:: ‘Notícias’
Previsão Diária de Tempo para o dia 06 de setembro de 2012 – Estado da Bahia
O ar quente e seco continua predominando sobre as Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, mantendo o céu ensolarado e sem chuvas na maior parte dessas áreas. Na Bahia, essas condições de tempo quente e seco estão previstas para as regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado, onde as temperaturas continuam elevadas, com máximas podendo chegar aos 34°C. Também é nestas regiões do Estado onde são esperados os menores índices de umidade relativa do ar, com valores de até 20%, mantendo assim, o estado de atenção quanto à ocorrência de queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.
Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul são os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico que mantêm a previsão de céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas nessas regiões do Estado não deverão ter mudanças significativas, onde os valores deverão variar entre mínimas de 17°C (nas áreas serranas) e máximas de 31°C (nas áreas próximas ao litoral). Já as menores temperaturas do Estado, são esperadas para as áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 10°C. Nessas regiões do Estado o céu dever predominar parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. Estas chuvas serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão poucas mudanças, onde os valores previstos deverão variar de 20°C (mínimas) a 27°C (máximas).
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para os dias 06 (quinta-feira) e 07/09 (sexta-feira) deverão variar de 10 a 12, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Fonte: Ascom/Inema
SIMPI encerra Acordo Coletivo e se prepara para a campanha Salarial de 2013
Na audiência, representando os professores municipais, estavam a Presidente do SIMPI, Norma Guimarães, o Setor Jurídico da entidade e os professores da Base que acompanharam todos os passos para a consolidação do ACT/2012. O Governo foi mais uma vez representado pelo Secretário da Educação, Gustavo Lisboa, que também vinha acompanhando as rodadas de negociações desde o início. O texto que fora proposto pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária no mês de março passou por uma série de avaliações jurídicas realizadas pela Procuradoria do Município, finalizando com mais de cinqüenta cláusulas, dispostas em 9 (nove) grupos.
II Torneio de Praia CASA DO PESCADOR
Foi com alegria que no dia 2 de setembro aconteceu o II Torneio de Praia CASA DO PESCADOR. Os 100 competidores chegaram cedo na praia; vieram atletas de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Salvador, Aracaju e Rio de Janeiro.
A organização técnica ficou por conta da parceria com o Clube de Pesca de Ilhéus-CLUPESIL.
Vale registrar que a satisfação dos amigos e clientes da CASA DO PESCADOR continua nos incentivando a realizar novos eventos.
A CASA DO PESCADOR agradece a Roberto Mendonça que pelo segundo ano nos incentiva e “chega junto” na organização do NOSSO EVENTO evento.
O prêmio principal ficou com a equipe do Rio de Janeiro que veio de longe buscar a moto 0 Km.
Um total de pouco mais de 30Kg de peixe foi doado para a Casa da Criança (Ilhéus-Ba).


—
Com sinceros agradecimentos,
Marcelo Caldas
CASA DO PESCADOR
Não tá fácil … ACODE, ZOÍNHO !!!!
Na manhã de hoje foi encontrado um corpo enforcado. os comentários deram conta de suicídio. Foi num casarão colado onde funcionou a CDL nas imediações da igreja de São Jorge.
Até agora a identidade do morto é desconhecida.
O que se percebeu diante do quadro foi a perplexidade. Os que viram adquiriram aquele olhar “parado” do tipo “peixe morto”.
Só em saber desse fato já estou em orações tanto para ZOINHO quando para JC. É preciso estar fortalecido para essas ondas não ganharem “corpo”.
Façamos, por conta disso, uma oração. Que DEUS dê uma força para A ALMA/ESPÍRITO desse cara que não segurou a onda e deu cabo da própria vida.
Sem julgamentos (é fria)… Vamos orar por ele…
Fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
DIRETÓRIOS REGIONAIS DO PSPB FAZ NOVA CONVOCAÇÃO
2ª Convocatória de acordo com o Arts. 17, 27 e 95 do Estatuto do Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil-PSPB.
Câmara Municipal de Ilhéus
Câmara aprova Plano Municipal de Cultura
A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou em plenário nesta terça-feira, 4 de agosto, pelo voto unânime dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Cultura ilheense. As diretrizes haviam sido apresentadas em sessões anteriores e vinham sendo discutidas ao longo de debates e reuniões.
Estiveram presentes na sessão diversos artistas da cidade de Ilhéus, o presidente da Fundação Cultural, Mauricio Corso e representantes da sociedade civil organizada. “É um avanço cultural significativo para Ilhéus que hoje é uma dos poucos municípios que conta com um Conselho e um Plano Municipal de Cultura. Os artistas locais agora podem agora consolidar os seus trabalhos e desenvolvê-los em prol da cultura local”, disse o vereador Jailson Nascimento, parabenizando também a todos os colegas pela aprovação do Projeto de Lei.
Notícias da AVEP
Domingo (2) pela manhã a AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) realizou sua 13ª rodada de “babas” de sua programação 2012, como de costume na praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara. No Campo Grimaldo as equipe do Capitão Renatinho e do Capitão Djalma Peludo empataram pelo escore de 2 a 2. Marcaram para Renatinho o próprio Renatinho e Duda Pantera, para Djalma Peludo marcaram Luis Humberto e Fred. No Campo Martial a equipe do Capitão Crispiniano sofreu uma fragorosa derrota para a do Capitão Erisvan pelo placar de 5 a 2.
Os times no Campo Grimaldo: Capitão Renatinho: Ricardinho, Everaldo Aragão(depois Valdemir), Heckel, Maurílio, Luis Mario, Vado, Zé Eduardo, Zezinho(saiu e não houve substituição), Paulo Sergio, Renatinho e Duda Reis X Capitão Djalma Peludo: Rosivaldo, Paulô da BitWay, Wilton, Djalma Peludo, Prof. Jorge Reis, Haroldo(depois Mauricio), Zugaib, Danilo, Mario Filho, Luis Humberto e Fred.
Os times no Campo Martial: Capitão Crispiniano: Pedro Chama Gol, Paulinho Gois, Valmick, Eduardo Japonês, Pio, Sizinio, Tabosa, Adauto, Dr. Souto, Sena e Crispiniano X Capitão Erisvan: Luciano, Lindóia, Bacelar, Melgaço, Torisco, Cesinha, Eliandro Picolé, Erisvan, Marconi, Ralio e Garrancho.
De acordo com os observadores de árbitros os juízes Carlos Cardoso (Campo Grimaldo) e Rogério Farias (Campo Martial) ambos da Liga Ilheense de Futebol não influíram nos resultados das partidas, assim sendo, atuaram bem.
Ocorrências com destaques na rodada
No Campo Grimaldo foi destaque a atuação do capitão Renatinho. A princípio meio nervoso, reclamando sobremaneira com os companheiros de defesa, mas depois se acalmou, e vendo seu time com menos um e outro contundido sem poder ser substituído, mesmo segurando um pouco a bola, lutou muito no ataque e na defesa e fez um belíssimo gol, empatando a partida.
A diretoria avepiana parabenizou a família do volante e estreante Eliandro Picolé, de Olivença, pela presença no evento. Receberam também as congratulações avepianas a família do ponta-esquerda veterano Zé Eduardo que esteve também presente.
Destacada também foi a atuação das “baronesas” que oriunda da cidade vizinha de Itabuna, invadiram via Rio Cachoeira o oceano Atlântico e literalmente deixaram a praia da Av. Soares Lopes desfigurada. Impressionante o volume!
Deixamos de reportar os gols e detalhes do Campo Grimaldo em virtude dos capitães Erisvan e Crispiniano não haver entregado as ocorrências da partida à equipe da reportagem. Deste campo só se sabe que o time do Capitão Crispiniano levou uma balaiada.
Observação:
O promotor de eventos e atacante Zezinho da Baixa Fria, anuncia que o quadrangular com o apoio dos avepianos Paulo Carqueija e Crispim Vidros terá início às 8 horas do dia 7 de setembro no estádio Mario Pessoa. Aos partícipes (associados da AVEP e convidados) avisa para não esquecerem da previamente estipulada da colaboração, do quilo de alimento para fins filantrópico, e do meião e chuteira, só não valendo bota ‘sete léguas’.
Heckel Januário
TFFAs em busca de reconhecimento
Revista Mercado Edição 53
TFFAs em busca de reconhecimento
Da Redação
“Nós não fiscalizamos só para trazer divisas ao país, mas para a saúde de toda a população” Laudelino Duarte Ritta Presidente da Anteffa
Uberlândia sediou, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, o V Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (CNTFFA). O evento, além de reunir profissionais da área e celebrar 10 anos de fundação da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa), teve como objetivo reafirmar o compromisso da categoria em seguir com a união de todos na luta por reconhecimento, em todas as esferas, pelo trabalho que realizam dentro do setor agropecuário.
“Nós não fiscalizamos só para trazer divisas ao país, mas para a saúde de toda a população”, costuma dizer Laudelino Duarte Ritta, presidente da Anteffa. Por isso, ele quer mais reconhecimento para o órgão que preside e que atualmente congrega cerca de 2,8 mil técnicos de fiscalização, cujo trabalho garante a qualidade dos alimentos, desde a produção à industrialização, para atender tanto o mercado interno quanto o externo.
Apesar da maior notoriedade e da respeitabilidade cobrada pela Anteffa pelo trabalho desenvolvido por seus associados, o órgão já goza de certo prestígio, o que ficou evidente na lista de algumas das autoridades que prestigiaram a abertura do V CNTFFA, tais como: o deputado federal Gilmar Machado (PT/MG); o coordenador geral de Gestão Estratégica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Elieser Correia; o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz; o superintendente federal de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Geraldo Emídio Júnior; o coordenador geral de administração de pessoas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Luiz da Silva; e o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, deputado Silas Brasileiro. Além desses, outro destaque foi a presença de Luiz Alberto dos Santos, da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, que também foi o responsável pela palestra magna do evento.
Durante o evento em Uberlândia, o presidente da Anteffa, Laudelino Duarte Ritta, concedeu entrevista à MERCADO, quando explicou em mais detalhes quem são, o que fazem e como é a relação dos TFFAs com o governo federal.
MERCADO – Quem são os TFFAs?
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Jabes confirma nova fase do Projeto Viva o Morro
Em visita ao Alto Aureliano, nesta terça-feira, 4, o candidato a prefeito Jabes (PP), ressaltou o compromisso de reestruturar os morros de Ilhéus, dando continuidade ao Projeto Viva o Morro. Acompanhado do vice, Cacá (PMDB), e dos candidatos a vereador da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes analisou as carências do local e debateu os interesses da comunidade, em conjunto com os moradores.
A principal necessidade relatada pela maioria dos moradores do Alto Aureliano é a dificuldade de mobilidade, por isso reivindicam a construção de uma via para o tráfego de veículos. Jabes garantiu que na nova fase do Projeto Viva o Morro todos os altos carentes desse tipo de acesso serão contemplados. “Logo no início do governo, teremos uma comissão formada por engenheiros e arquitetos para realizar estudos nessas áreas acidentadas. O projeto será enviado ao Governo Federal, e com essa parceria iremos realizar as obras que os morros tanto precisam. É um compromisso de vida”, enfatiza.
Os demais problemas enfrentados pelos moradores do Alto Aureliano são semelhantes aos dos ilheenses que residem nos morros de Ilhéus. Contenções desabando, escadarias destruídas, mato e lixo nas ruas são reflexos do desgoverno dos últimos oito anos. A doméstica Angélica dos Santos, 48 anos, moradora da 7ª travessa, demonstra seu descontentamento com a atual gestão. “Os benefícios que temos aqui foram obras de Jabes; depois disso ninguém fez mais nada” afirma.
——————————————————-
AGENDA DE JABES E CACÁ – QUARTA-FEIRA (05.09)
Quarta-feira (05.09)
09 h – Corpo a corpo no Alto Paquetá e Candeias; concentração na Policlínica Halil Medauar.
15h30 – Corpo a corpo no bairro N. S. da Vitória; concentração na praça do bairro.
19 h – Reunião das mulheres no escritório político da campanha (Av. Canavieiras).
20 h – Reunião no Morada do Bosque (Associação de Moradores).
Atenciosamente,
Martini rompeu as fronteiras rígidas de sua instituição
04.09.12 – Mundo
Martini rompeu as fronteiras rígidas de sua instituição
Luiz Alberto Gómez de Souza
Sociólogo, diretor do Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião da Universidade Candido Mendes
Adital
Há personalidades irradiantes, como Gandhi, Luther King, Rosa Luxemburgo ou Helder Camara que não podem ser aprisionadas às instituições às quais pertenceram. São patrimônios da humanidade. O mesmo se dá com Carlo Maria Martini, que acaba de partir. Lendo sobre as exéquias de Martini em Milão, onde fora cardeal-arcebispo, me vem à mente outras, que participei em Roma, por ocasião da morte de Enrico Berlinguer, secretário-geral do Partido Comunista italiano. Longas filas de gente simples, que queria dar seu último adeus àquele que chamava as forças até então opostas a um compromisso histórico. Muitos se detinham diante do féretro e, muito à italiana, depois da saudação com o punho esquerdo fechado, faziam o sinal da cruz.
Sinto que a Martini homenagearam cristãos, crentes de outras religiões e não crentes. Ele dissera uma vez, parafraseando Teresa de Calcutá: “não podemos tornar Deus católico”, isto é, reduzido a uma instituição. Com as devidas proporções, o testemunho de Martini foi além de sua condição de cardeal da Igreja Católica. Padre jesuíta, notável especialista em Bíblia, fora diretor do Instituto Bíblico de Jerusalém e da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, depois convocado de surpresa por João Paulo II para tornar-se arcebispo de Milão, na cátedra de Santo Ambrósio, de onde saíra anos antes Montini para vir a ser Paulo VI.
Desde o início não quis fechar-se no diálogo interno de sua diocese. Com o filósofo Massimo Cacciari, que foi prefeito de Veneza e militante do antigo Partido Comunista, fez um primeiro desenho do que seria a “Cátedra dos não crentes”, para debater com um amplo público os grandes temas da sociedade. Sinal e testemunho de pluralismo num mundo fechado em ideologias em conflito.





























































