MARINHA DO BRASIL

 COMANDO DA FORÇA DE MINAGEM E VARREDURA

Marinha do Brasil

Marinha do Brasil

 Nos dias 26 e 27 de janeiro, no período das 14h às 17h, estarão atracados no porto de Ilhéus-BA e abertos à visitação pública três NaviosVarredores, Albardão (M-20), Anhatomirim (M-16) e Araçatuba (M-18), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil, sendo que dois atracarão no dia 25 e um atracará no dia 26 de janeiro.

Os navios, que compõem o Grupo-Tarefa 237.1, comandado pelo Capitão-de-Fragata Alfred Dombrow Junior, Comandante da Força, deslocam 253 toneladas, medem 47,2 metros de comprimento e atingem velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h). Todos são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuarem minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.

Componente Operativo da nossa Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do        2º Distrito Naval e possui seis (6) Navios-Varredores da classe “Aratu”: NV Aratu (M-15),               NV Anhatomirim (M-16), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), NV Abrolhos (M-19) e          NV Albardão (M-20).

 Salvador – BA, em 22 de janeiro de 2013

 WELLINGTON LEMOS GAGNO

Capitão-de-Corveta

Chefe do Estado-Maior