WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Aos 96 anos a Piedade começa a planejar o seu centenário

O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, escola da Rede Ursulina de Educação, comemorou 96 anos no último sábado (15). A data foi celebrada com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, encerrando a programação aberta no dia 12, com o tema “Por uma Igreja em estado permanente de missão”.

Dom Mauro lembrou que o Colégio, a exemplo da Diocese – que comemora cem anos em 2013-, também se prepara para o seu centenário. Destacou a vocação e a dedicação das religiosas Ursulinas, dos professores e funcionários da escola, que procuram seguir o legado de Santa Angela.

De acordo com a diretora geral para o Instituto Nossa Senhora da Piedade, a religiosa ursulina Georgina Costa, a programação do centenário da escola terá inicio no próximo ano. Para celebrar a data será realizado um tríduo que vai envolver amigos, ex-alunos, alunos, professores, funcionários e a população em geral.
A irmã Georgina Costa acrescenta que O Instituto Nossa Senhora da Piedade também está participando das atividades programadas para as comemorações do centenário da Diocese de Ilhéus, durante o ano de 2013.


No Blog do Jonildo
http://jonildogloria.blogspot.com.br/2012/09/aos-96-anos-piedade-comeca-planejar-o.html

Projeto Lápis na Mão

A TV Santa Cruz em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá estará realizando o Lançamento do Projeto Lápis na Mão, uma iniciativa que visa despertar o gosto pela leitura.

Devido à importância desse evento e cientes do comprometimento e responsabilidade social que essa instituição exerce, contamos com a vossa participação e colaboração para compor o nosso roteiro de apresentação.

Organizem uma dramatização, jogral, recitação poética ou qualquer outra apresentação que enfatize o gosto e a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e social.

Onde? Praça de Alimentação da Urbis

Quando? Dia 21 de setembro de 2012

Que horas? Das 16h às 19h

Qual o tema do evento? “A Leitura Mobiliza Saberes: Muda Eu, Muda Você!”

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Nova codificação Postal será apresentada à população de Ilhéus em audiência dia 20
Stand sobre doação de órgãos realizará ividades nesta quarta em Ilhéus
Superintendência quer revitalizar Conselho Municipal de Esportes
Conselho promove Roda de Exposições sobre políticas públicas de Cultura

:: LEIA MAIS »

6a Primavera dos Museus em Ilhéus debate Patrimônio Cultural e Memória Social

O Núcleo de Articulação Territorial de Museus da Região Sul da Bahia promove na próxima segunda-feira, às 14h30, no Teatro Municipal de Ilhéus, a Mesa Redonda “Ilhéus: História e Memória”. O evento integra a programação da 6a Primavera dos Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Memorial Misael Tavares e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e terá entrada gratuita para estudantes, pesquisadores, profissionais da área de cultura e turismo e demais interessados.

Sabendo que todas as lembranças relacionadas com a vida material e moral das sociedades, locais e pessoas com as quais trocamos informações e ensinamentos se constituem em uma troca cultural, o Núcleo de Articulação Territorial de Museus da Região Sul da Bahia reunirá na Mesa Redonda o historiador e coordenador do Centro de Documentação e Memória Regional da Uesc André Rosa, o presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), o historiador e fotógrafo José Nazal e o presidente da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e coordenador do Memorial Unzó Tombenci Neto Marinho Rodrigues para, juntos, socializarem e debaterem sobre a história de Ilhéus e a importância da preservação do patrimônio cultural da região, apresentando suas experiências na preservação de documentos históricos, de objetos, de materiais iconográficos e da história material e memória de matriz africana em terras de Jorge Amado. Durante a atividade, também será exibida uma série de vídeos produzidos pela TV Educativa da Bahia sobre o patrimônio e a memória regional.

Segundo Maria Helena Tavares, eleita delegada na Conferência Setorial de Museus de 2011 e articuladora do Núcleo, “o evento tem o objetivo de divulgar a cultura, o patrimônio regional e os espaços museais para ampliar o conhecimento da sociedade e, consequentemente, obter resultados na preservação e valorização do patrimônio de Ilhéus”. Participam também da ação a Associação Filtro dos Sonhos, a Casa de Cultura Jorge Amado, a Fazenda Primavera, a Fazenda Yrerê, o Memorial Unzó Tombenci Neto, o Museu da Piedade, o Museu das Coisas Naturais Barro Preto, o Museu do Cacau, o Museu do Mar e da Capitania, o Memorial Misael Tavares e o Teatro Municipal de Ilhéus, que no período de 24 a 28 de setembro estarão com programação especial para visitação pública.

Maiores informações e agendamento de visitações através do telefone (73) 3634 8986 – ramal 29.

Salva-vidas reafirmam apoio à candidatura de Carmelita

Carmelita / Salva vidas

Cerca de 70 salva-vidas de Ilhéus se reuniram na Praia do Sul, para anunciar oficialmente o apoio à candidatura a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT). Os salva-vidas avaliaram que Professora Carmelita é a candidata a prefeita com propostas mais concretas para a cidade, tem compromisso com o funcionalismo público, possui uma história de luta em defesa da educação e dos trabalhadores e tem acima de tudo as mãos e a ficha limpas, por esse motivo vai governar com responsabilidade, cuidando de Ilhéus e cumprindo os compromissos assumidos com o povo.

Durante o encontro com os salva-vidas relataram as dificuldades encontradas por eles, que vão desde a falta de materiais para o desempenho do trabalho, até mesmo a inexistência dos equipamentos de proteção individual, que são os protetores solares, labiais e também os óculos. Outro problema grave apontado por eles é que apesar de ser uma categoria com uma importante função de salvar vidas, a profissão ainda não é reconhecida oficialmente, o que acaba trazendo transtornos e prejuízos financeiros. “Mas nós vamos mudar essa história e garantir os cuidados e o respeito que a profissão merece”, assegurou a candidata a prefeita. Os salva-vidas também solicitaram a criação do plano de cargos e salários da categoria, o aumento do contingente para atender satisfatoriamente aos 83 quilômetros de praias e melhores condições de trabalho.

:: LEIA MAIS »

Do Nelson Costa ao Banco da Vitória, o mesmo clamor: “volta Jabes, volta meu prefeito!”

Jabes / Banco da Vitória

Moradores do bairro Nelson Costa aproveitaram mais uma visita de Jabes durante a semana para confirmar o 11 como o número da esperança e protestar contra o abandono da saúde, a falta de saneamento básico, sujeira acumulada e outros desmandos dos últimos prefeitos de Ilhéus. Acompanhado do vice Cacá (PMDB) e candidatos a vereador, o candidato preferido dos ilheenses simboliza a expectativa de uma cidade mais justa, desenvolvida e humana.

A militância se concentrou na Praça das Mangueiras, obra construída na gestão de Jabes e hoje abandonada. O próximo prefeito de Ilhéus reafirmou o compromisso de revitalizar a praça e torná-la espaço para o lazer e a prática de atividades culturais. Garantiu também pavimentar as ruas que ainda estão na lama e poeira. A doméstica Rosângela Maria, 32 anos, moradora da 3ª travessa da Boa Vista, reclama: “O esgoto vive entupido e invade as casas, todos queremos caminhar numa rua calçada, sem a presença desse bueiro” ressalta.

:: LEIA MAIS »

REGIAO SUL GANHA 57 NOVOS SARGENTOS PM

Jabes defende a participação popular na gestão pública

Jabes / Moradas do Bosque

Atendendo convite da Associação Moradas Bosque de Ilhéus, Ambi, o candidato da coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes (PP), reuniu-se com moradores do condomínio no decorrer da semana, reiterando o compromisso de reimplantar o projeto Prefeitura Cidadã, que visa a participação popular nas decisões e na avaliação da administração municipal. O síndico geral, Roberto Silva, entregou ao próximo prefeito de Ilhéus uma carta-compromisso elaborada pelos moradores, com as reivindicações que julgam prioritárias, e afirmou que é notória a expectativa dos ilheenses com o retorno de Jabes ao comando da prefeitura.

Além da participação popular, desenvolver uma gestão transparente será ação fundamental do próximo mandato. Jabes afirma ainda estar emprenhado na reconstrução cidade, diante do apoio constante dos ilheenses. “Tenho a imensa responsabilidade de recuperar a autoestima dos ilheenses, mas estou tranquilo porque me preparei para isso. A participação dos moradores será imprescindível, pois a forma de organizar o governo é meu papel, no entanto as decisões serão compartilhadas com a sociedade civil” garante.

:: LEIA MAIS »

Atenção polícia (II)

Olá,
Recebi uma ligação, agora, de uma outra vitima do ladrão que atua nas imediações do Santa Clara.
A moça deste contato telefônico descreveu a ação do bandido exatamente igual como a que aconteceu com a registrada aqui no ATENÇÃO POLÍCIA no último dia 14.
O cara é de uma ousadia sem limite já que sua ação se concentra entre o Santa Clara e o General Osório fica próxima da 68ª CIPM.

Já que esse cara se elegeu como rei soberano da área bem que a PM poderia armar um laço pra ele uma vez que, pelo que se sabe até agora, seu alvo é sempre jovens (sexo feminino) que tem a infelicidade de atender uma ligação (celular) naquele trecho.

Coincidências nas duas denúncias (até agora e que se sabe ) das vitimas:

Moreno, de bicicleta, camisa branca e sua rota de fuga é sempre para a Bento Berilo e ou Visconde de Mauá.
Querendo, pega …

Boa sorte, PM !
Abs com votos de sucesso.
Rabat.

Hans Schaeppi em: Coluna HOTELARIA E TURISMO

por Hans  Schaeppi

A BAHIA VOLTA A SER A BAHIA

 No meu tempo de garoto, quando alguém, não somente de Ilhéus, mas de qualquer lugar do país  desejasse ir à capital baiana, dizia “eu vou pra Bahia”. Hoje parece que o vício está voltando. Os pronunciamentos do Governador, quando fala da Bahia, não fala do Estado, fala de Salvador. Salvador é a Bahia, pelo visto. Recentemente, os milhões de reais do governo federal destinados ao Turismo Náutico da Bahia, estiveram e estão sendo aplicados na Baia de Todos os Santos e Recôncavo baiano. As verbas portuárias estão sendo aplicadas nos portos da capital baiana e Aratu, onde dragagens e construções de terminais marítimos estão consumindo milhões de reais, enquanto Ilhéus, parece não existir. Pequenas verbas para o Porto de Ilhéus para dragagem emergencial, renovação dos equipamentos, e retro-área para a construção de novos armazéns, são prometidas e não vêm. Não duvidamos, que a quilométrica ponte ligando Salvador a Itaparica saia antes da nossa pequena ponte Ilhéus-Pontal .

Pra semana eu vou pra Bahia…

 AOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES

:: LEIA MAIS »

“Tsunami Azul” com mais de 15 mil pessoas enche o coração de Ilhéus de amor e esperança

Jabes / Centro

Movidas pela esperança de acabar com o ciclo de descaso, lixo amontoado por toda parte, escolas e unidades de saúde sucateadas, economia estagnada, turismo e cultura abandonados, ilheenses de todas as partes, em plena luz do dia, ocuparam as ruas do coração da cidade na manhã deste sábado, num verdadeiro “tsunami zzul”, consolidando a vitória de Jabes no dia 7 de outubro.

A caminhada da vitória de Jabes e Cacá ocupou as ruas do centro. Enquanto a linha de frente com os candidatos e autoridades percorriam as ruas Dom Pedro II, Marquês de Paranaguá, Praça Cairu, Tiradentes e Jorge Amado, o restante da multidão sequer conseguia sair da Catedral de São Sebastião. Mais de 15 mil pessoas participaram da maior manifestação popular desta campanha, acompanhando Jabes, o vice Cacá – deputados federais Mário Negromonte e João Leão (PP); deputados estaduais Mário Negromonte Jr, Ronaldo Carletto, Cacá leão (PP), Pedro Tavares (PMDB), Sidelvan Nóbrega (PRB); secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles; presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães e o ex-prefeito e vereador de Ipiaú, José Mendonça.

:: LEIA MAIS »

Maria Regina Canhos Vicentin em: A mágoa

Acredito já ter escrito algo sobre a mágoa. Algumas situações, no entanto, motivaram-me a abordar esse assunto novamente. É muito triste perceber como as pessoas perdem seu precioso tempo remoendo episódios passados desagradáveis. Provavelmente expliquei que a mágoa é produto da raiva contida. Assim, só experimenta mágoa aquele que passou pela raiva sem lhe dar vazão, ou seja, guardou a raiva em seu coração. Nem sempre é fácil colocar a raiva pra fora, sabemos disso. Em alguns casos, a prudência recomenda que contemos até dez antes de falar ou fazer alguma coisa que poderia ser desastrosa. Entretanto, ficar guardando a raiva indefinidamente também não é uma boa opção, pois com o tempo ela se transforma em mágoa, e pode ser responsável por inúmeras doenças físicas, além das emocionais. Como fazer então?

Em primeiro lugar, avalie se você sente mágoa de alguém. Aquela tristeza profunda oriunda do fato de ter sido desprezado, desconsiderado, traído, enganado, humilhado, entre outros, por alguma pessoa de seu relacionamento. Identificada à situação e a pessoa ou pessoas que deram causa à mágoa, procure perceber como por trás dessa tristeza ainda existe muita raiva de tudo isso. Talvez, você ainda não tivesse se dado conta de quanta raiva estava guardada dentro de seu coração. Pois bem; identificada a raiva, é preciso que faça a escolha de colocá-la para fora de você. Como? Procurando canalizá-la através de condutas mais apropriadas, como a prática de um esporte ou arte; ou ainda, por meio de uma conversa franca com quem o magoou.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia