por Hans  Schaeppi

 TURISMO

       Apesar da crise que se abate sobre Ilhéus, dificultando pagamentos do funcionalismo e prejudicando o dever de casa, acreditamos que o novo gestor municipal, Jabes Ribeiro, pode empreender muitas ações em prol do turismo de Ilhéus, com as verbas federais. Estão garantidas, segundo o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, verbas para a formação de mão de obra especializada para a Hotelaria, Restaurantes, etc; a construção do Pavilhão de Feiras e Exposições também está garantida, necessitando uma força dos políticos federais para ampliar a verba para sua construção. A verba destinada ao Turismo Náutico, que o governo estadual pensa em gastar apenas na Baía de Todos os Santos, também pode ter uma parte destinada a Ilhéus, que possui o maior litoral baiano. O asfaltamento do acesso à Lagoa Encantada já foi encaminhado ao Vice-Governador Otto Alencar e já deve estar no Derba, necessitando empurrões do prefeito e dos deputados estaduais. Obras para o Porto de Ilhéus, já foram anunciadas, como a dragagem emergencial e a retro-área. E há muito mais, pelos ministérios e pelas secretarias estaduais, que pode ajudar nosso Turismo. É só mexer! E Jabes sabe…

MORRO DE PERNAMBUCO

       Lembramo-nos do que aconteceu há algumas décadas, quando um consórcio Capixaba/Paulista desejou lotear o Morro de Pernambuco e nós denunciamos o fato ao Ministério da Marinha fizemos campanha contra, no jornal A Tarde, onde escrevíamos, na época. Considerávamos o fato, um absurdo. Não demorou, que o Ministério encaminhasse uma Portaria onde esclarecia que, “150 metros de raio, em torno do Farol, nenhuma intervenção era permitida”. O grupo desistiu do loteamento e o nosso Morro foi salvo. Agora, quando lemos que o Ministério Público pediu a intervenção imediata no Morro, só nos resta aplaudir a medida. A recomendação é expressa: sustando de imediato todos os procedimentos administrativos em tramitação que importem em intervenção física naquele local, a exemplo de loteamento ou alvará de construção conflitante com o Decreto de Tombamento. A Promotora Regional de Meio-Ambiente recomenda ainda o embargo de qualquer construção, terraplenagem e desmatamento, mesmo em corte seletivo. O prefeito Jabes Ribeiro apóia a iniciativa, mesmo porque, foi ele que 1997 decretou o tombamento do Morro, como Sítio Histórico e Paisagístico.

TRANSPARÊNCIA

       O povo de Ilhéus necessita saber mais dos assuntos que lhe afetam diretamente no seu futuro. Saber, por exemplo, como vai Terminal da Bamin e o Porto Sul? Quando suas obras serão iniciadas? A ferrovia Oeste-Leste está andando ou parada? Se o trecho Caeteté-Ilhéus ficar pronto, vai escoar o que, e por onde? Cadê a Ponte Ilhéus-Pontal, seu projeto e suas licitações? Cadê o Aeroporto Internacional? E o Porto do Malhado: será terceirizado antes ou depois da dragagem? O Pavilhão de Feiras e Exposições sairá ainda neste ano? E o Acesso à Lagoa Encantada? E o “contorno de Ilhéus” que já foi licitado?

Faz-se necessária uma maior transparência, esclarecimentos ao povo pelos meios de divulgação, através dos nossos  políticos e governantes.

ENTUR

       Dias 22 e 23 de agosto, vai acontecer no centro de Convenções da Bahia, em Salvador, mais um Encontro Nacional de Turismo da Bahia – ENTUR. O preço dos estandes varia de R$ 430,00/m2 a 520,00/m2 e os contatos podem ser feitos pelo novo site www.enturbahia.com.br ou pelos fones 71– 3015-0500 e 71– 9982-1257, com Mara Silva. Considero o prazo de dois dias, muito curto para quem se desloca de um estado ou uma cidade afastada de Salvador para montar um estande e expor na ENTUR, embora seja um evento importante.

O SALTO DE FORTALEZA

        A capital cearense, que durante muito tempo ficou atrás de Salvador, principalmente no turismo de eventos, deu um grande salto com a recente inauguração do seu Centro de Eventos, um dos maiores pólos do Brasil para grandes feiras e congressos. Fortaleza passa ao primeiro lugar no Turismo em geral.  Segundo o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, o novo Centro de Eventos do Ceará mudará o perfil sócio-econômico não somente de Fortaleza, como de todo o estado do Ceará. Antes, um destino de Sol e Praia, o novo Centro de Eventos soma o destino de negócios e dá um salto que será difícil ser ultrapassado por outra capital nordestina. Some-se a isso a inauguração da Arena Castelão, o primeiro estádio a ficar pronto para as Copas.

B I T S  –  T U R

      Embora não aconteça o carnaval oficial, muitos bairros estão se preparando para a folia, entre os quais, o Malhado e o Pontal *** No centro, o Grupo RM comemora a folia na área da Barrakítica, com direito a Rei Momo e Rainha *** Espero que a audiência da SAM (Sul Americana de Metais), tenha tido a aprovação do seu mineroduto trazendo ferro de Minas para Ilhéus ***Ilhéus necessita crescer, embora muita gente não queira… *** Abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes, muitos dos quais interessa ao turismo: espanhol e inglês básico  e para turistas; e camareiras para meios de hospedagem