WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


maio 2013
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








AINDA FALTA SOLUÇÃO, MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Enfim, aconteceu. Em 24/05/13, por volta das 15:00 h, fui à “Zâmbia” fotografar a retirada das toneladas de lixo e entulho feita por uma escavadeira e várias caçambas. Confesso que a intenção era mostrar – como venho mostrando – que o trabalho é paliativo e que, dias depois, vai estar tudo como dantes.
O fato das máquinas estarem operando no local foi um alívio, pois já temia que a cidade poderia estar, de novo, jogada à própria sorte, como no último ano da gestão anterior e por causa da dificuldade de caixa. Alívio maior foi constatar a presença do Coordenador da Limpeza Urbana em plena “Zâmbia”, o qual me abordou para um diálogo, lá mesmo, em meio ao recolhimento do lixo e entulho. Sou chegado a uma prosa, principalmente se for honesta, sincera e democrática. E foi.
O Coordenador, Sr. Cesar Benevides, explanou as dificuldades por que passa a Prefeitura e ressaltou que o objetivo maior é, realmente, extinguir a “Zâmbia”, que está faz mais de 20 anos estabelecida num local há muito inadequado, cercado de residências, um colégio e uma futura creche. Falou ainda que, se o local fosse destinado apenas a dejetos de poda de árvores e construção civil, menos mal, pois não atrairia os urubus. Reconheceu ser a “Zâmbia” uma área de risco à aviação, dada a proximidade do aeroporto, e mencionou a preocupação do Secretário do Desenvolvimento Urbano, Sr. Isaac Albagli, em providenciar um outro local, afastado de residências, para servir como ponto de transbordo de entulhos. Sim, entulhos, uma vez que, segundo o Coordenador, o descarte de lixo doméstico na “Zâmbia” não deveria existir. De fato, não deveria, mas existe. Bom momento para que a Prefeitura desencadeie uma mega campanha de conscientização para o descarte correto do lixo doméstico. Essa campanha, sugiro, envolveria algumas secretarias municipais, sobremaneira a do Meio Ambiente e a da desenvolvimento Social, mas a Prefeitura teria que fazer a sua parte bem feita, garantindo a coleta todo dia ou, na pior das hipóteses, nos dias especificados, coisa que não vem ocorrendo.
Por fim, o Coordenador assumiu o compromisso de realizar a coleta de lixo e entulho a cada dois dias e, ainda, de manter um preposto da Prefeitura em território “zambiano”, para orientar a população sobre o descarte setorizado de material de poda separadamente do entulho de construção civil, com vistas a facilitar e agilizar a retirada, além de impedir e orientar a população sobre o descarte correto do lixo doméstico. Fato lamentável, constatado pelo próprio Coordenador e membros de sua equipe, foi a localização, entre o entulho da “Zâmbia”, de um saco plástico contendo a carcaça de um cão de grande porte, da raça rottweiler, atraindo dezenas de urubus. Convenhamos, a população continua ignorante e anti-cidadã, voluntária ou involuntariamente, daí a necessidade imediata de campanhas educativas.
Encerrando, por ora, não nego ao Coordenador da Limpeza Urbana, Sr. Cesar Benevides, não nego ao Secretário do Desenvolvimento Urbano, Sr. Isaac Albagli, e não nego ao Prefeito de Ilhéus, Sr. Jabes Ribeiro, a minha insistência em retirar definitivamente, e o mais breve possível, aquele vergonhoso depósito de lixo a céu aberto duma área completamente inapropriada, em que a saúde dos habitantes da Faelba, Santo Antônio de Pádua e Urbis se mantém seriamente comprometida. Meus esforços e minha consciência de cidadão continuarão voltados para esse fim.

10 CAÇAMBAS DE LIXO E ENTULHO RECOLHIDOS.

10 CAÇAMBAS DE LIXO E ENTULHO RECOLHIDOS.

COORD. DA LIMPEZA (DIR) FOI À ZÂMBIA. BOM SINAL.

COORD. DA LIMPEZA (DIR) FOI À ZÂMBIA. BOM SINAL.

Nilson Pessoa

1 resposta para “AINDA FALTA SOLUÇÃO, MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO”

  • Grande Nílson,

    Conheço César Cão Benevides há muito e conheço toda a sua família, como ele a minha.

    É um dos poucos servidores municipais que conhece toda a cidade de Ilhéus, inclusive ele tem mais de 30 anos de casa,é uma pessoa que se pode conversar.

    Mais o que realmente importa é ACABAR COM A ZÂMBIA, isto é fato.

    Continue com suas ações de cidadão comprometido, um dia a guerra há de acabar e a Zâmbia ficará para a história, levada por uma derrota irretocável.

    ZÉCARLOS JUNIOR

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia