:: ‘Notícias’
Medida preventiva.
Medida/abordagem preventiva.
A rua Bento Berilo, centro de Ilhéus, tem sido alvo de constantes assaltos/roubos.
A PM deverá intensificar essas ações preventivas que contam com o apoio de todos.
Que essas ações aconteçam diariamente.
Parabéns!.
Ilhéus contará com medidas de conservação de Mata Atlântica
O município de Ilhéus vai passar a contar com um importante instrumento de gestão ambiental e estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica. Trata-se do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus, que será apreciado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema de Ilhéus, numa reunião extraordinária no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, às 16h. A iniciativa foi resultado do projeto realizado pela ONG Grupo Ambientalista da Bahia, com apoio da Chamada PDA, do Ministério do Meio Ambiente e em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e apoio da sociedade civil organizada.
A partir da aprovação pelo conselho, o plano poderá ser implementado e executado pela prefeitura de Ilhéus, com apoio do Condema e da sociedade civil, que estiveram diretamente envolvidos com a construção do documento. Para Ilhéus, o documento será decisivo para proporcionar o maior conhecimento e mapeamento do bioma da Mata Atlântica, verificando áreas que merecem proteção e maior intervenção. Ilhéus conta com uma das mais expressivas coberturas de Mata Atlântica do País, alcançando 66% de mata nativa e cabruca/cacau.
O Gambá vem desenvolvendo ações voltadas para a disseminação dos planos municipais de mata atlântica em municípios do nordeste, contribuindo de forma mais sistemática na construção do instrumento em Ilhéus e em Glória do Goitá, município da Zona da Mata Pernambucana. A entidade promoverá uma capacitação para elaboração e implementação dos planos em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com vagas para municípios do Ceará e Piauí.
Maria Regina Canhos Vicentin / Profissão: psicólogo
Em 27 de agosto comemoramos o dia do psicólogo. Profissional dotado de uma sensibilidade ímpar, o psicólogo é chamado a atuar em diversos segmentos. Onde existem pessoas, naturalmente deve haver o trabalho psicológico, pois a psicologia está relacionada ao ser humano e seu sofrimento psíquico. Inúmeros são os que ainda temem a intervenção terapêutica julgando tratar-se de um procedimento utilizado somente para os insanos. Desconhecem que a psicologia ampara a pessoa em todos os seus momentos, auxiliando-a no âmbito emocional, profissional e familiar. Psicólogo não é quem cuida de louco e sim quem auxilia pessoas em sofrimento psíquico e emocional. Também é quem ajuda na escolha profissional. Quem avalia a prontidão escolar, o nível de inteligência, os desvios de caráter, os problemas de comportamento e aprendizagem, os desajustamentos conjugais e sexuais, as neuroses e psicopatias. Enfim, o psicólogo é uma pessoa instrumentalizada para auxiliar o ser humano em suas dificuldades.
Caravana de Carmelita visita Juerana, Tibina, Retiro, Ponta do Ramo e Tulha
Conhecer os problemas dos moradores da zona rural e discutir com cada cidadão do interior os projetos de desenvolvimento e de transformações para a cidade. Esse é o objetivo da Caravana da Vitória da candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), que vem percorrendo todo o interior do município. E neste domingo (26) a Caravana da Vitória visitou os distritos, vilas e povoados de Juerana, Retiro, Tibina, Ponta do Ramo e Ponta da Tulha, na zona norte do município. Esquecidos pelo poder público e vítimas de promessas de governos que já administraram a cidade, mas que nada fizeram pelas comunidades do interior, os moradores fizeram questão de abraçar Professora Carmelita, o vice-prefeito Mário Alexandre e a comitiva formada por diversos candidatos a vereador e disseram que agora chegou a vez de uma mulher competente, preparada e de mãos limpas administrar o município de Ilhéus.
Em Juerana, a candidata a prefeita de Ilhéus conversou com os moradores e falou do seu projeto de transformar definitivamente aquele local em um ponto turístico, apoiando e consolidando os eventos e festas e criando toda uma infraestrutura para receber os visitantes. Professora Carmelita também falou da necessidade de uma atenção maior para os moradores do local, investindo numa educação de boa qualidade, num atendimento médico melhor, com médicos, enfermeiros e medicamentos, reafirmou o compromisso de ampliar os programas social e garantiu a formação de cursos voltados para a qualificação de jovens e adultos, para que sejam preparados para o mercado de trabalho.
Legião da Boa Vontade
Incentivo à leitura
Paiva Netto

Paiva Netto
Concorrido evento no Rio de Janeiro reuniu imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), atores e personalidades para o lançamento do “Livro das Horas”, da nobre escritora e acadêmica Nélida Piñon.
Nesta obra, a autora reflete de forma envolvente sobre a vida, partilha ideias com autores clássicos como Homero e Sófocles e, ao mesmo tempo, interage com grandes escritores contemporâneos: “Não tenho filhos, mas leitores, capazes por si sós de defenderem a civilização contra os avanços da barbárie. A eles nomeio sucessores de uma linhagem irrenunciável”.
Muito gentil, a querida Nélida Piñon assim me endereçou um exemplar do seu trabalho: “Ao querido presidente Paiva Netto, sempre notável homem de cultura e de causa humanística. Da admiradora Nélida Piñon. Rio, 15/8/2012”.
CRIANÇAS DA LBV FALAM À CBN
Alunos do Instituto de Educação da LBV, em São Paulo/SP, marcaram presença na 22ª Bienal Internacional do Livro da capital paulista, que se encerrou no dia 19. Entre as atividades, descontraidamente participaram da Oficina de Rádio da CBN. Aos comunicadores Fábio Pawlyszyn e Oswaldo Bruno, as crianças concederam entrevistas, falando da alegria de estarem na Bienal e do incentivo recebido, na escola da LBV, por intermédio do Programa Permanente de Leitura.
ATLETA FERNANDA GARAY
O Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade, da LBV em Porto Alegre/RS, homenageou a atleta Fernanda Garay, atacante da seleção brasileira de vôlei bicampeã olímpica em Londres. As crianças atendidas pela LBV cantaram músicas alusivas ao esporte, saudando a campeã, entregaram flores e um cartão confeccionado por elas.
À Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e Publicações), a atleta gaúcha destacou: “Estou muito feliz. Eu me emocionei com a homenagem das crianças. Elas são lindas, se esforçaram, treinaram para cantar, e foi maravilhoso. Parabéns! Obrigada. A música foi linda”.
JACYRA ALVES GONZAGA DO MONTE
No domingo, 19/8, retornou ao Mundo Espiritual minha grande amiga Jacyra Alves Gonzaga do Monte. Vibrante e dedicada Legionária da Boa Vontade, sabia incentivar todos que a cercavam ao trabalho do Bem. Ninguém chegava perto de Jacyra sem ser estimulado por sua contagiante alegria. Ela sempre dizia: “O que vocês puderem fazer pela LBV, façam! A vida dentro da LBV é instante a instante, momento a momento. A LBV é o ar que nós respiramos!”.
Que a Paz de Deus a acompanhe agora na Pátria da Verdade. Aos seus amados familiares, a nossa solidariedade!
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
Agricultura Orgânica Melhor para o cacau?
Ontem (26\8) o globo rural apresentou uma grave denuncia sobre as consequências nocivas dos agrotóxicos para a vida, amanhã na UESC o Seminário de Agricultura Orgânica e Biodinâmica vai debater como produzir bem com o uso de tecnologias limpas. Atitudes que se completam nessa vontade plena de melhorar a vida no planeta.
– Mais isso não da certo meu amigo! Foi a conversa que mais ouvi nos últimos anos, meu vizinho de fazenda falava – Rapaz toca um foguinho ai que a coisa melhora. E falava com a certeza de quem “sabia” o que estava falando, quase convicto que não havia alternativa para os problemas apresentados. Então eu ia lá observar as plantações daquele dito sábio, mas o que se apresentava diante dos meus olhos era “nada”, só falácia e terra empobrecida.
O outro trazia um aparato importado, os melhores adubos, as máquinas mais modernas e os inseticidas mais eficientes. – A meta era colher 200 arrobas de cacau por hectare. Altos financiamentos em bancos para bancar os altos custos. – Os lucros da alta produtividade compensam. Explicava o empolgado agricultor.
Hans Schaeppi em: Coluna HOTELARIA E TURISMO
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
ARMA DE DOIS GUMES
A idéia da Prefeitura de solicitar o aumento no projeto da nova Ponte Ilhéus-Pontal, de duas, para quatro pistas, é louvável, mas é uma arma de dois gumes. O orçamento das pistas de duas para quatro, pode dobrar ou, pelo menos, aumentar em dois terços o custo da mesma; e com os cortes que estão acontecendo nas verbas dos Ministérios, pode prejudicar a construção da obra ou pelo menos adiá-la por mais alguns anos. Levamos décadas para conseguirmos a atual, com duas pistas, imaginem uma nova, com duas. O que acontecerá no sistema viário? Também terá quatro pistas? Cuidado com o ditado “Quem tudo quer, tudo perde”.
18ª CSM
O Chefe da 18ª Circunscrição de Serviço Militar, Tenente Coronel Antônio Alberto Ferreira Borges está se mostrando bastante ativo em seu cargo. Para este sábado, 25, ele convidou os amigos da 18ª para a comemoração do Dia do Soldado, cuja solenidade está marcada para início às 08:40, acontecendo o início da formatura de novos soldados para as 09:00hs. Traje para os civis, esporte fino e para os militares, uniforme.
Já no dia 15 de setembro (sábado), o Chefe da 18ª CSM está convidando para a 5ª Feijoada Beneficente da 18ª CSM, que acontecerá na Cabana Jorge Amado, situada na 18ª, a partir das 11:00hs. O valor por pessoa é de R$ 15,00 por pessoa, devendo a confirmação e o pagamento ser feitos até o dia 31 de agosto na 5ª seção da 18ª . Haverá a entrega de camisetas em data a combinar.
TEATRO MUNICIPAL
CEPLAC – AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PUBLICO.
Caros Colegas,
Finalmente o Secretario Executivo, Dr. José Carlos Vaz, cumprindo a promessa que nos fez em maio passado, encaminhou ofício ao MPOG formalizando pedido de concurso para a CEPLAC. Entretanto, como o ofício foi encaminhado muito em cima da data limite para a conclusão da proposta orçamentária para 2013, corremos o sério risco de não haver tempo suficiente para a apreciação da nossa proposta e posterior inserção na proposta a ser apresentada ao Congresso Nacional em 31.08.2012. Desse modo, mobilizar as lideranças políticas aliadas a CEPLAC no sentido de manifestarem apoio, junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com vistas a garantir a inclusão da proposta de concurso público da CEPLAC no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2013.
Nesse sentido, gostaria que nos fossem informadas todas as ações empreendidas junto às lideranças de cada Estado a fim de acompanharmos reforçarmos as gestões junto aos Minstérios do Planejamento e da Agricultura.
Atenciosamente,
Jay Wallace Mota
DIRETOR
—
Veja a tramitação no link abaixo.
Participação cidadã

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus
Já está em andamento a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública Brasileira. O abaixo-assinado é um movimento nacional que quer garantir, legalmente, a priorização da saúde pelos governos. Além do repasse dos 10%, a mobilização busca maior transparência e correta aplicação dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS).
O povo brasileiro merece, por tantas razões e possibilidades, uma saúde pública de qualidade. São necessárias um milhão e trezentas mil assinaturas para se encaminhar a proposta à Câmara dos Deputados.
Lembro o significado e a repercussão da vitória popular que é a Lei da Ficha Limpa. Graças à mobilização popular a sociedade conquistou um avanço na legislação. No embalo dessa vitória, temos a oportunidade de se trabalhar com ousadia e coragem por uma nova Lei de Iniciativa Popular. Dessa vez é a saúde pública em pauta. O cidadão precisa reconhecer sua força e impulsionar essa questão da maior relevância social e política, prioridade nos interesses de cada um e de nossas famílias. Particularmente, há de se constatar que a defesa da saúde pública é um gesto concreto de opção preferencial pelos pobres.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sua 50ª Assembléia Geral realizada em abril, aprovou por unanimidade o empenho da Igreja Católica, em cooperação com outras instituições, na tarefa de recolher assinaturas de apoio ao Projeto de Lei. Essa aprovação é um gesto concreto de compromisso, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2012 que tem como tema a Fraternidade e Saúde Pública e é iluminada pelo lema “que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo. 38,8). Com a coleta de assinaturas pela Lei de Iniciativa Popular em Defesa da Saúde Pública temos a oportunidade de um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que pretende fazer uma grande mobilização pela melhoria na saúde pública.
A conquista dessa Lei de Iniciativa Popular, agora, precisa de uma volumosa coleta de assinaturas. É importante e urgente a intensa participação das paróquias, das capelas e comunidades, das associações e movimentos, das pastorais, das escolas, dos padres, dos religiosos e religiosas, seminaristas, agentes de pastoral, ministros extraordinários da Eucaristia para a coleta de assinaturas. Bastam os dados pessoais: nome completo, endereço, número do título de eleitor, zona e seção. Pelo gesto concreto de cada cidadão pode-se alcançar o número de assinaturas exigidas para a tramitação do Projeto no Congresso Nacional.
A folha própria para isso pode ser impressa em casa. Está disponível na internet. É importante que cada um divulgue com bastante empenho de se conseguir as assinaturas. As folhas preenchidas podem ser encaminhadas às paróquias ou enviadas diretamente para os endereços que estão na folha de assinatura.
Lembro, ainda, que o prazo para a entrega das assinaturas na Câmara dos Deputados é até o dia 30/10/2012.
Vamos arregaçar as mangas e trabalhar, incansavelmente, na busca do atendimento de saúde digno e de qualidade, que é direito de todos e uma necessidade urgente dos mais pobres.
Dom Mauro Montagnoli CSS
Bispo diocesano de Ilhéus
Formulário CNBB Mov Nac Def Saúde Púb
Bahia Pesca entrega Equipamentos de Proteção para marisqueiras de Itacaré e Ilhéus
A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, entregou sexta-feira (24) EPIs-Equipamentos de Proteção Individual para marisqueiras na Colônia Z-18 em Itacaré.Também foram beneficiadas trabalhadoras da Apesmar-Associação de Pescadoras e Marisqueiras do São Miguel, bairro de Ilhéus,e da Colônia Z-19 no Pontal,totalizando 76 equipamentos.
O EPI é composto por camisa de manga comprida, calça, boné, bota, ou sapatilha emborrachada, e luva. O conjunto é confeccionado à base de FPU-Fator de Proteção Ultra-violeta,tecido especial que protege a pele e não absorve o calor solar minimizando a incidência de câncer, desidratação, envelhecimento precoce e cortes nas mãos e pés.
Atualizando postagem releases candidatos
Onda azul empolga Nelson Costa e marca arrancada de Jabes para a vitória
Caminhada de Carmelita reúne multidão em bairros da zona sul de Ilhéus
A Onda 50 passa por Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II
A recuperação da infraestrutura dos bairros é compromisso de Jabes
Jabes lidera preferência do ilheense na internet
Feirantes da Central de Abastecimento do Malhado recebem Jorge Luiz de braços abertos
Jorge Luiz participa do lançamento de Metas de Sustentabilidade para os municípios, em São Paulo
Carmelita vai investir em projetos de qualificação de jovens e adultos
Carmelita e Mário Alexandre defendem mais investimentos para o Ilhéus II
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias



























































