguém comenta discutir aonde erramos. Preocupam-se primeiro com o telhado em detrimento do alicerce. Não consideram uma realidade cruel, a decadência econômica do Município em todos os segmentos, menos para aqueles que exerceram cargos públicos (com raríssima exceção), detentores de salários abençoados. No momento caótico discutem o carnaval, mas ninguém cobra os salários atrasados dos servidores de verbas carimbadas (desviadas). E ainda assistimos uma rasgação de seda conveniente. Uma maléfica unanimidade.
Sem pessimismo, mas, com realismo, podemos prever. Antes de melhorar tem tudo para piorar e muito. Principalmente com a conclusão do inevitável do PROJETO DA DEMARCAÇÃO (adiável). As pessoas não mensuram as consequências que advirão deste PROJETO e de forma equivocada alguns já enxergam os “Índios Tupinambás” como mais uma ferramenta para alavancar o TURISMO, um caso típico de pimenta nos olhos dos outros. Alguns são simpatizantes indianistas, outros não têm ideia da quantidade de sarnas que terão para se coçar. De forma utopista estão enxergando um NOVO XINGU, para atrair novos STINGS que virão na carrocinha do PAPAI NOEL, pelos imaginários “CAMINHOS DE OLIVENÇA”. Após a DEMARCAÇÃO, Ilhéus nunca mais será a mesma.
Aqueles que friamente apoiam este projeto enganam-se ao pensar que o Território Tupinambá será ocupado apenas pelos nativos de Olivença, com os quais mantem laços fraternos de longa data. Dos mais ou menos 10.000 cadastrados, apenas 3.000 foram localizados dentro da área de 47.000 hectares pleiteada nos três municípios. Portanto faltam 7.000 serem apresentados a vocês. Estes “Índios” estão espalhados por Itabuna, Una, Buerarema, em Ilhéus, notadamente nos bairros Nelson Costa, Vilela e N.Srª da Vitória e até em outros Estados, aguardando o momento de virem reivindicar os seus “direitos”.
Alguns questionamentos vagueiam sem respostas pelo meu inconsciente, se alguém tiver as respostas, por favor, eu agradeço. Qual será o critério da ocupação? Quem ficará com o melhor quião? Terá pirão para todos ou faltará farinha? Sabendo que os principais “RAONIS TUPINAMBÁS” tem conduta dispare da cultura indígena, assim, os liderados irão venerar e respeitar a quem? Uma foi presa por FRAUDE PREVIDENCIÁRIA (mostrou que não é santa). O outro ESTUPROU E ENGRAVIDOU MENINA DE ONZE ANOS, (acesse Tribuna Geral e veja matéria completa) na reportagem relata que é reincidente. Já teria engravidado outra de quatorze anos, em seguida expulsado da “tribo”.
Assistam ao vídeo e vejam o que vai acontecer aqui também. Aliás, aqui será muito pior pela característica heterogênea do grupo, UMA ETNIA DE BABEL. Cada qual mirando o seu umbigo. Redutos serão criados para defender os seus interesses. Depois que destruir o que acharam pronto, tempos bicudos viram. A realidade mostrada no vídeo, também será a nossa. Ou acham que meia dúzia vai produzir para 10.000?
Para avivar a memória vamos fazer uma síntese do que Ilhéus irá ganhar e perder com a DEMARCAÇÃO:
De cara perderá um quarto do seu território.
Perderá o seu POLO HORTI-FRUTTI. Passará importar os produtos que lá são produzidos.
Perderá a Estancia Hidromineral. Um patrimônio regional.
Perderá quilômetros de belas praias ao sul.
Perderá quatro excelentes Pousadas.
Perderá mais arrecadação.
Perderá mais credibilidade turística ao apresentar mestiços e afrodescendentes como indígenas. Explico: Um tempo atrás estavam em um Grupo na Pousada de um Amigo em Olivença. Em dado momento chegou um GRUPO DE FRANCESES que se aproximou do nosso e perguntaram “Aonde podemos ver as índias com os cabelos longos como a fibra da piaçava” (citação em Terra Calada). Antecipei aos demais e sugeri que o melhor seria eles irem às “aldeias” verem in loco as “índias”. De pronto aceitaram a sugestão e foram em uma Van. Depois de algum tempo retornaram bradando indignados “Fomos enganados, aqui não existem índios”. No mesmo dia deixaram a Pousada. O problema é que a visita não estava agendada e a turma foi surpreendida, não deu tempo para se caracterizarem.
Ilhéus perderá infinitamente.
O que ganhará? Ilhéus ganhará vizinhos AUTODETERMINADOS que terão o livre arbítrio de fazerem o que quiserem dentro da área, com as suas próprias leis. No entorno também. Principalmente um consumo excessivo de drogas lícitas ou não.
Ganhará uma acentuada desvalorização dos imóveis em torno da área.
Ganhará um aumento acentuado nos bolsões de pobreza da Cidade.
Ganhará um leva considerável de novos desempregados.
Ganhará novos moradores de rua.
Ganhará muita dor e sofrimento.
.
Ilhéus é uma Cidade em plena decadência econômica. Uma Cidade com a economia dependente da renda proveniente dos salários. Uma Cidade sem oportunidades, onde até concursados são demitidos de áreas carentes e da maior importância como a EDUCAÇÃO. Uma Cidade com sucessivas administrações desastradas. Uma Cidade com a economia destroçada pela vassoura de bruxa. Uma Cidade com uma nova tragédia anunciada, A DEMARCAÇÃO.
Salvem esta. Será que, os que hoje apoiam a DEMARCAÇÃO terão a coragem para admitir um dia “EU CONTRIBUIR PARA QUE ESTA TRAGÉDIA ACONTECESSE”?
QUANDO OS PROBLEMAS DOS PEQ. AGRICULTORES FOREM VELHOS PARA MUITOS ESTARÃO APENAS COMEÇANDO.
QUEM VIVER VERÁ.
Parabens Edgar pelo texto, espero que nossa sociedade tome conhecimento.
Que bomba, nitroglicerina pura. Um alerta histórico.
Algumas conclusões são cristalinas. O video prova,terra para preguiçosos não resolve nada.
Os servidores que fazem mágica com os salarios, basta ver o antes e o depois. Antes vendia o almoço para comprar a janta, agora, são donos dos restaurantes.Mistérios !!!!!!
Os bajuladores tem medo de fechar portas e puxam o saco na esperança de abri-las.
O cidadão faltou acrescentar que Ilhéus irá ganhar o aumento da violencia.
Os que apoiam deveriam mostrar a cara agora e dizer que isto vai dá certo e porque? Vamos coragem.
Se metade do que esta sendo previsto acontecer, os responsaveis terão os seus nomes na galeria ao lado de ilhenses ilustres como; Valderico e Newton Lima.
Acredito que turisticamente alguns serão atraídos. Uma atração será os negões “indios” banhando-se na piscina de Olivença nus, exibindo as suas genitálias ou copulando ao ar livre. Não será mais atentado ao pudor. Será diversidade cultural. Ninguem poderá reclamar.
Edgard,
Fruto da modernidade e dos modernos tempos, fruto da velocidade da informação, fruto de um velho objetivo social exigido e lutado pelas classes alijadas à séculos, fruto da necessidade, fruto da luta por igualdade e liberdade, tudo isso, que vemos acontecer hoje, é o “resultado” de uma luta cotidiana desde tempos imemoriais por boas atitudes e boas condutas “humanas”.
A injustiça, o abandono, a segregação e o alijamento, que nós burgueses provocamos durante séculos/séculos contra o negro, o gay, o necessitado, o desigual, a mulher, o inculto, uma hora, em algum momento, todo esse ódio, acumulado, nos cairia sobre a cabeça. Essa hora chegou!
A mulher, o negro, o necessitado, o gay, o segregado, o desigual, o alijado, o inculto, emergem das sombras para buscar na claridade da luz seus direitos esquecidos e vilipendiados desde o início dos tempos; eles vêm com gana e querem na marra!,… e, se não cedermos, se não os deixarmos entender que cederemos o que notar-se-a na pratica é que, verdadeiramente, acontecerá o surgimento de uma nova guerra e é inevitável que ela ocorra.
Deixemos, sem luta, que eles tomem os que imaginam ser seus direitos e o de seus descendentes, sem guerra, sem batalhas, porque assim agindo eles não saberão o que fazer e sem saber, rapidamente, nos será devolvido por absoluta ignorância, a exemplo de Raposa Serra do Sol, e tudo de novo estará novamente na mão da iniciativa privada e “eles”, para mais séculos e séculos, estarão novamente a margem da estrada e da sociedade. Assim são os humanos e assim caminhamos; jamais seremos iguais!
Cedamos o patrimônio, agora, ou teremos que ceder num futuro muito próximo a riqueza e a vida.
Quer me parecer ser isto que entenderam os juizes que vêm dando estas sentenças vitoriosas as classes desfavorecidas.
Wagner Gentil
Caro Eduardo,
Em poucas palavras você tocou no ponto. É esta a nossa principal intenção. Os proprietários, notadamente os PEQUENOS AGRICULTORES, serão atingidos em cheio. Mas sobrará transtornos graves também para outros.
A nossa Cidade padece de problemas de toda ordem. Enquanto ficam discutindo os sexos dos anjos, deveriam está debruçados pelo maior de todos, a DEMARCAÇÃO.
Obrigado,
Edgard
Não consigo ter a clareza e a tranquilidade aparente do Sr Edgard para falar deste assunto,por isso o parabenizo por esta incansável saga.
Se posso falar algo sobre os ilheenses ilustres que vêm de alguma forma (inclusive se omitindo)ajudando neste PROJETO DEMARCAÇÃO,é o seguinte:
Sejam homens,assumam uma posição,descam deste muro,pois do contrário não pensem que vocês ficarão esquecidos como as suas promessas de campanha.A promessa de campanha não cumprida é”apenas”uma coisa que você deixou de “DAR”para a população enquanto que numa futura demarcação acontecendo,você estara sendo responsável por”TIRAR”algo da população.
Para concluir imagino que quando a terra indígena TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA for demarcada,logo na entrada do território teremos uma placa com os nomes das pessoas que contribuiram para a realização daquele sonho.
Acredito que dentre outros nomes estarão :
… (cortado/Rabat)… Jabes:(pela sua luta desde o início desta trajetória)
… (cortado/Rabat)… Luiz Henrique:(pela habilidade em iludir os nossos adversários)
… (cortado/Rabat)… Lula:(por ter criado a comunidade indígena Partido dos Trabalhadores,que ajuda a nossa e todas as comunidades do Brasil)