Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Esportes, bombeiros e PM avaliam condições do Itabunão
Parceria prefeitura-CERB garante água para Assentamento Morumbi
Moradores do Fonseca querem participar de mutirões em outros bairros
Itabuna quer definir política inclusiva a pessoas LGBT
NOTA
***
Secretaria de Esportes, bombeiros e PM avaliam condições do Itabunão
Visando adequar o Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão, às normas de segurança previstas no Estatuto do Torcedor, em preparação para as competições da 2ª divisão do Campeonato Baiano 2013, a Secretaria de Esportes e Recreação de Itabuna realizou na manhã desta quarta-feira, 23, uma vistoria técnica das condições do estádio, juntamente com representantes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do 4º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
Os resultados da inspeção estarão em relatório que será encaminhado pelos órgãos de segurança à Secretaria de Esportes e, posteriormente, submetido à apreciação do prefeito Claudevane Leite para a adoção das medidas emergenciais de reforma do estádio. Segundo o secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, a intenção do governo municipal é sanar as irregularidades até a vistoria oficial da Federação Baiana de Futebol (FBF), prevista para acontecer no mês de abril.
Preliminarmente, os militares e os técnicos sanitaristas foram unânimes em afirmar que o estádio não atende às exigências da Lei nº 10.671, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor, no que diz respeito à segurança dos participantes de eventos esportivos, bem como em relação às condições sanitárias e de higiene. Dentre os problemas encontrados, o representante do 15º BPM, Tenente Gilvan destacou a fragilidade das barreiras de proteção entre torcidas, a inexistência de sistema de vídeo-monitoramento e espaço destinado ao comando de operações naquela praça esportiva.
Já o Capitão Soares Neto, do 4º GBM, ressaltou a falta de sinalização, pintura e iluminação de emergência, formação da brigada de incêndio e recarga de extintores. “Porém, podemos afirmar que todos os problemas identificados são solucionáveis em curto prazo para que, em tempo hábil, o Estádio Luiz Viana Filho atenda às condições de segurança previstas pela legislação e pela FBF”, frisou o militar.
O representante da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, revelou que as condições sanitárias e de higiene de vestiários e sanitários para árbitros e atletas estão deficientes, inclusive com elevado grau de umidade o que pode gerar o aparecimento de fungos e bactérias.
Além da vistoria técnica realizada com os representantes dos órgãos de segurança, a Secretaria de Esportes fez um criterioso levantamento do estado de conservação de equipamentos do Estádio Luiz Viana, inclusive com registro fotográfico onde são evidentes as péssimas condições de conservação de placar eletrônico, arquibancadas e grandes de proteção.
Parceria prefeitura-CERB garante água para Assentamento Morumbi
O problema de abastecimento de água no Assentamento Morumbi, localizado no km 10 da Rodovia BR-101, trecho Itabuna – Buerarema, será solucionado em breve. O prefeito Claudevane Leite assinou um termo de compromisso com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recurso Hídricos da Bahia (CERB), único detalhe que faltava para a implantação do serviço. A comunidade enfrenta há 16 anos a falta de água e as doenças causadas pela utilização de água do córrego..
O termo assegura a efetivação do abastecimento de água por meio da transferência de responsabilidade na manutenção do sistema do Estado para o Município. A CERB será responsável pela construção do novo sistema e fará o treinamento dos funcionários que vão cuidar da sua operação, após essa fase a prefeitura assume o sistema de abastecimento de água.
O prefeito de Itabuna destacou que o esforço para melhorar as condições de vida da população em todo município vai continuar e que para isso a prefeitura vai buscar o apoio e as parcerias do governo do Estado e do governo Federal. Vane comentou a que a chegada do benefício deve ser comemorada por todos, lembrando que a comunidade do Morumbi tem que contar cacimbas e poços como reservatórios, comprometendo a qualidade de vida da população.
O presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira participou o ato de assinatura e disse que a parceria entre Município e CERB é uma reivindicação antiga, que só agora, na gestão de Vane, veio concretizar-se. Para Edson Brandão, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Itabuna e morador da localidade do Morumbi, a obra representa um progresso, pois há muito tempo a comunidade espera pelo fornecimento de água tratada. “Nós estamos muito agradecidos porque a água que temos lá é de péssima qualidade, causava muitas doenças e quando não chovia, ficávamos sem reserva” comentou Brandão.
Moradores do Fonseca querem participar de mutirões em outros bairros
Motivados pelo sucesso do mutirão liderado pela Prefeitura de Itabuna nos bairros Fonseca, Novo Fonseca, Carlos Silva e Vale do Sol, moradores dessas localidades se reuniram na noite de terça-feira, 22, com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Monteiro, para oferecer apoio e a colaboração em outras ações semelhantes que venham a se realizar na cidade. Os moradores confirmaram que participarão do próximo mutirão de limpeza e combate aos focos de dengue, a ser realizado no bairro Nova Califórnia, em data a ser confirmada.
Na reunião com o secretário Marcos Monteiro, os moradores reconheceram que em menos de 30 dias já se observa sensível melhora na limpeza dos bairros, graças aos mutirões liderados pela Prefeitura, e também no fornecimento de água tratada. “Instruir e educar o povo é nosso objetivo. Vivíamos em uma cidade suja e estamos observando que, finalmente, o poder público está se preocupando com as nossas necessidades”, afirmou dona Maria Santos, 58 anos, residente no Vale do Sol.
Marcos Monteiro disse que mesmo com as dificuldades encontradas o trabalho vai continuar e colocou a estrutura da secretaria à disposição dos moradores da região do Fonseca, a primeira área beneficiada pelo mutirão . “Meu sonho é que todos participem. O poder público sozinho não consegue êxito. Não podemos deixar que as pessoas que agem de forma errada, nos façam desistir. O bem sempre vence o mal”, disse Monteiro ao falar aos moradores presentes ao encontro.
Para a estudante de Geografia Luci Nascimento, 27 anos, é essencial que a população participe junto com o poder público, não só cobrando, mas também apresentando sugestões e tendo participação efetiva. “Estamos dispostos a contribuir com a Prefeitura, apontando as necessidades da comunidade e auxiliando na execução dos projetos”, comentou a moradora do Novo Fonseca.
O trabalho de conscientização dos moradores prossegue com novo encontro com a participação de representantes da Prefeitura e da Emasa, no próximo dia 31. A intenção é abranger outros bairros visando motivar a população a se incorporar no esforço de limpeza das áreas urbanas, educação socioambiental e prevenção e combate aos focos de insetos causadores da dengue.
Itabuna quer definir política inclusiva a pessoas LGBT
A violação dos direitos no campo familiar e a dificuldade ao acesso ao mercado formal de trabalho foram apontados pelo Grupo Humanus como os principais problemas enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), em Itabuna. Tais situações motivaram a criação de um comitê em defesa dos homossexuais, segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade, que recebeu em seu gabinete representantes da entidade de defesa do movimento.
O secretario falou da preocupação do prefeito Claudevane Leite com as questões sociais e sua determinação pela busca de soluções que venham minimizar os problemas enfrentados pelas minorias. O encontro deu seqüência à proposta de Trindade de ouvir toda a comunidade, incluindo suas entidades representativas, para fortalecimento institucional das ações do governo.
O encontro com representantes do Grupo Humanus também foi bastante proveitoso para a entidade, já que Trindade adiantou que vai criar um comitê na secretaria para as ações voltadas ao público LGBT, com participação de representantes do governo municipal e sociedade civil. Segundo o secretário, a proposta do comitê está sendo amadurecida para ser brevemente anunciada.
Gratuidade
O secretário José Carlos Trindade também se reuniu com dirigentes da Associação de Empresários do Transporte Urbano (AETU) e das empresas Rio Cachoeira e São Miguel, concessionárias do serviço de transporte coletivo para discutir questões relacionadas à gratuidade no transporte público, a necessidade de fiscalização para evitar uso indevido dos cartões, como o empréstimo a terceiros e a venda ilegal vales-transportes, práticas comuns em Itabuna segundo a gerente da instituição Valéria Figueiredo.
O secretário disse que está ciente das denúncias e que a Prefeitura já está adotando medidas para sanar o problema. Trindade também expressou o interesse do governo municipal em promover parcerias com as entidades públicas e particulares visando a eficiência do serviço público, tendo adiantado que um médico dará plantões na Secretaria de Assistência Social para a emissão de laudos em atendimento aos usuários do transporte coletivo que se utilizam de passe-livre
NOTA
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, representou o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, na solenidade de transmissão de comando no Tiro de Guerra 06/007, na noite de terça-feira, 22. Assumiu o subtenente Quirino Val dos Santos, 41, natural de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, em substituição ao subtenente Ademir Goulart. A cerimônia foi prestigiada por várias autoridades, entre as quais o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Monteiro, além de representantes de instituições civis e militares.
_____________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Gabriel de Oliveira, Ricardo Mascarenhas e Pedro Augusto