:: ‘Notícias’
Jabes assume compromissos com moradores do Alto do Basílio
Durante a manhã desta sexta-feira, 31, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus Jabes Ribeiro (PP) caminhou pelas ladeiras do Alto do Basílio e divulgou as principais propostas da próxima gestão, com destaque para a nova fase do Projeto Viva o Morro. Ao lado do vice Cacá (PMDB) e candidatos a vereador, sinalizou prioridade para a reestruturação das redes de educação e saúde, do polo turístico, dos equipamentos culturais e históricos que estão sucateadas, além de um eficiente programa de regularização fiscal do município.
A visita foi recebida com emoção e alegria pelos moradores, que ressaltaram as realizações de Jabes no Alto do Basílio, entre elas pavimentação e construção de escadarias, passarelas e contenção de encostas no local e áreas adjacentes; construção e urbanização da Praça Francisco Lavigne; construção do centro de saúde e da escola municipal e reforma do cemitério. Obras que foram abandonadas pelos últimos prefeitos de Ilhéus.
Casa dos Artistas / Programação de Setembro
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito)
Professora Carmelita visita reitoria da Uesc e defende mais parcerias
Final de semana de céu ensolarado e sem chuvas na maior parte da Bahia
As condições do tempo para os próximos dias na Bahia continuam sendo influenciadas pela massa de ar quente e seco, que vem atuando há várias semanas sobre grande parte do Brasil. Com a intensificação dessa massa de ar, as temperaturas continuam em elevação, principalmente nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado, onde as máximas poderão chegar aos 34°C.
A persistência desse sistema meteorológico continua contribuindo na redução da umidade do ar, a valores relativamente baixos, com índices podendo chegar aos 20%. Com essa previsão, toda a faixa centro-oeste e norte da Bahia continua em estado de atenção, principalmente, em relação às queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.
Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que mesmo enfraquecidos, deixam o céu parcialmente nublado a claro. Eventos de chuvas fracas e isoladas estão previstos apenas para as regiões do Recôncavo e Sul, sendo estes mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Nessas regiões do Estado, as temperaturas deverão variar entre mínimas de 17°C (nas áreas serranas) e máximas de 31°C (nas áreas próximas ao litoral).
Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 10°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e sem chuvas.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão poucas mudanças, onde os valores previstos deverão variar de 20°C (mínimas) a 27°C (máximas).
Maré
Entre os dias 31/08 (sexta-feira) e 02/09 (domingo), a altura máxima da maré deverá atingir valores de 2,0 a 2,5 metros em torno das 04h00min e das 16h00min. Já as alturas mínimas deverão ser registradas em torno de 10h00min e das 22h00min, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para o período de 31 a 02 de setembro deverão variar de 09 a 11, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Ascom/Inema
Legião da Boa Vontade
Apocalipse e esperança
Paiva Netto

Paiva Netto
Em 3 de abril de 1991, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, tive a oportunidade de, pregando, dirigir-me aos que me honravam com a sua atenção:
A Profecia serve para alertar, fortalecer e dar esperança. Ela assusta apenas os que não a querem estudar sob a Intuição de Deus, os quais, por isso, vivem atemorizados. O Apocalipse não foi feito para apavorar com os caminhos obscuros do mistério, mas para iluminar as estradas da nossa vida, porque Apocalipse significa Revelação. E, como é Revelação, mostra-nos o que estava oculto. E, se descobrimos o que estava encoberto, perdemos o temor das coisas. O desconhecimento é o pai e a mãe da ignorância, a geradora do medo.
Esse breve comentário faz parte de meu livro “Jesus, o Profeta Divino”, da Editora Elevação. Nesse despretensioso trabalho, procuro demonstrar a universalidade do ensinamento do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Cada vez que se conhece e entende melhor Jesus, a vivência do mais abrangente ecumenismo se torna realidade entre as criaturas humanas.
PROFESSOR HERMÓGENES
Recentemente entrevistado pela equipe da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o professor José Hermógenes de Andrade Filho, pioneiro em terapias holísticas no Brasil, encaminhou-me exemplar de “O Presente”, com fraterna dedicatória: “Irmão Paiva Netto, entrego, confio, aceito e agradeço. Você é o ‘O Presente’ que Deus quer. J. Hermógenes”.
Da obra, trago-lhes uma passagem que vem ao encontro do Natal Permanente da Legião da Boa Vontade (LBV), que a tantas Almas socorre e ampara todos os dias: “Tenha sempre diante dos olhos espirituais o fato de que Deus, com todo seu poder e glória, não paira muito longe, em algum remanso cósmico longínquo, mas está dentro de você. Adore-O em seu altar de tranquilidade e silêncio. Sirva-O na pessoa necessitada. Garanto que Jesus celebra, no templo de seu coração, não uma vez por ano, mas em todos os dias, o mais Radioso Natal”.
SAMUEL RAWET
Recebi do nobre dr. Ariel Apelbaum o título “Samuel Rawet — fortuna crítica em jornais e revistas”, organizado por Francisco Venceslau dos Santos, com a seguinte dedicatória: “Ao Irmão Paiva Netto, com carinho do amigo Ariel Apelbaum”. Será um prazer me inteirar mais sobre o dr. Samuel Rawet (1929-1984), judeu-polonês, ilustre personagem de nossa história. Brasília está aí para confirmar. Além de contista, romancista, dramaturgo e ensaísta, foi engenheiro de cálculo de concreto armado, integrante da equipe da Novacap, quando trabalhou nos cálculos para a edificação do prédio do Congresso Nacional.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
Jabes vai recuperar a saúde no Teotônio Vilela
A funcionária do Centro de Saúde Euller Azaro, Cláudia Barbosa, denuncia que as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) não possuem remédios, faltam médicos e o atendimento é um caos. “Os médicos só trabalham uma ou duas vezes na semana, e o povo sofre para marcar um exame”, reclama. Jabes garantiu que vai recuperar a rede municipal de saúde não só no Teotônio Vilela como também em todos os bairros de Ilhéus.
Ilheenses de todas as idades acolheram com carinho Jabes e Cacá no corpo a corpo do Teotônio Vilea, mas quem “roubou a cena” foi Marina Santos Aleluia, de apenas quatro anos, que apesar de tão nova, já sabe o que é melhor para Ilhéus. “Minha avó, vem aqui na porta, que a esperança vai passar”, gritou a pequena quando viu Jabes.
Nas Ruas Belo Horizonte e Padre João Borges, antiga rua Azul, os moradores se queixam da falta de pavimentação e do lixo espalhado em todo canto. “Quando chove aqui nessa rua, o barro invade a casa, dá vontade de chorar”, desabafa a dona de casa Marilu de Jesus, 66 anos, moradora da Rua Belo Horizonte.
Adeildes Santos, 42 anos, moradora da Rua Genésio Santos, reclama que as crianças não têm onde brincar e aponta que o espaço onde existe uma vala de esgoto na rua coberta pelo mato poderia ser uma praça ou um parque. Jabes se comprometeu a incluir esse local no seu projeto de criação de áreas de convivência em toda a cidade.
——————————————–
Agenda de Sábado (01.09)
08 h – Corpo a corpo na Lagoa Encantada.
15h30 – Grande caminhada na Barra, com início no Parque Infantil.
19 h – Reunião com lideranças.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
AGENDA – PSOL
Jorge Luiz e Coronel Batista
SEXTA-FEIRA (31)-
08 HORAS: Visitação em: Carobeira, São José, Novo Ilhéus
14 HORAS: Visitação em: Igreja Santa Terezinha- Alto da Esperança e Carvalho
Prefeitura Municipal de Ilhéus

Condema aprova Plano da Mata Atlântica de Ilhéus
Prefeitura aprimora legislação tributária para criar o conselho de contribuinte
Presidente da Câmara elogia prefeito pela ampliação de atuação do Samu
Remoção de catadores foi um dos últimos passos para a requalificação do Aterro de Itariri
Odontomóvel beneficia bairros e distritos de Ilhéus
Nota em Defesa Dos Direitos Dos Povos Indígenas
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou hoje, 30 de agosto, uma nota em defesa dos direitos dos povos indígenas em referência à Portaria 303, da Advocacia Geral da União (AGU), prevista para entrar em vigor no próximo dia 24 de setembro.
Leia abaixo a nota:
Em defesa dos direitos dos povos indígenas
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília de 28 a 30 de agosto de 2012, solidário aos povos indígenas ameaçados em seus direitos, vem manifestar sua preocupação e discordância em relação à Portaria 303, da Advocacia Geral da União (AGU), prevista para entrar em vigor no próximo dia 24 de setembro.
Juntamente com o Projeto de Lei 1610/1996 e as Propostas de Emendas Constitucionais 215/00 e 038/1999, que tramitam, respectivamente, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, esta Portaria reflete uma política que beneficia diretamente os interesses de terceiros sobre as terras dos indígenas e das comunidades tradicionais e camponesas. É, portanto, uma violência contra esses povos e uma ameaça à sua vida!
Com a Portaria 303, a AGU dificulta os processos de reconhecimento e demarcação dos territórios tradicionais, facilitando a exploração, especialmente dos recursos hídricos e minerais das terras já demarcadas e desrespeitando o direito de consulta aos povos. Favorece, além disso, a desconstrução da legalidade dos direitos dos povos indígenas e a legitimação da ilegalidade do esbulho das suas terras. Por meio deste instrumento, a AGU ignora o artigo 231 da Constituição Federal e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Equivoca-se a AGU ao respaldar a Portaria nas “Condicionantes” estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Petição 3388, relativo à demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, uma vez que resta, ainda, aos Ministros da Corte Suprema a apreciação de Embargos de Declaração. As “Condicionantes” não possuem efeito vinculante e, portanto, não se aplicam às demais terras indígenas do país, nem tão pouco, pode a sua aplicação ser retroativa.
A Portaria significa um vilipêndio ao direito irreparável dos irmãos indígenas, posto que quando o Estado Nacional foi instituído essas populações já viviam em terras brasileiras. Pode, além disso, ampliar ainda mais a violência contra os povos indígenas no país que, só neste ano, já tiveram 30 de suas lideranças assassinadas. Sua manutenção fará aumentar a vergonhosa dívida social que o Brasil acumulou com os indígenas ao longo de sua história.
Apelamos, portanto, ao Governo Federal e à AGU que revoguem a Portaria 303, eliminando, assim, a iminente injustiça que se cometerá contra os povos indígenas caso entre em vigor.
A hora é de reparar erros e evitar mortes! Deus, Senhor de todos os povos, nos inspire nos caminhos da vida, da justiça e da paz!
Brasília, 30 de agosto de 2012
Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
ESTÁ CHEGANDO A HORA / II Torneio de Pesca CASA DO PESCADOR
Amigos Pescadores
Ta chegando a hora tão esperada por muitos pescadores, o II TORNEIO DE PRAIA CASA DO PESCADOR vem acontecer no PRÓXIMO DOMINGO dia 02/09/2012, o prêmio é uma moto 110cc, quem sabe é você quem vai sair de lá pilotando essa moto?
Venha, participe com seus amigos e familiares.
—
Com a intenção de incentivar a pesca esportiva na região, em 2 de Setembro desse ano vem acontecer o II Torneio de Pesca de Praia da CASA DO PESCADOR, na praia do Sul, na antiga Barraca do Miguel, próximo ao clube AABANEB, será uma reunião entre amigos buscando o prêmio de 1 moto 0 Km para o 1° lugar entre outros prêmios para os demais competidores, esperamos competidores de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Bahia, no ano passado o evento foi considerado um sucesso segundo os participantes, e neste momento queremos convidar vc e sua família para participar deste torneio, a CASA DO PESCADOR terá satisfação em receber todos com alegria e muitos prêmios. Em breve mais noticias do evento.
OBS.: Lembrando que as inscrições já estão abertas e tem o valor de R$ 60,00 para as primeiras 50 duplas, as demais inscrições terão o valor de R$ 80,00.
ATENÇÃO
* Leiam o regulamento em anexo e tirem suas duvidas antes do evento.
* No dia do evento teremos fiscais de prova que estarão atentos a contabilidade dos peixes.
* O fiscal tem autoridade para vistoriar equipamentos, acessorios (bolças, caixas termicas), iscas entre outros.
* Caso ocorra suspeita de irregularidade com alguma dupla, procure os fiscais da prova.
Marcelo Caldas
CASA DO PESCADOR
CNPJ: 11167288000100
73 3634-5692
casa-do-pescador@hotmail.com

Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias




























































