WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Brasil quer fim do cacau importado em 5 anos

Novas pesquisas buscam elevar a produtividade da planta em 361%

Deficit entre produção e consumo, que pode chegar a 1 milhão de toneladas no mundo, preocupa indústria

Joel Silva/Folhapress
Funcionários cortam cacau colhido em área de pesquisa da multinacional Mars em Barro Preto, cidade do sul da Bahia
Funcionários cortam cacau colhido em área de pesquisa da multinacional Mars em Barro Preto, cidade do sul da Bahia

VENCESLAU BORLINA FILHO
ENVIADO ESPECIAL A BARRO PRETO (BA)

A vassoura-de-bruxa devastou plantações e colocou o Brasil na posição de importador de cacau. Agora, passados 23 anos do surgimento da praga, o país persegue o objetivo de atingir a autossuficiência a partir de 2017.

Uma das principais ações para cumprimento da meta acontece em Barro Preto, município localizado ao sul da Bahia (a 447 km de Salvador), numa parceria entre o governo federal e a fabricante mundial de alimentos Mars.

Por meio de pesquisas em desenvolvimento, eles pretendem elevar em 361,5% dos atuais 195 quilos, em média, para 900 quilos- a produtividade de cacau por hectare na região, famosa pela tradição de Ilhéus.

A crescente demanda de cacau pela indústria do chocolate é o principal fator para a reação, mas também estão em jogo a recuperação da economia e a manutenção da atividade dos cerca de 60 produtores de cacau brasileiros.

Somente na última safra (2011/2012), a procura por cacau exigiu a importação de pelo menos 80,4 mil toneladas da fruta. A produção nacional alcançou 245,4 mil toneladas, sendo a maior contribuição a da Bahia -63,6%.

O deficit da produção mundial, que pode chegar a 1 milhão de toneladas até 2020, segundo cálculos da indústria, aumenta a preocupação.

Dados recentes da ICCO (Organização Internacional do Cacau) apontaram queda na produção de 319 mil toneladas na última safra, de 4,3 milhões de toneladas, em relação à anterior, em razão de problemas nas lavouras da Costa do Marfim, maior produtor mundial.

“A autossuficiência brasileira é garantida com aumento da produtividade. Estamos caminhando para isso e ainda teremos menos exposição aos riscos, como doença”, disse o diretor da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Jay Wallace da Silva Mota.

GENOMA

As pesquisas têm como objetivo identificar, até meados de 2015, uma nova variedade de cacau que possa garantir produtividade, resistência à vassoura-de-bruxa e mais sabor ao chocolate produzido.

Em 2008, a Mars iniciou o mapeamento do genoma dos três tipos de cacau existentes até então -criollo, forasteiro e trinitário- e concluiu que havia outros nove. A iniciativa possibilitou cruzamentos de variedades, que atualmente são testados no MCCS, o centro de pesquisas em cacau da Mars, em Barro Preto.

“Com a identificação do genoma, o processo de mapeamento genético de uma planta, que antes durava 25 anos, agora pode ser concluído em até cinco anos”, disse o diretor científico do MCCS, Jean-Philippe Marelli. Um dos cruzamentos realizados apontou uma variedade com características para acrescentar mais sabor ao chocolate. Outras variedades apresentaram tolerância à vassoura-de- bruxa ou elevada produtividade.

Segundo a Ceplac, as mudas e sementes de uma nova variedade poderão ser distribuídas pelo governo após a sua certificação. Na Bahia, uma biofábrica já produz mudas para os cacauicultores.

O governo também busca obter, até 2014, o registro de indicação geográfica do produto no sul da Bahia. O documento garante identidade, reputação e valor ao cacau.

FOLHA DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/65319-brasil-quer-fim-do-cacau-importado-em-5-anos.shtml

Teotônio Vilela está em peso com Jabes

Jabes / Vilela

Depois de ter realizado quatro visitas (corpo a corpo) no Teotônio Vilela, a Coligação Por Amor a Ilhéus agitou o bairro com uma grande caminhada da vitória, na tarde de sábado, 8. O candidato a prefeito, Jabes Ribeiro (PP), comandou a multidão que traduziu o favoritismo do 11 nas eleições do dia 7 de outubro pelas ruas que pavimentou quando governou a cidade.

Ao lado do candidato a vice-prefeito, Cacá (PMDB), do deputado estadual José de Arimatéia (PRB), vereador Jailson Nascimento e dos candidatos a vereador da coligação, Jabes foi ovacionado pelos moradores do “Vilelinha de Açúcar” – apelido carinhoso do bairro que mais cresce em Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

CEPLAC – GOVERNO ALTERA OS VALORES DE SUBSÍDIO PARA SAÚDE

Em janeiro de 2013, a União vai alterar o valor de sua participação no custeio do plano de saúde dos servidores federais. Os valores terão reajustes entre 15% e 30%. Além disso, o número de faixas etárias vai aumentar de cinco para dez.

Com as alterações, o piso da participação do governo federal passará de R$ 72 para R$ 82,83. O teto será elevado de R$ 129 para R$ 167,50. Com a União pagando mais, o servidor poderá economizar na mensalidade de seu plano ou buscar uma assistência mais ampla sem gastar mais. 


A melhoria no custeio da assistência médica do funcionalismo faz parte das negociações entre o governo e os sindicatos para incrementar os benefícios indiretos do funcionalismo.


Confira os valores da participação — atuais e novos.

 Veja aqui os valores da contrapartida do plano

Rezende.

Espetáculo Terço Insano traz Irmã Selma para Ilhéus

Irmã Selma

O ator Octávio Mendes (Terça Insana e A Praça é Nossa (SBT)) se apresenta nos dias 15 às 21 horas e 16 de setembro às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, com o espetáculo Irmã Selma e seu Terço Insano. O show de humor que tem o slogan “O hábito de fazer rir” é um monologo que contém as cenas e personagens que se tornaram consagrados na época em que o ator fez parte do grupo Terça Insana e outros populares criados pelo mesmo, como Irmã Selma, uma freira humorista; a cantora Xanaina, Maria Botânica, uma atriz e cantora, Mônica Goldstein, uma apresentadora de um programa de TV sensacionalista; um Ex Gay, um cara que mudou de vez; entre outros. Os ingressos custam R$40 (inteira); R$ 20 (meia) e estão a venda no Stand do Karioca, Academia Tônus e na bilheteria do teatro. Realização: Faze Produtora e oferecimento da Porto Seguro e Avianca.

O ator – Octavio Mendes é autor e diretor formado pela Escola de Artes Dramáticas e esteve em inúmeras novelas como “Mulheres Apaixonadas”, “Retrato de Mulher”, “Da Cor do Pecado”, “O Direito de Nascer” e séries como “Carga Pesada” e também de diversos programas de TV e comerciais.

Foi indicado ainda ao prêmio Shell como autor pela peça “Sacrilégio”. Tendo elegido a comédia como gênero de sua preferência, Octávio Mendes escreveu e encenou quadros antológicos que fizeram enorme sucesso no “Terça Insana”, espetáculo do qual foi um dos fundadores.

SHUF !!!!!


Esse é o brimo, bode, médico cirurgião geral, Antonio Carlos Sales Rabat o conhecidíssimo NEM.
Ultimamente tá parecendo uma andorinha porque não para de vuar. Desta feita pousou e posou em Recife. Imagine a emoção de Leonardo Boff um dos teólogos mais respeitados do mundo no momento em que autografava o livro pra Nem. Tenho certeza que Boff tremeu e deve ter tido um piripaque.
Nem, simples que só ele, nem thum.
Celebridade é bom porque já está acostumada com o assédio dos fãs …
Shuf !!!!
Bjo, Nem!.


Ah! adorei seu cabelo novo rsrsrsrsrsrs
E na próxima diminua o peso e a quantidade das coisas que você carregar para não comprometer a coluna e não dar trabalho pros ortopedistas.
AFFFF!!!!, até o bolso tá “istufado” rsrsrsrsrs

PM deve divulgar novo edital de concurso até dia 14

Vaner Casaes | Agência A TARDE

  • Turma de 2010 do curso de formação de oficiais da PM

A Polícia Militar vai divulgar, até o dia 14 de setembro, o edital do concurso para Formação de Oficiais, que havia sido cancelado no dia 28 de agosto.
O número de vagas oferecidas diminui de 300 para 120 vagas. O motivo da redução não foi informada.

A seleção é composta por duas etapas, sendo a primeira de exame de conhecimentos, que consiste em provas objetiva e discursiva (redação). Na segunda fase, os candidatos são submetidos a testes psicológico, médico-odontológico, aptidão física, além da investigação social.

A TARDE ON  LINE

http://atarde.uol.com.br/materias/1452058

Jabes quer transformar o Salobrinho em bairro universitário

Jabes / Salobrinho

O próximo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), garantiu durante reunião com moradores do Salobrinho, na sexta-feira, 7, apresentar um projeto à reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, para tornar o Salobrinho um bairro universitário na sua próxima gestão, em parceria com a universidade. O encontro contou com a presença do candidato a vice-prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Cacá (PMDB), e postulantes ao Legislativo Jamil Ocké (PP), Jorge Maravilha (PMDB), Luciano Luna (PSB), Lia Zulú (PRTB) e Claúdio Magalhães (PC do B).

:: LEIA MAIS »

Moradores da Esperança declaram apoio a Professora Carmelita, diz assessoria

Carmelita / Av Esperança

Alegria, esperança, fé e muitos abraços. Assim foi a visita da candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita (PT), do candidato a vice-prefeito Mário Alexandre, da deputada Ângela Sousa e dos candidatos a vereador da coligação Ilhéus Mais Forte à Avenida Esperança. Por onde passava, Professora Carmelita era cumprimentada pelo povo, que declarava o apoio e dizia que agora chegou a vez de uma mulher administrar a cidade. “Dilma mostrou que é competente. Agora chegou a vez de Ilhéus também ter uma mulher tomando conta desta cidade”, disse a manicure Alessandra Alves Souza. “Estamos cansadas desses homens que prometeram tudo antes das eleições, mas que quando foram prefeito esqueceram o povo. Ficam lá trancados no gabinete e não recebe ninguém. Mas Ilhéus vai dar um basta neles e vai eleger uma mulher pra dar jeito nessa cidade”, complementou a manicure.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS/ DESFILE/ 7 DE SETEMBRO 2012

2012

Veja FOTOS clicando AQUI e depois na seta para AVANÇAR.

PM / Novo comando para o centro da cidade de Ilhéus

Vi e vou mostrar abaixo a exoneração do comandante da 68ª CIPM, Major PM GUSTAVO HENRIQUE DANTAS REBOUÇAS. O novo comandante é o Major PM JOSÉ DIOGENES CÂMARA ALVES. Não sei como funcionam as coisas na PM mas, quando lí, fui na categoria “SEGURANÇA” aqui no site (lado esquerdo) para dar uma olhada no movimento daquela CIPM. Verifica-se, facilmente, que as ações empreendidas pelo Major Gustavo e sua equipe podem ser consideradas boas. São fotos e informações que ratificam o dito. Independente dos feitos da 68ª CIPM percebeu-se o clima de motivação e interesse dos PMs no exercício diário das suas funções.  Viaturas, armamentos tudo perceptível para que “olha para ver”.

O centro está ficando complicado de cuidar. Roubos e assaltos se avolumam, a bandidagem perdeu o medo e cai pra dentro na tora mesmo e estamos com medo do crescente número de ocorrências por aqui. Sem entender muito do operacional da PM estou opinando apenas pelo que passou por aqui (fotos e textos) e via na rotina do pessoal de lá aqui da janela e nos papos com alguns patrulheiros.

Desejo para o Major Gustavo toda sorte do mundo. Não o conheço, não sei nada dele só sei que o trabalho da 68ª CIPM enchia os meus olhos.

O Major Câmara vai ter todos os olhos cravados nele. Vamos (povo)  esperar que o seu trabalho se sobreponha ao do seu antecessor. A sociedade ilheense vai cobrar porque ela não está muito satisfeita com as “ações” da governadoria aqui no nosso terreiro.

Já estamos colocando para o Major Câmara o mesmo espaço usado por todos que cuidam da segurança na nossa cidade para que ele nos encaminhe, em forma de releases, as suas incursões para que possamos mostrar, no dia a dia, como estaremos sendo cuidados.

Paz e Luz para Gustavo e Câmara.

Fiquem com  DEUS (Sempre!).

Rabat.

————————————————————————————————————————————-

O VICE-GOVERNADOR, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,
R E S O L V E
exonerar o Major PM GUSTAVO HENRIQUE DANTAS REBOUÇAS, matrícula nº 30.213.923-0, do cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar – Ilhéus, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.
nomear o Major PM JOSÉ DIOGENES CÂMARA ALVES, matrícula nº 30.177.197-4, para o cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar – Ilhéus, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 06 de setembro de 2012.
OTTO ALENCAR
Governador em exercício

Qual a verdadeira razão disso tudo?

Olá,


Nesta semana a cidade de Ilhéus foi sacudida por alguns acontecimentos que nos levam para uma necessária e urgente reflexão.
Aqui na redação chegaram notícias envolvendo mortes cujas idades oscilaram entre 14 e 19 anos e um de 24 anos de idade.
Atente, preocupado leitor, para as idades. Jovens estão ficando pelo caminho, as famílias num processo acelerado de desestabilização e, no centro disso tudo, na grande maioria dos casos, a DROGA figura como razão principal. Será que somente a DROGA é, realmente, a causadora disso tudo? Não seria cômodo para os governantes direcionar o caos para ela e, por conta disso, se eximir das políticas públicas voltadas para nossos meninos? Jã não está passando da hora de perguntarmos o que esses governantes (O ESTADO) tem feito para desviar os meninos desse caminho que, PELO QUE SE OBSERVA, NÃO TEM VOLTA? Por que as verbas para as áreas e assistência social não chegam na ponta?
A grande verdade do mundo é que além do pânico que vai se instalando na sociedade (ausência do ESTADO) essa apatia, descaso e desinteresse para encarar o problema de frente nos leva a assegurar (lamentavelmente) que o ESTADO quando se ausenta passa a ser tão criminoso quanto os bandidos que matam nossas crianças, contribuem para a ausência de perspectiva no quesito investimento na juventude e nos matam de tristeza diante desse caos que, aos poucos mas, de maneira progressiva, está instalado nas nossas portas. O que até então acontecia nos limites do município, nos cantos da sede viraram rotina no centro e não importa o endereço. Isso só vem a ratificar o crime que o ESTADO pratica quando não chama para si a responsabilidade para, pelo menos, minimizar esse caos que se instala, diuturnamente, deixando a sensação do seu aval por ser mais simples e menos trabalhoso do que a ação que nós estamos aguardando e que nunca chega …

Rabat.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CIDADES

CONSUMIDOR

DIREITOS HUMANOS

EDUCAÇÃO E CULTURA

POLÍTICA





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia